Peixefauna
Bem-vindo(a) ao fórum PeixeFauna.
Para poder aceder livremente à nossa comunidade, terá que efectuar Login.
Se ainda não é membro registe-se agora.

InícioInício  Conectar-seConectar-se  Registrar-seRegistrar-se  
Aquoporto

A batata doce

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo 
AutorMensagem

polnadal

Membro
Membro

Nome Real : Pol Nadal
Gostos : 4

MensagemAssunto: A batata doce   Ter 19 Nov 2013, 15:31Responder ao tópico

Boas,

há já algum tempo que tinha lido num tópico noutro fórum a ideia de usar uma batata doce para limpar um pouco mais o aquário. A hidroponia é um arte bem antigo e tinha lido bastante sobre o uso que alguns amantes das plantas fazem dos nossos queridos aquários, mas gostei da ideia de inverter o uso e tentar usar alguma planta que fizera muitas raízes para ajudar a eliminar uma parte dos nitritos/nitratos e demais compostos que em excesso nao sao bem-vindos nos nossos aquários.

Também pensei que normalmente há bastantes bacterias (género sinorhizobium, rhizobium e demais) que associam-se com as raízes e ajudam a fixar o azoto. Depois de experimentar >1 mês, nao tenho uma evidencia clara de que isso tenha acontecido ou de que a minha agua seja mais limpa, mas gostei do efecto e da ideia e vou dar credito. Também gosto do efeito que está a dar no aquário e da possibilidade de dar refúgio aos alevinos. Agora já estou a crescer mais dois batatas doces para esse e outro aquário.

Conselho: limpem bem a batata antes de colocar-la no aquário para nao ter surpresas e retirem se vem qualquer indicio de a batata tem começado a ficar podre!!!!

Obrigado Vítor Melo pela partilha, desconhecia a quantidade de raízes que esta planta faz!!
Deixo algumas fotos minhas do estado actual:

cmps

Pol

Tim1988

Membro ativo
Membro ativo

Nome Real : Tiago Ferreira
Gostos : 4

MensagemAssunto: Re: A batata doce   Ter 19 Nov 2013, 23:44Responder ao tópico

Boas...sim a batata doce pelo k conheço e a quem a usa por causa da amônia...eu por acaso também vou usar na bateria para camarões k ando a montar para por num sump...vi isto como tu fizeste noutro fórum estrangeiro...mas estas de parabéns

A batata doce

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo 
Página 1 de 1

Permissão deste fórum:Você não pode responder aos tópicos neste fórum
Peixefauna :: Água Doce :: Equipamentos e Manutenção-