Peixefauna
Bem-vindo(a) ao fórum PeixeFauna.
Para poder aceder livremente à nossa comunidade, terá que efectuar Login.
Se ainda não é membro registe-se agora.

InícioInício  Conectar-seConectar-se  Registrar-seRegistrar-se  
Aquoporto

Montagem de Aquário 80l

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo 
Ir à página : 1, 2  Seguinte
AutorMensagem

Joselgcosta

Membro
Membro

Nome Real : José Costa
Gostos : 1

MensagemAssunto: Montagem de Aquário 80l   Sab 01 Fev 2014, 18:24Responder ao tópico

Boa tarde a todos!

Após a minha aventura num aquário de 20l, e que ainda perdura, no final do ano passado ofereceram-me um aquário de 80l que me encontro a montar entretanto para fazer o upgrade...

Após ter adquirido o que necessitava para fazer o hardscape, e ainda estou à espera de umas plantas, todas lowtech, para finalizar a montagem antes de o encher com água, tenho umas dúvidas (não sei se é o melhor local ou não, mas penso que sim)...

Fotos da montagem:

A minha ideia era colocar neste aquário, além das 5 corydoras habrosus e 4 rasbora galaxy (ainda podem sofrer aumentos dos respectivos cardumes) que tenho no aquário de 20l, um casal de ciclideos anões e um casal de Chaetostoma Thomasi... A minha dúvida é a seguinte: qual o casal de ciclideos anões mais aconselhados para este aquário comunitário, sendo que ainda vai ter algumas plantas e tem uma ânfora de barro e uma casca de coco como esconderijos.

O setup do aquário é:
65cm compr. x35cm alt. x35cm prof.
JBL Cristalprofi E700
Calha em LED
Termóstato Tecatlantis Easyklim 100w
Substrato de areão negro
Tronco de madeira Jati
Pedras Dragonstone

Parâmetros da água a ser utilizada:
pH: 6,8
GH: <3
KH: 3ºd

Agradeço sugestões quanto à fauna e também se quiserem opinar acerca do hardscape, estão à vontade!

Cumprimentos e muito obrigado!

Última edição por Joselgcosta em Qui 06 Fev 2014, 13:26, editado 6 vez(es) (Razão : Alteração dos parâmetros da água)

Nuno Jesus

Moderador EspecificoPeixeFauna

Nome Real : Nick - NGOD
Gostos : 49

MensagemAssunto: Re: Montagem de Aquário 80l   Sab 01 Fev 2014, 23:02Responder ao tópico

Não consegui ver as imagens, mas pelo setup e parâmetros diria para procurares por apistogramas e escolher uma espécie que gostes e melhor se enquadrem nos parâmetros

Abraço

-- Assinatura --
ModeradorEspecífico dos Sub-Fóruns de Iniciação à Água Doce/Dúvidas e Perguntas

Joselgcosta

Membro
Membro

MensagemAssunto: Re: Montagem de Aquário 80l   Seg 03 Fev 2014, 13:22Responder ao tópico

Penso que o problema dos links deve estar resolvido, NGOD, pelo menos parece-me que sim!

Quanto aos apistogrammas, vou ter de averiguar melhor qual será a que melhor se enquadra nos parâmetros da minha água!

Obrigado!

Francisco Ramalho

Administ.PeixeFauna
Administ.PeixeFauna

Nome Real : Francisco Ramalho
Gostos : 407

MensagemAssunto: Re: Montagem de Aquário 80l   Ter 04 Fev 2014, 23:45Responder ao tópico

Tem potencial esse aquário, ficamos a aguardar novidades.

-- Assinatura --
fjmr123
Francisco Ramalho

AdminístradorPeixeFauna

Sandra Costa

Moderador GeralPeixeFauna

Nome Real : Sandra Costa
Gostos : 89

MensagemAssunto: Re: Montagem de Aquário 80l   Qua 05 Fev 2014, 12:11Responder ao tópico

Quais as plantas que vais colocar?
Pessoalmente nao gosto da anfora...
Eu tenho apistogrammas hongsloi gosto muito deles Wink

Joselgcosta

Membro
Membro

MensagemAssunto: Re: Montagem de Aquário 80l   Qua 05 Fev 2014, 14:03Responder ao tópico

Francisco Ramalho escreveu:
Tem potencial esse aquário, ficamos a aguardar novidades.

Eu também acho que tem algum potencial, não sou muito experiente nestas matérias, só espero é que corra bem e amanhã já deve haver fotos novas. Obrigado pelo elogio, Francisco!

Sandra Costa escreveu:
Quais as plantas que vais colocar?
Pessoalmente nao gosto da anfora...
Eu tenho apistogrammas hongsloi gosto muito deles Wink

As plantas que adquiri foram uns pés de Egeria Densa, Hygrophila Polysperma e Ceratophyllum demersum 'foxtail', e uma dose de Lemna minor... O tronco, em princípio, vai levar musgo de java e fetos de java que tenho noutro aquário.
Eu também não gosto muito da cor da ânfora, acho que fica a destoar mas como estou a pensar colocar um casal de Chaestotoma Thomasi serve de esconderijo para eles, e para tentar camuflar a ânfora, estou a pensar amarrar um pouco de musgo de java, não sei se será boa ideia ou não...
Nunca ouvi falar dessa espécie de apistogrammas, vai ser mais uma para a lista de escolhas, até gostei muito deles também Wink

Sandra Costa

MensagemAssunto: Re: Montagem de Aquário 80l   Qua 05 Fev 2014, 16:44Responder ao tópico

A anfôra podes substituir por uma metade de coco+musgo, fica mais natural..
Não colocaste substrato fertil, vais usar que fertilização?

Não te esqueças de tirar foto para nos mostarres assim que colocares as plantas e a agua Wink

Joselgcosta

Membro
Membro

MensagemAssunto: Re: Montagem de Aquário 80l   Qua 05 Fev 2014, 17:40Responder ao tópico

A minha ideia da ânfora é proporcionar esconderijo para os Chaestotoma e vou adicionar uma metade de casca de coco (já com musgo instalado e dois mini-fetos de java) que tenho no outro aquário à posteriori como esconderijo para o casal de ciclideos anões.

Não, não vou colocar substrato fértil, e não estava a pensar fazer fertilização, mas posso ponderar utilizar uma fertilização liquida.

Eu vou tirar fotos a todo o processo e depois irei colocá-las assim que montar o aquário, amanhã já deve haver fotos Wink

Sandra Costa

MensagemAssunto: Re: Montagem de Aquário 80l   Qua 05 Fev 2014, 17:43Responder ao tópico

Ficamos a espera da foto-montagem Wink

Joselgcosta

Membro
Membro

MensagemAssunto: Re: Montagem de Aquário 80l   Qua 05 Fev 2014, 18:30Responder ao tópico

Primeiras fotos da montagem (não resisti a esperar lol):

Ânfora com um pouco de musgo, não deu pra mais porque o tronco levou-mo quase todo Very Happy

Tronco com o musgo e fetos de java, deu uma trabalheira fazer isto mas penso que até ficou melhor do que esperava!

Última edição por Joselgcosta em Qua 05 Fev 2014, 18:35, editado 2 vez(es)

Joselgcosta

Membro
Membro

MensagemAssunto: Re: Montagem de Aquário 80l   Qua 05 Fev 2014, 18:31Responder ao tópico

Com a ânfora e o tronco nos respectivos locais:

Agora a parte mais complicada: plantar os pés todos que tenho!

Joselgcosta

Membro
Membro

MensagemAssunto: Re: Montagem de Aquário 80l   Qua 05 Fev 2014, 19:27Responder ao tópico

Ufa, a montagem está terminada... Penso que fico dentro do que tinha planeado mentalmente, até acho que ficou melhor do que estava à espera :p

Podem dar a vossa opinião Wink

Nuno Jesus

MensagemAssunto: Re: Montagem de Aquário 80l   Qua 05 Fev 2014, 22:01Responder ao tópico

Para mim tirando a pucara está muito bom.....

-- Assinatura --

Mara Silva

Gostos : 137

MensagemAssunto: Re: Montagem de Aquário 80l   Qua 05 Fev 2014, 22:17Responder ao tópico

Está engraçada a montagem. Essas elódeas num mês estão o dobro, o que te vai permitir replantar e fazer uma moita mais compacta, fica porreiro. Mas não seria má ideia fazeres fertilização liquida. Os musgos, fetos e elódeas não requerem grande fertilização, mas as restantes, não sei não. E depois há o factor algas, se não fizeres fertilização e tiveres uma boa iluminação, ai não tarda nada tens os vidro verdinhos.  Very Happy Quando esse musgo alastrar e cobrir quase todo o tronco e os fetos ganharem mais tamanho vai ficar espectacular. O contraste ente ambos é muito bonito.

-- Assinatura --
Cumpts.
Mara Silva

ModeradorEspecífico do Sub-Fórum Viviparos

Joselgcosta

Membro
Membro

MensagemAssunto: Re: Montagem de Aquário 80l   Qui 06 Fev 2014, 10:00Responder ao tópico

NGOD escreveu:
Para mim tirando a pucara está muito bom.....

A ânfora poderá ser substituída mais tarde, caso não consiga que o musgo a cubra, mas para já vai manter-se assim...
Obrigado pelo elogio, NGOD! Wink

Mara Silva escreveu:
Está engraçada a montagem. Essas elódeas num mês estão o dobro, o que te vai permitir replantar e fazer uma moita mais compacta, fica porreiro. Mas não seria má ideia fazeres fertilização liquida. Os musgos, fetos e elódeas não requerem grande fertilização, mas as restantes, não sei não. E depois há o factor algas, se não fizeres fertilização e tiveres uma boa iluminação, ai não tarda nada tens os vidro verdinhos.  Very Happy Quando esse musgo alastrar e cobrir quase todo o tronco  e os fetos ganharem mais tamanho vai ficar espectacular. O contraste ente ambos é muito bonito.

Obrigado pelos elogios, Mara Silva! Foi a minha primeira montagem mais a sério, e acho que não me safei muito mal Razz Quem mas vendeu, também já me tinha avisado que iria ter de podar frequentemente as elódeas, pois crescem bastante e mesmo assim, tive de podar uma delas antes de plantar, tinha prai 50cm de altura! Acho que vou seguir a tua opinião, e vou fazer fertilização líquida em pequenas quantidades, eu até pensei que com fertilização as algas pudessem aparecer com mais facilidade mas pelos vistos estava enganado Very Happy A parte que mais gosto é mesmo a decoração do tronco, nas fotos não faz muito contraste, mas ao vivo é bem mais bonito e contrasta bastante, foi uma tarefa morosa mas gostei muito do aspecto final! E a ideia é exactamente essa, é deixar que o musgo cubra o tronco todo, mesmo nas laterais, vai dar mais verde ao aquário Wink

Cumprimentos e obrigado pela ajuda e pelas opiniões!

Joselgcosta

Membro
Membro

MensagemAssunto: Re: Montagem de Aquário 80l   Qui 06 Fev 2014, 15:42Responder ao tópico

Agora vem a difícil escolha da fauna: queria acolher neste aquário um casal de cíclideos anões sul americanos, ando um bocado tentado em comprar um casal de ramirezzi's mas pelo que li são peixes muito sensíveis, por isso ando à procura de sugestões para um casal para lá colocar, pois queria uma espécie que fosse resistente.
A Sandra sugeriu que fosse ver os Apistogrammas Hongsloi, mas queria mais sugestões!

Acabei de medir os parâmetros da água e foram os seguintes:
pH: 6,8
KH:3ºd
GH: <3

Cumprimentos

Nuno Jesus

MensagemAssunto: Re: Montagem de Aquário 80l   Qui 06 Fev 2014, 15:53Responder ao tópico

Boas eu tenho estes do link e com um ph superior ao teu, convém teres um trio 1m 2f.

http://www.peixefauna.com/t4601-apistogramma-sp-abacaxis-a227-a228

-- Assinatura --

Joselgcosta

Membro
Membro

MensagemAssunto: Re: Montagem de Aquário 80l   Qui 06 Fev 2014, 16:06Responder ao tópico

É mais uma opção a ter em consideração, NGOD, e também gostei bastante destes exemplares, estou a ver que não vai ser uma escolha fácil! Apesar que os apistogramma abacaxi parece ser um pouco difíceis de se encontrar :/

Cumprimentos

Sandra Costa

MensagemAssunto: Re: Montagem de Aquário 80l   Qui 06 Fev 2014, 16:08Responder ao tópico

Ficou muito lindo o aquario Wink
Para 1ª montagem estiveste muito bem  :cheers: 

Joselgcosta

Membro
Membro

MensagemAssunto: Re: Montagem de Aquário 80l   Qui 06 Fev 2014, 16:12Responder ao tópico

Sandra Costa escreveu:
Ficou muito lindo o aquario Wink
Para 1ª montagem estiveste muito bem  :cheers: 

Muito obrigado pelos elogios, Sandra! Wink
Deu um bocado de trabalho em ficar assim, mas fiquei muito satisfeito com o resultado final Wink principalmente sendo uma primeira montagem lol

Nuno Jesus

MensagemAssunto: Re: Montagem de Aquário 80l   Qui 06 Fev 2014, 18:02Responder ao tópico

Joselgcosta escreveu:
É mais uma opção a ter em consideração, NGOD, e também gostei bastante destes exemplares, estou a ver que não vai ser uma escolha fácil! Apesar que os apistogramma abacaxi parece ser um pouco difíceis de se encontrar :/

Cumprimentos

Foi um membro do fórum que me vendeu Fábio silva. Ele faz criação de algumas espécies de apistogrammas.

Joselgcosta

Membro
Membro

MensagemAssunto: Re: Montagem de Aquário 80l   Qui 06 Fev 2014, 18:14Responder ao tópico

Obrigado pela informação, NGOD! Smile É sempre bom saber isso, vou ver se falo com ele!

Cumps

Joselgcosta

Membro
Membro

MensagemAssunto: Re: Montagem de Aquário 80l   Sex 07 Fev 2014, 17:35Responder ao tópico

Após investigar um pouco, já reduzi o leque dois dos possíveis casais que quero colocar neste aquário, considerando o que consigo arranjar aqui pelas redondezas, e tive em atenção aos parâmetros tolerados pelos mesmos em relação à água do meu aquário...

Um dos casais, o de ciclideos anões, deverá ser entre os Apistogramma Cacatuoides Triple Red ou os Mikrogeophagus Ramirezzi, são os que estão mais ao meu gosto e consigo arranjar com relativa facilidade Wink

A outra questão prende-se com o casal de ancistrus que ando indeciso entre os Ancistrus Temminckii ou os Chaetostoma Thomasi.

Preciso de opiniões dentro das escolhas que dei para encomendar a fauna com alguma antecedência Wink

Agradeço as sugestões dadas pelo NGOD e pela Sandra Costa, mas são espécies que tenho dificuldade em conseguir, pois tenho preferência em ir buscá-las em mão.

Cumprimentos

Joselgcosta

Membro
Membro

MensagemAssunto: Re: Montagem de Aquário 80l   Qua 12 Fev 2014, 13:08Responder ao tópico

Boas tardes!

Vim cá fazer uma actualização (com fotos) do meu aquário, após uma semana de ter iniciado o ciclo. Nos primeiros dias, a água tinha um tom esverdeado e durante o fim de semana, apareceram uns pontos com algas de cor branca, com um aspecto semelhante a algodão, mais notório a nível das ventosas e nalguns tufos de musgo de java. E fiz a adição de bactérias nitrificantes, durante 3 dias para acelerar o ciclo, e verifiquei, no sábado, que os valores de NO3 estava na casa dos 25.
Na 2ªfeira, fiz com uma boa TPA, cerca de 20%, e o água ganhou um tom mais cristalino e aspirei um pouco essas algas e reduzi a alimentação  dos invertebrados, e adicionei um Ottocinclus Affinis que tinha no outro aquário para ajudar a limpá-las... Até agora, o Otto mantêm-se de boa saúde e até parece que ganhou outra vitalidade, está mais desinibido em relação ao aquário onde estava anteriormente... Após a TPA, os parâmetros da água estabilizaram nos valores que tinha no aquário de 20l que são:

pH:6,4
KH: <3
GH: 3º
NO2:0
NO3:10

Fauna:
1 Ottocinclus Affinis
Planorbis Corneus
Physas sp.
1 anentome helena (para ir controlando a população de invertebrados)

Flora:
Egeria Densa (à esq)
Hygrophila Polysperma (à direita)
Ceratophyllum demersum 'Foxtail' (centro traseira)
Fetos de Java
Musgo de Java

Agora as fotos

Como devem ter reparado na última foto, as folhas das elódeas aparecem comidas, mas isto aconteceu ainda antes de adicionar o Otto no aquário, o resto da flora continua de boa saúde, a Hygrophila está a lançar raízes e a foxtail está a ganhar densidade. Actualmente estou a fazer 8h diárias de iluminação LED.
A pergunta que coloco é: Será que os invertebrados andam a comer as egeria? Ou será por outro motivo?
É melhor iniciar uma fertilização líquida? Se sim, qual o melhor produto relação preço/qualidade?

Cumprimentos

Vera Santos

Old SchoolPeixeFaunaOld SchoolPeixeFauna

Gostos : 499

MensagemAssunto: Re: Montagem de Aquário 80l   Qua 26 Mar 2014, 01:22Responder ao tópico

Novidades?

Conteúdo patrocinado

MensagemAssunto: Re: Montagem de Aquário 80l   Responder ao tópico

Montagem de Aquário 80l

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo 
Página 1 de 2Ir à página : 1, 2  Seguinte

Permissão deste fórum:Você não pode responder aos tópicos neste fórum
Peixefauna :: Água Doce ::  Ciclideos :: Ciclídeos Americanos :: Cíclideos Sul Americanos - Anões-