Peixefauna
Bem-vindo(a) ao fórum PeixeFauna.
Para poder aceder livremente à nossa comunidade, terá que efectuar Login.
Se ainda não é membro registe-se agora.

InícioInício  LoginLogin  Registrar-seRegistrar-se  
Aquoporto

Que Peixes tenho eu no aquário?

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo 
AutorMensagem

johnny12

Recém chegado
Recém chegado

Gostos : 1

MensagemAssunto: Que Peixes tenho eu no aquário?    Sab 25 Jan 2014, 14:20Responder ao tópico

Olá pessoal

Bem sou novo no forum e também a cuidar de peixes.

Uma amiga da minha mãe deu-lhe vários peixes que ela tinha num tanque, e colocamos-los num aquário aproximadamente com 60 litros, o problema é que não sabemos que raça são os peixes.

encontrei uma foto na Internet de um peixe que é igual aos meus, ou pelo menos a 9 dos meus 11 pois os outros 2 são os maiores e complicados de saber se a raça é a mesma....

Basicamente tenho 5 pequenos com cerca de 3 cm ou menos depois 4 grandes com cerca de 6 cm e depois mais 2 enormes com cerca de 10 cm e maior parte são assim

isto é o que? posso ter no aquário?

Obrigado  Very Happy 

José A. Campos

Moderador EspecificoPeixeFauna

Nome Real : nick - jadsc
Gostos : 72

MensagemAssunto: Re: Que Peixes tenho eu no aquário?    Sab 25 Jan 2014, 14:45Responder ao tópico

Isso parece uma carpa....
Ela precisa é de lagos e não de aquários... Digo eu

-- Assinatura --
só sei que nada sei (Sócrates)
por isso cá estou para aprender

J.C.

ModeradorEspecífico do Sub-Fórum As Nossas Montagens

Mara Silva

Gostos : 137

MensagemAssunto: Re: Que Peixes tenho eu no aquário?    Sab 25 Jan 2014, 15:57Responder ao tópico

Boa tarde

Isso é uma carpa, ou seja, peixe inapropriado para aquários. O local ideal são lagos, são peixes que crescem imenso e requerem muito espaço e muita filtragem. 60 litros nem para meia carpa chega.

-- Assinatura --
Cumpts.
Mara Silva

ModeradorEspecífico do Sub-Fórum Viviparos

johnny12

Recém chegado
Recém chegado

MensagemAssunto: Re: Que Peixes tenho eu no aquário?    Sab 25 Jan 2014, 16:28Responder ao tópico

Então o que eu tenho ainda são muito pequenos pois cabem lá e ainda sobra, mesmo assim, obrigado pela informação.

Mara Silva

MensagemAssunto: Re: Que Peixes tenho eu no aquário?    Sab 25 Jan 2014, 21:45Responder ao tópico

Tens 9 peixes, e sobra? Não tarda nada tens os peixes todos a morrer sem encontrares uma explicação.
Não fazes ideia da "poluição" que um peixe desses te "envia" para a água. Não vais conseguir manter parametros estáveis

-- Assinatura --
Cumpts.
Mara Silva

johnny12

Recém chegado
Recém chegado

MensagemAssunto: Re: Que Peixes tenho eu no aquário?    Dom 26 Jan 2014, 12:49Responder ao tópico

Tenho um filtro da agua e aspiro os dejectos dos peixes, tento manter o mais limpo possível, e vou dar alguns a um vizinho, e tentar dar a alguém com lago...

o aquário não é muito pequeno mede (60 -) (32 |) (29 /) o que a calcular o volume da aproximadamente 55 litros de agua.... mas os peixes maiores medem 10 cms (tenho 2) logo precisava de 6 em fila para ocupar o comprimento e 3 em fila para ocupar a largura.... os outros são todos mais pequenos

dg12

Membro
Membro

Gostos : 2

MensagemAssunto: Re: Que Peixes tenho eu no aquário?    Dom 26 Jan 2014, 16:48Responder ao tópico

Viva johnny12,

Desculpa intervir mas desta forma... Mas para responder ao teu comentário acima... Conseguias viver todos os dias da tua vida numa casa de banho com o resto da tua família também? Porque estás a fazer as contas para eles ficarem todos espalmados dentro do aquário lolol

Esse aquário não dá para os peixes que tens dentro. Normalmente as pessoas seguem a regra de 1cm de peixe adulto por litro real de aquário. Já o facto de a aquariofilia basear-se em meter seres vivos que estão habituados a grandes volumes de água confinados a uma caixa de vidro, tenha ela a dimensão que tenha... Não podemos piorar a situação com atitudes dessas!

Penso que deverias ler alguns tópicos por aqui sobre as regras gerais, ciclo, parâmetros e necessidade de espécies de peixes... E depois pensar no que estás a fazer.

cumprimentos,
David

johnny12

Recém chegado
Recém chegado

MensagemAssunto: Re: Que Peixes tenho eu no aquário?    Dom 26 Jan 2014, 22:24Responder ao tópico

David....

Eu não estou a fazer nada, eu vim aqui tirar um duvida e agradeço por me terem respondido e ajudado a compreender as coisas, se eu tenho mais peixes do que devia ou um local demasiado pequeno para os ter eu não sabia, também foi por isso que vim aqui perguntar, e nem entres na historia da "viver na casa de banho" que basicamente é assim que vivem todos os peixes em aquários.

Se tivesse um hobby ou trabalho a envolver os peixes, provavelmente varria este forum de uma ponta a outra (como ja fiz com outros) agora, eu vim aqui tirar duvidas como já referi, podia simplesmente não quer saber dos peixes, "quando morressem morriam quando tivessem grandes comia"
ok?

Abraço

José Elias

Old SchoolPeixeFaunaOld SchoolPeixeFauna

Nome Real : Jose Elias Aka CyberJ
Gostos : 148

MensagemAssunto: Re: Que Peixes tenho eu no aquário?    Seg 27 Jan 2014, 12:00Responder ao tópico

Boas Johnny

Antes de mais, não é preciso entra em conflitos, como é obvio, a tua vinda ao forum demonstra preocupação pelos peixes que tens...

Realmente, ter carpas num aquario é completamente errado, nem eu no meu aquario de 400 litros iria colocar uma carpa, quanto mais em 50L...

A minha opinião é que te deverias livrar de todas as carpas, claro que quando digo livrar, é oferecer ou vender a quem tenha condições para as manter...

Depois colocarias peixes pequenos, no maximo 5cms em adultos..

Que tipo de filtragem tens?

johnny12

Recém chegado
Recém chegado

MensagemAssunto: Re: Que Peixes tenho eu no aquário?    Seg 27 Jan 2014, 13:03Responder ao tópico

Boas José,

Tenho uma filtragem de 60 litros comprei em uma loja que vende coisas de aquários, também tirei logo mal soube que não cabiam, as pedras para terem mais espaço o que também facilita a limpeza do fundo, o meu pai ira dar a um amigo que tem um lago.

José Elias

Old SchoolPeixeFaunaOld SchoolPeixeFauna

Nome Real : Jose Elias Aka CyberJ
Gostos : 148

MensagemAssunto: Re: Que Peixes tenho eu no aquário?    Seg 27 Jan 2014, 20:26Responder ao tópico

Uma filtragem de 60l???? Não me parece, nem conheço nenhum filtro de 60l... O mínimo que vi foram 300l/h..

Marca e modelo? Sabes?

É interno, biobox, cascata, ou externo?

johnny12

Recém chegado
Recém chegado

MensagemAssunto: Re: Que Peixes tenho eu no aquário?    Seg 27 Jan 2014, 22:01Responder ao tópico

É um aparelho que filtra a agua, para aquários com 60l

o meu pai ja arrumou a caixa mas é parecido com este, só muda a cor e pouco mais, da para por de varias maneiras, em cascata, interno etc utiliza carvão e uma esponja

encontrei na Internet é: Filtro Sunny Spf-200 60 litros

igual a este

Mara Silva

MensagemAssunto: Re: Que Peixes tenho eu no aquário?    Seg 27 Jan 2014, 22:21Responder ao tópico

Aix, que essa até a mim doeu. Desculpa a honestidade, e não a encares como uma critica, que eu não estou cá para isso, apenas para ajudar, todos cometemos erros quando desconhecemos determinados assuntos, o que realmente interessa é ter vontade de solucioná-los, e tu como é óbvio tens esse interesse. Agora o porquê do aix que me doeu. Esse filtro = zerinho. É interno, tem pouca capacidade para matérias filtrantes, entre outras coisas, para não falar que esse carvão deve ser retirado.

Peixes de água fria = peixes grandes, libertadores de altas "dosagens" de amónia, seja sob a forma de respiração, seja sob a forma de fezes.

Resumindo, um aquário com peixes de água fria ( e já nem incluo carpas, porque essas ainda pior, incluo os seus "descendentes", os conhecidos peixes vermelhos, como cometas e orandas) requer uma grande litragem e a melhor filtragem possível. Muita litragem não só pelo tamanho dos peixes, mas também pela quantidade de "poluentes" que libertam para a água. Boa filtragem, muito mais que um pequeno filtro interno que nem sequer tem capacidade para filtração biológica. Só para teres uma ideia eu tenho 2 filtros externos a totalizar um caudal 15 x superior á litragem do aquário, tenho uma filtração biológica mais que reforçada e mesmo assim, não posso descurar nem tpas nem limpezas de filtros.

Se eu já te tinha alertado que em breve terias problemas, agora reforço essa afirmação.

Mas já agora, foste um pouco vago nas informações que deste. Afinal há quanto tempo montaste o aquário? Fizeste ciclo? Quando introduziste os peixes?

-- Assinatura --
Cumpts.
Mara Silva

johnny12

Recém chegado
Recém chegado

MensagemAssunto: Re: Que Peixes tenho eu no aquário?    Ter 28 Jan 2014, 00:14Responder ao tópico

Eu sei lá um dia apareço e estavam os peixes la em frascos e eu fiquei do tipo "olha um peixe ao vivo nunca tinha visto" o meu pai reclamou porque não queria os peixes mas do nada foi buscar o aquário ao sótão e la meteu os peixes la dentro, bem isto foi la para o dia 7/8 de Janeiro, mais digo uma coisa se as "carpas" viviam num tanque cheio de lodo e sem ninguém lhes por comida agora estão tipo em um hotel, o ciclo é o que? se calhar ja fiz digo eu! Acho que tenho lá um cometa foi ver a net e é parecido, demasiado até, vermelho com partes prateadas... e tenho outro laranja e preto (também existe carpas dessa cor?)

orandas que peixe feio....

Mara Silva

MensagemAssunto: Re: Que Peixes tenho eu no aquário?    Ter 28 Jan 2014, 00:28Responder ao tópico

johnny12 escreveu:
Eu sei lá um dia apareço e estavam os peixes la em frascos ( isso é muito incorrecto) e eu fiquei do tipo "olha um peixe ao vivo nunca tinha visto" o meu pai reclamou porque não queria os peixes mas do nada foi buscar o aquário ao sótão e la meteu os peixes la dentro, bem isto foi la para o dia 7/8 de Janeiro, mais digo uma coisa se as "carpas" viviam num tanque cheio de lodo e sem ninguém lhes por comida agora estão tipo em um hotel, ( enganas-te as carpas em tanque vivem numa espécie de céu, nem é assim tão necessário alimentá-las quanto pensas, os tanques exteriores estão cheios de microorganismos e algas que fazem parte da alimentação natural delas) o ciclo é o que? ( podes ver aqui http://www.peixefauna.com/t9786-capitulo-iv-manual-do-aquariofilista-iniciante-o-ciclo-do-azoto )se calhar ja fiz digo eu! Acho que tenho lá um cometa foi ver a net e é parecido, demasiado até, vermelho com partes prateadas...  e tenho outro laranja e preto (também existe carpas dessa cor?) Devem ser cometas, se metesses foto ajudava

orandas que peixe feio... Não digas isso, as orandas são fofinhas, há imensas resultantes das varias mutações, tudo depende das orandas .

-- Assinatura --
Cumpts.
Mara Silva

johnny12

Recém chegado
Recém chegado

MensagemAssunto: Re: Que Peixes tenho eu no aquário?    Ter 28 Jan 2014, 00:43Responder ao tópico

Eu vou tentar meter uma foto amanha, mas elas em um tanque estão sempre acumular o amónio e os cenas tóxicos não morrem? eu mudo metade da agua do aquário 1x por semana (o meu pai diz que se mudarmos a agua toda de uma vez eles morrem) posso por lá um planta só para tirar o azoto?(uma pequena como quem não quer a coisa)

outra coisa eles dormem de olhos abertos? tipo ficam hipnotizados isso é dormir?

Mara Silva

MensagemAssunto: Re: Que Peixes tenho eu no aquário?    Ter 28 Jan 2014, 13:24Responder ao tópico

Olá

Relativamente ás tuas dúvidas acerca do tanque, pode-se dizer que um tanque é um "Semi habitat natural" onde de forma natural se reproduzem organismos benéficos que controlam esses factores, coisa que não sucede num aquário.
O teu pai está correcto, não se pode trocar a água toda pois isso desequilibra o sistema, alterando parametros, e a alteração de parametros ajuda no desenvolvimento de doenças dos peixes, daí ser aconselhado fazerem-se tpas. O ideal seria comprares um teste de amónia e nitritos para controlo dos seus níveis pelo menos até decidires dar uma casa correcta a esses habitantes, e um filtrozito em condições facilitaria a tua vida. Mediante os resultados dos testes aí poderias "estudar" melhor o esquema das tpas.
Plantas, ora bem, os peixes de água fria adoram comer plantas, ou seja,poucas espécies de plantas se aguentam com eles. Existem no entanto algumas que lhes resistem, mas para ajudar no controlo da qualidade da água o ideal seria umas plantas flutuantes de porte médio ou grande, resistem mais aos ataques deles e são óptimas consumidoras de poluentes da água.
Os peixes não têm pálpebras, logo nunca fecham os olhos. Por hipnotizados suponho que te refiras a ficarem muito quietos, isso é normal, eles também precisam de descansar

-- Assinatura --
Cumpts.
Mara Silva

Conteúdo patrocinado

MensagemAssunto: Re: Que Peixes tenho eu no aquário?    Responder ao tópico

Que Peixes tenho eu no aquário?

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo 
Página 1 de 1

Permissão deste fórum:Você não pode responder aos tópicos neste fórum
Peixefauna :: Água Doce ::  Iniciação à Água Doce-