Peixefauna
Bem-vindo(a) ao fórum PeixeFauna.
Para poder aceder livremente à nossa comunidade, terá que efectuar Login.
Se ainda não é membro registe-se agora.

InícioInício  Conectar-seConectar-se  Registrar-seRegistrar-se  
Aquoporto

Aquario 72l

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo 
AutorMensagem

Diego Fernandes

Recém chegado
Recém chegado

Gostos : 2

MensagemAssunto: Aquario 72l   Dom 16 Fev 2014, 22:57Responder ao tópico

Boa noite Pessoal.

Segue o setup do meu primeiro aquario

72 litros Brutos 60x30x40
Filtro canister caseiro com bomba SB 1000l/h 270g de siporax mini e 600ml cerâmica comum, não lembro o fabricante
sem substrato fértil, apenas areiao e  pedras pretas na frente
Iluminação 4 lâmpadas tubulares florescente 20W, 1060 lumens cada, fotoperiodo de 10 horas
algumas pedras.

Flora: vallisnéria, musgo de java, elodea, Echinodorus (se não estou enganado rs) ,Cabomba (que cresceu bem nas primeiras semanas mais depois foi morrendo e não sobrou nada)
Faço uso de Co2 caseiro durante dia e fertilizo com Seachem flourish a cada 7 dias menos que meia tampa.

O aquario esta em processo de ciclagem sem peixes a 2 meses  fazendo uso de amoníaco e acompanhando com os teste, consegui fecha o ciclo com 30 dias mais depois de uma manutenção no filtro para melhorar a vazao da bomba perdi minha colônia de bactérias data do ocorrido 20/01/2014, em seguida coloquei a siporax e estou acompanhando os parametros

Fauna: nenhum por enquanto

Estou com algumas duvidas sobre minhas plantas. vallisnéria vão ficando com as folhas transparentes ate arrebentar e algumas folhas da echinodorus com algumas manchas pretas. alguém sabe qual nutriente esta em falta

tive alguns problemas com algas marrom no inicio, elas sumirao com o tempo mais acabarão cobrindo algumas folhas e elas ficarão com amarelo q não sai mais

caso esqueci alguma informação sobre setup, podem falar que eu completo.

Segue algumas fotos.

Pedro Santos

Old SchoolPeixeFaunaOld SchoolPeixeFauna

Gostos : 251

MensagemAssunto: Re: Aquario 72l   Seg 17 Fev 2014, 11:04Responder ao tópico

Boas!

Antes de mais bem vindo!

Na minha opinião tens luz a mais para esse aquário. Quer em potência, quer em fotoperíodo.

Com essa quantidade de luz deverias ter substrato fértil, CO2 pressurizado e fertilização líquida completa.

A fertilização líquida que estás a fazer é o Flourish Excel ou só Flourish?

O primeiro é um complemento de carbono e o segundo é um trace de micro nutrientes.

Ambos podem, e devem ser usados, em especial com essa potência de luz. Faltam no entanto os elementos macro.

Para mim é esta a razão dos problemas que estás a ter com as plantas e com as algas.

Com o tempo que já tens o aquário deverias começar a pensar em colocar alguma fauna também!

Abraço!

Diego Fernandes

Recém chegado
Recém chegado

MensagemAssunto: Re: Aquario 72l   Seg 17 Fev 2014, 15:13Responder ao tópico

Qual a recomendação ? sera que 60w estaria legal, uso so flourish nao é o excel. pensei em usar fertilizantes bolas JBL para ajudar na fertilação.

o Co2 caseiro sera que nao esta dando conta do recado ? sobre as algas eu deixei fechar os vidro por enquanto nao tenho problemas com surtos. estou aguardando os niveis de amonia baixarem para inserir a fauna.

Obrigado pela atenção.

Pedro Santos

MensagemAssunto: Re: Aquario 72l   Seg 17 Fev 2014, 23:29Responder ao tópico

Boas!

A potencia de luz depende directamente do tipo de plantas e fertilização que queiras ter e fazer.

O Flourish como te disse é apenas um trace de micros.

A SEACHEM tem 3 outros produtos que são os macros. Deverias considerar colocar esses também.

Quanto ao CO2 caseiro, o problema é as flutuações e variação dos seus níveis.

Em relação à luz, acho que uma boa primeira medida é diminuíres isso para umas 8h.

Qual a fauna que vais colocar?

Abraço!

Diego Fernandes

Recém chegado
Recém chegado

MensagemAssunto: Re: Aquario 72l   Ter 18 Fev 2014, 01:04Responder ao tópico

Fala Pedro..

Vou voltar a utilizar o fotoperiodo de 8 horas imediatamente. na próxima compra vou ver se consigo o Seachem Potássio. sugere algum outro ?

Entendi sobre o Co2 caseiro. acabei de montar outra garrafada, vou tentar manter elas sempre a bomba no aqua. isso deixa meu Ph em 6.8.

de inicio pretendo um cardume de Neons uns 15 e 5 ottocinclus,
tem mais sugestões hehe???

Obrigado pela atenção

Diego;

Pedro Santos

MensagemAssunto: Re: Aquario 72l   Ter 18 Fev 2014, 12:00Responder ao tópico

Boas!

As macros são 3 (N, P e K).

Quanto à fauna é uma questão de gosto pessoal e parâmetros da água! Very Happy

Abraço!

Diego Fernandes

Recém chegado
Recém chegado

MensagemAssunto: Re: Aquario 72l   Qua 19 Fev 2014, 00:47Responder ao tópico

Fala Pedro adquiri o potassio seachem e o fertilizantes bolas JBL, vamos ver se as coisas melhoram, nao comprei as outras macro pq eu vi q a propria materia organica dos peixe suprem a necessidade e o orçamento esta apertado rs , ai vo esperar mais um pouco, mais se tiver necessidade eu pego eles depois.

Diego Fernandes

Recém chegado
Recém chegado

MensagemAssunto: Re: Aquario 72l   Seg 24 Fev 2014, 02:08Responder ao tópico

E ai galera beleza, sobre minha ciclagem gostaria da opinião de vcs, iniciei minha ciclagem em novembro, mais ou menos dia 20, com 4 dias a amônia estava zerando e o nitrito com pico de mais de 2,8 segui a ciclagem com amoníaco, lá para o dia 20 de dezembro o nitrito começou a cair e os compostos estavam zerando com 24hrs, ai dei a ciclagem finalizada, aguardei virar o mês para comprar os peixes, porem resolvi fazer uma manutenção no filtro para melhorar a vazão retirei um pedaço de perlon deixando outra parte no filtro ainda espremi ele dentro do aquario para evitar problemas com as bactérias e coloquei mais um pouco. depois disso o aquario saiu do rumo amônia não zerava mais, com algumas pesquisa vi que tinha perdido as bactérias nitrificantes, iniciei o ciclo novamente no dia 22/01 adicionei 270g de siporax e usei o Biostart 50ml que vem junto 5ml por 7 dias direto nas midias e acompanhei com os teste, e ate hoje a amônia não zera após 24hs fica em 0,25 e nitrito zerado.
Ph 6.8 temp. 28 a 30c

oque acha que pode estar acontecendo?

Pedro Santos

MensagemAssunto: Re: Aquario 72l   Seg 24 Fev 2014, 10:44Responder ao tópico

Boas!

Que tens dentro do filtro? Só o Perlon e o Siporax?

Tenta arranjar algumas plantas de crescimento rápido para acelerares esse ciclo e consumires essa amónia.

Tens algum peixe?

Tens posto alguma carga orgânica?

O Perlon não tem grande capacidade de acomodar bactérias nitrificantes. Fizeste bem em colocar o Siporax.

Quando trocares e / ou limpares o perlon não o espremas para o aquário. Apenas estás a deitar lixo na água.

Abraço!

Diego Fernandes

Recém chegado
Recém chegado

MensagemAssunto: Re: Aquario 72l   Seg 24 Fev 2014, 15:48Responder ao tópico

Fala Pedro, então não tenho peixes somente a amônia q coloco como fonte de alimento, quando espremi o perlon foi uma tentativa de manter parte das bactérias, tenho 270g de siporax e 600 ml de cerâmica comum não sei o nome dela.
no canister caseiro tem somente perlon e mídia biológica

Pedro Santos

MensagemAssunto: Re: Aquario 72l   Seg 24 Fev 2014, 21:42Responder ao tópico

Boas!

Não coloques amónia directo.

O que deves fazer é colocar matéria orgânica para que se comecem a formar as bactérias e comecem a decompor a matéria orgânica em amónia, por sua vez se transforma em nitritos e por fim em nitratos.

Ao forneceres amónia directo não estás a preparar para a decomposição de matéria orgânica.

Grande parte dessa amónia está a ser consumida pelas plantas de forma directa, o que prejudica a formação do ciclo.

A matéria orgânica que falo pode ser, por exemplo, um pouco de comida de peixe. Pouquinho mesmo!

Basta colocares 2 ou 3 flocos, dia sim, dia não.

Depois é esperar pelo desenvolver do ciclo.

No filtro tenta introduzir também uma esponja. A esponja apanha a sujidade maior, o que te mantem o perlon limpo mais tempo e, por consequência, um filtro mais eficaz durante mais tempo.

De resto vais no bom caminho! Very Happy

Abraço!

Renato MS

Membro
Membro

Nome Real : Renato
Gostos : 3

MensagemAssunto: Re: Aquario 72l   Sex 24 Out 2014, 19:29Responder ao tópico

Uma sugestão de midia é uma pedras que normalmente é vendida como para sanitário de gatos, essa sendo lavada bem pode ser utilizada para filtragem química, ela ajuda a reduzir a amônia e metais pesados. Uns 180 gramas dela terá efeito pleno por um a dois meses dependendo da população de seu aquário (plantas e animais). para renovar e economizar podes apos o prazo ferver por uns 5 minutos e seca-las bem e por-las novamente em uso mais uma vez, daí troca. Esta mídia é vendida pronta para uso em aquário só não lembro a marca, mas você economiza comprando o saco para gato e tratando.

A população de 15 neons é relativamente alta. Sugiro para continuar no seu jeito o projeto que reduza para 10 neons continue 5 otto e adiquira uns 3 caracois.

continue atualizando seu tópico.

Júlio Maia

Membro Ouro
Membro Ouro

Nome Real : Júlio Maia SHARKman
Gostos : 35

MensagemAssunto: Re: Aquario 72l   Sab 29 Nov 2014, 12:42Responder ao tópico

Andava por aqui a passear e constatei que o fórum já teve melhores dias no que diz respeito a movimentação e troca de informações, e como já fiz parte a equipa, sei bem o esforço que os administradores fazem para manter o nosso Forum em andamento, por isso mesmo pensei dar o meu contributo e espicaçar e desafiar os membros a postarem um pouco mais e a colocarem mais fotos, que a malta quer é fotos.
Nesta época de natal que estamos prestes a entrar, vamos reconhecer o excelente trabalho que o Francisco Ramalho e o Fernando bagatelas têm feito e vamos todos juntos, elevar este fórum ao posto que merece. É tão fácil , basta um post por dia. vá lá não custa nada.
Vou meter este post em todo o lado quanto mais não seja recebem notificação e então cá.
Um bom Natal a todos. E que 2015 seja o ano em que o Peixefauna seja o fórum nº1 em Portugal.

-- Assinatura --
Aquele Abraço
Júlio Maia SHARKman

www.nadaveiro.pt

Administrador do Núcleo Aquariofilia Distrito Aveiro

Conteúdo patrocinado

MensagemAssunto: Re: Aquario 72l   Responder ao tópico

Aquario 72l

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo 
Página 1 de 1

Permissão deste fórum:Você não pode responder aos tópicos neste fórum
Peixefauna :: Água Doce ::  Iniciação à Água Doce-