Peixefauna
Bem-vindo(a) ao fórum PeixeFauna.
Para poder aceder livremente à nossa comunidade, terá que efectuar Login.
Se ainda não é membro registe-se agora.

InícioInício  LoginLogin  Registrar-seRegistrar-se  
Aquoporto

Problema serio com guppies

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo 
AutorMensagem

yunyasha

Membro
Membro

Nome Real : Marlon
Gostos : 4

MensagemAssunto: Problema serio com guppies   Seg 28 Out 2013, 22:06Responder ao tópico

Primeiro boas.. ja um tempo q n passo aqui :p
O problema e o seguinte, ja  a 1 mes q venho tentado por guppies no meu aqua, mas, simplesmente parece ser anti guppie -.-..... tenho 10 peixinhos nele  e sao todos saudaveis e com cores fortes e etc... fui a loja levei a minha agua eles me disseram pra baixar o ph, q deveria ser o unico problema, baixei o ph pra 6,8 tava a 7,2-7, amonia a 0, agua bem ciclada obviamente, tudo certo... ontem tentei mais uma vez entao colocar guppies ( 2 femeas e um macho), cheguei limpei o saco por fora, pus no agua ate estabelecer a temperatura, fui trocando a agua (obs.: o ph da agua no saco tava a 7, tipo lol) tirei metade da agua do saco e dexei a agua do aqua entrar gota a gota ate o saco estar quase cheio e pronto libertei os bixinho pareciam bem, agr a noite ja começou acontecer denovo o mesmo de sempre, uma femea apareceu uma manchinha beeee, pequeninha na boca ( nunca passa do mesmo tamanho, aconteceu o mesmo com os outros todos e morreram n adianta usar bactopur ou outra coisa nunca faz efeito ou n faz a tempo) o macho começa a apresentar sinais de fraquesa nada sempre um bocado inclinado e cada vez pior, de momento a outra femea ta se a aguentar!
Tentem la me ajudar a pensar no que pode ser... n faz sentido na loja bateram o pe a dizer que e do ph, bem agr ja n pode ser :/Mad

Mara Silva

Moderador EspecificoPeixeFauna

Gostos : 137

MensagemAssunto: Re: Problema serio com guppies   Seg 28 Out 2013, 22:51Responder ao tópico

Boa noite

Em 1º lugar, se tinhas o ph a 7.2 não deverias ter baixado, os guppys preferem ph mais elevado.

Agora uma pergunta. Mencionaste bactopur algures pelo meio da tua descrição. Mas não aplicaste no aquário principal, pois não?

-- Assinatura --
Cumpts.
Mara Silva

ModeradorEspecífico do Sub-Fórum Viviparos

yunyasha

Membro
Membro

MensagemAssunto: Re: Problema serio com guppies   Seg 28 Out 2013, 23:21Responder ao tópico

nao, nao! foi em um aquario de 5 litros que tenho aqui, usei a agua do aquario principal!
o ph ter baixado e simples e so continuar usando a agua da torneira q tem o ph a 7,2...
mas de tudo q procurei dizem q o ph ideal e de 6,8! se anteriormente o ph mais alto seria o ideal, a pergunta e a mesma! porque q eles morrerao todos? Antes desse post ja tinha tentado umas 3 vezes colocar macho e femeas depois de ter feito pequenas alteraçoes, como ter a certeza do ph q tenho no aqua, amonia, adicionar uma pequena quantidade de bacterias benignas antes de os colocar! so agr q mudei o ph e a forma cm q estao a morrer e a mesma!
Ah e sempre que faço a troca de agua uso produto pra  tirar ferro da agua e etc (faço isso dentro de uma garrafa de agua de 5l, e so o que preciso pra fazer a troca mesmo :p..

Mara Silva

MensagemAssunto: Re: Problema serio com guppies   Seg 28 Out 2013, 23:27Responder ao tópico

Todos os peixes que tentaste introduzir foram adquiridos na mesma loja?
O teu aquário tem amónia a zero, e a nível de nitritos, como anda?
Quantas horas após a introdução notas os primeiros sintomas? E quais são os sintomas antecedentes á morte?

-- Assinatura --
Cumpts.
Mara Silva

yunyasha

Membro
Membro

MensagemAssunto: Re: Problema serio com guppies   Seg 28 Out 2013, 23:48Responder ao tópico

sao todos da mesma loja, n sei se conheçes e bem grande chama fishplanet!
amonia a 0, acho q o memso ja q o teste e 2 em 1! os sintomas costumam aparecer por volta de 8-12horas depois de entrarem mesmo pra dentro do aquario! os sintomas sao das duas uma ( mas um sempre leva ao outro) ou começam por fraquesa sem querer comer e se isolando e se continuam a nadar nadam de uma forma inclinada, nao muita mas ve-se q tem algo errado, ou entao cm uma pequena manchina branca no canto do labio parece ate ser so reflexo da luz ( n sei dizer se e fungo visto q nunca passa do mesmo tamanho, so sei q qnd aparece penso logo bye bye guppie :/) qnd ficam fracos a medida q vai passando o tempo deixam de comer, nadam muito pouco passam a se isolanar no canto, na superficie ate q por fim começam a ocilar e n conseguirem mais se equlibrar, pouco depois morrem! sempre do mesmo jeito

Mara Silva

MensagemAssunto: Re: Problema serio com guppies   Seg 28 Out 2013, 23:57Responder ao tópico

O teu aquário não tem nada que os stress aquando da entrada? Outros peixes, excesso de luz, falta de esconderijos?

Aquário de quarentena, tens?

-- Assinatura --
Cumpts.
Mara Silva

yunyasha

Membro
Membro

MensagemAssunto: Re: Problema serio com guppies   Ter 29 Out 2013, 00:06Responder ao tópico

os outros peixes sao bem timidos de inicio depois se aproximam mas n os provocam, luz a mais nem por isso, tenho amenos -.- to a usar uma luza de fora pq a minha lampada queimou, esconderijos tem bastante!

Mara Silva

MensagemAssunto: Re: Problema serio com guppies   Ter 29 Out 2013, 00:11Responder ao tópico

Humm está aí alguma coisa a bater mal.

Que outros peixes tens no aquário? Todos, sem esquecer nenhuma espécie

-- Assinatura --
Cumpts.
Mara Silva

yunyasha

Membro
Membro

MensagemAssunto: Re: Problema serio com guppies   Ter 29 Out 2013, 01:11Responder ao tópico

bom 4 neons (original), 3 corydoras, 3 naris bebado e um limpa vidros

Miguel Figueiredo

Membro
Membro

Nome Real : Miguel Figueiredo
Gostos : 2

MensagemAssunto: Re: Problema serio com guppies   Qua 30 Out 2013, 14:38Responder ao tópico

Algumas lojas não são boas fontes de informação, principalmente aquelas cujo pessoal é contratado pelo salário minimo e não pesca nada do assunto.

Portanto, escuta preferencialmente os outros aquariofilistas e faz pesquisas na net.

O pH NÃO INTERESSA, nas espécies mais comuns. Coitado do peixe que não aguentasse facilmente um pH entre 6 e 8!

ESQUECE O PH. Nunca mais te lembres que ele existe, a não ser que um dia queiras manter espéces de águas negras, como os discus ou de águas particularmente duras, como alguns cilideos africanos. Para tudo o resto: PH NÃO É PROBLEMA.

Usa as lojas de aquariofilia para obteres coisas como comida em flocos e de um anti-cloro de qualidade.

Para adquires peixes provavelmente terás mais segurança se o fizeres através dos excedentes dos amigos ou dos outros aquariofilistas: os peixes, no mercado, passam primeiro pelos aquários de criadores industriais, com milhares de peixes, depois para os aquários de grandes grossistas internacionais, então para distribuidores e finalmente chegam aos aquários das lojas, onde muitos outros peixes já estiveram. A possibilidade de, nesse saltar de aquário em aquário, os peixes apanharem doenças é significativa. De facto, é tão significativa que alguns lojistas seguem o famoso principio de "despachar o mais rápido possivel os peixes, para não morrerem na loja".

O que se passa no teu aquário é provavelmente uma mistura de doenças e de envenenamento por produtos para baixar o pH e, quem sabe, outras mixórdias mais que te terão vendido, como produtos para acelerar o ciclo e "tratamentos".

Esquece tudo isso. Faz uma mudança de 90% de água, usando um anti-cloro de qualidade.

Os teus peixes parecem já demasiado afetados, talvez não se safem mas, de qualquer modo vamos tentar:

- Coloca uma dose de tratamento de sal: http://www.peixefauna.com/t14434-como-usar-o-sal-no-aquario-de-agua-doce
- Coloca uma folha de amendoeira da india
- Coloca um comprimido de flagyl para cada 40 litros, durante 3 dias seguidos, quando apagares a luz à noite
- Durante a próxima semana, alimenta muito pouco os peixes: usa 1/4 da dose normal de comida.

Os peixes demasiado afectados irão morrer, os outros provavelmente vão recuperar.

Cada vez que comprares peixes novos já sabes: têm boas probabilidades de trazer doenças. Deves fazer preventivamente este tipo de tratamento: Sal, Folhas de amendoeira e Flagyl.

É isso que eu faço a todos os peixes novos que obtenho: além da desparasitagem com flagyl, ficam pelo menos 3 semanas com sal (prevenindo parasitas externos e fungos) e com folhas de amendoeira (prevenindo doenças bacterianas), antes de os juntar a outros peixes.

Miguel

Mara Silva

MensagemAssunto: Re: Problema serio com guppies   Qua 30 Out 2013, 22:34Responder ao tópico

Bem, tens a resposta muito bem dada aos teus problemas. De uma forma mais rápida e directa o Miguel disse-te o essencial, eu estava a ir pelo caminho mais lento para tentar perceber de onde vinham os problemas, até que ponto estava o aquário afectado e que condições tinhas para te precaveres de problemas nas tuas futuras aquisições de peixes.
Por vezes a solução está em descobrir qual a origem dos problemas antes de agir.
Entretanto deixo um alerta, cuidado com o uso inadequado do sal, tens espécies sensíveis que se colocas sal em erro matas num instantinho.

-- Assinatura --
Cumpts.
Mara Silva

Ana Soares

Membro
Membro

Nome Real : Ana
Gostos : 7

MensagemAssunto: Re: Problema serio com guppies   Sab 02 Nov 2013, 11:26Responder ao tópico

Excelente resposta Miguel... até já eu anotei apesar de n ter esse problema Smile

yunyasha

Membro
Membro

MensagemAssunto: Re: Problema serio com guppies   Dom 03 Nov 2013, 11:54Responder ao tópico

boas, a resposta e boa sim, mas se eu fizer isso pode vir a ser prejudicial as outras especies! e depois de ter lido isso meu aqua esta bem :p... pq vejam la tenho 4 neons, 3 coridoras, 3 naris-bebados,  1 limpa vidros a ja 4-5 meses e estao todos bem ( tirando as falhas de inicio e um neon q morreu no percurso) o problema sempre foram os guppys q nunca ficavam vivos -.-
eu realmente achei muito estranho me dizerem que era ph, ph, ph, ph, so falavam nisso ou amonia ( coisa q sempre achei ter em perfeitas condiçoes, e q pelos vistos tenho) tenho aqui produto pra tirar o cloro e ferro etc da agua ( eu faço trocas parcias toda 1-2 semanas) eu deixo depois da troca ja uma garrafa de 5 litros preparada e ja com o produto aplicado.
Na altura de fazer a troca coloco umas 5 gotinhas de bacterias necessarias de se ter no aqua! costumo por uma vez por mes uma folha de amoreira ja q n tenho a terminalia catappa ( acho q chama isso a folha de amendoeira certa) dizem q tb faz bem! bem nunca tive problemas por usa-las!
a questao e q ate agr  os guppys n tinham sobrevivido, por acaso nessa ultima tentativa sobreviveu uma femea das 2 q pus e o macho morreu com uma doença q n tenho certeza do q é.. começou com uma manchinha branca na calda, como n tinha certeza esperei mais um dia pra ver se era doença ou era mesmo da cor dele, no outro dia tinha maisuma manchina branca e reparei q na parte da barbatana dorsal tinha ficado esbranquiçado pouca coisa mas ja notava algo, ent preparei o aqua hospital usando agua do meu aqua mesmo, e coloquei bactopur 5gotas, epah eu n sei se pus a menos ou a mais, ou se ja era tarde sei q aquilo desparou, no fim do dia o gajo parecia ter levado uma ganda sova de outros peixes a cauda ficou toda esburacada e dorso completamente branco, ate q morreu :/

Última edição por yunyasha em Dom 03 Nov 2013, 11:59, editado 1 vez(es)

yunyasha

Membro
Membro

MensagemAssunto: Re: Problema serio com guppies   Dom 03 Nov 2013, 11:57Responder ao tópico

ja a outra femea, mais uma vez morreu como os outros de um dia pro outro, parecia estar bem e saudavel e no outro dia durinha em um canto, sem nenhum sinal de doença ou seja la o que for

Mara Silva

MensagemAssunto: Re: Problema serio com guppies   Dom 03 Nov 2013, 16:45Responder ao tópico

Pois, essas mortes, já era algo que se esperava. Não me surpreendeu.
O problemas dos guppys é que 80% dão problemas, principalmente quando trazidos de lojas comercias, há muitos factores que influenciam de forma negativa a saúde deles, o transporte, a má preservação deles nas lojas, a mudança constante de aquários, entre outros. A melhor forma de os evitar é fazer uma boa quarentena com uma boa desparasitação e prevenção, e então só depois passá-los para o aquário principal.

Como têm surgido ultimamente tantos problemas semelhantes ao teu, em que as pessoas compram os guppys e entretanto numa semana ou menos acabam todos por morrer, lá vou eu ter que criar um tópico para dar uma ajuda na aquisição e aclimatização de vivíparos.

Fica atento que eu vou fazer o tópico nos próximos dias, se cumprires o que vou salientar, tens 90% de hipóteses de adquirires novamente guppys e não passares pela mesma situação. Há muito tempo que tenho guppys, sempre cumpri o método que vou falar e tive sempre uma alta percentagem de sucesso na compra deles.

-- Assinatura --
Cumpts.
Mara Silva

Miguel Figueiredo

Membro
Membro

Nome Real : Miguel Figueiredo
Gostos : 2

MensagemAssunto: Re: Problema serio com guppies   Dom 03 Nov 2013, 17:58Responder ao tópico

Citação :
( eu faço trocas parcias toda 1-2 semanas) eu deixo depois da troca ja uma garrafa de 5 litros preparada e ja com o produto aplicado.
5 litros? Para mudar água de um aquários de quantos litros? 

Ou mudas demasiado pouca água ou tens demasiados peixes para o aquário.

Citação :
Na altura de fazer a troca coloco umas 5 gotinhas de bacterias necessarias de se ter no aqua!

Como já tinha referido, na minha opinião, esses produtos "aceleradores de ciclo" são, frequentemente, prejudiciais. 

Está descansado que, nesta altura do campeonato, já tens bacterias em quantidade no aquário, de facto, um dos teus problemas pode ser bactérias (nefastas) a mais, devido à acumulação de matéria orgânica. Suspeito que terás um aquário demasiado pequeno para os peixes que tens ou que mudas pouca quantidade de água. Em caso de doenças provocadas por má qualidade da água, podes mudar até 70% da água.

A água pode ser colocada diretamente da torneira no aquário se usares um bom anti-cloro e se a queda de temperartura for apenas momentânea.

Miguel

yunyasha

Membro
Membro

MensagemAssunto: Re: Problema serio com guppies   Ter 05 Nov 2013, 21:33Responder ao tópico

o aqua de e de 40 litros!
hmmm es capaz de ter razao nisso!

yunyasha

Membro
Membro

MensagemAssunto: Re: Problema serio com guppies   Dom 10 Nov 2013, 13:25Responder ao tópico

Ok! a femea q tava viva ate hj, apareceu com um problema, começou a nadar em circulos e com tendencia a ficar de barriga pra cima, calculo q seja um problema na bexiga natatoria, ja tive esse problema com outros peixes antes, e nenhum saiu vivo, ja procurei em varios sites e vejo sempre uma respota diferente da outra e as vezes cm cada coisa parva q nem ponho em questao tentar.... entao oque eu fiz foi ( das respostas q vi foi a q vi com mais resultados em outrs pessoas) colocar o peixinho em um aqua hospital com nivel de agua de apenas 3vs o seu tamanha pra a obrigar ficar no fundo tendo menos oxigenio pra ver se desincha ne... e dexei de jejum apartir de hoje e pro caso de ser algo com bacteria pus uma gotinha so de sera-bactopur. como o filtro n conegue puxar agua de tao baixo nivel vo fazer trocas de agua diariamente ( caso aguente o tempo todo oq duvido Sad ), MAS quero ouvir opnioes se estou fazendo certo ou n oque deveria fazer de verdade.. alguem com experiencia nisso e q tenha sido bem sucedido pra ajudar??
ah e fiz uma troca de 15 litros do aqua, tinhas razao Miguel o aqua tava bem sujo no areao, e limpei o filtro tava quase q entupido de sujidade! os outros peixes parecem ate q ganharam mais cor Smile

yunyasha

Membro
Membro

MensagemAssunto: Re: Problema serio com guppies   Dom 10 Nov 2013, 13:29Responder ao tópico

ah e mais um detalhe, n sei se é normal mas, ela tem uma das barbatanas pra frente penso que seja pelo fato de tentar se equilibrar ( ela mexe ela bem) so acho estranho pq ta sempre virada pra frente nunca chega a jntar-se ao corpo!

izaias

Recém chegado
Recém chegado

Gostos : 1

MensagemAssunto: Re: Problema serio com guppies   Sex 13 Dez 2013, 08:59Responder ao tópico

obs a temperatura da agua
a agua nao pode esta muito fria ,se vc tem ar condicionado tente desligalo ou trocar o aquario de lugar ou colocar um aquecedor

Conteúdo patrocinado

MensagemAssunto: Re: Problema serio com guppies   Hoje à(s) 01:44Responder ao tópico

Problema serio com guppies

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo 
Página 1 de 1

Permissão deste fórum:Você não pode responder aos tópicos neste fórum
Peixefauna :: Água Doce ::  Viviparos-