Peixefauna
Bem-vindo(a) ao fórum PeixeFauna.
Para poder aceder livremente à nossa comunidade, terá que efectuar Login.
Se ainda não é membro registe-se agora.

InícioInício  Conectar-seConectar-se  Registrar-seRegistrar-se  
Aquoporto

Saber a quantidade de lumens no aquario

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo 
AutorMensagem

André Martins

Membro
Membro

Gostos : 3

MensagemAssunto: Saber a quantidade de lumens no aquario   Seg 04 Nov 2013, 11:41Responder ao tópico

Boas pessoal,
Tenho de fazer um upgrade na minha iluminação, e como a calha é uma tampa, vou meter mãos há obra e trabalhar com leds. (Já na minha primeira montagem tive, mas por problemas de humidade tive de retirar. Desta vez tenho um plano, mas depois abro um tópico para que o pessoal possa ver e tirar duvidas)

Vamos as contas:

Ora, em norma, uma lâmpada de 100w debita 1600 lumens. Portanto 1w = 16 lm

O vendedor afirma que por metro debitam entre 600 a 900lm, mas eu por via das duvidas fiz as contas pelos Watts, o valor é bem mais realista.
1 metro tem 14.4W, logo 230 lm
Sabendo que 1 led consome 0.24w, faz com que debite 3.84 lumens

Ora eu vou colocar 3 tiras de 55 cm, com 66 leds
Contas rápidas, (3.84*66)*3= 760.32 lumens

Bem mais realista do que os 900 lumens por metro que o vendedor afirma, não ?

Isto é importante, pois uma vez que vou aumentar significativamente a iluminação, preciso de aumentar a "alimentação" das plantas, para não aparecem algas...

Um obrigado desde já Smile

Tim1988

Membro ativo
Membro ativo

Nome Real : Tiago Ferreira
Gostos : 4

MensagemAssunto: Re: Saber a quantidade de lumens no aquario   Seg 04 Nov 2013, 11:56Responder ao tópico

Boas...que led´s pertendes meter???

André Martins

Membro
Membro

MensagemAssunto: Re: Saber a quantidade de lumens no aquario   Seg 04 Nov 2013, 12:05Responder ao tópico

SMD 3528...
Preferia os 5050, mas tenho cá estes em casa e não queria estar a gastar mais dinheiro.

Tim1988

Membro ativo
Membro ativo

MensagemAssunto: Re: Saber a quantidade de lumens no aquario   Seg 04 Nov 2013, 12:16Responder ao tópico

Boas...não sao a melhor escolha...por causa dos kelvin...os 5050 isso é que era...que altura tem o teu aquario?

André Martins

Membro
Membro

MensagemAssunto: Re: Saber a quantidade de lumens no aquario   Seg 04 Nov 2013, 12:24Responder ao tópico

Tim1988 escreveu:
Boas...não sao a melhor escolha...por causa dos kelvin...os 5050 isso é que era...que altura tem o teu aquario?
Pois, enquanto a temperatura das 3528 anda nos 6000-6500K, os 5050 andam nos 6000-7000K...

O aquário tem 45cm

José Elias

PeixeFauna
 PeixeFauna

Nome Real : Jose Elias Aka CyberJ
Gostos : 148

MensagemAssunto: Re: Saber a quantidade de lumens no aquario   Seg 04 Nov 2013, 12:30Responder ao tópico

Os leds, tal como as lamapadas incandecestes, economizadores, ou flurescentes, dependendo da sua eficiencia energetica, debitam diferentes intensidades de luz por Watt.

Pois os Watt é quanto elas gastão de energia electrica, quanto mais eficientes forem, Menos Watt temos por lummens.

Vamos por partes:

Os Leds SMD 3528 Brancos debitam a 25º uma intencidade luminosa de 4000 a 7000 cademas com um "beem angle" de 120º

Podes ver isso neste datashett: http://www.wayjun.com/Datasheet/Led/3528%20SMD%20LED.pdf

O que significa que cada led debita: entre os 12,57Lummens a 21,9 Lummens

Podes converter aqui: http://led.linear1.org/lumen.wiz

Tendo em consideração que 1 metro de leds tem 60 leds temos entre : 754 Lummens a 1314 Lummens.

Acho que o vendedor não se enganou muito...

Tim1988

Membro ativo
Membro ativo

MensagemAssunto: Re: Saber a quantidade de lumens no aquario   Seg 04 Nov 2013, 12:32Responder ao tópico

Na minha humilde opiniao...ias melhor servido com as 5050 por eu tenho no meu e a alturaacho é de 30 cm e duas de 5050 ilumina o suficiente ate os camaores teem que usar oculos(looooooolllll) claro as plantas faceis....isso agora depende o que setup do teu aquario que tipo de plantas usas?que tipo de tampa e?medidas do aquario?

André Martins

Membro
Membro

MensagemAssunto: Re: Saber a quantidade de lumens no aquario   Seg 04 Nov 2013, 12:47Responder ao tópico

José Elias escreveu:
Os leds, tal como as lamapadas incandecestes, economizadores, ou flurescentes, dependendo da sua eficiencia energetica, debitam diferentes intensidades de luz por Watt.

Pois os Watt é quanto elas gastão de energia electrica, quanto mais eficientes forem, Menos Watt temos por lummens.

Vamos por partes:

Os Leds SMD 3528 Brancos debitam a 25º uma intencidade luminosa de 4000 a 7000 cademas com um "beem angle" de 120º

Podes ver isso neste datashett: http://www.wayjun.com/Datasheet/Led/3528%20SMD%20LED.pdf

O que significa que cada led debita: entre os 12,57Lummens a 21,9 Lummens

Podes converter aqui: http://led.linear1.org/lumen.wiz

Tendo em consideração que 1 metro de leds tem 60 leds temos entre : 754 Lummens a 1314 Lummens.

Acho que o vendedor não se enganou muito...
Obrigado José Smile
Mas as minhas contas não estão descabidas de todo pois não ?
E contando com o desgaste dos leds e a exposição a humidade, a tendência é para diminuir a eficiência de emissão de lumens...

Tim1988 escreveu:

Na minha humilde opiniao...ias melhor servido com as 5050 por eu tenho no meu e a alturaacho é de 30 cm e duas de 5050 ilumina o suficiente ate os camaores teem que usar oculos(looooooolllll) claro as plantas faceis....isso agora depende o que setup do teu aquario que tipo de plantas usas?que tipo de tampa e?medidas do aquario?
Sim, isso é um facto e sei que as 5050 são as mais indicadas, mas visto que não será definitivo (até ao fim do ano) acho que vou mesmo colocar. Juntamente com estas tiras, estará uma grolux 8500k o que completa um pouco mais os espectros necessários.

Não são plantas muito exigentes, mas é para um plantado.
Estou só a tirar umas duvidas para poder abrir um tópico com a minha montagem..

Tim1988

Membro ativo
Membro ativo

MensagemAssunto: Re: Saber a quantidade de lumens no aquario   Seg 04 Nov 2013, 12:53Responder ao tópico

Hum..ok...como não e definitivo entao e tranquilo....

André Martins

Membro
Membro

MensagemAssunto: Re: Saber a quantidade de lumens no aquario   Seg 04 Nov 2013, 13:06Responder ao tópico

O meu receio é o aparecimento de algas.
Vou estar muito atento e ao primeiro indicio de aparecimento retiro logo. Se bem que, "alimentado" bem as plantas acho consigo controlar a coisa..

Diz-me só uma coisa, pões alguma protecção nos leds ou estão em contacto directo com a humidade ?
As fitas antigas só me duraram pouco mais de 6 meses.

Ah, e obrigado Smile

Tim1988

Membro ativo
Membro ativo

MensagemAssunto: Re: Saber a quantidade de lumens no aquario   Seg 04 Nov 2013, 13:12Responder ao tópico

as minhas ficaram assim passado mais ou menos 6 meses:
http://www.peixefauna.com/t14688-cuidado-com-as-fitas-de-leds
Eu nao pus pk comprei 5 metros de 5050 no ebay...mas devo por no futuro...

André Martins

Membro
Membro

MensagemAssunto: Re: Saber a quantidade de lumens no aquario   Seg 04 Nov 2013, 13:26Responder ao tópico

Foi isso mesmo que aconteceu às minhas.
Para evitar isso acho que vou isolar as ligações com silicone ou cola quente. Sempre atrasa o processo um pouco mais.

Tim1988

Membro ativo
Membro ativo

MensagemAssunto: Re: Saber a quantidade de lumens no aquario   Seg 04 Nov 2013, 13:29Responder ao tópico

mete manga retratil e compra perfil para as fitas deste genero:
http://www.mauser.pt/catalog/product_info.php?products_id=63269
Vais melhor servido...

CRISTIAN

PeixeFauna
 PeixeFauna

Nome Real : Cristian Rat
Gostos : 128

MensagemAssunto: Re: Saber a quantidade de lumens no aquario   Seg 04 Nov 2013, 13:30Responder ao tópico

Boas

Ha uns meses atrás eu fiz uma calha de led DIY com led SMD 5050 e utilizei 180 leds(quase 3 metros)para um aquário de 45x30x30.Ficou 5* gostei muito de forma como iluminava o aquário as plantas tiveram uma evolução fantástica e nada de algas(não fazia qualquer tipo de fertilização)mas passando uns 4 meses a calha começou a perder a intensidade e apareciam cada vez mais leds apagados,e passando uns 6 meses a calha já quase não iluminava nada.

Nao esteve em contacto com agua nem humidade(era uma calha overtank)tinha todas as ligaçoes isoladas com silicone e tampa e mesmo assim os próprios leds ficaram todos castanhos(pareciam queimados)mas trabalhavam mas não tinham força nenhum nem conseguia ver o que tenho no aquário,iluminava mais a tira de led azul que coloquei para moonlight.

Ve aqui no link seguente o tópico desta calha http://www.peixefauna.com/t13172-calha-de-led

André Martins

Membro
Membro

MensagemAssunto: Re: Saber a quantidade de lumens no aquario   Seg 04 Nov 2013, 14:12Responder ao tópico

Então se calhar o problema não será da humidade, mas sim da fraca qualidade do material. Uma coisa é certa, por este preço não podemos pedir muito mais.

O que podemos ir fazendo é trocar as fitas consoante se forem estragando. Uma aspecto positivo é que é super fácil fazer a instalação.

Bem, um enorme obrigado a todos Smile

José Elias

PeixeFauna
 PeixeFauna

MensagemAssunto: Re: Saber a quantidade de lumens no aquario   Seg 04 Nov 2013, 14:40Responder ao tópico

A experiencia que tenho com leds tambem não é das melhores, pelo menos com este tipo de leds, porque aqueles antigos que pareciam umas lampadas são um espetaculo....lol

CRISTIAN

PeixeFauna
 PeixeFauna

Nome Real : Cristian Rat
Gostos : 128

MensagemAssunto: Re: Saber a quantidade de lumens no aquario   Seg 04 Nov 2013, 15:18Responder ao tópico

Estou 100% de acordo com o José,Agora tenho uma calha feita com aqueles ledes tipo como estão nos comandos e funcionam lindamente.A calha só tem 60 leds e não 180 como a outra mas e muito melhor.

André Martins

Membro
Membro

MensagemAssunto: Re: Saber a quantidade de lumens no aquario   Seg 04 Nov 2013, 23:02Responder ao tópico

Estão a falar destes leds ?
Eu também já tinha pensado em construir uma calha só com estes leds..
O esquema seria por cada 2 leds de 7000k 1 led de 8500k.

O problema acaba por ser encontrar os temps que queremos.

José Elias

PeixeFauna
 PeixeFauna

MensagemAssunto: Re: Saber a quantidade de lumens no aquario   Ter 05 Nov 2013, 09:34Responder ao tópico

era mesmo desses que eu estava a falar.

Esses leds duram uma vida, o problema é que dão muito mais trabalho a contruir uma calha.. pois é led a led...

Conteúdo patrocinado

MensagemAssunto: Re: Saber a quantidade de lumens no aquario   Responder ao tópico

Saber a quantidade de lumens no aquario

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo 
Página 1 de 1

Permissão deste fórum:Você não pode responder aos tópicos neste fórum
Peixefauna :: Água Doce :: Equipamentos e Manutenção-