Peixefauna
Bem-vindo(a) ao fórum PeixeFauna.
Para poder aceder livremente à nossa comunidade, terá que efectuar Login.
Se ainda não é membro registe-se agora.

InícioInício  Conectar-seConectar-se  Registrar-seRegistrar-se  
Aquoporto

Novo projecto 250l

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo 
Ir à página : 1, 2  Seguinte
AutorMensagem

Pedro Pinto

Membro
Membro

Nome Real : Pedro Pinto
Gostos : 0

MensagemAssunto: Novo projecto 250l   Sex 11 Set 2009, 22:21Responder ao tópico

Boas,

Eu e o meu filho iremos dar inicio ao projecto de um aquario com as dimensões de 100x50x50.
O que pretendems é um aquario plantado e com discus, ramirezis, neons, acarás altum, rodóstomos.

Para já, adquiri os vidros por um preço simpático de 125euros para 10mm.
Iremos num próximo fim de semana dar inicio à montagem, do qual irei tirar umas fotos para depois apresentar no forum.

Mas encontro alguns assunto que não me sinto preparado para avançar:
1º Iluminação (que calha comprar ou se peço para fazer uma )
2º Filtro externo ( tenho a proposta para um JBLe900 por 149euros), mas não sei se é a melhor opção.
3º Substrato ( em outros foruns falam muito na areia para filtro de piscinas, é uma opção muito económica e bastante eficiente), mas ainda não sei que tipo de fertilizante usar, os que vi eram muito caros todos para cima de 40euros na Jardiland)

Aqui estão algumas duvidas que neste momento tenho e que gostaria de saber a vossa opinião.

Obrigado

Rodolfo Silva

PeixeFauna
 PeixeFauna

Nome Real : Rodolfo Silva
Gostos : 143

MensagemAssunto: Re: Novo projecto 250l   Sex 11 Set 2009, 23:08Responder ao tópico

Boas Pedro

Quanto aos peixes tu é que sabes, mas entre os discos ou os altum optava só por uns

restante

1º iluminação se estiveres a pensar fazer um plantado com plantas exigentes aconselho te hqi por causa da coluna de agua

2º o filtro esse não conheço por isso não posso opinar se bem que para mim filtros são ehiem e o resto é paisagem Smile

3º para o tipo de peixes que queres aconselhava te mais ou akadama ou com mais uns €€€ ias para o da ada fertilizante nisso tambem não pesco muito é melhor não te estar a enduzir em erro

Boa sorte com isso

Abraço

cable-man

PatrocinadorPeixeFauna

Nome Real : Adalberto Pereira
Gostos : 40

MensagemAssunto: Re: Novo projecto 250l   Sab 12 Set 2009, 01:30Responder ao tópico

Aquario plantado, e aquario com plantas, sao dois conceitos difernetes.
Pelos peixes que descreves, creio qeu queres um aquario com plantas.

Nao vejo problemas em manteres os altuns com os discus, isto se forem altuns mesmo, porque sao bem mais pacíficos e lentos que os normais escalares na hora da comida.
Ja agora, onde conseguiste esses peixes, e se nao for segredo, qual o preço?

Vejo outro problema nos peixes, neons e rodostumos com altuns... comida viva, e rapida.
Eles limpam 100 peixes desses em menos de 1 semana, eu sei, aconteceu ca em casa.

Quanto a iluminação, la esta, depende das planats que vais manter.

quanto a areia...
Areai de filtro de piscina e bonita, mas para plantas nao e grande coisa. Isso e mais para ciclideos africanos.
Podes usar ADA AquaSoil, ou akadama ou outro solo argiloso semelhante. para mim sao todos iguais, so tens de escolher a cor.
Substracto fertil ja e outra historia... e ai sim, o preço vai de uns trocos a uma fortuna... Pensa bem no que queres fazer, e no que te vai custar manter, tanto em termos monetários como em termos de tempo.

Paulo

PeixeFauna
 PeixeFauna

Gostos : 57

MensagemAssunto: Re: Novo projecto 250l   Sab 12 Set 2009, 12:15Responder ao tópico

olá,
em 1º parabens pelo projecto Wink
depois vou responder em relação ao filtro, que o substrato e a iluminação deixo para os entendidos Wink
CristalProffi e900 é uma excelente máquina e penso ser indicado para esse aqua Very Happy tive um durante um ano num aqua de 150cm e o desempenho dele tanto a nível de filtragem como consumo é excelente já para não mencionar que é extremamente silencioso Wink
e não ficam a 'dever' rigorosamente nada aos ehiem.

já não o tenho Very Happy
comprei um e1500 Very Happy

Paulo

PeixeFauna
 PeixeFauna

MensagemAssunto: Re: Novo projecto 250l   Sab 12 Set 2009, 12:28Responder ao tópico

esqueci-me de mencionar um detalhe Very Happy
o preço desse filtro está um pouco imflacionado, certamente e com alguma facilidade encontrarás bem mais barato Wink

Pedro Pinto

Membro
Membro

MensagemAssunto: Re: Novo projecto 250l   Sab 12 Set 2009, 15:12Responder ao tópico

Muito obrigado pelas respostas e pela ajuda que já prestaram para poder desenvolver este projecto com o menor erro possivel e sem gastar em excesso.

Vou dar mais uma deia no que se passa na minha mente e do meu filho para este aquario:

- queremos algo como temos visto muito e vários sites sobre este hobbi e por isso já temos uma lista de peixes e plantas que foram a escolha do filho eu apenas vou ajudar a montar e manter o mesmo.
- plantas ( desculpem os erros, porque não sei se o nome está correcto mas dá uma ideia)
-Cabomba verde, ludwigie avalis, bacopa anã, blyxar japónica, lysimachima aurea, blyxar echinosperma, musgo de java e eliocriaris minima
- peixes
- discus, acará altum, ramirezis, curicepes, neon cardinal, rodóstomos, camarão fantasma

Esta é a lista dele, sei que terei de fazer algumas alterações, pelo que já disseram, mas ele já fez a maquete para a localização das plantas e fez tudo isto pesquisando na net.
Ele apenas tem 13 anos mas é muito presistente.

A mim cabe por isto a funcionar, mas já tenho um aquario no meu escritório com 100l, por isso já tenho alguns conhecimentos, mas não o suficiente para estar seguro nesta fase.
Tenho pesquisado em alguns sites sobre este tip de aquarios e reparo que é dificil logo desde o inicio.

Pedro Pinto

Membro
Membro

MensagemAssunto: Re: Novo projecto 250l   Sab 12 Set 2009, 15:23Responder ao tópico

cable-man escreveu:
quanto a areia...
Areai de filtro de piscina e bonita, mas para plantas nao e grande coisa. Isso e mais para ciclideos africanos.
Podes usar ADA AquaSoil, ou akadama ou outro solo argiloso semelhante. para mim sao todos iguais, so tens de escolher a cor.
Substracto fertil ja e outra historia... e ai sim, o preço vai de uns trocos a uma fortuna... Pensa bem no que queres fazer, e no que te vai custar manter, tanto em termos monetários como em termos de tempo.

Obrigado pela dica!

Estive a ver preços na net para essas hipoteses, mas não sei quantidade necessária para o aquario, como se calcula?

E a iluminação como sei o que colocar? ( 1w por cada 2 litros )?!?!?!

Pedro Pinto

Membro
Membro

MensagemAssunto: Re: Novo projecto 250l   Qua 23 Set 2009, 17:00Responder ao tópico

Alguem sabe que silicone é o melhor para colar os vidros?

Se souberem marcas melhor!

Obrigado

Luis Pais

Membro ativo
Membro ativo

Nome Real : Luís Pais
Gostos : 1

MensagemAssunto: Re: Novo projecto 250l   Qua 23 Set 2009, 23:17Responder ao tópico

Viva Pedro!!!

Alguns membros com bastante mais experiencia na aquariofilia do que eu, chegaram a aconselhar-me um silicone especial para aquarios da Wurth...è capaz de ser um pouco caro mas acho que ficarás muito satisfeito!!!

Pedro Pinto

Membro
Membro

MensagemAssunto: Re: Novo projecto 250l   Qui 24 Set 2009, 21:41Responder ao tópico

Obrigado.

É que já colei os vidros e um deles abriu uma brecha :/

Tive de o retirar e voltar a colar, que trabalho tive eu hoje, bolas!!!!!!!!!!!!!

Ao menos já terminei o movel Smile

Joel Bonifácio

Membro
Membro

Gostos : 10

MensagemAssunto: Re: Novo projecto 250l   Seg 28 Set 2009, 19:31Responder ao tópico

Pedro Pinto escreveu:
Boas,

Eu e o meu filho iremos dar inicio ao projecto de um aquario com as dimensões de 100x50x50.
O que pretendems é um aquario plantado e com discus, ramirezis, neons, acarás altum, rodóstomos.

Para já, adquiri os vidros por um preço simpático de 125euros para 10mm.
Iremos num próximo fim de semana dar inicio à montagem, do qual irei tirar umas fotos para depois apresentar no forum.

Mas encontro alguns assunto que não me sinto preparado para avançar:
1º Iluminação (que calha comprar ou se peço para fazer uma )
2º Filtro externo ( tenho a proposta para um JBLe900 por 149euros), mas não sei se é a melhor opção.
3º Substrato ( em outros foruns falam muito na areia para filtro de piscinas, é uma opção muito económica e bastante eficiente), mas ainda não sei que tipo de fertilizante usar, os que vi eram muito caros todos para cima de 40euros na Jardiland)

Aqui estão algumas duvidas que neste momento tenho e que gostaria de saber a vossa opinião.

Obrigado

Boas

Ora bem, plantado... com discus , bla bla... Sabes onde te vais a meter ? Razz
Nao será facil... e principalmente para principiantes Wink mas com CALMA a coisa irá lá Smile

bem, respondendo as tuas questões:

1º Iluminação, bem, iluminação é tudo muito relativo, depende das plantas que queiras la por dentro... olha que te posso dizer, segue a regra base de 1w/l de agua. assim podes la por qualquer uma Wink T5 é mais que suficiente para a altura desse aquário.

2º Filtro externo, há pouca coisa a dizer... discus ? convém ter um bom Filtro (tb só conheco EHEIM Razz) junta mais uns trocos mas quando comprares compra uma coisa em condições Wink

3º Substrato, eu gosto de gama da ELOS tda ela é mto boa, e da ADA tb, mas claro, o que é bom custa dinheiro... e um bom substrato é meio caminho andado para um bom plantado Wink

Pedro Pinto

Membro
Membro

MensagemAssunto: Re: Novo projecto 250l   Seg 28 Set 2009, 20:25Responder ao tópico

Obrigado.

A calha será uma de 4x39w de 100cm, penso que será mais que suficiente.

O filtro será o da JBL900e, pelas criticas é muito bom em relação qualidade/preço

Substrato, fundo - tropica, meio - rocha vulcânica + areia prodac, topo - ada aquasoil amazoniaII
Já tenho o layout em desenho, vai levar troncos e um efeito de rio.
Tudo isto graças a ajuda de vários sites, alguns deles especializados nesta àrea, plantados para receber discus.

Depois tenho de pensar no CO2?!?!
Aqui já preciso mais de ajuda, muita oferta com preços muitos diferentes!!!!!!!!!!!!

Obrigado pelas dicas Smile

Ricardo Fonseca

Membro
Membro

MensagemAssunto: Re: Novo projecto 250l   Seg 28 Set 2009, 21:37Responder ao tópico

Cuidado com o CO2... se há coisa que os discus apreciam muito pouco são as variações de pH, a admissão de CO2 se não for controlada com um controlador de pH pode ter resultados muito indesejáveis.

Pedro Pinto

Membro
Membro

MensagemAssunto: Re: Novo projecto 250l   Ter 29 Set 2009, 09:02Responder ao tópico

Sim, isso é verdade, por isso é que quero estar mais seguro na compra e escolha do sistema de CO2, sem ter de gastar 200 ou 300 euros num kit completo.

Tenho visto alguns para preços interessantes, mas isso não quer dizer que sejam funcionais, por isso a minha dúvida!!!!!!

Se soberem de algo, que realmente vale apena, numa boa relação qualid/preço, é para isso que aqui estou, à espera da vossa ajuda. Se não, vai ser dificil e dispendioso Razz

mmdiscus

Membro ativo
Membro ativo

Gostos : 5

MensagemAssunto: Re: Novo projecto 250l   Ter 29 Set 2009, 09:19Responder ao tópico

boas pedro pinto, a respeito da dita dificuldade dos discus que falam nos foruns nao ligues a isso sao apenas mitos e muitas das vezes é pessoal que nem percebe do assunto, e outros falam dos discus coo se fossem todos selvagens, kuando quiseres saber cenas sobre discus fala comigo que te digo tudo o que presisas saber.

so para teres uma ideia da dificuldade dos discus, a minha mae nao conseguia manter o raiu dos guppys no aquario dela ate que um dia estava no armazem a tratar dos discus e decidi levar uns 7 discus do armazem para casa e nao é que os bixos hoje em dia ja teem 1 ano e estao gigantes??e lindus??

este exemplo é so para teres uma ideia de que os mitos de que os discus sao dificeis e sao para experientes, sao apenas tretas.

quando te quiseres iniciar fala comigo, nao te esqueças e se quiseres tambem podes vir ver o armazem onde tenhu os discus a criar e os pekenotes, basta vires ca para estes lados e dares uma apitadela Wink

Pedro Pinto

Membro
Membro

MensagemAssunto: Re: Novo projecto 250l   Ter 29 Set 2009, 13:24Responder ao tópico

Fica um pouco fora de rota :lol: mas agradeço a dica, também tenho estado a visitar foruns só sobre discus, e realmente eles são mais resistentes do que se fala.
Mas o que me preocupa é o sistema de CO2 que seja realmene eficaz e que não tenha de gastar uma fortuna por ele.!!!

Para tal, fico à espera da vossa opinião sobre tal, porque também se fala muito de CO2 e tirando os que custam 200 e 300 euros, que realmente tem tudo, ninguem ainda me aconcelhou outro sistema muito mais económico sem perder a sua eficácia.

Pedro Pinto

Membro
Membro

MensagemAssunto: Re: Novo projecto 250l   Dom 11 Out 2009, 16:57Responder ao tópico

Caros companheiros do forum,
já iniciei a construção do aquário e hoje mesmo defeni o layout, na próxima sexta-feira vou buscar as plantas para concluir a fase inicial.

Durante a semana vou colocar umas fotos do movel e aquário que eu construi com a ajuda preciosa do meu pai e meu filho, 3 gerações na construção Very Happy

Como não tenho máquina decente para umas fotos em condições cravei um amigo para tirar as fotos, por isso, assim que as receber coloco aqui para verem.

Depois fico á espera dos vossos comentários.

Abraço

Pedro Pinto

Membro
Membro

MensagemAssunto: Re: Novo projecto 250l   Qui 29 Out 2009, 19:43Responder ao tópico

Aqui vai a 1ª foto do meu aquário e respectivo movel totalmente construidos por mim:

Tem de ter um pouco de paciência, ainda estou a aprender a publicar fotos!
Se alguem sabe e puder ajudar era óptimo!

Paulo

PeixeFauna
 PeixeFauna

MensagemAssunto: Re: Novo projecto 250l   Qui 29 Out 2009, 20:51Responder ao tópico

olá Pedro,
colocar fotos no fórum é muito fácil Wink
1º passo,
crias uma conta num servidor "photobucket" por ex.
2º passo,
fazes o "upload" das imagens que tens no PC ( convem redimencionar as imagens para não serem tão grandes)
3º passo,
depois de estarem alojadas no respectivo servidor, colocas o curssor (setinha) em cima da foto, vão aparecer 4 códigos, selecionas o copias e colas na tua menssagem no fórum.

como vês é fácil Wink Very Happy

venham dai essas fotos

Pedro Pinto

Membro
Membro

MensagemAssunto: Re: Novo projecto 250l   Qui 29 Out 2009, 21:02Responder ao tópico

Ok.

Vou fazer isso.

Amanhã já terei mais fotos então.

Obrigado

Pedro Pinto

Membro
Membro

MensagemAssunto: Re: Novo projecto 250l   Qui 29 Out 2009, 21:21Responder ao tópico

Ora aqui vai uma fresquinha já com a visão nocturna.

Prometo que amanhã vou organizar as fotos conforme a construção e apresentação técnica do aquário de forma a que todos possam compreender os passos que dei para este resultados final, isto porque hoje o aqua tem 13 dias.
Ainda muita àgua vai rolar.

TONYFOX

Membro ativo
Membro ativo

Gostos : -16

MensagemAssunto: Re: Novo projecto 250l   Qui 29 Out 2009, 23:57Responder ao tópico

esse ambiente em azul está demais
parabens SmileSmileSmile

Pedro Pinto

Membro
Membro

MensagemAssunto: Re: Novo projecto 250l   Sex 30 Out 2009, 10:49Responder ao tópico

Obrigado pela opinião.

Esta foto até nem está muito boa, tem muito reflexo, é que não sou eu a tirar as fotos e o cromo do meu amigo também não é grande especialísta a tirar fotos de perto.

Bem hoje vou colocar mais.

mmdiscus

Membro ativo
Membro ativo

Gostos : 5

MensagemAssunto: Re: Novo projecto 250l   Sex 30 Out 2009, 11:06Responder ao tópico

entao e fotos novas???

Pedro Pinto

Membro
Membro

MensagemAssunto: Re: Novo projecto 250l   Sex 30 Out 2009, 16:34Responder ao tópico

Bem como tenho dito, decidi avançar com a construção de aquário e respectivo móvel, visto que tinha alguma dificuldade com o espaço disponível.

O móvel construi com base em alguns estilos de marcas de aquários que se encontram em qualquer loja da especialidade. Foi fazer um desenho, introduzir as medidas, mandar cortar a madeira e depois foi bricolage.

O aquário como tinha limitação de espaço e como gostaria de colocar uma marca pessoal neste projecto decidi avançar para a construção pessoalmente. Para isso comecei a pesquisar como montar um aquário e logo apareceram vários fóruns sobre este assunto, o que me levou a registar e fazer parte desta família.

Conclusão, tinha móvel e vidro, faltava a colagem para ter o aquário, pedi ajuda ao meu pai e no meu escritório fez-se história!
Um novo aquário tinha surgido até que tive de colocar água! Bolas, passado 40m de cheio começa a verter água por uma das laterais… Tive de descolar e voltar a colar tudo de novo, que trabalho deu.
Mas por fim, com uns melhoramentos tudo ficou impecável e hoje está em funcionamento.
Dados técnicos:
Aquário 250l
Medidas: 100x50x50
Aquecimento: termóstato Heim Jager 300w
Filtro: JBL 900e
CO2: extintor 2kg, kit TMC v2, conta bolhas aqua cal, double check aqua cal, difusor cup até 300l
Calha de iluminação: 4x39w com leds moonlight
Substrato: JBL aquabasics plus, ADA aquasoil amazónia II, areia inerte prodac
Hardscape: 2 troncos, 3 pedras (red jam) e 1 pedra vulcânica
Flora:
Hemianthus callitrichoides (cuba), alternanthera bettzichiana aurea, cordyline red edge, cryptocoryne green, echinodorus ozelot green, echinodorus amazonicus, hemigraphis exótica, lilaeopsis nova zelandie, …
Fauna:
3 ottos, 5 caridinas, 5 tetras fantasma rosa, 3 tetras fantasma limão

Imagens no próximos post

Conteúdo patrocinado

MensagemAssunto: Re: Novo projecto 250l   Responder ao tópico

Novo projecto 250l

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo 
Página 1 de 2Ir à página : 1, 2  Seguinte

Permissão deste fórum:Você não pode responder aos tópicos neste fórum
Peixefauna :: Água Doce :: Equipamentos e Manutenção-