Peixefauna
Bem-vindo(a) ao fórum PeixeFauna.
Para poder aceder livremente à nossa comunidade, terá que efectuar Login.
Se ainda não é membro registe-se agora.

InícioInício  Conectar-seConectar-se  Registrar-seRegistrar-se  
Aquoporto

lampadas leds?

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo 
AutorMensagem

diogo84

Membro
Membro

Gostos : 0

MensagemAssunto: lampadas leds?   Ter 19 Nov 2013, 00:20Responder ao tópico

Boas,
Já algum tempo que tenho andado a ver pessoal a utilizar fitas de leds no aquário...Dá para usar num aquário plantado?

O meu aquário é de 240 litros-120x40x50 quantos wats eram o ideal?

Abraços:)

Sabuguense

Recém chegado
Recém chegado

MensagemAssunto: Re: lampadas leds?   Dom 24 Nov 2013, 23:19Responder ao tópico

diogo84 escreveu:
Boas,
Já algum tempo que tenho andado a ver pessoal a utilizar fitas de leds no aquário...Dá para usar num aquário plantado?

O meu aquário é de 240 litros-120x40x50 quantos wats eram o ideal?

Abraços:)

Boas Diogo,
depende do conceito de plantado, mas partindo do principio que não queres só anúbias e fetos de java e outras plantas simples não dão,

quanto a watts esquece isso pois não serve como referencia, tens de ter em conta pelo menos a intensidade ou melhor o fluxo luminoso medido em lumens(lm).

Vou dar o exemplo de um tipo de led que comprovei a eficácia (não vou especificar publicamente quais pois não sei até que ponto posso publicitar) ,
usei o que o vendedor recomenda para 60litros com optimos resultados quer a nível de crescimento de plantas exigentes quer no controlo de algas,
o máximo que ele dispõe para o mais parecido com a dimensão do teu é 120*40*40 menos 10cm de altura que o teu, são 3 lâmpadas com espectros e temperaturas de cor variados próprias para plantados, cada uma de 288led a debitar 1800lm a consumir 18watts a equivaler cada uma a uma t5 de 54watts,
ou seja têm um total de 5400lm a consumir 54Watts.

agora vamos pegar em dois tipos de fitas com melhor rendimento:

1º fita leds 5050 30leds/metro 7.2 watts/metro e 360lm/metro
ou seja para chegares aos mesmos 5400lm terias de usar 15 metros de fita e ficavas com 108watts de consumo

2º fita leds 5050 60leds/m 14.4W/m 720lm/m a já se fazia a festa só com 7,5 metros de fita com os mesmos 108W de consumo

mas todas estas contas de nada valem pois para além de as fitas só disporem de uma temperatura de cor que se possa usar para plantados, também tal como os leds que uso emitem a luz num angulo de 120º o que significa que nos teus 50cm de altura a luz chegaria muito difusa e como tal seria bastante difícil manter plantas de tapete e mesmo plantas mais altas não teriam muito bom aspeto pois as folhas mais próximas do substrato não seriam saudáveis

diogo84

Membro
Membro

MensagemAssunto: Re: lampadas leds?   Ter 26 Nov 2013, 14:55Responder ao tópico

Boa tarde,

Muito obrigado pela tua explicação sabuguense Wink

Então a conclusão que tiro é se quiser ter só anubias e plantas menos exigentes dá...
Se quiser ter um plantado a sério com todo o tipo de plantas,co2 etc,teria de ter aqui um comboio de leds e mesmo assim n era o suficiente...só conseguia manter as algas...lol certo?

Já agora envia-me sff os leds que falas por msg privada..Smile

Grande abraço e muito obrigado pela paciência em responder!!Smile

Sabuguense

Recém chegado
Recém chegado

MensagemAssunto: Re: lampadas leds?   Ter 26 Nov 2013, 15:09Responder ao tópico

diogo84 escreveu:
Se quiser ter um plantado a sério com todo o tipo de plantas,co2 etc,teria de ter aqui um comboio de leds e mesmo assim n era o suficiente...
sim, em termos de leds existem varias soluções para o teu caso, de alto rendimento em que podes por lentes com menos abertura e mais alcance, mas são todas soluções com preços upa upa

Sabuguense

Recém chegado
Recém chegado

MensagemAssunto: Re: lampadas leds?   Ter 26 Nov 2013, 15:09Responder ao tópico

Edit: post duplicado

lampadas leds?

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo 
Página 1 de 1

Permissão deste fórum:Você não pode responder aos tópicos neste fórum
Peixefauna :: Água Doce ::  Dúvidas e Perguntas-