Peixefauna
Bem-vindo(a) ao fórum PeixeFauna.
Para poder aceder livremente à nossa comunidade, terá que efectuar Login.
Se ainda não é membro registe-se agora.

InícioInício  LoginLogin  Registrar-seRegistrar-se  
Aquoporto

Cria de Apistogrammas

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo 
AutorMensagem

polnadal

Membro
Membro

Nome Real : Pol Nadal
Gostos : 4

MensagemAssunto: Cria de Apistogrammas   Qua 27 Nov 2013, 23:47Responder ao tópico

Boa noite,

se nao há problema, gostaria mover o meu tópico que tenho num outro fórum a este para ter a possibilidade de mais pessoas consigam ver:

27 Abril 2013
vou começar o tópico com um agradecimento enorme ao Fábio Silva e o Ricardo Gomes que com os seus conselhos e dicas tem feito possível este tópico.

Depois de varias tentativas e muitos Apistogramma na minha lista de favoritos, decidi tentar algo diferente e comprei um par de Apistogramma eremnopyge "fresa" na loja Aquoporto do sr. Vasconcelos.

Com o aquário listo dureza 0 e pH=6 apostei pela cria destos lindo peixes sem muitos conhecimentos e a tremenda ajuda das duas pessoas já mencionadas.
Primera semana e sem notícias, macho tem a fêmea dominada, e a fêmea nao mostra o cor amarelo que tanto gostaría de ver.

Baixada de pH a 5 e aconteceu o milagro: a fêmea torna-se amarela, alguma coisa tem que ter acontecido pós o macho passa a ser o dominado e um dos cocos é território proibido para ele.

Segundo dia depois de que a fêmea mudara de cor: consegui ver os ovos, ela os tem movido a um tronco onde os mantém 30 minutos depois da minha foto.

Agora fico a espera e a ver se tivera sorte.

Deixou um vídeo da fêmea a comer Grindal e marcando o território:

Como já expliquei, esta é a minha primeira tentativa de criar apistos, não sei se vai dar ou não pós como vocês seguro sabem, há muitas fases em que os alevins podem acabar por morrer. Vou tentar fazer o melhor com todas as dicas lidas e recebidas e tentar sacar a prole destos lindos peixes.

Deixo uma foto do macho (as fotos e vídeos tem péssimas calidade mas o aquário tem pouca luz e o fotografo é muito novato).

Setup Aquário:

37 litros: 51cm x 25cm x 29 cm
Sustrato: Fluval stratum para camarões.
Agua: RO 100%
pH = 5.5-6.5
Tª = 26-28ºC (tenho que comprar um termóstato melhor!!)
Dureza = praticamente nula

Foto geral do aquário (não é grande cosa):

Macho de ferias no comunitário: (não vá correr bem, o macmasteri (atras) é um psicopata, vou ter que pensar Very Happy:D:D)

A fêmea:

Cmprs

Pol

polnadal

Membro
Membro

MensagemAssunto: Re: Cria de Apistogrammas   Qua 27 Nov 2013, 23:55Responder ao tópico

28 Abril 2013:

Os ovos já eclodiram.
Tentei fazer uma foto mas a fêmea os tem trasladado num buraco de um tronco e e quase impossível enfocar (isso quando ela nao se coloca entre a câmera e as crias), mas consegui ver a barbatana caudal. Deixo aqui a foto mas per favor no comentem na péssima qualidade, eu sei
Podem ver as barrigas rosas. Acho que há 30 crías.

cmps

polnadal

Membro
Membro

MensagemAssunto: Re: Cria de Apistogrammas   Qua 27 Nov 2013, 23:57Responder ao tópico

1 Maio 2013:

Tenho uma Samsung NX-10 com uma lente 18-55mm + as lentes de "close up".
P problema da anterior foto é um problema do fotógrafo (hehehehe) e dos alevins que estam num buraco do tronco  e o aquário sem luz  ainda assim, se apanhas a tua camera sempre melhor!!!!

mas agora a BOA NOTICIA: iniciaram a natação livre:

agora fazer uma foto é mais fácil

estou a editar o video, este tem menor qualidade porque ainda não descobri como dar os "settings" de fotografia na opção de filmagem.

abraço,

heheheh

polnadal

Membro
Membro

MensagemAssunto: Re: Cria de Apistogrammas   Qua 27 Nov 2013, 23:59Responder ao tópico

7 Maio 2013
7º dia de natação livre:

cmps

Pol

polnadal

Membro
Membro

MensagemAssunto: Re: Cria de Apistogrammas   Qui 28 Nov 2013, 00:01Responder ao tópico

8 maio 2013

Sem comentários da sujidade nos vidros (cal) o a quantidade de ovos de artemia hehehehe

8 dias de natação livre A. eremnopyge:

cmps

Pol

polnadal

Membro
Membro

MensagemAssunto: Re: Cria de Apistogrammas   Qui 28 Nov 2013, 00:02Responder ao tópico

12 Maio 2013

Boas,

os peixinhos estão todos bem mas ainda não consegui fazer mais um video decente, gostaria capturar o momento em que eles comem uma artemia, mais não tive sorte com a luz e a "macro". Vou seguir tentando, agora deixou um vídeo mais dos alevinos da mesma pouca qualidade mas podem ver os peixes que acho tem crescido mais do que eu penso porque eu estou a ver o aquário cada dia.

cmps

Pol

polnadal

Membro
Membro

MensagemAssunto: Re: Cria de Apistogrammas   Qui 28 Nov 2013, 00:03Responder ao tópico

13 Maio 2013

deixo mais um video, espero acordar algum sorriso:

(nao vale a pena ver a partir do minuto 1:28, a luz voltou a estragar-me o filmagem)

cmps

polnadal

Membro
Membro

MensagemAssunto: Re: Cria de Apistogrammas   Qui 28 Nov 2013, 00:04Responder ao tópico

17 Maio 2013

Viva,

deixo algumas fotos do "exército":

15 días de natação livre:

polnadal

Membro
Membro

MensagemAssunto: Re: Cria de Apistogrammas   Qui 28 Nov 2013, 00:05Responder ao tópico

19 Maio 2013

Boas,

deixo mais um vídeo dos pequeninos,

cmps

polnadal

Membro
Membro

MensagemAssunto: Re: Cria de Apistogrammas   Qui 28 Nov 2013, 00:07Responder ao tópico

3 Junho 2013

Update:

os alevinos eremnopyge estão a crescer, vou fazer alguma foto mas nao tem crescido muito (ou eu que vejo os peixes cada dia nao aprecio os câmbios).

O casal macmasteri é uma surpresa: nao sei se já fizeram uma postura mas acho que sim, estao no aquário de cria e tem dado muitos signos de acasalamento (acho que tenho ovos dentro de um coco mas vou ter que demorar 2-5 dias para confirmar), cada apisto (espécie ou indivíduo) é um mundo e o casal macmasteri tem surpreendido pela agresividade do macho com outros apistos e a boa relação que tem agora com a fêmea. O casal eremnopyge foi evidente no comportamento quando fizeram a postura pois a fêmea passo de ser atacada a atacar ao macho cada vez que este passava pelo coco. Os macmasteri estão a trabalhar em equipo e é muito giro ver como protegem os ovos.

A fêmea esta muito tempo dentro do coco e tem feito isto:

pelo que acho vou ter boas notícias brevemente,

E agora aqui os alevinos eremnopyge com 1 mês e 2 dias de natação livre:

Macro para ver os primeiros cores:

cmps
Pol

polnadal

Membro
Membro

MensagemAssunto: Re: Cria de Apistogrammas   Qui 28 Nov 2013, 00:08Responder ao tópico

… to be continued

Nuno Jesus

Moderador EspecificoPeixeFauna
Moderador EspecificoPeixeFauna

Nome Real : Nick - NGOD
Gostos : 49

MensagemAssunto: Re: Cria de Apistogrammas   Qui 28 Nov 2013, 11:08Responder ao tópico

Boas fotos pol.....

-- Assinatura --
ModeradorEspecífico dos Sub-Fóruns de Iniciação à Água Doce/Dúvidas e Perguntas

Sandra Costa

Moderador GeralPeixeFauna
Moderador GeralPeixeFauna

Nome Real : Sandra Costa
Gostos : 88

MensagemAssunto: Re: Cria de Apistogrammas   Qui 28 Nov 2013, 12:11Responder ao tópico

Very Happy  Muito interessante Wink
estamos a espera da continuação Wink

polnadal

Membro
Membro

MensagemAssunto: Re: Cria de Apistogrammas   Sex 29 Nov 2013, 01:01Responder ao tópico

Obrigado NGOD e Sandra.

4 Junho 2013

estão a comer mais e melhor que eu!!!!
Ontem notei os primeiros cores (pontos azules na cabeça de alguns peixes).
Vamos ver se crescem bem rápido e poso determinar o porcentagem de machos e fêmeas.

polnadal

Membro
Membro

MensagemAssunto: Re: Cria de Apistogrammas   Sex 29 Nov 2013, 01:05Responder ao tópico

5 Junho 2013

Boas

é sinceramente muito complicado quando trabalhamos muitas horas fora de casa poder dar comida aos alevinos num regímen que não seja: comida-fome.
É recomendado dar 3-4 vezes por dia, para mim impossível pois só aceitam comida viva.
Vou ter que estudar sistemas de dar de forma automática comida viva. Acho que há malta que já tem pensado esto.
cmprs e já vou informando do que acontece para ver quanta malta acaba por comprar estos peixinhos e eu invertir num outro casal Very Happy:D:D

sigo com a duvida de se os A. macmasteri fizeram ou não a postura, há vezes que resistir-se a mirar dentro do coco é complicado  mas vou aguantar ahí!!! Pelo menos os A. eremnopyge moviam os ovos e consegui ver antes de que eclodiram!!

aguardo:
a fêmea esta o dia tudo no coco e tem a porta de entrada agora completamente bloqueada Very Happy:D:D
a foto que já mostrei do 3 de Junho:

E a foto de ontem com o buraco completamente "bloqueado":

é muito interessante para mim ver que o macho que pensei sempre seria um grande problema pela sua agressividade tem o melhor comportamento possível com a fêmea e a fêmea com ele, bem parece que nao tem acontecido nada :Dmas eu sei que há surpresa Very Happy:D:D:D

Deixou mais 2 vídeos:
o primeiro para que vejam os primeiros "displays" de territorialidade:

o segundo vídeo com os peixes a comer um almoço de microvermes de aveia a partir do minuto 2:20

cmps

Pol

polnadal

Membro
Membro

MensagemAssunto: Re: Cria de Apistogrammas   Sex 29 Nov 2013, 01:19Responder ao tópico

9 Junho 2013

Boas

Acho que este tópico pode ser encontrado em outros sítios neste foro mas deixou aqui o meu protocolo para fazer as culturas de vermes, qualquer ideia ou erro que quiseram comentar é sempre bem-vinda!!!:

Protocolos Vermes:

os Grindal são perfeitos para peixes adultos, guppies e ciclideos vão comer a partir de 1-2 meses. Há muitos protocolos que podem procurar na net e vídeos em youtube.
Os microvermes são para alevinos, eles comem desde que nascem até 6 meses mais ou menos. Nunca experimentei com peixes maiores.
Para alevinos de peixes mais pequenos (danios, barbos,...) podem precisar infusorios os primeiros dias.
As dois culturas são fácies de manter:

- Os Grindal:

precisa de um tupper ou bote de gelado vazio, comida seca para caos ou gatos, terra de jardineira.
Dé uma fervura na terra 15 minutos mais ou menos, elimina o excesso de agua (a terra tem que ficar molhada mais sem excesso de água).
Deixe enfrear a terra e coloque o tupper meio cheio de terra. Coloque os vermes na superfície e uma bola de comida de caos/gatos. Tape a cultura e deixe num sitio fresco (não frio) sem luz.
Cada 2-3 dias abra o tupper para ver se ainda há comida, quando a cultura fique a pleno rendimento (normalmente depois de 15 dias-1 mês), eles vão comer 2-3 bolas cada 1-2 dias.

Para apanhar os vermes sem apanhar terra, coloque um quadrado de plástico sobre a bola de comida e apanhe o plástico com vermes o dia seguinte ou depois de umas 6-8 horas e libere os vermes no aquário com cuidado sem terra e sem comida.

- Microvermes de aveia:

Compre flocos de aveia, no continente há, apanhe uma quantidade pequena: o suficiente para fazer uma capa de comida numa caixa de Philadelphia ou similar, molhe os flocos com água e deixe absorver até que não consigam apanhar mais água, mesmo que com os Grindal, e coloque os microvermes. Precisa fazer algum buraco na tampa para que eles respirem. Depois, cada 20-30 dias arranque uma cultura nova. Para apanhar os vermes pode usar um cotonete ou um pincel e apanhar os vermes que estão a subir pelas paredes da caixa tentando não apanhar aveia.

cmps

polnadal

Membro
Membro

MensagemAssunto: Re: Cria de Apistogrammas   Sex 29 Nov 2013, 01:21Responder ao tópico

13 Junho 2013

Boas,

finalmente poso confirmar a surpresa macmasteri:

cmps

polnadal

Membro
Membro

MensagemAssunto: Re: Cria de Apistogrammas   Sex 29 Nov 2013, 01:23Responder ao tópico

17 Junho 2013

o aquário de crescimento já entrou em casa há 1 mês mais ou menos Very Happy:D:D
o limite já foi atingido (4 aquários), agora o EDP limita quase mais que a minha enamorada Very Happy:DD:

cmps e ando a espera de que tenhas o novo setup arranjado para ver que fizeste Very Happy:DD,

Pol

polnadal

Membro
Membro

MensagemAssunto: Re: Cria de Apistogrammas   Sex 29 Nov 2013, 01:26Responder ao tópico

24 Junho 2013

Boas,

deixou uns videos dos peixinhos e os novos habitantes:

A. eremnopyge e Tateurndina:

A. macmasteri a comer artemia:

cmps

Pol

polnadal

Membro
Membro

MensagemAssunto: Re: Cria de Apistogrammas   Sex 29 Nov 2013, 01:28Responder ao tópico

3 Julho 2013

polnadal

Membro
Membro

MensagemAssunto: Re: Cria de Apistogrammas   Sex 29 Nov 2013, 01:31Responder ao tópico

8 Agosto 2013

Viva,

Os macmasteri também estão a crescer muito mas sao muito desconfiados, acho que ainda recordam o momento quando tive que "pescar" a mae e nao perdoam. Os eremnopyge já começam a ter tamanho, a verdade é que a lentidão do processo tem-me desconcertado um pouco, a minha falta de experiência fiz-me pensar que 2-3 meses seriam suficientes para ter peixes adultos e,…. nao precisamente.

Deixou mais um video dos eremnopyge:

Sinceramente, ainda nao acredito quando vejo os +/- 20 eremnopyge a compartir todos o mesmo aquário sem problemas Very Happy:D:D se tentasse o mesmo com 20 adultos seria um desastre, é divertido ver como a (grande) territorialidade dos ciclideos demora tanto tempo em aparecer, até agora só há pequenos "displays".

cmps

Pol

polnadal

Membro
Membro

MensagemAssunto: Re: Cria de Apistogrammas   Sex 29 Nov 2013, 01:33Responder ao tópico

27 Setembro 2013

Olá,

demorei muito tempo em actualizar mas finalmente consegui ter empo.
fico aqui um video dos A. eremnopyge (quase 5 meses) e os A. macmasteri (3.5 meses). Mudei os macmasteri ao aquário de crescimento pós sao fáceis de diferenciar dos eremnopyge.

Peço desculpa pela sujedade dos vidrios e o fundo, acabo de voltar de férias Very Happy

cmps

polnadal

Membro
Membro

MensagemAssunto: Re: Cria de Apistogrammas   Sex 29 Nov 2013, 01:39Responder ao tópico

2 Outubro 2013

Os machos macmasteri já estão a mostrar cores com 3cm:

Macho A. eremnopyge:

cmps

Pol

polnadal

Membro
Membro

MensagemAssunto: Re: Cria de Apistogrammas   Sex 29 Nov 2013, 01:42Responder ao tópico

24 Novembro 2013

Boas,

há alguns dias tive que desmontar o aquário de 300 l para encontrar o meu 4º discus e decidi mudar o layout.
O casal eremnopyge tem respondido na sua maneira, deixo aqui um video de hoje para mostrar o que aconteceu:

cmps

Conteúdo patrocinado

MensagemAssunto: Re: Cria de Apistogrammas   Hoje à(s) 22:54Responder ao tópico

Cria de Apistogrammas

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo 
Página 1 de 1

Permissão deste fórum:Você não pode responder aos tópicos neste fórum
Peixefauna :: Água Doce ::  Ciclideos :: Ciclídeos Americanos :: Cíclideos Sul Americanos - Anões-