Peixefauna
Bem-vindo(a) ao fórum PeixeFauna.
Para poder aceder livremente à nossa comunidade, terá que efectuar Login.
Se ainda não é membro registe-se agora.

InícioInício  Conectar-seConectar-se  Registrar-seRegistrar-se  
Aquoporto

Aquário 160L - Dúvidas de Iniciante

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo 
Ir à página : 1, 2, 3, 4  Seguinte
AutorMensagem

skullzauMM

Membro
Membro

Nome Real : Rafael
Gostos : 2

MensagemAssunto: Aquário 160L - Dúvidas de Iniciante    Dom 27 Out 2013, 10:57Responder ao tópico

Boas pessoal! Sou novo nestas andanças e digamos que já ando à coisa de um mês a informar-me e a tentar reter informação sobre este mundo!
Até estive por um outro forum mas ninguém me deu respostas nos pontos onde estou, não sei se por serem complicadas se por outra qualquer razão!
Ora bem vamos ao que interessa:

• Aquário - 100C x 40L x 40A

Já o encomendei, e pedi com estas medidas pois pelo que li é mais fácil errar num aqua mais pequeno que num de dimensões maiores!
De resto ainda ando numa fase de ver preços do resto dos componentes, e realmente já encontrei coisas mais baratinhas, com alguma pesquisa e afins.
Apenas queria receber algum feedback acerca do que encontrei:
Co2
Filtro
Termostato
Acho que em termos de equipamento é isto, iluminação pedi para vir com o aquário, caso seja insuficiente irei resolver quando ele chegar.
De resto queria saber, o Sistema Co2 é insuficiente para um aqua de 160L ?
Pelo que li do filtro Eheim Ecco pro 200 parece-me ser suficiente. E o termostato também, mas claro, antes da compra pedia uma confirmação pelas pessoas mais entendidas!  :rolleyes:

Mara Silva

Moderador EspecificoPeixeFauna

Gostos : 137

MensagemAssunto: Re: Aquário 160L - Dúvidas de Iniciante    Dom 27 Out 2013, 21:52Responder ao tópico

Boa noite

Relativamente ao termostato 200 W está bom se o aquário estiver num local que não seja muito frio, caso contrário talvez não seja má ideia subires um pouco
Quanto ao filtro a marca é boa, os filtros são bons mas o Ecco Pro 200 é muito fraco para o teu aquário.
Digamos que com apetrechos e tudo, o aquário fique por volta dos 140 litros. Usa a regra de filtragem 7x volume do aqua. Sendo assim seria 7x140=980. Logo para o teu aquário de modo a garantires uma boa filtrage e alguma "folga" não convém teres um filtro que faça menos de 900l/h. CO2, não comento, deixo para quem perceba disso.

-- Assinatura --
Cumpts.
Mara Silva

ModeradorEspecífico do Sub-Fórum Viviparos

CRISTIAN

Nome Real : Cristian Rat
Gostos : 128

MensagemAssunto: Re: Aquário 160L - Dúvidas de Iniciante    Dom 27 Out 2013, 23:05Responder ao tópico

Como a Mara já disse e muito bem o filtro não vale nada.
Em termos de filtragem se queres escolher um filtro Eheim então tens que ver o Classic 2217 ou o Profissional 3 2071 ou a Eperience 350.
Se estas aberto a outra marcas também então podes optar também pelo CRISTALPROFI E901 GREENLINE de JBL.
Todos estes são óptimos filtros que vão fazer um óptimo trabalho,o mais barato sendo o JBL.
O termostato não sei o que te diga não conheço mas por mais uns trocos já podia comprar um Eheim Jagger que e tipo um relógio suíço em termos de funcionamento Razz 
E por fim a sistema de co2 também não vale nada porque aqueles garrafinhas de 95gr só te duram uns dias ou nem isto num aquário de este tamanho e depois as recargas são caras.Tens que ver uma sistema pressurizada de pelo menos 2kg com garrafa recarregavel.
Mas já agora para que queres co2???

-- Assinatura --
ModeradorEspecífico do Sub-Fórum Iniciação à aquariófilia / Plantados

skullzauMM

Membro
Membro

MensagemAssunto: Re: Aquário 160L - Dúvidas de Iniciante    Seg 28 Out 2013, 02:10Responder ao tópico

Respondendo ao CRISTIAN num aqua deste tamanho claro que irei ter flora, aliás "muita" flora, não será um plantado mas muita flora, penso que um sistema Co2 seria apropriado.
Caso não seja peço desculpa pela ignorância, mas pelo menos pensei em adquirir plantas que sejam de pouca manutenção e algumas de mais alguma manutenção. Nada exagerado mas que já me leve a dar algumas podas. Neste momento espero que chegue o aquário para proceder à compra do filtro e outras coisas demais que me faltem para encher o aqua Smile
Desde já quero agradecer as respostas em relação ao filtro porque estava mesmo à nora sobre o que comprar, amanhã já vou ver a relação preço que cada um tem e me pode custar. Quero fazer mesmo tudo certinho para ter os mínimos problemas ao inicio, mas sei que irei ter. Não fosse isto um "trabalho" qualquer ^^

Cneto

Membro
Membro

MensagemAssunto: Re: Aquário 160L - Dúvidas de Iniciante    Seg 28 Out 2013, 07:15Responder ao tópico

Podes por co2 mas pode ser desnecessário se as plantas não o exigirem.
No caso de o colocaress tambem tens de dar atenção a iluminação que vais ter, já para não falar na fertilização.
Tudo isto tem de ser bem equilibrado...

CRISTIAN

MensagemAssunto: Re: Aquário 160L - Dúvidas de Iniciante    Seg 28 Out 2013, 10:55Responder ao tópico

Ja sabes a iluminação que vais ter no aquário?Para já eu acho que tens que ver um bom filtro,um bom aquecedor,ver a iluminação que vais ter e se queres plantas eu aconselho a compra de substrato fértil e um bom substrato inerte.Depois de ter isto tudo e fazer uma ideia das plantas que queres podes pensar numa sistema de co2 se for preciso.

-- Assinatura --

José Elias

Old SchoolPeixeFaunaOld SchoolPeixeFauna

Nome Real : Jose Elias Aka CyberJ
Gostos : 148

MensagemAssunto: Re: Aquário 160L - Dúvidas de Iniciante    Seg 28 Out 2013, 11:17Responder ao tópico

Bem vindo skullzauMM

Vou começar por comentar a tua primeira frase, neste forum nunca ficas sem resposta, a malta adora "conversar" e mandar bitaites Smile

Em relação ao aquario:

Filtro: Como já foi dito, o ideal é um filtro que faça por volta dos 900 a 1000L /hora, o Filtro que eu mais gosto é o Eheim Professional 3, pois é simplemente fantastico, no entanto é o mais caro.

Termostato: 200W é suficiente.

CO2: Esse kit é fabuloso, mas para aquarios de até 20L Smile, para o teu aquario necessita de um sistema de 2Kg que te dure pelo menos 3 meses antes de recargas, até porque recarregar um cilindro de 2Kg custa 10€

Ainda em relação ao CO2, pessoalmente não sei se irá ser o melhor investimento que irás fazer neste momento, a menos que o dinheiro não seja problema para ti no que diz respeito ao investimento inicial.

Eu explico porquê; O CO2 pressurizado só faz sentido em aquarios onde iremos colocar plantas de media/alta manutenção, este tipo de plantas, alem de CO2, necessitam de muita luz (+- 80 Lummens/L ou 1W Litro se pensarmos em lampadas T5), necessitam tambem de uma fonte de nutrientes grandes, ou seja fertilização liquida.

Tudo isto significa dinheiro, e alguma paciencia e tempo.

Falo por experiencia propria, o primeiro aquario que vês na minha assinatura foi uma verdadeira dor de cabeça e muitos, mas mesmo muitos euros investidos e outros tantos deitados ao lixo, pelo simples facto que quis montar uma aquario HI-Tech, quando nem experiencia ou conhecimentos tinha para um Low-Tech.

Podes estar a pensar que o aquario está bonito e tal, mas tenho conscienca que se tivesse tido mais calma, tinha gastado metade com os mesmo resultados. Smile

Mais vale investires num Bom filtro, como o Ehiem Professional 3 do que avançares já para um sistema de co2, onde ainda vais gastar um 120€ + o fertilizante liquido + o upgrade à iluminação...

Depois, daqui a 2 ou 3 meses, logo colocas o CO2.

Ainda não falas-te que tipo de substrato vais utilizar, se vais colocar substrato fertil e de que marca, qual o hardscape, etc..

José Elias

MensagemAssunto: Re: Aquário 160L - Dúvidas de Iniciante    Seg 28 Out 2013, 11:19Responder ao tópico

É verdade, lê o manual do aquariofilista iniciante que se enconta aqui na iniciação à aquariofilia, pois vai dar-te umas ideas sobre o material.

skullzauMM

Membro
Membro

MensagemAssunto: Re: Aquário 160L - Dúvidas de Iniciante    Seg 28 Out 2013, 13:02Responder ao tópico

Vou tentar responder a todos de uma acentada hehe
Em relação ao filtro estive a ver no site da Eheim o Eheim Professional 3 mas aquilo é um pouco confuso, existem vários modelos deste filtro. Pedia que me ajudassem na escolha pois não percebo nada do que está lá no site!
Em relação ao resto mais logo vou tratar de pesquisar e ver! Smile

skullzauMM

Membro
Membro

MensagemAssunto: Re: Aquário 160L - Dúvidas de Iniciante    Seg 28 Out 2013, 16:25Responder ao tópico

Bem pelo menos em termos do filtro já estive a ver o EHEIM PROFISSIONAL 3 2080, mas isto não é digamos exagerado para o aquário que irei receber? xD
Quando digo exagerado refiro-me à litragem 1200L para um aqua de 160 digamos que mesmo seguindo a regra das 7x fica muito acima. É certo que em termos de filtração era muito melhor, mas em termos de bolso não é muito amigável !!
Deixo aqui o link onde vi o preço dele
Ajudem-me pois este parece-me ser puxado em termos de orçamento, mas se tiver que ser ...

Nuno Jesus

Nome Real : Nick - NGOD
Gostos : 49

MensagemAssunto: Re: Aquário 160L - Dúvidas de Iniciante    Seg 28 Out 2013, 16:30Responder ao tópico

Para ficares bem servido seria este:

http://www.pet4you.net/peixes/filtragem/filtros-externos/150-350l/eheim-profissional-3-2073.html

-- Assinatura --
ModeradorEspecífico dos Sub-Fóruns de Iniciação à Água Doce/Dúvidas e Perguntas

CRISTIAN

MensagemAssunto: Re: Aquário 160L - Dúvidas de Iniciante    Seg 28 Out 2013, 16:33Responder ao tópico

Pois este e um pouco puxado mas como o Ngod também sugeriu podes escolher algum destes 2 que são mais amigáveis para o bolso Razz
http://www.pet4you.net/peixes/filtragem/filtros-externos/150-350l/eheim-profissional-3-2073.html
http://www.pet4you.net/peixes/filtragem/filtros-externos/150-350l/eheim-profissional-3-2071.html

-- Assinatura --

skullzauMM

Membro
Membro

MensagemAssunto: Re: Aquário 160L - Dúvidas de Iniciante    Seg 28 Out 2013, 16:57Responder ao tópico

Uff ainda bem que com esses já fico bem servido, pois já é metade do valor do outro! Very Happy
Bem o aqua deve chegar no inicio do mês que vem e o filtro vou encomenda-lo entretanto para receber no mês que vem.
De resto termostato é uma coisa mais simples, também será de fácil aquisição. Iluminação pedi para vir com o aquário, apenas se não for indicada terei de substituir!
Penso que agora poderei começar a ver a parte de substractos férteis e inertes e o hardscape que se não estou errado nos termos será as rochas e calhaus (entre outros) que terei de encontrar correcto? :cheers: 

CRISTIAN

MensagemAssunto: Re: Aquário 160L - Dúvidas de Iniciante    Seg 28 Out 2013, 17:06Responder ao tópico

Em termos de aquecimento estes são os melhores:
http://www.pet4you.net/peixes/equip.-tecnico/aquecedores/eheim-jager-aquecedor.html
Substrato fertil tens o Aquabasis plus de JBL que em termos de preço qualidade e o melhor e a maioria do pessoal de aqui utiliza este.
http://www.pet4you.net/peixes/agua-doce/plantas/substrato/jbl-aquabasis-plus.htmlDepois o substrato inerte e mais difícil porque tens muitos de muitas cores a escolha e vários preço.Em termos de relaçao qualidade preço uma boa escolha e o Manado de Jbl mas se não gostares do cor acastanhado deste então escolha um preto ou outro qualquer.

-- Assinatura --

Nuno Jesus

Nome Real : Nick - NGOD
Gostos : 49

MensagemAssunto: Re: Aquário 160L - Dúvidas de Iniciante    Seg 28 Out 2013, 17:10Responder ao tópico

skullzauMM escreveu:
Uff ainda bem que com esses já fico bem servido, pois já é metade do valor do outro! Very Happy
Bem o aqua deve chegar no inicio do mês que vem e o filtro vou encomenda-lo entretanto para receber no mês que vem.
De resto termostato é uma coisa mais simples, também será de fácil aquisição. Iluminação pedi para vir com o aquário, apenas se não for indicada terei de substituir!
Penso que agora poderei começar a ver a parte de substractos férteis e inertes e o hardscape que se não estou errado nos termos será as rochas e calhaus (entre outros) que terei de encontrar correcto? :cheers: 
Mas qual foi a iluminação que pediste com o aquario????? Mais vale alterar já que depois andares a fazer correções....

skullzauMM

Membro
Membro

MensagemAssunto: Re: Aquário 160L - Dúvidas de Iniciante    Seg 28 Out 2013, 17:25Responder ao tópico

NGOD escreveu:

Mas qual foi a iluminação que pediste com o aquario????? Mais vale alterar já que depois andares a fazer correções....
Resumindo o aquário foi encomendado através do meu patrão a um familiar dele, digamos que já tenho um melhor preço por ser algo assim, dai estar à espera que a iluminação seja em condições. Até porque pelo que ele me disse o tal senhor trabalha numa grande empresa do norte que trabalha nessa área de aquários.
Se ele me enganar está lixado comigo hehe

skullzauMM

Membro
Membro

MensagemAssunto: Re: Aquário 160L - Dúvidas de Iniciante    Ter 29 Out 2013, 09:36Responder ao tópico

Boas, tive aqui a ver e o JBL Manado é mesmo um substrato inerte correcto?
Pelas fotos parece que é uma coisa tão fininha.
Em relação ao substrato fértil penso que o Aquabasis plus de JBL também será a minha opção!
De resto apenas em relação ao Termostato penso que vou mandar vir este nem chega a 10€ e não pago portes! Mas se realmente me aconselharem a comprar um EHEIM JAGER, pronto lá terá de ser! Smile
Corrijam me se estiver errado em relação a alguma coisa!
Desde já muito obrigado pelas respostas que têm dado, pelo menos já tirei as dúvidas que tinha em relação ao filtro e espero que as restantes também sigam pelo mesmo caminho Very Happy

CRISTIAN

MensagemAssunto: Re: Aquário 160L - Dúvidas de Iniciante    Ter 29 Out 2013, 09:51Responder ao tópico

Sim o manado e um substrato inerte e bastante fininho mas ideal para plantas,o único inconveniente do manado e que e um substrato muito leve e não se consegue fazer declives grandes com ele porque com o passagem do tempo e com ajuda dos peixes e de própria corrente de agua ele vai alisar sozinho mas eu gosto muito de ele,podes ver no meu aquário como e que fica.

O termostato que tu queres comprar também e boa,eu também tenho alguns destes de chineses,a problema com eles e que são difícil de regular mas com algum trabalho em alguns dias consegues fixar a temperatura nos valores que queres.

O que eu quero dizer e que tu vais por o termostato para 26 graus mas pode ser que a agua vai aquecer ate 28 ou só ate 22 por isto tens que regular para diferentes temperaturas ate quando consegues a temperatura que tu queres.

Com os de eheim se tu regulares para 26 então tens 26.São mais fiáveis.

O aguabasis e uma boa escolha podes comprar a vontade.

-- Assinatura --

José Elias

MensagemAssunto: Re: Aquário 160L - Dúvidas de Iniciante    Ter 29 Out 2013, 10:46Responder ao tópico

Acho que estás a ir pelo bom caminho...

O filtro é simplestemnte fantastico, o termostato é como o Cristian diz.

A unica coisa que eu não gosto é o Manado, pois como já disseram é muito leve e se colocas peixes de fundo como corydoras ou acintrus estás desgracado...

Acho que deverias optar por um substrato inerte mais pesado, como por exemplo basalto moido, mas é tudo uma questão de gosto...

O Aquabasic, como substrato fertil é o melhor na relação Qualidade/Preço, claro que depois tens outros substratos muito mais ricos em nutrientes, alguns quase que fazem milagres, mas os preços são proibitivos, como por exemplo os substratos da ADA.

Os "Calhaus", tudo depende do que irás fazer, eu pessoalmente adora as Dragon Stones, mas isso é panca minha Smile

skullzauMM

Membro
Membro

MensagemAssunto: Re: Aquário 160L - Dúvidas de Iniciante    Ter 29 Out 2013, 11:10Responder ao tópico

Pois em termos de calhaus também gosto das Dragon Stones mas digamos que são um pouco puxadas Razz
Acho que vou tentar encontrar calhaus na zona, mas como moro numa zona calcária tenho algum receio das pedras que possa encontrar! :s

Mara Silva

MensagemAssunto: Re: Aquário 160L - Dúvidas de Iniciante    Ter 29 Out 2013, 12:52Responder ao tópico

Recolhes os calhaus que gostares, lavas bem lavadinhos e fazes-lhe o teste do vinagre. Logo vês se são ou não calcárias.

-- Assinatura --
Cumpts.
Mara Silva

José Elias

MensagemAssunto: Re: Aquário 160L - Dúvidas de Iniciante    Ter 29 Out 2013, 14:46Responder ao tópico

Mara Silva escreveu:
Recolhes os calhaus que gostares, lavas bem lavadinhos e fazes-lhe o teste do vinagre. Logo vês se são ou não calcárias.
x2

skullzauMM

Membro
Membro

MensagemAssunto: Re: Aquário 160L - Dúvidas de Iniciante    Ter 29 Out 2013, 17:49Responder ao tópico

Parece-me então que vou à caça ao calhau :lol:
Já agora o teste com vinagre só irá reagir em pedras calcárias, as restantes não irão produzir qualquer efeito certo?
Enquanto não tiver o aquário não vou encomendar o filtro e restantes equipamentos.
O que espero não demorar muito, pois ando mortinho para ter tudo pronto a encher Razz 

Mara Silva

MensagemAssunto: Re: Aquário 160L - Dúvidas de Iniciante    Ter 29 Out 2013, 20:04Responder ao tópico

É isso tudo, se ferver, é calcária.
Um conselho, mantém a calma, sem pressas, tudo bem pensado e ponderado. Existe o ditado que diz que a pressa é inimiga da perfeição. No caso a aquariofilia a pressa é inimiga de um bom lay-out e até dos próprios peixes.
Planeia tudo bem planeado antes, porque é preferível fazer as coisas com calma inicialmente do que chegares a 2 ou 3 meses de montagem e dizeres, é pá, não gosto. Desmanchar ou andar a recompôr é bem mais chato.

-- Assinatura --
Cumpts.
Mara Silva

skullzauMM

Membro
Membro

MensagemAssunto: Re: Aquário 160L - Dúvidas de Iniciante    Ter 29 Out 2013, 20:39Responder ao tópico

Ok vou ver se no fim de semana vou à caça de calhaus xD
Sim vou ver se faço tudo com calma e obrigado pelo conselho!
Até porque isto vai tudo vai estar dependente de uma divisão da casa que estou a remodelar e quero ver se tenho pronta até final de Novembro, logo terei de esperar e claro quero fazer tudo certinho e como deve ser! Smile

Aquário 160L - Dúvidas de Iniciante

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo 
Página 1 de 4Ir à página : 1, 2, 3, 4  Seguinte

Permissão deste fórum:Você não pode responder aos tópicos neste fórum
Peixefauna :: Água Doce ::  Iniciação à Água Doce-