Peixefauna
Bem-vindo(a) ao fórum PeixeFauna.
Para poder aceder livremente à nossa comunidade, terá que efectuar Login.
Se ainda não é membro registe-se agora.

InícioInício  LoginLogin  Registrar-seRegistrar-se  
Aquoporto

Principiante com aqua de 60l

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo 
Ir à página : 1, 2, 3, 4  Seguinte
AutorMensagem

car31

Membro
Membro

Gostos : 1

MensagemAssunto: Principiante com aqua de 60l   Qui 20 Fev 2014, 00:04Responder ao tópico

Boa noite pessoal,
vou iniciar esta aventura por muitas vezes adiada, e vou começar com um aquário de julgo 60l (60x30x35) da juwel com a seguinte iluminação

sei que é fraca mas para inicio fica esta, o que leva a duas questões, quero por plantas de fácil manutenção e boa resistencia, o que aconselham?
Substrato para este tipo de plantas é necessário, se sim qual o mais económico?
Quanto ao filtro sei que os melhores são os externos, mas neste momento não tenho € para isso logo vai ter que ser um interno ou de mochila, se bem que não sei se é possivel aplicar um de mochila por causa da tampa
, o que acham?
Quantos aos filtros já li que dos melhores são os da eheim, logo estou a pensar nos seguintes modelos:
o de mochila,
EHEIM LiBERTY 130

e o interno,
EHEIM pickup 160

Por agora é tudo, fico a aguardar as vossas opiniões.
Obrigado

Francisco Ramalho

Administ.PeixeFauna
Administ.PeixeFauna

Nome Real : Francisco Ramalho
Gostos : 405

MensagemAssunto: Re: Principiante com aqua de 60l   Qui 20 Fev 2014, 00:45Responder ao tópico

Quanto à iluminação 15w que sejam 8 horas por dia, podes colocar a grande maioria das plantas desde que caibam nesse aquário quando crescerem. Quanto ao substrato, podes usar da hobby ou outras marcas mais baratas, areão depende do que fores por no aquário, aconselho-te inerte que é o mais barato, castanho ou preto caso seja para camarões, se for apenas para peixes tens akadama que é barata e boa para as plantas fixarem as raizes. QUanto a filtro de mochila é melhor para fazeres manutenção os internos sujam tudo quando os retiramos para limpar, o problema é a tampa, tens de fazer um pequeno rasgo na mesma.

-- Assinatura --
fjmr123
Francisco Ramalho

AdminístradorPeixeFauna

car31

Membro
Membro

MensagemAssunto: Re: Principiante com aqua de 60l   Sex 21 Fev 2014, 15:32Responder ao tópico

Obrigado pelas dicas francisco, já agra alem da anubia nana que outras plantas posso colocar tambem de facil manutenção.

Vera Santos

Old SchoolPeixeFaunaOld SchoolPeixeFauna

Gostos : 499

MensagemAssunto: Re: Principiante com aqua de 60l   Sex 21 Fev 2014, 23:39Responder ao tópico

Vê aqui:
http://www.peixefauna.com/t6960-lista-de-plantas-para-aquarios-low-tech

car31

Membro
Membro

MensagemAssunto: Re: Principiante com aqua de 60l   Dom 23 Fev 2014, 03:40Responder ao tópico

Vera Santos escreveu:
Vê aqui:
http://www.peixefauna.com/t6960-lista-de-plantas-para-aquarios-low-tech

Obrigado Vera Santos  Very Happy 

car31

Membro
Membro

MensagemAssunto: Re: Principiante com aqua de 60l   Qui 06 Mar 2014, 19:05Responder ao tópico

Ora bem, depois de alguns dias a pesquisar e á espera que chegasse o filtro, foi então dia de encher o aquário e iniciar o ciclo.
O Aquario com 63l brutos depois do areão e da decoração (duas pedras e um tronco) levou 50l  mais qualquer coisa, o filtro escolhido foi o Eheim Biopower 200 (interno), onde o aquario ficou não era possivel colocar um externo.
Quanto as plantas tenho só ainda umas podas de foxtail e umas de Hygrophila polysperma, mas quero por tambem uns pés de Cabomba, Vallisneria nana e uma ou duas anubias nana, e depois vamos ver se dá para por mais.
Algumas fotos para darem a vossa opinião.

Mara Silva

Moderador EspecificoPeixeFauna
Moderador EspecificoPeixeFauna

Gostos : 137

MensagemAssunto: Re: Principiante com aqua de 60l   Qui 06 Mar 2014, 23:27Responder ao tópico

Boas

Eu sou péssima em layouts mas essas pedras tão deitadas ficam um pouco discretas, não daria para criares aí uma inclinação nas pedras? Talvez ficassem melhor

-- Assinatura --
Cumpts.
Mara Silva

ModeradorEspecífico do Sub-Fórum Viviparos

car31

Membro
Membro

MensagemAssunto: Re: Principiante com aqua de 60l   Seg 10 Mar 2014, 16:03Responder ao tópico

Mara Silva escreveu:
Boas

Eu sou péssima em layouts mas essas pedras tão deitadas ficam um pouco discretas, não daria para criares aí uma inclinação nas pedras? Talvez ficassem melhor
Boas Mara Silva,
tenho mais uma pedra para colocar no aqua, vou seguir a tua sugestão para ver o efeito.
Obrigado

Sandra Costa

Moderador GeralPeixeFauna
Moderador GeralPeixeFauna

Nome Real : Sandra Costa
Gostos : 88

MensagemAssunto: Re: Principiante com aqua de 60l   Seg 10 Mar 2014, 17:08Responder ao tópico

Coloca um fundo preto, vai dar outro ar ao aquario Wink

Qual a fauna que estás a pensar?

Álvaro Silva

Membro
Membro

Nome Real : Álvaro Silva

MensagemAssunto: Re: Principiante com aqua de 60l   Seg 10 Mar 2014, 23:54Responder ao tópico

Boas car31

Já vistes se essas pedras são calcarias?
e que a mim me parece que devem ser calcarias,para testares tens que
deixar a pedra secar,depois fazes o teste do vinagre,se forem calcarias
tens que as tirar,a não ser que queiras um PH muito alto,outra coisa
acho que fizestes mal comprar um filtro interno,um de cascata era muito
melhor para limpar,do que um interno,dentro de uns tempos vais chorar
o dinheiro que deste por esse filtro.Espero que corra tudo bem.
Cump: Álvaro Silva

car31

Membro
Membro

MensagemAssunto: Re: Principiante com aqua de 60l   Ter 11 Mar 2014, 10:46Responder ao tópico

Sandra Costa escreveu:
Coloca um fundo preto, vai dar outro ar ao aquario Wink

Qual a fauna que estás a pensar?

Para o inicio estou a pensar em corys e tetras

car31

Membro
Membro

MensagemAssunto: Re: Principiante com aqua de 60l   Ter 11 Mar 2014, 10:54Responder ao tópico

Álvaro Silva escreveu:
Boas  car31  

Já vistes se essas pedras são calcarias?
e que a mim me parece que devem ser calcarias,para testares tens que
deixar a pedra secar,depois fazes o teste do vinagre,se forem calcarias
tens que as tirar,a não ser que queiras um PH muito alto,outra coisa
acho que fizestes mal comprar um filtro interno,um de cascata era muito
melhor para limpar,do que um interno,dentro de uns tempos vais chorar
o dinheiro que deste por esse filtro.Espero que corra tudo bem.
Cump: Álvaro Silva
Boas Alvaro,
eu fiz o teste do vinagre e não fez reação, logo presumo que não sejam calcárias, mas de qualquer forma hoje ou amanhã recebo os testes e depois faço o teste do ph para confirmar,quanto ao filtro optei pelo interno para não ter que cortar a tampa para colocar o de cascata, mas é como tudo se eu conseguisse um externo que fosse mesmo silencioso e que não ocupasse muito espaço, pois não tenho muito espaço para o colocar( por isso não comprei logo um externo),é que a comprar um externo tem que ser mesmo silencioso pq o aqua fica mesmo á porta do aquário dos miudos.

car31

Membro
Membro

MensagemAssunto: Re: Principiante com aqua de 60l   Sex 14 Mar 2014, 19:12Responder ao tópico

Bom hoje chegou os testes para a água, e claro como marinheiro de primeira viagem fiquei um pouco á nora.
Comprei o seguinte kit de testes da API http://www.ecoarium.pt/5-in-1-aquarium-test-strips-25-fitas
A minha ideia é fazer um pequeno comunitario e os valores que medi foram os seguintes em ppm(mg/l)
GH 180
KH 180
PH 7.5
NO2 0
NO3 40

O que acham voces?

Pedro Santos

Gostos : 251

MensagemAssunto: Re: Principiante com aqua de 60l   Sex 14 Mar 2014, 21:31Responder ao tópico

Boas!

Os valores de gH e kH estão em que valores???

Normalmente mede-se em ºdgH...

Se isso que escreveste são 18ºdgh diria que está um pouco alto...

O valor de NO2 a zero é bom e recomendável.

O valor de NO3, ainda que um pouco alto, está bom desde que compensado com os restantes elementos da fertilização.

O pH depende da fauna!

Abraço!

car31

Membro
Membro

MensagemAssunto: Re: Principiante com aqua de 60l   Sex 14 Mar 2014, 23:38Responder ao tópico

Pedro Santos escreveu:
Boas!

Os valores de gH e kH estão em que valores???

Normalmente mede-se em ºdgH...

Se isso que escreveste são 18ºdgh diria que está um pouco alto...

O valor de NO2 a zero é bom e recomendável.

O valor de NO3, ainda que um pouco alto, está bom desde que compensado com os restantes elementos da fertilização.

O pH depende da fauna!

Abraço!

Boas Pedro Santos,
tive aqui a confirmar isso nas instruções realmente tem lá essa medição
GH 180 ppm(mg/l) equivale a 10º dGH
KH 180 ppm(mg/l) equivale a 10º dGH
mas segundo a tabela, indica que para um aquario comunitário os valores deveriam ser de 120 ppm(mg/l) o que dá 6,7ºgDH

Pedro Santos

Gostos : 251

MensagemAssunto: Re: Principiante com aqua de 60l   Sex 14 Mar 2014, 23:58Responder ao tópico

Boas!

Tudo depende do tipo de peixes que queres!

Mas também te digo que com 10ºdgH podes manter quase tudo!

É um valor bom para conseguires um valor estável de pH, sem ser demasiado elevado para prejudicar a fauna!

Abraço!

car31

Membro
Membro

MensagemAssunto: Re: Principiante com aqua de 60l   Sab 15 Mar 2014, 00:40Responder ao tópico

assim fico mais descansado
para começar estou a pensar em corys e tetras neon.

car31

Membro
Membro

MensagemAssunto: Re: Principiante com aqua de 60l   Sex 28 Mar 2014, 00:25Responder ao tópico

Boas,
hoje entraram os 2 primeiros habitantes do aqua, duas corys albinas.
Não tenho a certeza mas acho que algo não está bem é que elas andam sempre muito á superficie e de um lado para o outro, raramente vão ao fundo.
Só no inicio quando as coloquei no aqua é que elas andaram a explorar o fundo mas depois começaram a fazer sprints para cima e para baixo, acham que é normal?

Vera Santos

MensagemAssunto: Re: Principiante com aqua de 60l   Sex 28 Mar 2014, 01:32Responder ao tópico

Sim senhor, muito bonitos! eheheh estão de saude pela descrição que fazes do seu comportamento! As corys são muito brincalhonas, mais para a frente arranjas mais duas, quanto maior o cardume mais interessante é o seu comportamento. Para além disso elas veêm respirar ao topo da água, parecem foguetões ás vezes!

car31

Membro
Membro

MensagemAssunto: Re: Principiante com aqua de 60l   Sex 28 Mar 2014, 01:39Responder ao tópico

Vera Santos escreveu:
  Sim senhor, muito bonitos! eheheh estão de saude pela descrição que fazes do seu comportamento! As corys são muito brincalhonas, mais para a frente arranjas mais duas, quanto maior o cardume mais interessante é o seu comportamento. Para além disso elas veêm respirar ao topo da água, parecem foguetões ás vezes!
Assim fico mais tranquilo, é que como são considerados peixes de fundo , e sou novato , já estava a ficar assustado, até pensei que a agua tivesse pouca oxigenação.
Obrigado

Vera Santos

MensagemAssunto: Re: Principiante com aqua de 60l   Sex 28 Mar 2014, 01:46Responder ao tópico

Nã! Está tudo bem, é preciso é ter muita calma. Se estivessem muito parados a um canto por exemplo é que poderia ser mal sinal.

Que fauna é que estás a pensar adicionar aí??

Francisco Ramalho

Administ.PeixeFauna
Administ.PeixeFauna

Nome Real : Francisco Ramalho
Gostos : 405

MensagemAssunto: Re: Principiante com aqua de 60l   Sex 28 Mar 2014, 09:01Responder ao tópico

Fizeste bem as cordoras são das espécies mais resistentes para iniciar o aquário, embora as albinas em termos de corys sejam as mais frágeis, talvez devido à genética. Agora é ir vendo o comportamento delas, para depois colorares mais uns peixitos.

-- Assinatura --
fjmr123
Francisco Ramalho

AdminístradorPeixeFauna

car31

Membro
Membro

MensagemAssunto: Re: Principiante com aqua de 60l   Sex 28 Mar 2014, 11:22Responder ao tópico

Vera Santos escreveu:
Nã! Está tudo bem, é preciso é ter muita calma. Se estivessem muito parados a um canto por exemplo é que poderia ser mal sinal.

Que fauna é que estás a pensar adicionar aí??

Agora tenho um amigo que tem para me dar mais duas corys pq vai deixar o hoby, e depois vou por pelo menos duas qualidades de tetras mas não sei os nomes cientificos , são os neon e os limão.

car31

Membro
Membro

MensagemAssunto: Re: Principiante com aqua de 60l   Sex 28 Mar 2014, 11:25Responder ao tópico

Francisco Ramalho escreveu:
Fizeste bem as cordoras são das espécies mais resistentes para iniciar o aquário, embora as albinas em termos de corys sejam as mais frágeis, talvez devido à genética. Agora é ir vendo o comportamento delas, para depois colorares mais uns peixitos.
Sim agora ando sempre á coca, vamos lá a ver,.
Comprei as albinas pq na loja só havia estas e as panda, mas não levava € que chegasse para as panda eheheh!!!

car31

Membro
Membro

MensagemAssunto: Re: Principiante com aqua de 60l   Seg 31 Mar 2014, 17:00Responder ao tópico

Bom hoje é dia de updates, vou colocar mais duas corys(as dadas pelo meu amigo), vou tambem alterar a iluminação de uma lâmpada t8 de 15w para uma t5 de 24w 6500k juntamente com um refletor que eu arranjei de um aquecedor avariado e vou colocar tambem co2 com o kit plant growht system 60 da trópica.
Logo coloco algumas fotos

Conteúdo patrocinado

MensagemAssunto: Re: Principiante com aqua de 60l   Hoje à(s) 00:10Responder ao tópico

Principiante com aqua de 60l

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo 
Página 1 de 4Ir à página : 1, 2, 3, 4  Seguinte

Permissão deste fórum:Você não pode responder aos tópicos neste fórum
Peixefauna :: Água Doce ::  Iniciação à Água Doce-