Peixefauna
Bem-vindo(a) ao fórum PeixeFauna.
Para poder aceder livremente à nossa comunidade, terá que efectuar Login.
Se ainda não é membro registe-se agora.

InícioInício  Conectar-seConectar-se  Registrar-seRegistrar-se  
Aquoporto

Molinésia doente mesmo com água tratada

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo 
Ir à página : 1, 2  Seguinte
AutorMensagem

Cibelli Bertolani

Recém chegado
Recém chegado

Gostos : 1

MensagemAssunto: Molinésia doente mesmo com água tratada   Sex 07 Fev 2014, 14:10Responder ao tópico

Gente, bom dia

Desculpe escrever no fórum desse jeito, mas estou desesperada (aliás, chorando..)

Compramos 2 molinésias e 3 platis na Cobasi e colocamos no aquário. Até aí tudo lindo. Depois de 1 semana, resolvemos ir até o Aquario e comprar mais 2 molinésias e 4 platis). Isso foi no sábado passado

De sábado até segunda, 4 peixes morreram, coincidencia ou não, esses que foram comprados por último. Percebi que um deles estava com uma boca esbranquiçada.

Ainda na segunda, fomos até a loja pedir ajuda e nos indicaram um controle mais efetivo do pH, medição de amônia, utilização de condicionador e ainda um bactericida.

Pois bem, desde então, controlamos tudo com:
Medidores: pH Tropical e Amonia Toxica da Labcon
Controle pH: Acid da Labcon
Condicionador em toda troca de água da aquário Safe Plus da Tetra, além de 4 bolinhas mini de Siporax. A filtragem da bomba é de lã de vidro (essa lã foi trocada na segunda e ontem, quimta-feira).
Tratamento bactericida e fungicida da Atlantys (13 gotas em 20 litros durante 5 dias, hoje é o ultimo dia)

Até ontem estava tudo ótimo, os peixinhos (7 ao todo) estavam bem enérgicos, nadando normalmente. Hoje de manhã, encontrei meu molinésia preto com um dos olhos inchados, parece que tem uma pele esbranquiçada cobrindo os olhos dele. Além disso, ele se encontra quietinho, no fundo do aquário, sem apetite.

A única coisa que ainda não está totalmente controlada é a quantidade de amônia, que ainda está a 2 ppm mas, com pH de 7,2, aparece como "moderado" na tabela de comparação

Socorro, o que eu faço?? Esse bactericida e fungicida da Atlantys é bom? Será que devo pingar algum outro remédio? Se sim, qual?

Desculpe meu desespero, mas me apego demais aos bichinhos e estou sofrendo junto com ele...

No aguardo

Muito obrigada

Mara Silva

Moderador EspecificoPeixeFauna

Gostos : 137

MensagemAssunto: Re: Molinésia doente mesmo com água tratada   Sex 07 Fev 2014, 21:28Responder ao tópico

Boa noite

Bem, isso é que é desespero, e por vezes no meio do desespero fazem-se coisas que ainda agravam mais a situação.

O ph está bom, o problema é a amónia altissima, e esta aliada a um ph alcalino torna-se ainda mais tóxica.

Pela descrição soa-me a que o ciclo do aquário não foi feito, pois não?

-- Assinatura --
Cumpts.
Mara Silva

ModeradorEspecífico do Sub-Fórum Viviparos

Cibelli Bertolani

Recém chegado
Recém chegado

MensagemAssunto: Re: Molinésia doente mesmo com água tratada   Sex 07 Fev 2014, 23:16Responder ao tópico

Mara...bingo....

não, não foi feito... :/

Hoje que descobri um monte de burrada que fizemos e sim, estou desesperada porque não consigo ver bichinho sofrer...

Me socorre???

Mara Silva

MensagemAssunto: Re: Molinésia doente mesmo com água tratada   Sex 07 Fev 2014, 23:40Responder ao tópico

São precisos mais dados

Dia de montagem do aquário?
Quantos litros tem o aquário?
Que filtro tem? Que materiais filtrantes contém?
Quantos peixes ainda estão vivos, e quais as espécies? Se demosntram sintomas de doença, quais?
Valor actual da amónia?
Temperatura?
Que quimicos e medicamentos foram adicionados ao aquário desde a montagem?

-- Assinatura --
Cumpts.
Mara Silva

Cibelli Bertolani

Recém chegado
Recém chegado

MensagemAssunto: Re: Molinésia doente mesmo com água tratada   Sab 08 Fev 2014, 02:31Responder ao tópico

Vamos lá
Dia da montagem 26/01 aquário hopar 300 com 27 litros
Filtro de lã de vidro e Siporax mini (umas 20 bolinhas)
Tenho 3 platis e 4 molys. 2 molys estão doentes (desde hoje), um com um dos olhos esbranquiçados, com pintinhasbranca por todo o corpo sem apetite. O outro com olhos esbranquiçados, uma mancha na cabeça e com apetite, porem parece que ele esta com dificuldade de enxergar.
Como no final de semana morreram 4 peixes, desde segunda estamos condicionando a agua com AquaSafe Plus e tratando com bactericida e fungicida da Atlantys.
Temperatura variando de 30 a 32 ( São Paulo!)
pH 7,2
Amônia 2 ppm. Hoje comprei Sera Nitrivec e a amônia já caiu pra 0,5.
Hoje também comprei Sera vitamina para tentar melhorar a resistência deles contra as doenças

Cibelli Bertolani

Recém chegado
Recém chegado

MensagemAssunto: Re: Molinésia doente mesmo com água tratada   Sab 08 Fev 2014, 02:34Responder ao tópico

Ah, e a alimentação da TetraMin Tropical variando com JBL Novo Belo Flakes.
Não separei os dois e estou aplicando remédio direito no aquário porque imagino que tudo esteja contaminado ... Sad

Mara Silva

MensagemAssunto: Re: Molinésia doente mesmo com água tratada   Sab 08 Fev 2014, 11:49Responder ao tópico

Para já estás a ir pelo bom caminho.
A falta do ciclo traz muitos dissabores. O Nitrivec vai ajudar bastante. Agora disparou a amónia, em seguida disparam os nitritos igualmente tóxicos para os peixes.
O que está a acontecer só pode ser travado mantendo a água com boa qualidade. Os medicamentos sem qualidade de água de pouco te servem.
Para a boa qualidade da água enquanto o ciclo não estiver feito e uma vez que o aquário já contém peixes o ideal é ires fazendo tpas diárias para manter sob controlo os valores de amónia e nitritos.
Assim sendo, uma vez que os medicamentos anti bacterianos pouco ou nada estão a fazer e estão a impedir o crescimento das bactérias nitrificantes, eis o que penso que seria mais adequado fazer

Uma tpa de 80% para removeres o medicamento que não está a fazer nada.
Encher novamente o aquário e colocar 4 gramas de sal grosso (diluido) por cada litro de água, no canto oposto ao filtro e adicionar também o nitrivec e o removedor de cloro.
Controlar amónia e nitritos para os zerar. Efectuar as tpas necessárias para manter os valores sob controlo, e sempre que fizeres uma tpa repôr o valor de sal para a nova quantidade de água adicionada, ou seja, se fazes uma tpa de 15 litros, acrescentas o sal para essa litragem, exemplo 4 gramas x 15 litros = 60 gramas de sal. Manter o sal durante o tempo que fôr necessário que não faz mal aos peixes mas no minimo 2 semanas mesmo que ele aparentem melhorias.

P.S.: Não mencionaste que tipo de filtro, se interno, cascata, externo, nem quantos litros/ hora faz. Atenção a isso, o filtro é uma das coisas mais importantes num aquário. E se no filtro couberem mais umas "pedrinhas" de siporax, coloca mais, quanto mais melhor.

-- Assinatura --
Cumpts.
Mara Silva

Cibelli Bertolani

Recém chegado
Recém chegado

MensagemAssunto: Re: Molinésia doente mesmo com água tratada   Sab 08 Fev 2014, 12:46Responder ao tópico

Bom dia!
Nossa obrigada pela ajuda!
Acabamos de fazer o teste de amônia (0,5) e pH 7,2 .
Ainda não tenho o teste do nutritiva, vou procurar para comprar. E se estiver alta, como eu controlo?

O sal não faz mal aos platys? Colocando sal, não é necessário colocar mais nenhum remédio?

Hoje eles acordaram mais espertinhos,parece que as manchas brancas sumiram, mas continuam com o olho inchado.
Para eliminar o cloro usamos o aquasafe, além da agua que já vem filtrada da torneira. Seria suficiente?

Sobre a bomba, eu não tenho muita especificação, é uma que já vem junto com o aquário, embutido na tampa. Ela é interna e segundo o fabricante, faz 500L/h

Mara Silva

MensagemAssunto: Re: Molinésia doente mesmo com água tratada   Sab 08 Fev 2014, 13:25Responder ao tópico

Olá

Podes ficar tranquila, que o sal não faz mal, pelo contrário, o sal na dosagem adequada é um óptimo "medicamento natural" para fungos, bactérias e parasitas. A dosagem que te dei já utilizei com sucesso, inclusivé alguns membros daqui já fizeram o mesmo e os peixes ficaram óptimos. Relaxa que a dosagem é óptima
Eu perguntei que peixes tinhas precisamente por causa disso, há espécies que não toleram, mas os vivíparos (guppys, mollys, platys, etc.) são espécies que toleram muito bem o sal. Falei em 4 gramas mas até poderia ser mais um pouco, mas vamos ficar pelas 4 gramas que já é suficiente.

Já usaste o medicamento, e para já chega, o sal vai fazer o resto se mantiveres uma boa qualidade de água, e visto que não tens o ciclo e respondendo á tua pergunta, para manteres a qualidade da água só mesmo com tpas diárias, cerca de 30%. Essa amónia tem que baixar ainda mais, esse valor está ainda muito alto. A água usada nas tpas deve ter o mesmo ph da água do aquário e ir á mesma temperatura. Neste momento tens aí um misto de doenças, não convém o ictio atacar a sério, e nesse caso o sal vai fazer muito jeito bem como manter a temperatura do aquário a 28º ou pouco mais. Os olhos podem ser causados por duas coisas, ou uma infecção bacteriana ou parasitas. Como não falaste em barbatanas afectadas, a causa do olho é mais provável ir para os parasitas e aí o sal vai ajudar, mas se ao fim de 3 dias não vires melhoras no olho avisa.

-- Assinatura --
Cumpts.
Mara Silva

Cibelli Bertolani

Recém chegado
Recém chegado

MensagemAssunto: Re: Molinésia doente mesmo com água tratada   Sab 08 Fev 2014, 13:42Responder ao tópico

Maranhão obrigada pela ajuda!! Vou comprar sal grosso e fazer a TPA 80%. O problema vai ser saber medir 4 gramas já que não tenho balança rsrs

Vou comprar o teste de nitrito. Uma pergunta: se ele estiver alto, há algum produto para controlar? (Assim como o nutrivec ajuda na amônia)

Cibelli Bertolani

Recém chegado
Recém chegado

MensagemAssunto: Re: Molinésia doente mesmo com água tratada   Sab 08 Fev 2014, 13:45Responder ao tópico

Desculpe, odeio o corretor ortográfico do celular. A primeira palavra é Mara!! Rsrs

Mara Silva

MensagemAssunto: Re: Molinésia doente mesmo com água tratada   Sab 08 Fev 2014, 14:03Responder ao tópico

Não fal mal. Pois sem balança é mais complicado. Corre-se o risco de ser a menos ou a mais. Mas pelo sim pelo não, uma colher de café cheia equivale a cerca de 3 gramas, já estou a dar alguma margem de erro para que não deja em excesso, mas o ideal seria mesmo uma balança
O Nitrivec funciona para a amónia do mesmo modo que para nitritos.

-- Assinatura --
Cumpts.
Mara Silva

Cibelli Bertolani

Recém chegado
Recém chegado

MensagemAssunto: Re: Molinésia doente mesmo com água tratada   Sab 08 Fev 2014, 14:15Responder ao tópico

Ai que bom!!

Mais uma duvida sobre o sal..pelo o que entendi tem que ser sal grosso moído, certo?
Pelo o que entendi sempre que fizer uma tpa tenho que colocar sal na proporção, certo? Ou seja, para o meu caso, vou ter que colocar todos os dias...
a pergunta é..no final de duas semanas, não vai ficar muito salgado?? Ou quando eu faço a tpa tenho que tirar também o sal??

Mara Silva

MensagemAssunto: Re: Molinésia doente mesmo com água tratada   Sab 08 Fev 2014, 16:11Responder ao tópico

Se reparares atrás eu falei em sal diluído. Precisamente para se controlar a concentração dele. Eu não sou muito boa a explicar as coisas, mas vamos lá tentar.

Ou seja, o sal se não fôr diluído aglomera-se no fundo e derrete muito, muito lentamente. Acabas por não saber concretamente qual a concentração dele pois parte permanece por diluir e a restante já diluída.

Ou seja, para evitar que isso aconteça e teres uma noção concreta da concentração de sal tens que o derreter todo antes de colocar no aquário. Agarras, pesas o sal, e derrete-lo todo até que não vejas uma pedrinha que seja. Diluído então enfias no aquário. Quando fizeres uma tpa, tiras a água normalmente, imagina que tiras 10 litros, vais adicionar novamente os 10 litros de água, e pesas então o sal correspondente á nova água a introduzir, 4 gramas X 10 lt= 40 gramas. Derretes as 40 gramas e juntas. O procedimento é sempre esse.

Espero que tenhas compreendido, caso contrário, expõe as dúvidas que restem

-- Assinatura --
Cumpts.
Mara Silva

Mara Silva

MensagemAssunto: Re: Molinésia doente mesmo com água tratada   Dom 09 Fev 2014, 00:33Responder ao tópico

Cibelli Bertolani escreveu:
A filtragem da bomba é de lã de vidro (essa lã foi trocada na segunda e ontem, quimta-feira).

A lã não se troca a não ser que esteja muito deteriorada. Retiras a lã, um pouco de água do aquário e lavas a lã bem lavadinha nessa água.
Quando se substitui a lã, perdem-se bacterias benéficas e tu tens muito poucas.
A siporax do mesmo modo, uma enxaguadela em água do aquário.

-- Assinatura --
Cumpts.
Mara Silva

Cibelli Bertolani

Recém chegado
Recém chegado

MensagemAssunto: Re: Molinésia doente mesmo com água tratada   Seg 10 Fev 2014, 17:21Responder ao tópico

Olá!!
Mara, muito obrigada pelas dicas!!

Fizemos a TPA de 80 % e já que não havia bactéria boa mesmo, prefirimos trocar tudo: lã e Siporax

Estamos colocando sal na água e pelo menos até agora meus peixes estão vivos!! rsrsrsr
Os pontinhos brancos diminuiram, e o inchaço no olho também

O pH até que permanece bom, mas em compensação o nitrogenio e a amonia....um caos...

Amonia a 0,5 ppm e o nitrogenio a 1,25...

Estou fazendo TPA todos os dias e aplicando o NITRIVEC para ver se ajuda a criar logo as bacterias...
Colocamos também carvão ativado num reservatorio que fica abaixo da lã de vidro..então a água percorre pela lã, depois carvão e por ultimo Siporax (agora com umas 20 bolinhas). O problema é que com toda essa parafernalha, tivemos que deixar a vazão da bomba no mínimo e nós não sabemos qual é porque em nenhum lugar do equipamento fala... :/
Faz bolhinhas e tudo, mas não sabemos qual a vazão.

Você por acaso saberia me dizer daqui quanto tempo as bacterias boas vão começar a surgir e controlar o nitrogenio e amonia? Estamos colocando todos os dias o Nitrivec, logo depois da TPA, para tentar diminuir um pouco esses itens..

Me falaram para comprar o Sera Biostart para colocar junto ao Siporax, mas não estamos encontrando aqui em São Paulo...

Mara Silva

MensagemAssunto: Re: Molinésia doente mesmo com água tratada   Seg 10 Fev 2014, 19:41Responder ao tópico

Olá

Agora é que estragaste tudo.
Inicialmente perguntei qual as matérias filtrantes que tinhas por algum motivo.
Precisamente para saber se tinhas carvão. Eu pedi-te para aumentares a siporax, mas não mencionei carvão porque nunca imaginei que te passasse pela cabeça colocá-lo.
Foi uma enorme asneira colocar o carvão, mas nada que não se resolva.
O carvão purifica a água absorvendo medicamentos, e igualmente sal. Ou seja, o sal que colocaste está a ser absorvido.

Vamos lá então com calma tratar desse aquário:
1º passo: Tira o carvão
2º passo: tpa de 80%
3º passo: adicionar novamente o sal, na mesma 4 gr/litro
4º passo: controlar amónia e nitritos fazendo tpas diárias de 50%
5º passo: nada de comida, para os nitritos e amónia dispararem dessa maneira estás a alimentar em demasia. Das duas uma, ou páras completamente os alimentos durante 3 a 4 dias ou então, dás uma coisinha de nada, mesmo muito pouco, imediatamente antes da tpa, mas muito pouca comida.
Se cumprires isto á risca  a probabilidade de saíres com sucesso desta má passagem aumenta muito.

Mede a amónia e nitritos antes da tpa, regista o valor, na tpa seguinte voltas a medir e registar o valor. Depois diz se notas alguma diferença.

Para esses peixes recuperarem e se aguentarem é essencial manter a qualidade da água, para isso é manter esses valores de amónia e nitritos tão baixos quanto possível.
Quanto á estabilização da amónia e nitritos tens que ter calma que isso demora. E digamos que o sal não favoresce muito o crescimento das bactérias nitrificantes, mas não as impede de se desenvolverem, já os medicamentos não as deixavam sequer desenvolver. E tirar o sal está fora de questão porque sem eles os peixes não se aguentam

P.S.: Água nova sempre á mesma temperatura da do aquário. As oscilações de temperatura só trazem problemas, um deles já me parece que o tenhas. Falaste em pintas, suponho que seja ictio. A maneira de o tratar é com água a temperatura minima de 28º, sem oscilações e claro, sal.

-- Assinatura --
Cumpts.
Mara Silva

Cibelli Bertolani

Recém chegado
Recém chegado

MensagemAssunto: Re: Molinésia doente mesmo com água tratada   Qua 12 Fev 2014, 15:47Responder ao tópico

Olá!!

Acho que agora fizemos tudo certo..rsrs

TPA 80%, sal na água, SEM CARVÃO, 14 bolinhas Siporax, um tiquinho só de comida...

Ontem tivemos o primeiro resultado: a amônia abaixou, está a zero. Tudo bem que estamos contando com a ajuda do Nitrivec (estamos aplicando todos os dias 10 mL), mas já foi um bom resultado.

O nitrito ainda está perigoso, a 1,75.

Consegui achar o Sera Biostart para acelerar o crescimento das bacterias boas, acho que chega amanhã.

Agora a minha dúvida é: depois de duas semanas de uso, como vou saber se vou poder realmente tirar o sal das TPAs ??

Outra duvida: quando vou saber quando parar de usar o Nitrivec? Na tentativa e erro??

Obrigada pela ajuda!!! Beijoss

Mara Silva

MensagemAssunto: Re: Molinésia doente mesmo com água tratada   Qua 12 Fev 2014, 19:43Responder ao tópico

Cibelli Bertolani escreveu:
Olá!!

TPA 80%, sal na água, SEM CARVÃO, 14 bolinhas Siporax, um tiquinho só de comida...

Ontem tivemos o primeiro resultado: a amônia abaixou, está a zero. Tudo bem que estamos contando com a ajuda do Nitrivec (estamos aplicando todos os dias 10 mL), mas já foi um bom resultado.

O nitrito ainda está perigoso, a 1,75.
Mantém as tpas diárias de 50% até os nitritos chegarem a zero.

Consegui achar o Sera Biostart para acelerar o crescimento das bacterias boas, acho que chega amanhã.

Agora a minha dúvida é: depois de duas semanas de uso, como vou saber se vou poder realmente tirar o sal das TPAs ??
Nunca menos de duas semanas, mas depende da recuperação dos peixes, vai actualizando que depois lá te digo se as duas semanas chegam ou se é preciso mais. Até porque pode ser conveniente deixar um pouco mais porque como não tinhas balança não arrisquei na quantidade, estás a pôr menos do que seria habitual
Não te esqueças, sempre que fazes uma tpa repões o sal. Enquanto essa qualidade de água não normalizar os peixes não recupera devidamente, e se interrompes o sal, pior aina. Primeiro estabiliza o aquário, depois dá-se tempo para os peixes ganharem alguma saúde e então retira-se o sal. Tudo leva o seu tempo, tens é que ter calma.

Outra duvida: quando vou saber quando parar de usar o Nitrivec? Na tentativa e erro??
Quando os nitritos chegarem a zero, páras o nitrivec. Aí cortas as tpas diárias de 50%, passas a fazer tpas diárias de 10% mais duas semanas e por fim passas a seguir a regra das das tpas semanais. Mas quando os nitritos chegarem a zero e parares com as tpas de 50% diárias convém controlares os niveis diariamente durante mais uma semana e daí em diante uma vez por semana.

Obrigada pela ajuda!!! Beijoss

-- Assinatura --
Cumpts.
Mara Silva

Cibelli Bertolani

Recém chegado
Recém chegado

MensagemAssunto: Re: Molinésia doente mesmo com água tratada   Qua 12 Fev 2014, 21:57Responder ao tópico

Mara, vc está sendo nosso anjo!!! Muito obrigadaaa

Assim que tiver mais alguma novidade te aviso

Bjss

Mara Silva

MensagemAssunto: Re: Molinésia doente mesmo com água tratada   Qua 12 Fev 2014, 22:20Responder ao tópico

Como o carvão retirou o sal no tempo em que o colocaste acabou por cortar o efeito do sal. as no pouco tempo em que lá esteve notaste alguma diferença nos olhitos? Com o sal, esses olhitos deveriam apresentar melhoras em 3 a 4 dias. Vê lá como corre

-- Assinatura --
Cumpts.
Mara Silva

Cibelli Bertolani

Recém chegado
Recém chegado

MensagemAssunto: Re: Molinésia doente mesmo com água tratada   Qui 13 Fev 2014, 15:02Responder ao tópico

Olá!!

Vou considerar duas semanas a partir do dia 11, dia em que retiramos o carvão. Os olhos deles estão melhores, já desincharam, estão bem agitados e sem pintinhas brancas pelo corpo !!! =D

Cibelli Bertolani

Recém chegado
Recém chegado

MensagemAssunto: Re: Molinésia doente mesmo com água tratada   Qui 13 Fev 2014, 19:58Responder ao tópico

Ai Mara, nem sei porque abro a boca

Agora à tarde fui ver a molinésia balão preta e ela está novamente com aqueles pontos brancos, só que localizada: no bumbum...antes disso ela estava como se fosse com uma bolinha amarelada, parecia uma espinha (nojento), mas como não tinha separado ela até então, a outra molinesia fêmea foi lá e comeu isso, e não faço idéia o que pode ser...

Agora no lugar está cheio daqueles pontinhos brancos denovo....

Estamos pensando em comprar um hospitalzinho para tratar dela separado...tens idéia se continuo com o sal ou se aplico remédio? Se for remédio, tenho um bactericida e fungicida da Atlantys..ele é bom ? Tem algum melhor pra me indicar?

Mara Silva

MensagemAssunto: Re: Molinésia doente mesmo com água tratada   Qui 13 Fev 2014, 20:05Responder ao tópico

Pontinhos brancos baços ou brilhantes?
Tens tido atenção á temperatura da água nas tpas?

-- Assinatura --
Cumpts.
Mara Silva

Cibelli Bertolani

Recém chegado
Recém chegado

MensagemAssunto: Re: Molinésia doente mesmo com água tratada   Qui 13 Fev 2014, 20:08Responder ao tópico

ela não deixa eu ver direito, mas parece ser opacos..

quanto à temperatura, aqui em São Paulo está um terror, a água da torneira está saindo à 31º ...

Molinésia doente mesmo com água tratada

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo 
Página 1 de 2Ir à página : 1, 2  Seguinte

Permissão deste fórum:Você não pode responder aos tópicos neste fórum
Peixefauna :: Água Doce ::  Doenças e Pragas-