Peixefauna
Bem-vindo(a) ao fórum PeixeFauna.
Para poder aceder livremente à nossa comunidade, terá que efectuar Login.
Se ainda não é membro registe-se agora.

InícioInício  LoginLogin  Registrar-seRegistrar-se  
Aquoporto

Ajuda! Cory com nadadeira estranhamente estranha!

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo 
Ir à página : 1, 2  Seguinte
AutorMensagem

rising sun

Recém chegado
Recém chegado

Gostos : 1

MensagemAssunto: Ajuda! Cory com nadadeira estranhamente estranha!   Qui 31 Out 2013, 00:23Responder ao tópico

Olá!
Esse é meu primeiro tópico aqui, então vai.
Hoje comprei 2 corys, 2 paulistinhas, 1 caranguejo e 3 espadas. O que estranhei muito foi que, ao colocar os peixes no aquário, notei a nadadeira de uma coridora meio esquisita. Parece osso puro e tenho medo que seja um fungo ou algo do tipo... No meu aquário tem:
2 Guppys
4 neóns
5 paulistinhas ( 3 já são bem antigos e não criaram problema algum com os Guppys)
2 Platys
3 espadas
1 caranguejo
2 limpa-vidro ( daqueles pequenos)
2 corys
Ele está normal, fica perto do outro e não mostra nenhum problema ao nadar. Detalhando melhor: Uma cory está com a nadadeira parecendo osso e com uns negocinhos que eu não consigo descrever ( acho que, kani apodrecido boiando na água).Se for alguma doença, como posso tratá-lo? Pode ser transmitida para os outros peixes?
Aqui a foto:

( desculpem pela PÉSSIMA qualidade, dei um zoom enorme)

Última edição por rising sun em Qui 31 Out 2013, 00:47, editado 2 vez(es)

Mara Silva

Moderador EspecificoPeixeFauna

Gostos : 137

MensagemAssunto: Re: Ajuda! Cory com nadadeira estranhamente estranha!   Qui 31 Out 2013, 00:32Responder ao tópico

rising sun escreveu:
( acho que, kani apodrecido boiando na água).
Boa noite

Não percebi. o que quiseste dizer com Kani?
Depois, se pudesses pôr uma foto, dava jeito.
Por último podes colocar o setup do aquário por favor?

-- Assinatura --
Cumpts.
Mara Silva

ModeradorEspecífico do Sub-Fórum Viviparos

rising sun

Recém chegado
Recém chegado

MensagemAssunto: Re: Ajuda! Cory com nadadeira estranhamente estranha!   Qui 31 Out 2013, 00:39Responder ao tópico

Primeiramente, obrigada por responder!
Bem, eu não sei explicar muito bem...
Enfim, é 60x30x30. Vou editar o tópico com as fotos! Wink
E o aquário é muito pequeno para tanto peixe?

Mara Silva

MensagemAssunto: Re: Ajuda! Cory com nadadeira estranhamente estranha!   Qui 31 Out 2013, 00:49Responder ao tópico

Já vais com uns peixitos a mais.
E com outros a menos.
Mas de um modo geral, depois de aumentares os cardumes correctos, não ponhas mais peixes, até porque tens 3 espécies que se reproduzem muito facilmente e em breve tens isso cheio de bébés e não tens espaço para eles.

As corys são peixes de cardume, deveriam ser pelo menos 5.
Os platys, guppys e espadas convém seguires a regra de pelo menos duas fêmeas para uma macho, não sei como tens isso. os Néons também são peixes de cardume, deveriam ser mais, mas estás com um aquário que não te permite teres muitos peixes.

Agora, tudo também depende do filtro que tenhas, e da decoração que tenhas no aquário, por isso te pedi para colocares o setup.

-- Assinatura --
Cumpts.
Mara Silva

Última edição por Mara Silva em Qui 31 Out 2013, 01:11, editado 1 vez(es)

rising sun

Recém chegado
Recém chegado

MensagemAssunto: Re: Ajuda! Cory com nadadeira estranhamente estranha!   Qui 31 Out 2013, 00:56Responder ao tópico

Tenho aquele filtro externo, e uma casinha pra os peixes entrarem. Além de umas plantas. Eu até ia comprar mais alguns neóns, porém não achei; Aliás, ainda não sei o gênero dos Espadas... Puxa, mas eu devo deixar só esses corys mesmo ou ainda tem espaço para mais alguns? E o problema é prejudicial?

Mara Silva

MensagemAssunto: Re: Ajuda! Cory com nadadeira estranhamente estranha!   Qui 31 Out 2013, 01:04Responder ao tópico

Não consigo identificar o problema através da foto, está muito desfocada. Tenta tirar uma próxima mas sem zoom. E para já, não coloques mais nenhum peixe.
Que tipo de filtro externo? Quantos Litros/hora faz? Que material filtrante tem o filtro? Data de montagem do aquário? tipo de plantas, naturais ou artificiais? São coisas importantes que é preciso sabermos. E como está a qualidade da água, parametrso, quais são (ph, amónia, nitritos, dureza, temperatura)?

-- Assinatura --
Cumpts.
Mara Silva

rising sun

Recém chegado
Recém chegado

MensagemAssunto: Re: Ajuda! Cory com nadadeira estranhamente estranha!   Qui 31 Out 2013, 01:12Responder ao tópico

Bem, amanhã postarei mais fotos. Minha câmera fica terrível à noite! E todo o resto só poderei responder amanhã também, mas eu tenho uma foto ilustrativa do filtro. É exatamente dessa marca.

Boa noite!
( aliás, o que eu esqueci de falar, é que o cory já veio assim)

Mara Silva

MensagemAssunto: Re: Ajuda! Cory com nadadeira estranhamente estranha!   Qui 31 Out 2013, 01:14Responder ao tópico

Bem, então amanhã comento o resto, que eu também preciso de ir dormir. Principalmente acerca da cory, tens que dar uma descrição com mais pormenores do que ela tem.

-- Assinatura --
Cumpts.
Mara Silva

Cneto

Membro
Membro

Gostos : 2

MensagemAssunto: Re: Ajuda! Cory com nadadeira estranhamente estranha!   Qui 31 Out 2013, 07:48Responder ao tópico

Como a imagem não é muito boa isto é apenas um palpite e não passa disso.
Assim de repente esse areão colorido parece ter algumas arestas. Não puderá ser alguma lesão provocada por isso?

putogiro

Old SchoolPeixeFaunaOld SchoolPeixeFauna

Nome Real : Nuno Moreira
Gostos : 243

MensagemAssunto: Re: Ajuda! Cory com nadadeira estranhamente estranha!   Qui 31 Out 2013, 12:12Responder ao tópico

Boas
Dentro do possivel, tenta separar a cory dos outros peixes o ideal seria num outro aqua, se tiveres algo que dê para por a cory e tirar fotos (tipo copo ou caixa em vidro), já ajudava.
Tendo em conta que já a compras-te com o problema, penso que há 2 possibilidades: 1ª é doença e como tal pode vir a afetar todos os restantes peixes, ou então pode ser defeito de nascença e nesse caso não será mau, mas podes sempre tentar trocá-la na loja, visto que a compras-te ontem.
Quando se compra peixes devemos ser nós a escolher, pois se deixar-mos, os vendedores dão-nos sempre os que não querem (doentes ou mesmo deficientes).

rising sun

Recém chegado
Recém chegado

MensagemAssunto: Re: Ajuda! Cory com nadadeira estranhamente estranha!   Qui 31 Out 2013, 16:29Responder ao tópico

Já preparei um aqua novo, e pretendo deixar o cory lá, pois suspeito que a doença possa contaminar os outros peixes... Mas posso deixá-lo sem as plantas ou as pedrinhas? Devolver o peixe não seria o caso, já me apeguei a ele =\

rising sun

Recém chegado
Recém chegado

MensagemAssunto: Re: Ajuda! Cory com nadadeira estranhamente estranha!   Qui 31 Out 2013, 16:31Responder ao tópico

Já comprei o peixe assim, na verdade. Vou postar umas fotos melhores!

Ana Soares

Membro
Membro

Nome Real : Ana
Gostos : 7

MensagemAssunto: Re: Ajuda! Cory com nadadeira estranhamente estranha!   Sab 02 Nov 2013, 11:16Responder ao tópico

Tal como disse o Nuno, aconselho-te sempre a observar bem os peixes que compras! Não só momento da escolha, como no momento em que o vendedor o apanhar, confirma sempre se é o mesmo que escolheste e se esta livre de parasitas.
Isto fará não só que compres peixes saudáveis como também evita contagios nos que já tiveres no aquário!
Posta umas fotos gerais do aquário, sem zoom, para ver a evolução do mesmo!
Boa sorte Wink 

rising sun

Recém chegado
Recém chegado

MensagemAssunto: Re: Ajuda! Cory com nadadeira estranhamente estranha!   Sab 02 Nov 2013, 20:08Responder ao tópico

Puxa, vou escolher mesmo os peixes que compro...
Infelizmente, hoje de manhã reparei que meu caranguejo estava tentando comer o cory ( que nadou e se salvou das garrinhas dele) e logo depois percebi que os kinguios ( que ganhei hoje mesmo) estavam cercando o cory. Eu estranhei muito e resolvi interferir, já que os Kinguios são peixes pacíficos. Eu o troquei de aquário para que ele morresse sem ser perturbado, enfim, da última vez que vi ele tava vivo, mas à beira da morte. O outro cory que tenho parece meio perturbado, teria como sentir a falta?
Beijos e obrigada a todos que me responderam!
( vou postar a foto do aquário todo assim que der!)

Mara Silva

MensagemAssunto: Re: Ajuda! Cory com nadadeira estranhamente estranha!   Sab 02 Nov 2013, 20:34Responder ao tópico

Mara Silva escreveu:
E para já, não coloques mais nenhum peixe.
Fazer as coisas com calma leva ao sucesso, ou pelo menos evita mais problemas.
Que foi que eu te disse? Nada de mais peixes. E muito menos Kinguios, são peixes pacificos sim, mas são peixes que crescem muito, sujam muito a água e nunca deves ter um Kinguio em menos de 80 litros de água.
No teu aquário menos ainda, não se mistura kinguios com peixes de água quente, isso dá desgraças, e depois tens um filtro que se calhar mal chega para os peixes que tens, quanto mais para um kinguio.
Faz as coisas com calma, ou vais ter sérios problemas.

Desculpa a sinceridade mas tenho que te incentivar a ver a realidade e neste momento estás a fazer muitas coisas mal que te vão dar bastantes desgostos.

-- Assinatura --
Cumpts.
Mara Silva

rising sun

Recém chegado
Recém chegado

MensagemAssunto: Re: Ajuda! Cory com nadadeira estranhamente estranha!   Sab 02 Nov 2013, 21:13Responder ao tópico

Puxa, na verdade foi meu avô que comprou, sem informar. Mas o que devo fazer? Devolvo? E nada, sinceridade nunca é demais! Wink
E... Quais seriam as desgraças?

Mara Silva

MensagemAssunto: Re: Ajuda! Cory com nadadeira estranhamente estranha!   Sab 02 Nov 2013, 21:52Responder ao tópico

Boa noite

Há muitas desgraças que podem surgir quando as coisas estão feitas erradamente, e outras até podem não surgir. Isso depende principalmente do aquário que tenhamos.
Se te fosse a dizer o que possivelmente estás a fazer mal, o que pode acontecer de mal daqui em diante enchia aqui uma folha no minimo e se calhar algumas coisas que diria até poderiam não acontecer pois continuamos sem saber concretamente como está o teu aquário.

Para não haver enganos nas respostas ou levantar ainda mais dúvidas colocares o setup do aquário pode ajudar.
Preenche lá o setup do aquário ( aquilo que souberes ) para que te possamos esclarecer as dúvidas e dar umas dicas quando necessário.

Vê aqui o que precisamos de saber e preenche por favor, é importante sabermos isso. Logo que coloques o setup, vais ver que terás muito mais ajuda.

http://www.peixefauna.com/t14073-manual-como-apresentar-o-meu-aquario

-- Assinatura --
Cumpts.
Mara Silva

rising sun

Recém chegado
Recém chegado

MensagemAssunto: Re: Ajuda! Cory com nadadeira estranhamente estranha!   Sab 02 Nov 2013, 23:15Responder ao tópico

Bom, então aqui vai o setup:
Data de montagem: Outubro de 2013
Dimensões: 60x30x30
Volume: Mais ou menos 60 l
Substrato: 2 sacos de pedrinhas
Filtro- externo Atman
Peixes:
5 paulistinhas
2 guppys
2 corys ( um está em um aqua separado)
2 limpa-vidro
1 caranguejo
2 platys
3 Espadas
4 neóns
2 Kinguios
Plantas:
2 Rotala wallichii
1 Anubia
2 samambaias d'água
Manuntenção:
Troca de água e limpeza 1 ou 2 vezes por mês
Decoração:
Uma casinha
Um enfeite

rising sun

Recém chegado
Recém chegado

MensagemAssunto: Re: Ajuda! Cory com nadadeira estranhamente estranha!   Sab 02 Nov 2013, 23:15Responder ao tópico

Espero que tenha enviado tudo certinho!
E boa noite! Very Happy 

Mara Silva

MensagemAssunto: Re: Ajuda! Cory com nadadeira estranhamente estranha!   Dom 03 Nov 2013, 16:26Responder ao tópico

Boa tarde

Ora para começar, podemos salientar a coisa mais importante que fizeste de errado, ou seja, adquiriste um aquário, fizeste a montagem dele e saltaste a parte mais importante de todas, o ciclo do aquário.
Saltar a parte do ciclo do aquário infelizmente traz problemas sérios, ou seja, o mais provável é que estejas prestes a deparar-te com problemas desagradáveis e que te vão dar bastante trabalho.

Aconselho-te a leres todos os tópicos inamovíveis que estão no fórum do iniciação á aquariofilia, para teres um noção concreta daquilo que te espera, em especial este.

http://www.peixefauna.com/t9786-capitulo-iv-manual-do-aquariofilista-iniciante-o-ciclo-do-azoto

Mais importante ainda, aconselho-te para o caso de ainda não teres, a comprar os testes de amónia, nitritos e ph, porque vais precisar deles.

-- Assinatura --
Cumpts.
Mara Silva

putogiro

Old SchoolPeixeFaunaOld SchoolPeixeFauna

Nome Real : Nuno Moreira
Gostos : 243

MensagemAssunto: Re: Ajuda! Cory com nadadeira estranhamente estranha!   Dom 03 Nov 2013, 16:43Responder ao tópico

Boas
Um aqua com essas medidas levaria no máx. 54l, mas isso incluindo o espaço ocupado por vidro e tudo, retirando o vidro, as plantas, os enfeites, as pedrinhas, os peixes e a margem de segurança (porque o aqua não fica raso), além do filtro, esse aqua leva no máx. 40 a 45l, tens 23 peixes, num aqua de 45l, mesmo que ainda sejam pequenos, vão crescer, além de que como te disseram não fizeste o ciclo, e com mudas de água, mesmo que sejam 2 por mês, ou tens muita sorte ou não te vai sobreviver nada.
Devias ter um aqua com pelo menos o dobro do tamanho, ou então metade dos peixes, além de que as espécies não me parecem ser todas compativeis, mas....
Espero sinceramente que tenhas toda a sorte do mundo, mas não sei se será suficiente.
O unico conselho que te posso dar é: Existem muitos tópicos a explicar o que deve ser feito, quando começamos na aquariofilia, lê 1º esses tópicos, e depois se possivel recomeça, porque a aquáriofilia merece quase todos os esforços, mas mesmo quase todos.

Mara Silva

MensagemAssunto: Re: Ajuda! Cory com nadadeira estranhamente estranha!   Dom 03 Nov 2013, 16:49Responder ao tópico

P.S..
Por mais que te custe, uma vez que os kinguios foram trazidos pelo teu avô, podes começar a pensar em devolvê-los. Não tens qualquer hipótese de ficar com eles, aquário pequeno, kinguios não podem estar com as restantes espécies e não tens filtragem suficiente para os manter.

-- Assinatura --
Cumpts.
Mara Silva

rising sun

Recém chegado
Recém chegado

MensagemAssunto: Re: Ajuda! Cory com nadadeira estranhamente estranha!   Dom 03 Nov 2013, 21:51Responder ao tópico

Bem, então vamos lá.
Eu devia ter pesquisado mais, mas enfim, vou comprar os testes e devolver os kinguios.
E quais espécies não são compatíveis? Vou agora tentar pedir ao meu pai um aqua maior, qual seria o tamanho ideal para todos esses peixes?
Que a sorte esteja comigo neste desastre!
( vou ler bastante os tópicos e tentar reverter a situação)

Mara Silva

MensagemAssunto: Re: Ajuda! Cory com nadadeira estranhamente estranha!   Dom 03 Nov 2013, 22:20Responder ao tópico

rising sun escreveu:
Bom, então aqui vai o setup:
Data de montagem: Outubro de 2013
Dimensões: 60x30x30
Volume: Mais ou menos 60 l -Não pode ser tanto, ao colocares areão e decorações o valor é menor
Substrato: 2 sacos de pedrinhas
Filtro- externo Atman - Quantos litros hora faz? Que matérias filtrantes tem?
Peixes:
5 paulistinhas
2 guppys - 1 macho para três fêmeas
2 corys ( um está em um aqua separado) - Convém serem 5, da mesma sub-espécie
2 limpa-vidro
1 caranguejo
2 platys - 3 fêmeas para 1 macho
3 Espadas - 3 fêmeas para 1 macho
4 neóns- peixe de cardume, pelo menos 6, 8 seria melhor
2 Kinguios - infelizmente não podes ter com as restantes espécies
Plantas:
2 Rotala wallichii
1 Anubia
2 samambaias d'água
Manuntenção:
Troca de água e limpeza 1 ou 2 vezes por mês - Mal, as tpas devem ser semanais de 25% ou 30% do volume do aquário, depende da filtragem
Decoração:
Uma casinha
Um enfeite - umas pedras ou um tronco ficavam melhor
Tirando os kinguios as espécies podem viver em conjunto.
Tenho a impressão que o teu filtro será fraco.
Para manteres todos esses peixes precisas de um aquário bem maior, se tiveres uma boa filtração, bastantes esconderijos, e fizeres uma manutenção regular, com um aquário que leve no minimo 100 litros de água reais, já te safas, embora o ideal seja ainda maior.

Não há nada a fazer para reverter a situação. É comprar os testes o mais rápido possível, porque a amónia se ainda não subiu a valores fatais aos peixes deve estar para subir.
Para remediares a situação, agora só com muitas tpas e tendo uma boa filtração, precisas dos testes para controlar os valores de amónia e nitritos, e baixá-los sempre que necessário.
Nem que arranjes um aquário maior, até o ciclares e tudo o mais, perdes os peixes.

-- Assinatura --
Cumpts.
Mara Silva

rising sun

Recém chegado
Recém chegado

MensagemAssunto: Re: Ajuda! Cory com nadadeira estranhamente estranha!   Dom 03 Nov 2013, 23:23Responder ao tópico

Vou dar os kinguios e comprar os testes. Mas como faço para abaixar os valores?

Conteúdo patrocinado

MensagemAssunto: Re: Ajuda! Cory com nadadeira estranhamente estranha!   Responder ao tópico

Ajuda! Cory com nadadeira estranhamente estranha!

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo 
Página 1 de 2Ir à página : 1, 2  Seguinte

Permissão deste fórum:Você não pode responder aos tópicos neste fórum
Peixefauna :: Água Doce ::  Doenças e Pragas-