Peixefauna
Bem-vindo(a) ao fórum PeixeFauna.
Para poder aceder livremente à nossa comunidade, terá que efectuar Login.
Se ainda não é membro registe-se agora.

InícioInício  Conectar-seConectar-se  Registrar-seRegistrar-se  
Aquoporto

Ajuda a distinguir sexo de Carassius Auratus

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo 
AutorMensagem

zedferreira

Recém chegado
Recém chegado

Gostos : 1

MensagemAssunto: Ajuda a distinguir sexo de Carassius Auratus    Ter 04 Fev 2014, 00:45Responder ao tópico

Boas pessoal
Gostava que me ajudassem a distinguir o sexo dos meus peixes.

Mara Silva

Moderador EspecificoPeixeFauna

Gostos : 137

MensagemAssunto: Re: Ajuda a distinguir sexo de Carassius Auratus    Ter 04 Fev 2014, 00:49Responder ao tópico

Olá boa noite

Ora então deixa cá ver. Há pouco na apresentação disseste que eras iniciante e tinhas muitas dúvidas.
Então vamos começar por ver se te iniciaste bem, uma vez que escolheste uma espécie particularmente complicada devido ao seu tamanho.
E o setup do aquário para começar, pode ser?
Quanto á sexagem, já lá vamos, que isso é mais complicado. Tamanho aproximado dos peixes?

-- Assinatura --
Cumpts.
Mara Silva

ModeradorEspecífico do Sub-Fórum Viviparos

zedferreira

Recém chegado
Recém chegado

MensagemAssunto: Re: Ajuda a distinguir sexo de Carassius Auratus    Ter 04 Fev 2014, 14:23Responder ao tópico

Boas
O aquário 1 m de comprimento 48 cm de profundidade e 50 cm de altura.
Tem 13 peixes 1 camarão madeira tem dois troncos com anubia congensis e fetos de java e tb dois vasos que ainda não consegui saber o nome.
Separei-os porque os meus inclinos (peixe) adoram fazer dele um banquete.
Tb tenho uns caracois PHISAS e outros duas especies que vieram de bonus nas plantas.
O fundo é areia de rio media.
Tenho um filtro resun BF-200 tuning (lol), por tem 1,5l de cerâmica sera da mais porosa, esponja grossa forma de cubo com 15x15x15, la de vidro na mesma proporção da esponja e carvão activo um saco com 300g.
Ou seja tem 4 estágios de filtragem sem contar as plantas.
Tem tb no fundo umas pedritas de rio pretas.
Os peixes no mínimo 5 cm e o máximo 8 a 9 cm.
Os maiores são o branco o vermelho o telescópio preto o preto e vermelho.
Eu ainda não pus as fotos de todos mas logo ponho mais.
Tenho feito os testes a agua e tem estado estável.

Acho que esta tudo, mas se faltar algo é só perguntar.

Mara Silva

MensagemAssunto: Re: Ajuda a distinguir sexo de Carassius Auratus    Ter 04 Fev 2014, 20:14Responder ao tópico

Ai ai, que eu pelas fotos já estava a prever o excesso de peixes.
Bem, não no sentido de criticar, mas de informar/alertar, tenho as seguintes observações a fazer:

* Aquário com pouca litragem para tantos peixes, agora são pequenos, mas vão crescer. Orandas precisam de 40 a 60 litros por cada uma, cometas pelo menos 70.
Segundo isto, como vês tens população a mais. Para já são pequenos, mas vão crescer, e aí surgirão os contras, a falta de espaço e litragem limita-lhes o crescimento, com o crescimento atrofiado os orgãos internos começam a dar problemas. Depois, o contra da qualidade de água, são peixes que libertam muita "porcaria" para a coluna de água, seja pelas fezes ou até pela própria respiração, a uma determinada altura a amónia, nitritos e nitratos vão ser incontroláveis, mesmo com uma boa filtragem, e sinceramente desconheço esse filtro.
* Esse camarão vai ser banquete mais tarde ou mais cedo
* As plantas que tens em vasos são para tirar, essa "esponja" que envolve a raíz e a segura dentro do vaso é um perigo, no sentido de ser um óptimo alojamento para parasitas, fungos e bactérias
* Carvão activado, é para tirar, não te serve para nada, tem "prazo" que após terminado só faz mal. Carvão só para remover medicações após um tratamento com medicamentos.
* Essa decoração do aquário pode ser um problema. Se os peixes calham a magoar-se lá, abres uma bela porta para doenças. Nos peixes de água fria é sempre recomendado que não se introduza nada no aquário que contenha arestas ou sitios onde se possam magoar

Há casos e casos e peixes que se aguentam mais tempo do que o previsto. Já tivémos por aqui um caso de um peixinho com mais de 15 anos e aguentou-se e felizmente continua cá para as curvas.

-- Assinatura --
Cumpts.
Mara Silva

zedferreira

Recém chegado
Recém chegado

MensagemAssunto: Re: Ajuda a distinguir sexo de Carassius Auratus    Ter 04 Fev 2014, 21:09Responder ao tópico

Boas
ok
O filtro é chinês mas só lhe aproveitei a bomba de agua que é de 550l\h e só o escolhi porque funciona tipo sump mas interno e devido ao espaço que tem dentro para colocar elementos filtrante.
Neste momento estou a conseguir manter os níveis a 0 de NO2, NO3 e o ph 7.
Mas a ideia é fazer um tanque com 500l ou 1000l dependendo do preço do vidro de 2 cm espessura para já tenho este, afim de me dar algum tempo para construir um pelas minha próprias mãos.
E com relação aos diformismos sexuais já dá para tirar algumas conclusões estou curioso para saber se tenho mais machos ou femeas.

Mara Silva

MensagemAssunto: Re: Ajuda a distinguir sexo de Carassius Auratus    Ter 04 Fev 2014, 23:28Responder ao tópico

550 l/h é pouco para essa litragem, fica atento aos parametros, mais uns cm nos peixes e podes vir a ter prolemas.
A sexagem é complicada. O ideal é na altura em que os machos começam a correr atrás das fêmeas que nem doidos. Notas logo porque os perseguidores normalmente apresentam uma série de pontinhos nos operculos. Existe outro método,mas é dificil não só de explicar como também requer alguma práctica. No entanto, só quando eles atingem a maturidade sexual é que consegues observar esse comportamento. Vais ter que esperar mais um tempo até conseguires identificar os machos e fêmeas. Já agora, a que temperatura está o aquário?

-- Assinatura --
Cumpts.
Mara Silva

Mara Silva

MensagemAssunto: Re: Ajuda a distinguir sexo de Carassius Auratus    Ter 04 Fev 2014, 23:37Responder ao tópico

Falaste que plantas tinhas fetos e anubias e outras que pelos vistos já estavam a servir de alimento, certo?
Ou seja, tens plantas plantadas no areão? E já agora, qual a altura de areão que tens?

-- Assinatura --
Cumpts.
Mara Silva

zedferreira

Recém chegado
Recém chegado

MensagemAssunto: Re: Ajuda a distinguir sexo de Carassius Auratus    Ter 04 Fev 2014, 23:46Responder ao tópico

Há dois vasos que estavam a servir de alimento, mas os fetos e anubia não.
O areão deve estar com 1 cm a 1.5 cm

zedferreira

Recém chegado
Recém chegado

MensagemAssunto: Re: Ajuda a distinguir sexo de Carassius Auratus    Ter 04 Fev 2014, 23:59Responder ao tópico

Mara Silva

MensagemAssunto: Re: Ajuda a distinguir sexo de Carassius Auratus    Qua 05 Fev 2014, 00:02Responder ao tópico

Quanto menos areão melhor. Para além de acumular lixarada ( convém sifonares com frequência) perante alguns problemas que tive com os meus peixes de água fria, a conclusão foi que o areão é um "óptimo condutor" para organismos causadores de doenças. Noutras espécies tem pouca importância, mas com peixes de água fria não convém ter muito areão.

-- Assinatura --
Cumpts.
Mara Silva

Mara Silva

MensagemAssunto: Re: Ajuda a distinguir sexo de Carassius Auratus    Qua 05 Fev 2014, 00:06Responder ao tópico

Se queres as plantas a servir de alimento tira-as dos vasinhos ( essa espécie de algodão emvolta das raízes é um perigo) e deixa-as a flutuar, eles enchem a barriguinha.

Varia a alimentação, quando deres flocos certifica-te que já vão bem húmidos e tenrinhos, faz-lhes uma papa caseira de legumes e umas ervilhitas cozidas sem casca partidas em bocadinhos uma vez por semana. Nada de comidas que contenham um elevado teor de proteínas, só mesmo as especificas para peixes de água fria (geralmente têm menos proteínas)

-- Assinatura --
Cumpts.
Mara Silva

zedferreira

Recém chegado
Recém chegado

MensagemAssunto: Re: Ajuda a distinguir sexo de Carassius Auratus    Qua 05 Fev 2014, 00:16Responder ao tópico

http://imageshack.com/a/img812/301/8lv5.jpg
http://imageshack.com/a/img836/7368/8u03.jpg

zedferreira

Recém chegado
Recém chegado

MensagemAssunto: Re: Ajuda a distinguir sexo de Carassius Auratus    Qua 05 Fev 2014, 00:17Responder ao tópico

zedferreira

Recém chegado
Recém chegado

MensagemAssunto: Re: Ajuda a distinguir sexo de Carassius Auratus    Qua 05 Fev 2014, 00:19Responder ao tópico

Que tal as fotos da para ajudar a perceber algum disformismo.

Mara Silva

MensagemAssunto: Re: Ajuda a distinguir sexo de Carassius Auratus    Qua 05 Fev 2014, 00:23Responder ao tópico

Estão engraçados os peixes. Umas oranditas, uns telescópios, não esquecer as recomendações que te fiz há pouco acerca da alimentação. Ajuda a marcar uma diferença notável na saúde desses grandalhões.Mas
Quanto ao diformismo parecem-me novinhos, dá-lhes tempo, tens que ter paciência, mal a temperatura comece a subir, se eles tiverem maturidade facilmente os distingues. Até atingirem a maturidade népias.

-- Assinatura --
Cumpts.
Mara Silva

zedferreira

Recém chegado
Recém chegado

MensagemAssunto: Re: Ajuda a distinguir sexo de Carassius Auratus    Qua 05 Fev 2014, 00:27Responder ao tópico

Temperatura eu tenho o aquário a 24 graus.

Mara Silva

MensagemAssunto: Re: Ajuda a distinguir sexo de Carassius Auratus    Qua 05 Fev 2014, 00:32Responder ao tópico

A essa temperatura estás a acelerar-lhe o metabolismo, não é muito conveniente. Baixa lá isso meio grau por dia até ir para os 22º que eles gostam, o camarão aguenta e os caracóis também. Para além de haver outros motivos para os manter abaixo dos 24ºC, mas isso são outros assuntos que não vale a pena prolongar. Eu tenho os meus a 20º e estão mais que confortáveis, e se não fosse pela oranda ainda baixava mais.

-- Assinatura --
Cumpts.
Mara Silva

zedferreira

Recém chegado
Recém chegado

MensagemAssunto: Re: Ajuda a distinguir sexo de Carassius Auratus    Qua 05 Fev 2014, 00:43Responder ao tópico

Então estou a ver que só no verão e que eles começam a fase de reprodução?

zedferreira

Recém chegado
Recém chegado

MensagemAssunto: Re: Ajuda a distinguir sexo de Carassius Auratus    Ter 17 Fev 2015, 22:17Responder ao tópico

Bem já passou 1 ano os meus pequenos estão bem maiores um deles já se consegue destingir o sexo, os outros ainda tenho algumas duvidas.

Nota-se bem as pintinhas e os esporões na barbatana

Última edição por zedferreira em Ter 17 Fev 2015, 22:30, editado 1 vez(es)

zedferreira

Recém chegado
Recém chegado

MensagemAssunto: Re: Ajuda a distinguir sexo de Carassius Auratus    Ter 17 Fev 2015, 22:22Responder ao tópico

zedferreira

Recém chegado
Recém chegado

MensagemAssunto: Re: Ajuda a distinguir sexo de Carassius Auratus    Ter 17 Fev 2015, 22:23Responder ao tópico

zedferreira

Recém chegado
Recém chegado

MensagemAssunto: Re: Ajuda a distinguir sexo de Carassius Auratus    Ter 17 Fev 2015, 22:24Responder ao tópico

zedferreira

Recém chegado
Recém chegado

MensagemAssunto: Re: Ajuda a distinguir sexo de Carassius Auratus    Ter 17 Fev 2015, 22:25Responder ao tópico

zedferreira

Recém chegado
Recém chegado

MensagemAssunto: Re: Ajuda a distinguir sexo de Carassius Auratus    Ter 17 Fev 2015, 22:26Responder ao tópico

zedferreira

Recém chegado
Recém chegado

MensagemAssunto: Re: Ajuda a distinguir sexo de Carassius Auratus    Ter 17 Fev 2015, 22:27Responder ao tópico

Conteúdo patrocinado

MensagemAssunto: Re: Ajuda a distinguir sexo de Carassius Auratus    Responder ao tópico

Ajuda a distinguir sexo de Carassius Auratus

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo 
Página 1 de 1

Permissão deste fórum:Você não pode responder aos tópicos neste fórum
Peixefauna :: Água Doce ::  Dúvidas e Perguntas-