Peixefauna
Bem-vindo(a) ao fórum PeixeFauna.
Para poder aceder livremente à nossa comunidade, terá que efectuar Login.
Se ainda não é membro registe-se agora.




 
InícioInício  Conectar-seConectar-se  Registrar-seRegistrar-se  
Aquoporto

 

[1º Aquário 136L] Peixário o aquário

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo 
Ir à página : 1, 2, 3, 4  Seguinte
AutorMensagem

hsantos
avatar

Membro
Membro


Localização : Aveiro
Mensagens : 113
Data de inscrição : 26/04/2013
Gostos : 2


MensagemAssunto: [1º Aquário 136L] Peixário o aquário   Dom 02 Mar 2014, 16:22Responder ao tópico

Boas,

Este projeto já era para ter arrancado há algum tempo, mas as coisas nem sempre correm bem e como sou azarado por natureza, isto não foi exceção.

Recentemente ofereceram-me um aquário e após ter conseguido um tempo livre, coisa que também não tem abundado, meti mãos à obra… Será o meu primeiro aquário, para alem daqueles que todos tivemos em mais pequenos com um peixito de água fria, por isso espero contar com a vossa ajuda para resolver futuros problemas e melhorar o que possa ter feito até agora. Aproveito também para agradeço desde já as dicas que a malta do NADA me foi dando!  Very Happy 

Vou então iniciar o meu diário de bordo…  Very Happy 

Setup



Aquário 80x38x45 ~136L brutos
Filtro externo Tetra EX 700L
Matérias filtrantes originais do Ex700 (mas troquei as cerâmicas originais e metade das bio bolas por cerâmicas siporax)
Aquecedor Tetra HT 150W
Luminária Boyu STB  80H 2xT8 15W
Filtro UV Aqua Medic 9W

Substrato fértil JBL Aquabasis plus ~ 2,5L
Substrato inerte JBL Manado ~ 13L

1 tronco
3 pedras vulcânicas
3 rebentos de anubias anãs presos no tronco
O resto das plantas não sei o nome =X

Quanto a peixes ainda não sei o que meter... estou à espera que a qualidade da agua estabilize e me favoreça algumas espécies... mas vai ser comunitário.

Montagem

Foi uma batalha para conseguir colar o papel autocolante em condições… acabei por usar uma técnica que encontrei na net… isto depois de ter gasto 3 rolos de filme autocolante… loool
Para quem não sabe, deve tirar primeiro as medidas. Depois deve alinhar e fixar a película numa das extremidades. Seguidamente passar um pouco de água com sabão neutro e só depois esticar a película. A água com sabão vai ajudar a esticar a película sem que fique colada à primeira. Para ajudar a remover as pequenas bolhas de ar e a água é só usar uma espátula, ou então um bom livro também resolve a coisa…  Razz 

Aqui vão as imagens:




Película posta, passei ao substrato fértil e inerte…



Prender anubias ao tronco e colocação do tronco e restantes plantas



Encher o aquário, et voilà…




Parâmetros da água

No dia seguinte a ter enchido o aquário a leitura dos valores da água foram os seguintes:
Ph – 7.5
GH 5
KH 4
No2 0
No3 0

Problemas

Já tinha encharcado o tronco (cerca de 1 mês em água e tinha levado uma fervidela), mas como passou algum tempo desde o momento que o havia feito, a meio do enchimento do aquário o gajo começou a boiar! Tive que esvaziar parte do aquário e tornar a fixa-lo melhor. Por agora ficou com uma das pedras em cima, como devem ter reparado. Vou ter que esperar pra i mais umas 3 semanas até afundar novamente, certo?

Ainda não consegui uma água 100% cristalina. Olhando de frente tudo bem, mas olhando pelas laterais vejo um tom acastanhado. Apesar de ter peneirado e lavado o manado, aquilo vinha com bastante sujidade e largou bastante pó castanho. Penso que o tronco também possa estar a largar alguma “cor” e ai talvez seja mais problemático… Sugestões?

O Ph também penso que não esteja grande coisa… a minha leitura aponta para 7,5. É água da torneira… Se calhar fica mais complicado para colocar espécies tipo ramirezi…

É daquelas coisas que uma pessoa não pensa… Como o aquário está “aberto” vai caindo algum pó na água e criando uma pequena lixeira flutuante… alguma técnica para limpar a água superficial?  :scratch: 

O trono também começou a ganhar uma penugem à volta dele… são algas?
O que posso fazer? É para preocupar?  pale 



Sugestões, opiniões... venham elas!
Voltar ao Topo Ir em baixo 

Fernando Bagatelas
avatar

Administ.PeixeFauna
Administ.PeixeFauna


Nome Real : Fernando Bagatelas
Localização : Portalegre
Mensagens : 7438
Data de inscrição : 03/07/2009
Gostos : 509


MensagemAssunto: Re: [1º Aquário 136L] Peixário o aquário   Seg 03 Mar 2014, 10:12Responder ao tópico

Boas

De a agua estar um pouco acastanhada é dos troncos, nao faz mal nenhum, á ate quem goste.
Os fungos que o tronco esta a ganhar nao sao problematicos, costuma acontecer no inicio, compras 2 acistruz que eles vao limpar isso em menos de nada.
Quanto ao aquario ser destapado, eu mandava fazer umas tampas de correr em vidro. para alem de nao entrar sugidade no aquario, tem muito menos evaporaçao de agua e ajuda a manter a temperatura e assim poupas algum na conta da electricidade.

Um abraço

-- Assinatura --
FERNANDO BAGATELAS
BAGA
http://viviparos.org


AdminístradorPeixeFauna
Voltar ao Topo Ir em baixo 

hsantos
avatar

Membro
Membro


Localização : Aveiro
Mensagens : 113
Data de inscrição : 26/04/2013
Gostos : 2


MensagemAssunto: Re: [1º Aquário 136L] Peixário o aquário   Sex 07 Mar 2014, 20:53Responder ao tópico

Fernando Bagatelas escreveu:
Boas

De a agua estar um pouco acastanhada é dos troncos, nao faz mal nenhum, á ate quem goste.
Os fungos que o tronco esta a ganhar nao sao problematicos, costuma acontecer no inicio, compras 2 acistruz que eles vao limpar isso em menos de nada.
Quanto ao aquario ser destapado, eu mandava fazer umas tampas  de correr em vidro. para alem de nao entrar sugidade no aquario, tem muito menos evaporaçao de agua e ajuda a manter a temperatura e assim poupas algum na conta da electricidade.

Um abraço

Olá, obrigado pelas dicas.

Quanto ao tronco, optei por o tirar e raspar aqueles fungos. Estava a crescer bastante e ja se estava a largar na agua.

Por agora queria mesmo era ver se arranjava umas tampas. Tem caído pó e para alem disso a água ganhou uma camada gordurosa, ainda espessa, à superfície. Não sei bem qual a origem, mas desconfio que tenha sido de um ambientador que tive ligado, talvez não mais que 5 minutos. Ou isso ou era mm dos fungos do tronco... das duas uma.

Estava a pensar era uma tampa de acrílico, uma coisa simples simplesmente para pousar por cima. O difícil é arranjar o acrílico. Fui ao AKI, mas não cortam à medida, ou melhor cortam, mas é com a serra de madeira a titulo de favor e não se responsabilizam pela qualidade do corte...

Alguém sabe onde vende acrílico em Aveiro por medida?
Voltar ao Topo Ir em baixo 

Cyber_ManTiS
avatar

Membro
Membro


Nome Real : Luis Miguel
Localização : Figueira da Foz
Mensagens : 170
Data de inscrição : 29/11/2011
Gostos : 21


MensagemAssunto: Re: [1º Aquário 136L] Peixário o aquário   Sex 07 Mar 2014, 21:03Responder ao tópico

Boas, antes de mais bela montagem, os oleos sao normais em aparecer na superficie da agua derivado aos substractos tanto como nas plantas e troncos para remover podes colocar a flauta do filtro ao nivel da agua para haver movimentaçao ou entao entrar em despesas e comprar um skimmer de superficie que tambem tenho e recomendo limpa num instante. enquanto as tampas eu nao mandaria fazer de acrilico mas sim de vidro porque o acrilico irá cortar mais a passagem da luz do que o vidro e com o tempo irá ficar amarelado se nao estiver em erro.

Abraço!
Voltar ao Topo Ir em baixo 

calex05
avatar

Membro
Membro


Nome Real : César Ferreira
Localização : Paris (de Braga)
Mensagens : 178
Data de inscrição : 05/05/2013
Gostos : 4


MensagemAssunto: Re: [1º Aquário 136L] Peixário o aquário   Dom 09 Mar 2014, 12:30Responder ao tópico

Viva!

Parabens pelo começo, ficou com muito bom aspecto Smile
Já tens ai bastante material...

Quanto ao tronco como já foi dito, ganhar isso é normal. O meu ganho uma gelatina até durante umas semanas mas depois passa! E em 2/3 semanas o meu deixou de boiar por completo, é só ter paciencia. É o que mais precisamos :p

Eu tambem não aconselhava o acrilico, normalmente tudo o que colocamos em "plástico transparente" no aquario acaba sempre por amarelar ou ficar branco. Com o acrilico deve acontecer o mesmo como disse o Cyber.

E mais flora não vai ser colocada?

Abraço
Voltar ao Topo Ir em baixo 

hsantos
avatar

Membro
Membro


Localização : Aveiro
Mensagens : 113
Data de inscrição : 26/04/2013
Gostos : 2


MensagemAssunto: Re: [1º Aquário 136L] Peixário o aquário   Dom 09 Mar 2014, 14:06Responder ao tópico

Boas,

Desconhecia completamente que era normal esse óleo à superficie e camada gelatinosa no tronco... Estas coisas só lá vão mesmo com a experiência e a minha é zero, mas assim sendo fico mais descansado!

Essa coisa do skimmer de superfície é coisa para custar quanto? Alguma marca recomendada?
Eu por agora fui à loja dos chineses e comprei um daqueles limpadores de substrato a pilhas. Usando sem qualquer tubo extensor consigo aspirar a água à superfície. Foi barato, dá trabalho, mas o problema é mesmo ser a pilhas... umas pilhas dos chineses duraram nem 2 minutos...  Evil or Very Mad 

Quanto à fauna, vai ter mais sim, alias estive a tratar disso ontem.  Very Happy
Comprei ontem um vaso de lilaeopsis e outro de spatiphyllum. A lilaeopsis vou tentar devolver... na loja tinham referido que era tipo arbusto, mas parece mais "relvado" (se calhar entendi mal), são muitos pés pequeninos... Tenho também mais dois tipos novos de plantas oferecidos pela tanictis (obrigado tanictis  Very Happy ), só não sei o nome delas.

Estive a mudar algumas coisas do sitio, a disposição das pedras ainda não é a final (já que uma está a impedir o tronco de boiar) e as plantas foi um bocado à pato, tentei ver na net qual a posição ideal para elas e saiu algo tipo isto:




Talvez não tenha plantado da melhor forma, ao longe parece fixolas... ao perto uma grande trapalhada... lool
Voltar ao Topo Ir em baixo 

Cyber_ManTiS
avatar

Membro
Membro


Nome Real : Luis Miguel
Localização : Figueira da Foz
Mensagens : 170
Data de inscrição : 29/11/2011
Gostos : 21


MensagemAssunto: Re: [1º Aquário 136L] Peixário o aquário   Dom 09 Mar 2014, 14:25Responder ao tópico

muito bom mesmo Wink isso do aspirador ja se nas lojas chinesas qualidade leflecte no pleço tongue, eu uso da fluval e faz um serviço impecavel, existe tambem da eheim e jbl mas em relaçao ao preço ja se sabe, esse da fluval é o mais viavel custando cerca de 15€ no max. 20€, mas todos eles cumprem o seu trabalho, como dá para ver sao peças em que substitui pelo crivo do inflow do filtro externo.

cumprimentos e força nisso.
Voltar ao Topo Ir em baixo 

hsantos
avatar

Membro
Membro


Localização : Aveiro
Mensagens : 113
Data de inscrição : 26/04/2013
Gostos : 2


MensagemAssunto: Re: [1º Aquário 136L] Peixário o aquário   Ter 11 Mar 2014, 13:42Responder ao tópico

Cyber_ManTiS, obrigado pelas dicas. Se calhar vou tentar arranjar um como o da primeira imagem.
Já vi na net que existem uns da fluval semelhantes a esse, parece ficar em conta, deve ficar é meio "trambolho" no aquário, mas será melhor que a camada de gordura sobre a superfície...

Depois dou novidades...
Voltar ao Topo Ir em baixo 

Vera Santos
avatar

Old SchoolPeixeFaunaOld SchoolPeixeFauna


Localização : Estoril, Portugal
Mensagens : 11609
Data de inscrição : 27/12/2009
Gostos : 499


MensagemAssunto: Re: [1º Aquário 136L] Peixário o aquário   Ter 11 Mar 2014, 14:11Responder ao tópico

hsantos escreveu:
Essa coisa do skimmer de superfície é coisa para custar quanto? Alguma marca recomendada?

Esquece isso, gasta mas é os € em peixes e plantas, coloca a flauta á superfície da água vais ver que a movimentação que faz na água resolve logo o problema.

Está a ficar muito giro o aqua, vou acompanhar a evolução.
Voltar ao Topo Ir em baixo 

Sandra Costa
avatar

Moderador GeralPeixeFauna
Moderador GeralPeixeFauna


Nome Real : Sandra Costa
Localização : Marco de Canaveses
Mensagens : 4577
Data de inscrição : 14/03/2013
Gostos : 88


MensagemAssunto: Re: [1º Aquário 136L] Peixário o aquário   Ter 11 Mar 2014, 18:17Responder ao tópico

Very Happy  Tá a ficar lindo Wink
Voltar ao Topo Ir em baixo 

Cyber_ManTiS
avatar

Membro
Membro


Nome Real : Luis Miguel
Localização : Figueira da Foz
Mensagens : 170
Data de inscrição : 29/11/2011
Gostos : 21


MensagemAssunto: Re: [1º Aquário 136L] Peixário o aquário   Ter 11 Mar 2014, 23:48Responder ao tópico

Como disse tenho esse da 1ª foto e cumpre o seu serviço, mas qualquer um o faz agora em design deixa a desejar nao vou mentir mas tambem não é nada de mais, o da eheim é um crivo normal e o da jbl é para colocar na quina do aquario em estetica ate que fica bom mas rouba um bocado de espaço. ou então sempre podes optar pelo o que a Vera disse e colocar a flauta á superficie da agua.

Cumprimentos e boas montagens.
Voltar ao Topo Ir em baixo 

hsantos
avatar

Membro
Membro


Localização : Aveiro
Mensagens : 113
Data de inscrição : 26/04/2013
Gostos : 2


MensagemAssunto: Re: [1º Aquário 136L] Peixário o aquário   Sex 14 Mar 2014, 00:10Responder ao tópico

Boas malta,

Obrigado pelos comentários...  Very Happy 

Já a fazer 3 semanas e depois de uma dose de nitrivec (obrigado Júlio) a ajudar o ciclo, decidi meter alguns peixes. Comprei 4 neons "à experiência" e já tive a primeira baixa passado dois dias.  Sad 

Ao inicio andavam todos felizes, mas passado algum tempo 3 deles viravam à esquerda, e o outro virava para direita... os outros 3 viravam à direita e o outro nada... andava sempre fora do grupo, basicamente. Hoje de manha antes de ir para o trabalho, dei com ele preso no filtro já morto.

Os outros 3 continuam enérgicos e comem tudo o que lhes ponho... não sei se terá sido de alguns parâmetros da água ou simplesmente tive azar e já veio da loja meio chocho...

O tronco é que continua com problemas... está com uma penugem enorme! Já o tinha tirado e limpo, mas voltou a ficar assim:

Voltar ao Topo Ir em baixo 

Cyber_ManTiS
avatar

Membro
Membro


Nome Real : Luis Miguel
Localização : Figueira da Foz
Mensagens : 170
Data de inscrição : 29/11/2011
Gostos : 21


MensagemAssunto: Re: [1º Aquário 136L] Peixário o aquário   Sex 14 Mar 2014, 07:33Responder ao tópico

Viva, Devia ja ter vindo assim da loja não desanimes hsantos tudo faz parte, para a proxima nem que percas mais um bocado de tempo vê bem e escolhe antes de comprar e trás 2 neons o nº minimo para peixes de cardume são 5. No tronco, devias o ter fervido antes de colocar no aqua não sei se foi o caso mas parece que nao o fizeste, sempre podes optar por colocar um ancistro para te comer esses fungos, ou ferver o tronco, esses fungos não sao prejudiciais, sao normais de aparecer nestes casos e ha peixes que o adoram Smile

Cumprimentos!
Voltar ao Topo Ir em baixo 

hsantos
avatar

Membro
Membro


Localização : Aveiro
Mensagens : 113
Data de inscrição : 26/04/2013
Gostos : 2


MensagemAssunto: Re: [1º Aquário 136L] Peixário o aquário   Sex 14 Mar 2014, 14:40Responder ao tópico

Eu fervi, mas ficou mais de meio ano sem ter sido usado...

Há algum outro peixe que coma aquilo? Não queria muito ancistrus... estive a ver e ficam grandes, não queria nada muito maior que 8 a 10cm no aquário. Aquilo não desaparece sem fazer nada?

Voltar ao Topo Ir em baixo 

Cyber_ManTiS
avatar

Membro
Membro


Nome Real : Luis Miguel
Localização : Figueira da Foz
Mensagens : 170
Data de inscrição : 29/11/2011
Gostos : 21


MensagemAssunto: Re: [1º Aquário 136L] Peixário o aquário   Sex 14 Mar 2014, 14:45Responder ao tópico

secalhar devias ter fervido outra vez uma vez que estive inutilizado muito tempo, os ancistrus tambem não crescem muito mais que isso 13cm no max.
Voltar ao Topo Ir em baixo 

Sandra Costa
avatar

Moderador GeralPeixeFauna
Moderador GeralPeixeFauna


Nome Real : Sandra Costa
Localização : Marco de Canaveses
Mensagens : 4577
Data de inscrição : 14/03/2013
Gostos : 88


MensagemAssunto: Re: [1º Aquário 136L] Peixário o aquário   Sex 14 Mar 2014, 15:25Responder ao tópico

Eu vez de ancistrus que crescem muito podes colocar uns ottocinclus, mas antes de colocar verifica os parametros da tua agua pois acho cedo começares já a colocar peixes...
Voltar ao Topo Ir em baixo 

hsantos
avatar

Membro
Membro


Localização : Aveiro
Mensagens : 113
Data de inscrição : 26/04/2013
Gostos : 2


MensagemAssunto: Re: [1º Aquário 136L] Peixário o aquário   Sab 15 Mar 2014, 11:16Responder ao tópico

ora bom dia malta,

os parâmetros da água actuais são os seguintes:

Ph - 7.5
Gh 4
Kh 4
No2 0.05
No3 15

 Embarassed
Voltar ao Topo Ir em baixo 

Pedro Santos
avatar

Old SchoolPeixeFaunaOld SchoolPeixeFauna


Localização : Barcelos - Braga
Mensagens : 4935
Data de inscrição : 14/02/2012
Gostos : 251


MensagemAssunto: Re: [1º Aquário 136L] Peixário o aquário   Sab 15 Mar 2014, 21:29Responder ao tópico

Boas!

Tens o NO2 quase a zerar, o que quer dizer que o ciclo está quase completo.

Altura de introduzires mais uns peixes!

Abraço!
Voltar ao Topo Ir em baixo 

hsantos
avatar

Membro
Membro


Localização : Aveiro
Mensagens : 113
Data de inscrição : 26/04/2013
Gostos : 2


MensagemAssunto: Re: [1º Aquário 136L] Peixário o aquário   Sab 15 Mar 2014, 22:26Responder ao tópico

O No3 não está muito alto?

Fiz hoje uma TPA de cerca de 35%.
Voltar ao Topo Ir em baixo 

Pedro Santos
avatar

Old SchoolPeixeFaunaOld SchoolPeixeFauna


Localização : Barcelos - Braga
Mensagens : 4935
Data de inscrição : 14/02/2012
Gostos : 251


MensagemAssunto: Re: [1º Aquário 136L] Peixário o aquário   Dom 16 Mar 2014, 18:52Responder ao tópico

Boas!

Nada disso!

Para teres noção nos meus aquários cheguei a ter nos 10ppm... Very Happy

Abraço!
Voltar ao Topo Ir em baixo 

hsantos
avatar

Membro
Membro


Localização : Aveiro
Mensagens : 113
Data de inscrição : 26/04/2013
Gostos : 2


MensagemAssunto: Re: [1º Aquário 136L] Peixário o aquário   Ter 18 Mar 2014, 13:51Responder ao tópico

Pedro Santos escreveu:
Boas!

Nada disso!

Para teres noção nos meus aquários cheguei a ter nos 10ppm... Very Happy

Abraço!

Pensei que esses valores eram necessários ter sempre a zero.

By the way... ontem apareceu-me este individuo por lá a passear.

O que é exactamente? Um simples caracol?

Voltar ao Topo Ir em baixo 

Sandra Costa
avatar

Moderador GeralPeixeFauna
Moderador GeralPeixeFauna


Nome Real : Sandra Costa
Localização : Marco de Canaveses
Mensagens : 4577
Data de inscrição : 14/03/2013
Gostos : 88


MensagemAssunto: Re: [1º Aquário 136L] Peixário o aquário   Ter 18 Mar 2014, 14:10Responder ao tópico

Parece ser um caracol physa, são bons para comer algas e restos de comida.
Reproduzem-se com muita facilidade.
Eu gosto muito deles, tenho vários no meu ShirmpLand
Voltar ao Topo Ir em baixo 

Pedro Santos
avatar

Old SchoolPeixeFaunaOld SchoolPeixeFauna


Localização : Barcelos - Braga
Mensagens : 4935
Data de inscrição : 14/02/2012
Gostos : 251


MensagemAssunto: Re: [1º Aquário 136L] Peixário o aquário   Ter 18 Mar 2014, 22:08Responder ao tópico

Boas!

A foto não é totalmente esclarecedora mas também me parece uma physa.

Cuidado com o excesso de alimentação senão isso vira praga... Very Happy

Em relação aos nitratos (NO3) nunca deve estar a zero, especialmente se tiveres plantas, pois é um dos principais "alimentos" delas.

O que tem de estar a zero por ser nocivo para a fauna são os nitritos (NO2) e a amónia (NH3/NH4).

Abraço!
Voltar ao Topo Ir em baixo 

Vera Santos
avatar

Old SchoolPeixeFaunaOld SchoolPeixeFauna


Localização : Estoril, Portugal
Mensagens : 11609
Data de inscrição : 27/12/2009
Gostos : 499


MensagemAssunto: Re: [1º Aquário 136L] Peixário o aquário   Qua 19 Mar 2014, 01:23Responder ao tópico

Pedro Santos escreveu:
Boas!

Nada disso!

Para teres noção nos meus aquários cheguei a ter nos 10ppm... Very Happy

Abraço!

O Pedro quis dizer 100ppm (de nitratos).
Voltar ao Topo Ir em baixo 

Pedro Santos
avatar

Old SchoolPeixeFaunaOld SchoolPeixeFauna


Localização : Barcelos - Braga
Mensagens : 4935
Data de inscrição : 14/02/2012
Gostos : 251


MensagemAssunto: Re: [1º Aquário 136L] Peixário o aquário   Qua 19 Mar 2014, 12:48Responder ao tópico

Boas!

Exactamente!

Obrigado pela correcção Vera! Very Happy

Abraço!
Voltar ao Topo Ir em baixo 

Conteúdo patrocinado





MensagemAssunto: Re: [1º Aquário 136L] Peixário o aquário   Responder ao tópico

Voltar ao Topo Ir em baixo 

[1º Aquário 136L] Peixário o aquário

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo 
Página 1 de 4Ir à página : 1, 2, 3, 4  Seguinte

Permissão deste fórum:Você não pode responder aos tópicos neste fórum
Peixefauna :: Água Doce ::  Iniciação à Água Doce-