Peixefauna
Bem-vindo(a) ao fórum PeixeFauna.
Para poder aceder livremente à nossa comunidade, terá que efectuar Login.
Se ainda não é membro registe-se agora.

InícioInício  Conectar-seConectar-se  Registrar-seRegistrar-se  
Aquoporto

Novato na aquariofilia [Ajuda]

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo 
AutorMensagem

PedroP

Recém chegado
Recém chegado

Gostos : 1

MensagemAssunto: Novato na aquariofilia [Ajuda]   Dom 22 Dez 2013, 13:36Responder ao tópico

Boa dia,

Sou novo neste mundo maravilhoso da aquariofilia e como tal estou a tentar obter o máximo de informação que puder de maneira a dar aos meus peixes as melhores condições de vida  Very Happy .

Tenho um aquário há um ano mas infelizmente não tenho conseguido estabilizá-lo devido a erros pouco inteligentes da minha parte e a informação enganosa dada pelos vendedores Sad.
Apenas alguns fóruns da internet (como o vosso) e alguns livros sobre aquariofilia me têm ajudado a resolver os problemas que sucessivamente me têm aparecido.
O meu aquário foi comprado em segunda mão e por isso veio com algumas coisas que penso serem inaceitáveis para o bem estar dos meus peixes: pedras de calcário; conchas e decorações não adequadas para o aquário.
Já retirei as pedras, conchas e decorações inadequadas ao aquário assim que me apercebi do mal que fazia aos meus peixes.
O aquário que comprei vinha também com alguns peixes de água fria entre eles um peixe dourado (que segundo o que li não é adequado ao tamanho do meu aquário) e depois para piorar ainda mais a situação, a dona da loja, aconselhou-me a juntar peixes de água quente aos peixes de água quente, o que foi ridículo pois a diferença de tamanhos fazia com que os maiores atacassem o mais pequenos comendo as suas barbatanas.

Cometi o erro de seguir o conselho (como novato que sou) mas quando me apercebi deste grande erro procedi à mudança da fauna do aquário tendo agora apenas peixes de água quente.

No entanto, alguns foram morrendo com as seguintes doenças: nuvem de algodão na boca (que tentei tratei com baktopur da Sera) e doença dos pontos brancos( que tentei tratar com Costapur da Sera) e posteriormente também hidropsia. Após a morte deles procedi à limpeza do aquário, e a uma troca parcial da água, como me foi indicado.

Feito isto e com o aquário supostamente estabilizado continuei a ler os fórum e a consultar alguns livros sobre o tema mas os problemas continuaram a aparecer. Neste momento morreram-me quase todos o peixes que tinha e só tenho uma espada fêmea e um labeo bicolor albino (tubarão bicolor albino) que me foi vendido enganosamente pelos donos da loja como um peixe pacífico e exclusivamente de fundo, após aperceber-me disto estou a pensar dar o peixe pois ele é uma espécie agressiva quase impossível de sociabilizar com os espadas.

Abaixo vou referir as informações técnicas sobre o meu aquário e sobre a fauna que nele vive:

Fauna
1 espada fêmea
Um tubarão bicolor albino que me foi vendido enganosamente como sendo um peixe pacífico e que apenas limpava os vidros não interagindo com os outros peixes.

Dimensões do aquário: 57*30*32

Termostato: TetraTec HT50

Filtro interno: com esponja na parte inferior e carvão activado na parte superior com capacidade de 300l/h http://www.aquapor.c...tro_aq-300.html.

Decorações: 3 plantas artificiais

Areão: Areão do Jumbo adequado para a aquariofilia e algumas pedras decorativas compradas na ornimundo.
Em substituição das pedras de calcário e das conchas que vinham erradamente a fazer de areão.

Valores da água

NO3- = 50 mg/l
NO2- = 0 mg/l
GH= 8ºd
KH= 6ºd
pH= 6,8 no entanto o valor do outro teste de gotas é 7 vou dirigir-me à loja esta segunda-feira para esclarecer isto com o dono da loja
CL2 =0/0,8

A alimentação que lhes dou é a seguinte: Supervit da tropical e Vipachips para o tubarão bicolor albino.

Sobre as trocas parciais da água:
Costumo deixar a água em repouso durante uns dois dias e depois aplico aquasafe para eliminar o cloro e os metais pesados.

Perguntas:
O que estarei eu a fazer mal para que tenha constantemente peixes a adoecer?
O ciclo do Azoto terá já acabado tendo em conta o tempo que tenho o aquário a funcionar? Ou terão as bactérias desaparecido com os constantes medicamentos?

Uma imagem do meu aquário para vos ajudar a ter uma noção mais completa do estado do meu aquário (uma imagem vale mais que mil palavras):

Desde já agradeço toda as repostas que me derem, pois a vossa ajuda é muito importante para a saúde dos meus peixes e para conseguir manter o meu aquário.

Pedro Paiva

Mara Silva

Moderador EspecificoPeixeFauna
Moderador EspecificoPeixeFauna

Gostos : 137

MensagemAssunto: Re: Novato na aquariofilia [Ajuda]   Dom 22 Dez 2013, 14:24Responder ao tópico

Como te disse na apresentação o ideal é dares uma vista de olhos nos tópicos inamovíveis do sub forum iniciação á aquariofilia e a partir daí tirares as tuas dúvidas.
Entretanto posso adiantar-te uma ou duas coisas, porque há tanto que falar que fazia aqui um testamento.

Comecemos pela filtragem. O filtro é fraco, carvão usa-se para remover restos de medicação após um tratamento e depois tira-se. O carvão tem duração, após a sua expiração faz mais mal que bem.
As constantes doenças revelam que a qualidade da água, ambientação dos peixes, ou fauna incorrectamente misturada estão mal. Primeira coisa a compôr, isso e filtragem.

Os teus nitratos (NO3) deveriam estar mais baixos, faltam aí umas plantitas naturais para ajudar.
Falta-te um teste muito importante, o teste de amónia. O Ph está bom e com o KH nesses valores, só se fizeres asneira muito grande alteras o ph

-- Assinatura --
Cumpts.
Mara Silva

ModeradorEspecífico do Sub-Fórum Viviparos

José Elias

Old SchoolPeixeFaunaOld SchoolPeixeFauna

Nome Real : Jose Elias Aka CyberJ
Gostos : 148

MensagemAssunto: Re: Novato na aquariofilia [Ajuda]   Ter 24 Dez 2013, 12:04Responder ao tópico

Bem, vamos por partes.

1. Não me leves a mal, mas odeio a tua decoração, já alguma vez vistes pedras azuis, brancas e escuras ao mesmo tempo no fundo de um rio ou lago? Já alguma vez viste plantas de plástico no fundo do rio ou lago?

Tenta substituir o fundo do aquário por um substrato escuro.

2. Como a Mara disse, esse filtro é problemático, o ideal seria comprares um filtro externo, para esse aquário já consegues arranjar por volta dos 50 euros.

3. Lê o manual do aquariofilista iniciante que está nos tópicos inamovíveis, vai dar-te umas ideias novas.

Sandra Costa

Moderador GeralPeixeFauna
Moderador GeralPeixeFauna

Nome Real : Sandra Costa
Gostos : 89

MensagemAssunto: Re: Novato na aquariofilia [Ajuda]   Qui 26 Dez 2013, 10:03Responder ao tópico

Ola Wink
Eu sei o que é levar com informaçoes erradas das lojas, felizmente eu descobri o forum antes de comprar os peixes....

Tal como a Mara referiu as doenças dos teus peixes provavelmente foram causadas pela má qualidade de agua. Como tinhas peixes de agua fria que sujam muito a agua, esta deve ter ficado com a amonia alta.

Para conseguires manter peixes saudaveis vais ter de fazer varias alteraçoes ao teu aquario, nomeadamente comprar um filtro decente., isto é fulcral!
Depois devias colocar plantas naturais.

Para o teu aquario ficar com um aspecto mais natural, devias trocar o areao, tirar esse colorido todo e optares por um areao preto ou um substracto como o meu, jbl manado.

Com a nossa ajuda vais conseguir estabilizar o teu aquarios e teres peixes saudaveis Wink

Novato na aquariofilia [Ajuda]

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo 
Página 1 de 1

Permissão deste fórum:Você não pode responder aos tópicos neste fórum
Peixefauna :: Água Doce ::  Iniciação à Água Doce-