Peixefauna
Bem-vindo(a) ao fórum PeixeFauna.
Para poder aceder livremente à nossa comunidade, terá que efectuar Login.
Se ainda não é membro registe-se agora.

InícioInício  Conectar-seConectar-se  Registrar-seRegistrar-se  
Aquoporto

Molinésia doente mesmo com água tratada

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo 
Ir à página : Anterior  1, 2
AutorMensagem

Mara Silva

Moderador EspecificoPeixeFauna

Gostos : 137

MensagemAssunto: Re: Molinésia doente mesmo com água tratada   Qui 13 Fev 2014, 20:16Responder ao tópico

A temperatura alta da água é bom, se forem pontinhos brilhantes é ictio, e o ictio combate-se com temperaturas altas. O que não pode é haver oscilações, como por exemplo teres o aquário a 28º e juntares água com mais ou menos temperatura.
Essa recaída da molly só indica aquilo que eu tinha receio, o sal está a uma dosagem baixa, como eu tinha referido não estava na dosagem que seria conveniente, mas como não tinhas balança, não quis arriscar a que colocasses sal a mais.
Se o sal estivesse na dosagem correcta isso não acontecia, e tendo o sal, não há necessidade de juntar mais medicamentos. Até porque tens um medicamento contra bactérias e fungos, quando pelo que tens contado tudo indica que sejam parasitas, e esse medicamento não funciona com parasitas. Mas o sal funciona na perfeição, mas tem que ser numa dosagem maior.
Por isso das duas uma, ou arranjas uma balança para pesar isso á medida ou então dobras a quantidade de sal, passas a colocar duas colheres de café em vez de uma.
Que queres fazer?

-- Assinatura --
Cumpts.
Mara Silva

ModeradorEspecífico do Sub-Fórum Viviparos

Cibelli Bertolani

Recém chegado
Recém chegado

Gostos : 1

MensagemAssunto: Re: Molinésia doente mesmo com água tratada   Qui 13 Fev 2014, 20:26Responder ao tópico

Olá

Mas os pontinhos parecem ser opacos, não brilhante.... :/

São também parasitas??

Posso dobrar a quantidade de sal, ou pelo menos tentar um aumento de pelo menos 50%, só tenho medo porque tenho platys no mesmo aquário. Será que eles aguentam?

O que poderia ser esse "pus" amarelo que estava nela?

Mara Silva

MensagemAssunto: Re: Molinésia doente mesmo com água tratada   Qui 13 Fev 2014, 20:36Responder ao tópico

Tudo aponta para parasitas porque não tens mencionado barbatanas a desfazer, nem escamas levantadas, nem peixes inchados, nem peixes com espécie de algodão no corpo e os olhitos melhoraram.
Estou a regular-me com aquilo que contaste, como não mencionaste mais nada, tudo indica parasitas.
Falaste em bolinha amarela, e agora pus, como assim?
Isto deste lado também se torna complicado saber ao certo o que se passa sem se ter acesso a fotos ou vídeos, seria muito fácil de tentar identificar com mais certezas se existissem fotos. Assim é tudo baseado naquilo que contas.

-- Assinatura --
Cumpts.
Mara Silva

Cibelli Bertolani

Recém chegado
Recém chegado

MensagemAssunto: Re: Molinésia doente mesmo com água tratada   Qui 13 Fev 2014, 20:47Responder ao tópico

Ai Ara, desculpa a confusão...

As barbatanas parecem normais, os olhos estão normais, os pontinhos branco que tinham pelo corpo sumiram, mas como disse, agora há uma concentração disso próximo ao bumbum do peixinho.

Quanto às escamas eu não sei identificar se estão levantadas, para mim parecem normais.

Quanto à bolinha, eu não sei te explicar direito, era um ponto amarelado um pouco transparente. Para te falar a verdade para mim era meio nojento.
Se o peixe não fosse Molinésia e se ela não fosse preta, eu até poderia sugerir que fosse filhotinho...

Eu não sei, o pior é que a outra molinésia comeu essa bolinha amarela e ficou batendo nela justamente nesse lugar. E então nesse lugar é que tem os pontos brancos.

Não estou conseguindo tirar foto, desculpe, ela se mexe muito rápido para a minha máquina que é muito lenta. Além disso, abolinha foi "comida"

Mara Silva

MensagemAssunto: Re: Molinésia doente mesmo com água tratada   Qui 13 Fev 2014, 20:53Responder ao tópico

Disseste que o aquário tinha 27 litros, isso é o volume do aquário 2º as medidas dele, ou é mesmo a quantidade de água certinha lá dentro?
Se tem os 27 litros e fizeste tudo bem, adicionaste 27 colheres de café de sal e nas tpas uma colher por cada litro que subsiituias. Foi assim que fizeste?

-- Assinatura --
Cumpts.
Mara Silva

Vera Santos

Old SchoolPeixeFaunaOld SchoolPeixeFauna

Gostos : 499

MensagemAssunto: Re: Molinésia doente mesmo com água tratada   Qui 13 Fev 2014, 21:19Responder ao tópico

Tópico movido para local adequado.

Cibelli Bertolani

Recém chegado
Recém chegado

MensagemAssunto: Re: Molinésia doente mesmo com água tratada   Qui 13 Fev 2014, 23:22Responder ao tópico

Tem 27 litros real..o fabricante diz que é maiis, mas não tem...

Já foram feitas 2 TPAs de 80% mais duas de 50 %, todas calculando 4 colherzinhas de sal cada

O pior você não sabe...como ainda não tenho hospital, para a outra molinesia não bater nela, eu a separei com aquelas telas de pegar peixe, sabe?! Pois bem, acabei de ver e lá tem dois filhotes....

No meio do caos, dois filhotes....

Mara Silva

MensagemAssunto: Re: Molinésia doente mesmo com água tratada   Qui 13 Fev 2014, 23:36Responder ao tópico

Espera lá que agora confundiste-me toda com a quantidade de sal.

Como assim 4 colheres?

Inicialmente eu tinha dito 1 colher de café por cada litro de água, há pouco falei em aumentar para 2 colheres de café. Estás a falar-me em 4 colheres, como assim? Que queres dizer? Que tena posto 4 colheres por cada litro de água?

P.S.: Os bébés não podem ficar ao pé da mãe que ela come-os

-- Assinatura --
Cumpts.
Mara Silva

Cibelli Bertolani

Recém chegado
Recém chegado

MensagemAssunto: Re: Molinésia doente mesmo com água tratada   Qui 13 Fev 2014, 23:41Responder ao tópico

Mara, estou maluca...é que meu balde tem 4 litros, então são 4 colheres por vez..kkk

Mas você está certa, colocamos 1 por litro...

Estou tentando procurar como fazer um criadouro artificial até eu comprar um..

Mara Silva

MensagemAssunto: Re: Molinésia doente mesmo com água tratada   Qui 13 Fev 2014, 23:47Responder ao tópico

Ufa, agora pregaste-me um susto.

E agora tenho uma notícia que poderá não vir a ser a mais agradável, só o futuro dirá. Essa fêmea após o parto fica muito frágil, por isso mantém esses nitritos o mais baixos possíveis, frágil e debilitada por causa de ter estado doente, e agora um parto, são riscos muito grandes. Fishtamin no aquário e fêmea o mais sossegada possível.

Já alteraste o sal para 2 colheres ou ainda estás a manter 1 colher?

-- Assinatura --
Cumpts.
Mara Silva

Cibelli Bertolani

Recém chegado
Recém chegado

MensagemAssunto: Re: Molinésia doente mesmo com água tratada   Sex 14 Fev 2014, 00:15Responder ao tópico

Oi, acabei de improvisar uma maternidade com garrafa pet e separar 5 filhotes.

Você sabe me dizer mais ou menos quantos filhotes a molinésia balão dá?

ainda não trocamos a água, acabei de separar os filhotes e não foi muito fácil a improvisação. Só vou fazer isso daqui uma hora mais ou menos. Coloco 2 colheres?? nessa TPA tambem vou incluir o nitrivec e o fishtamin.

Meu marido foi comprar a criadeira e comida para os filhotes rsrsr

Mara Silva

MensagemAssunto: Re: Molinésia doente mesmo com água tratada   Sex 14 Fev 2014, 00:27Responder ao tópico

Então não aumentes o sal por causa dos filhotes. Mantém apenas uma colher de café por cada litro de água.

O nº de filhotes depende também da idade, mas geralmente nunca menos de 15 a 20, podendo ir até dezenas e dezenas. O meu recorde foi com uma platy, 96 filhotes.
Atenção que alguns filhotes podem não sobreviver que isso também acontece, alimenta-os bem, se não tiveres comida própria para eles, desfaz os flocos dos adultos tanto quanto possas, até ficarem quase em pó. E tenta manter a água minimamente controlada.

-- Assinatura --
Cumpts.
Mara Silva

Cibelli Bertolani

Recém chegado
Recém chegado

MensagemAssunto: Re: Molinésia doente mesmo com água tratada   Sex 14 Fev 2014, 00:31Responder ao tópico

96 ???? meu Deus.....vou doar peixe para o pet shop..rsrs

até agora ela só deu 5 filhotes, imagino que ela esteja muito estressada porque eu a restringi numa tela...

mas em breve já vamos colocá-la na maternidade...

Mara, mesmo com os filhotes, posso manter o Nitrivec ? Acabou de chegar o Biostart? Posso colocr também?

Nem vou falar da vitamina, isso é certeza

Obrigada!!!!

Mara Silva

MensagemAssunto: Re: Molinésia doente mesmo com água tratada   Sex 14 Fev 2014, 00:47Responder ao tópico

São produtos que nunca usei, mas pelo que tenho ouvido/lido o biostart é mais forte a "criar" bactérias.
E sim, vais começar a doar peixes, os viviparos reproduzem-se muitas vezes, não tarda nada tens o aquário com população a mais, e das duas uma, ou dás, ou arranjas um aquário maior.

Sabes que eu desaconselho o uso da maternidade por isso mesmo, stressa as fêmeas, e fêmeas stressadas abortam e adoecem. Se dentro de uma hora não tiveres mais nascimentos liberta-a, lembra-te do que eu disse, sossegadinha que ela está debilitada. Não te preocupes que em pouco tempo, terás mais grávidas e novos nascimentos

O Nitrivec e Biostart podem ser usados com alevins

-- Assinatura --
Cumpts.
Mara Silva

Cibelli Bertolani

Recém chegado
Recém chegado

MensagemAssunto: Re: Molinésia doente mesmo com água tratada   Sex 14 Fev 2014, 17:39Responder ao tópico

Mara

Boa tarde

Por incrivel que pareça, os controles de No² e NH³ foram ótimos e a molinésia está super bem...os pontinhos brancos foram sumindo conforme ela foi dando cria

Temos no momento uns 35 alevinos. A preocupação é: o que fazer com eles? Quer adotar?? rsrrs

Tem algum jeito de diminuir essa "fertilidade" desses peixes?? rsrrs Pelo que estou observando, a minha outra molinésia, dálmata, em breve também estará dando filhotes...

Sandra Costa

Moderador GeralPeixeFauna
Moderador GeralPeixeFauna

Nome Real : Sandra Costa
Gostos : 89

MensagemAssunto: Re: Molinésia doente mesmo com água tratada   Sex 14 Fev 2014, 17:46Responder ao tópico

Very Happy  tantos alevins Wink
Não esperes que todos sobrevivam, mas já vais ficar com bastantes molinésias Wink
A unica maneira de diminuir a fertilidade é tirar o macho mas mesmo assim podem voltar a parir sem ter o macho perto...
É o "problema" dos viviparos, reproduzem-se muito  :lol: 

José A. Campos

Nome Real : nick - jadsc
Gostos : 72

MensagemAssunto: Re: Molinésia doente mesmo com água tratada   Sex 14 Fev 2014, 18:15Responder ao tópico

Sandra Costa escreveu:
Very Happy  tantos alevins Wink
Não esperes que todos sobrevivam, mas já vais ficar com bastantes molinésias Wink
A unica maneira de diminuir a fertilidade é tirar o macho mas mesmo assim podem voltar a parir sem ter o macho perto...
É o "problema" dos viviparos, reproduzem-se muito  :lol: 

Problema??? Para mim isso é a boniteza. flower 

-- Assinatura --
só sei que nada sei (Sócrates)
por isso cá estou para aprender

J.C.

ModeradorEspecífico do Sub-Fórum As Nossas Montagens

Mara Silva

MensagemAssunto: Re: Molinésia doente mesmo com água tratada   Sex 14 Fev 2014, 20:01Responder ao tópico

Cibelli Bertolani escreveu:
Mara

Boa tarde

Por incrivel que pareça, os controles de No² e NH³ foram ótimos ainda bem, esses peixes depois de uma doença precisam de água bem limpinha para recuperarem devidamente e a molinésia está super bem após o parto embora pareçam bem estão enfraquecidas, convém ter boa água, boa alimentação, mas no caso da tua, o sal está a protegê-la...os pontinhos brancos foram sumindo conforme ela foi dando cria

Temos no momento uns 35 alevinos. A preocupação é: o que fazer com eles? Quer adotar?? rsrrs  Humm, já tive a minha dose de vivíparos, foram muitos anos a criar guppys, platys, espadas e mollys, para já preciso de uma pausa, mantenho ainda alguns guppys e platys, mas em baixo nº, e eu bem te disse que só terias duas hipóteses, ou dar os peixes ou arranjar um aquário maior, isso agora é sempre a reproduzir, e tu tens um aquário muito pequeno, não deverias ter mais de 10/12 peixes e mesmo assim já é muito excesso de peixes, o problema é que eles nascem, ficamos com curiosidade de os ver crescer, eles crescem e depois não temos coragem de os dar. E a um determinado ponto, os peixes começam a nascer com deformações porque o sangue não é renovado

Tem algum jeito de diminuir essa "fertilidade" desses peixes?? rsrrs Pelo que estou observando, a minha outra molinésia, dálmata, em breve também estará dando filhotes...
Não, não há um método específico. Tal como já foi referido, o método passa por escolher peixes todos do mesmo sexo. A parte das fêmeas poderem ainda dar á luz novamente, mesmo sem machos no aquário deve-se ao facto de que elas podem acumular esperma durante uns meses, mas ao fim de algum tempo a "fonte" de esperma esgota e elas param de reproduzir

-- Assinatura --
Cumpts.
Mara Silva

Cibelli Bertolani

Recém chegado
Recém chegado

MensagemAssunto: Re: Molinésia doente mesmo com água tratada   Sab 15 Fev 2014, 15:54Responder ao tópico

É, estamos felizes..

Preocupados com os cerca de 30 filhotinhos mas felizes.....

Já falei para o pessoal próximo e ninguém quer e é esse o medo...tenho ciência que não posso ficar com eles, pois minha casa é muito pequena e não tenho onde colocar um outro aquário.

Também li que a cada aproximadamente 30 dias uma fêmea pode ser fecundada, é verdade? E que gestação dura cerca de 40 dias... Se for isso, então há a possoibilidade de a cada 70 dias termos filhotes??

Você comentou em deixar todos do mesmo sexo. Podemos fazer isso? Deixar por exemplo nesse aquário cerca de 8 machos ou 8 fêmeas? Eles não brigam??

Acho que os mais bonitos são os machos, certo? Eles também teriam um bom relacionamento entre si??

Mara Silva

MensagemAssunto: Re: Molinésia doente mesmo com água tratada   Sab 15 Fev 2014, 19:42Responder ao tópico

É indiferente só machos ou fêmeas. Entre machos há mais probabilidades de de vez em quando aparecerem umas barbatanas ratadas, mas nada de especial
Quanto á reprodução, sim, isso é para filhotes quase mensalmente

-- Assinatura --
Cumpts.
Mara Silva

Conteúdo patrocinado

MensagemAssunto: Re: Molinésia doente mesmo com água tratada   Responder ao tópico

Molinésia doente mesmo com água tratada

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo 
Página 2 de 2Ir à página : Anterior  1, 2

Permissão deste fórum:Você não pode responder aos tópicos neste fórum
Peixefauna :: Água Doce :: Doenças e Pragas-