Peixefauna
Bem-vindo(a) ao fórum PeixeFauna.
Para poder aceder livremente à nossa comunidade, terá que efectuar Login.
Se ainda não é membro registe-se agora.

InícioInício  Conectar-seConectar-se  Registrar-seRegistrar-se  
Aquoporto

Aplicação fitas Led em tampa de Aqua – DIY

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo 
AutorMensagem

Nuno Anjos

Membro
Membro

Nome Real : Nuno Anjos
Gostos : 1

MensagemAssunto: Aplicação fitas Led em tampa de Aqua – DIY   Sex 15 Nov 2013, 17:28Responder ao tópico

Já algum tempo que andava a equacionar a colocação de mais plantas no meu aquário, mas como as que prentendo são de dificuldade média, há a questão delas exigirem mais iluminação além da T8 de 15W, que o aqua de 60l tem na tampa.

Como o aquário tem tampa e tirá-la iria desvirtuar a estética, decidi fazer um upgrade da iluminação instalando fitas de led.

Esta é a tampa "original"

...ficou assim depois do upgrade

Usei manga termo retratil nas ligações soldadas a estanho

Tive que colar as fitas led com cola super rápida, porque primeiro elas descolaram-se com a condensação que se formou na tampa

Apliquei este silicone nas fitas led de lado e na zona das soldaduras, para evitar a entrada de humidade

Só ao fim de 3 dias de secagem é coloquei a tampa no aquário, para não ter problemas com a fauna nem com a flora, até porque este silicone tem um cheiro muito ativo

...aspeto final com as tampas abertas, normalmente estão sempre fechadas

Vamos ver quanto tempo aguentam as fitas led sem fazer pum! :burner:

Última edição por Nuno Anjos em Qua 20 Nov 2013, 22:05, editado 1 vez(es)

MSantos

Membro
Membro

MensagemAssunto: Re: Aplicação fitas Led em tampa de Aqua – DIY   Sex 15 Nov 2013, 18:57Responder ao tópico

Boa alteração.
Estes leds que colocaste são de que potência e com que quantidade de iluminação ficaste agora?
Se puderes coloca umas fotos do aquário uma com iluminação "normal" e outra com a "central" toda acesa para se ver a diferença.

Tim1988

Membro
Membro

Nome Real : Tiago Ferreira
Gostos : 4

MensagemAssunto: Re: Aplicação fitas Led em tampa de Aqua – DIY   Sab 16 Nov 2013, 12:29Responder ao tópico

Boas...que led´s usas-te?5060 ou 5050 e os kelvin?

Nuno Anjos

Membro
Membro

MensagemAssunto: Re: Aplicação fitas Led em tampa de Aqua – DIY   Seg 18 Nov 2013, 12:23Responder ao tópico

Isto dos led ainda é para mim uma ciência oculta, apesar de lidos vários tópicos acerca deste assunto aqui no forúm.

Então aqui vai:

Tipo de led: SMD 3528 (sei que não são grande coisa mas foi o que consegui arranjar na loja)
Comprimento fita aplicada: 1,80 m
Output Lumen /m: 400 LM
Temperatura da cor: 6500K

Link da loja onde comprei a fita:
http://www.clickplus.pt/p35393

Link da ficha técnica do fabricante (ver a página 11):
http://www.mgc-lighting.com/downloads/brochure-flexi-strip-catalogue/

As contas que fiz:

Em Lumens

1,80m de fita x 400 LM (output por metro da fita segundo ficha técnica) = 720LM

Em Watts

4,8W/m (segundo a ficha técnica) x 1,80m (de fita) = 8.64W

Iluminação de origem e que se mantém: Lâmpada T8 18W

Iluminação atual: 8.64W (fita de led aplicada) + 18W (lâmpada T8) = 26.64W

Capacidade bruta do aquário: 60l

Dimensões do aquário (CxLxA): 57 x 30 x 35 cm

Watts por litro: 0.44

Para as plantas de dificuldade média que quero colocar e que exigem 0,50W/l, ainda fica um pouquito aquém do ideal.

Não sei se as contas estão corretas...

Deixem as vossas opiniões...

Entretanto colocarei fotos do antes e do depois da iluminação.

Tim1988

Membro
Membro

MensagemAssunto: Re: Aplicação fitas Led em tampa de Aqua – DIY   Seg 18 Nov 2013, 13:20Responder ao tópico

Boas...sim são boas...mas se fosse de 5060 garanto que ias ter mais luz....eu no meu que tem quase as dimensões do teu é um pouco mais pequeno e digo com as 5060 4 fitas aquilo os camaroes teem que andar de oculos escuros...lllolll....mas se ainda tens dessas...em ves de colocares 4 poes masi 3 ou 4...e tiras a t8?

Tim1988

Membro
Membro

MensagemAssunto: Re: Aplicação fitas Led em tampa de Aqua – DIY   Seg 18 Nov 2013, 13:26Responder ao tópico

Boas outraves...mas se quiser tb pode por a t8 em led´s agora lembrei me.....

Nuno Anjos

Membro
Membro

MensagemAssunto: Re: Aplicação fitas Led em tampa de Aqua – DIY   Seg 18 Nov 2013, 14:56Responder ao tópico

Também pensei nisso de substituir a lâmpada fluorescente por fita led ou por lâmpada tubolar led, mas eu ainda sou da velha guarda que acha que as fluorescentes são muito eficazes :albino: 

Nessa linha, se a tampa do aqua tivesse espaço a minha 1ª opção era colocar mais uma T8. Dada essa impossibilidade a opção foi a que está à vista Exclamation

Tim1988

Membro
Membro

MensagemAssunto: Re: Aplicação fitas Led em tampa de Aqua – DIY   Seg 18 Nov 2013, 15:01Responder ao tópico

boas...tb se quiseres podes trocar essa t8 por uma t5 e mais forte...a tua t8 e de 18 w?

Nuno Anjos

Membro
Membro

MensagemAssunto: Re: Aplicação fitas Led em tampa de Aqua – DIY   Qua 20 Nov 2013, 22:04Responder ao tópico

A T8 é de 15W e não 18W como por lapso mencionei.

A tua ideia é boa. A questão é que a lâmpada está numa armadura estanque em que o máx. de watts são 15 Exclamation 

Ao colocar uma lâmpada mais forte estaría a correr o risco da armadura derreter e há também a questão do balastro, que teria que ser outro...

Enfim, várias situações e hipóteses mas decidi não arriscar Wink

Tim1988

Membro
Membro

MensagemAssunto: Re: Aplicação fitas Led em tampa de Aqua – DIY   Qui 21 Nov 2013, 09:19Responder ao tópico

Boas outra hipótese....como estou sempre a inventar...podes sempre comprar no ebay 2 led's de 10 watts já com dissipador e tudo o kit completo e aplicar na tua armadura ou seja tirares a lâmpada e tudo o resto e aplicares na chapa 2 led's que falo o único senão é k as tantas tinhas k furar a tampa por cima e a armadura para aplicar 2 ventoinhas de pc para te arrefecer...dava um pouco de trabalho mas ficava espetacular...

Nuno Anjos

Membro
Membro

MensagemAssunto: Re: Aplicação fitas Led em tampa de Aqua – DIY   Ter 26 Nov 2013, 15:33Responder ao tópico

Consegues deixar aqui o link desses led's que não estou a ver o que são Exclamation Question

Tim1988

Membro
Membro

MensagemAssunto: Re: Aplicação fitas Led em tampa de Aqua – DIY   Ter 26 Nov 2013, 17:11Responder ao tópico

vou deixar aqui alguns link:tem transformador e o led, pensava que tinha dissipador mas isso ventoinhas venhas de pc tiras
http://www.ebay.com/itm/10-20-30-50W-LED-High-Power-Light-Lamp-Chip-Power-Supply-Driver-Cool-Warm-White-/261262267337?pt=UK_Home_Garden_Lighting_Parts&var=&hash=item3cd471d3c9
http://www.ebay.com/itm/LOT-10W-20W-30W-50W-100W-SMD-LED-Light-AC-85V-265V-or-DC-12V-24V-LED-Driver-/400545460895?pt=US_Lighting_Parts_and_Accessories&var=&hash=item5d425eb29f

Nuno Anjos

Membro
Membro

MensagemAssunto: Re: Aplicação fitas Led em tampa de Aqua – DIY   Ter 26 Nov 2013, 17:51Responder ao tópico

Obrigado Tiago Wink 

Nuno Anjos

Membro
Membro

MensagemAssunto: Re: Aplicação fitas Led em tampa de Aqua – DIY   Ter 26 Nov 2013, 17:58Responder ao tópico

Se as fitas led que coloquei não se aguentarem estes led serão uma opção Exclamation 

O único senão que estou a ver é a questão da condensação...

Conteúdo patrocinado

MensagemAssunto: Re: Aplicação fitas Led em tampa de Aqua – DIY   Responder ao tópico

Aplicação fitas Led em tampa de Aqua – DIY

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo 
Página 1 de 1

Permissão deste fórum:Você não pode responder aos tópicos neste fórum
Peixefauna :: Soluções Caseiras ::   DIY-