Peixefauna
Bem-vindo(a) ao fórum PeixeFauna.
Para poder aceder livremente à nossa comunidade, terá que efectuar Login.
Se ainda não é membro registe-se agora.

InícioInício  Conectar-seConectar-se  Registrar-seRegistrar-se  
Aquoporto

Bactericida e fungicida atlantys

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo 
AutorMensagem

No heaD

Recém chegado
Recém chegado

Gostos : 1

MensagemAssunto: Bactericida e fungicida atlantys   Seg 02 Dez 2013, 15:43Responder ao tópico

Comprei o bactericida e fungicida atçantys para tratamento de fungo que surgiu em minha carpa. Na bula do medicamento consta que o mesmo pode ser aplicado no aquário principal pois não apresenta contra-indicações para os peixes e não afeta o equilíbrio biológico do aquário. Então gostaria de saber se posso fazer uso deste medicamento em meu aquário principal pois assim serviria preventivamente para os outros peixes que até o momento não apresentaram nenhum sintoma.

Rui Bacelar Oliveira

Old SchoolPeixeFaunaOld SchoolPeixeFauna

Nome Real : Rui Flipe Bacelar Oliveira
Gostos : 217

MensagemAssunto: Re: Bactericida e fungicida atlantys   Seg 02 Dez 2013, 16:42Responder ao tópico

Boas, pessoalmente não conheço esse medicamento, as marcas variam de local para local mas o princípio activo deve ser o mesmo. Podes usar no aquário principal mas haverá necessidade disso? Não aconselho o tratamento preventivo, a prevenção deve passar pela manutenção da boa qualidade da água e não bombardear os peixes com medicamentos como fazem nas lojas.

O uso contínuo de um antibiótico ou antifúngico muitas vezes provoca uma mutação do agente patogénico ficando este imune ao medicamento.
Além disso após o tratamento terias que fazer uma boa TPA e até usar carvão para eliminar os químicos.
Se tiveres condições para fazer o tratamento num aqua-hospital deves fazê-lo porque são mais os inconvenientes do que as vantagens para os outros peixes, há sempre uma boa dose de stress envolvida durante a medicação.

Qualquer dúvida diz Wink

No heaD

Recém chegado
Recém chegado

MensagemAssunto: Re: Bactericida e fungicida atlantys   Ter 03 Dez 2013, 01:04Responder ao tópico

Rui.
Iniciei a medicação num aqua-hospital.
Porém coloquei minhas 2 carpas no hospital.
Além do medicamento informar na bula que não tem contra-indicações para peixes saudáveis, acredito que isso irá diminuir o stress do peixe doente, pois ele não ficará sozinho no aqua-hospital.

Mara Silva

Moderador EspecificoPeixeFauna

Gostos : 137

MensagemAssunto: Re: Bactericida e fungicida atlantys   Ter 03 Dez 2013, 08:39Responder ao tópico

Bom dia

Convém para além de tratares identificares a causa do problema. É que se confirmas ser fungo, não te esqueças que 85% das vezes isso é causado por problemas de qualidade de água. Atenção a essas tpas e manutenção.
P.S.: Para garantires uma maior eficácia do tratamento alia ao fungicida um tratamento com sal., Podes usar ambos em simultâneo desde que respeites as dosagens. Evoutra coisa, durante o tratamento não te esqueças de assegurar a qualidade da água, cuidado com a amónia, se a água não estiver em condições, o tratamento não faz o devido efeito e muito menos no tempo certo.

-- Assinatura --
Cumpts.
Mara Silva

ModeradorEspecífico do Sub-Fórum Viviparos

No heaD

Recém chegado
Recém chegado

MensagemAssunto: Re: Bactericida e fungicida atlantys   Qua 04 Dez 2013, 00:08Responder ao tópico

Ok Mara.
Estou acompanhando a amônia e fazendo tpa de 50% no hospital. Estou pondo pouca alimentação para diminuir sujeira no hospital. Estou preocupado em relação a quantidade de alimentação mas estou acompanhando ele.
Já notei uma melhora na mancha branca que havia na cabeça do doente, porém o mesmo esta abrindo e fechando muito a boca em comparação ao saudável. Não sei se ele já agia desta forma ou se consta de algum sintoma.

Mara Silva

Gostos : 137

MensagemAssunto: Re: Bactericida e fungicida atlantys   Qua 04 Dez 2013, 20:48Responder ao tópico

Já te disse, alia sal ao tratamento.

-- Assinatura --
Cumpts.
Mara Silva

ModeradorEspecífico do Sub-Fórum Viviparos

Bactericida e fungicida atlantys

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo 
Página 1 de 1

Permissão deste fórum:Você não pode responder aos tópicos neste fórum
Peixefauna :: Água Doce ::  Doenças e Pragas-