Peixefauna
Bem-vindo(a) ao fórum PeixeFauna.
Para poder aceder livremente à nossa comunidade, terá que efectuar Login.
Se ainda não é membro registe-se agora.

InícioInício  Conectar-seConectar-se  Registrar-seRegistrar-se  
Aquoporto

Ajuda para Constituicao e inicio de aquario

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo 
Ir à página : Anterior  1, 2
AutorMensagem

Mara Silva

Moderador EspecificoPeixeFauna

Gostos : 137

MensagemAssunto: Re: Ajuda para Constituicao e inicio de aquario   Sab 26 Out 2013, 20:08Responder ao tópico

O fluxo dos filtros também depende do tipo de aquário, se é low tech, high tech, do nº de peixes entre outras coisas.
O recomendado é sempre ter uma filtração que faça pelo menos 7 vezes o volume do aquário. Ou seja, o teu aquário com apetrechos e tudo vai rondar os 80 litros talvez mais um pouco, mas pouco mais. 80x7=560. Logo nunca menos de 560l/h.

Agora quanto ao aquário, se conseguires encontrar um maior por uma diferença em € pequena, aproveita, porque quanto maior o aquário melhor. Daqui por meia dúzia de meses vais desejar ter comprado um aquário maior. Tenta poupar algum dinheiro na compra do aquecedor e da iluminação, estou a achar esses preços um bocadito elevados.

Outra coisa, falaste que ofereciam o areão, cuidado com isso, com a granulometria e côr do areão, são de extrema importÂncia no aspecto final do aquário.

-- Assinatura --
Cumpts.
Mara Silva

ModeradorEspecífico do Sub-Fórum Viviparos

Última edição por Mara Silva em Sab 26 Out 2013, 21:43, editado 1 vez(es)

marcolanca

Recém chegado
Recém chegado

Nome Real : Marco Lança
Gostos : 1

MensagemAssunto: Re: Ajuda para Constituicao e inicio de aquario   Sab 26 Out 2013, 20:17Responder ao tópico

O movel que tenho é de 79cmx39 do IKEA e ira ficar na sala. Se for maior, ja sera demasiado e nem cabe em cima do movel. lool. Bem que gostaria de ir para um de 1 metro. seria fantastico Wink

Mara Silva

MensagemAssunto: Re: Ajuda para Constituicao e inicio de aquario   Sab 26 Out 2013, 20:23Responder ao tópico

Pois, nem sempre podemos avançar para mais. Eu também tenho um aqua de 80 cm, porque não tinha espaço para maior, mas quem me dera trocá-lo por um de pelo menos 1.20 metros

-- Assinatura --
Cumpts.
Mara Silva

marcolanca

Recém chegado
Recém chegado

MensagemAssunto: Re: Ajuda para Constituicao e inicio de aquario   Sab 26 Out 2013, 20:29Responder ao tópico

Mas pode ser que ainda mude de ideias e consiga aumentar o tamanho.lool
Entretanto, para fazer aquelas bolhas na agua vindo de baixo, que fica muito giro, o que é preciso?

Mara Silva

MensagemAssunto: Re: Ajuda para Constituicao e inicio de aquario   Sab 26 Out 2013, 21:24Responder ao tópico

Uma bomba de ar, respectivo tubo e pedra difusora, cortina de ar ou um enfeite qualquer para esse objectivo.

Isso é algo que não precisas no aquário, porque o filtro já te oxigena a água. Mas se gostas do efeito...

Para além disso, a bomba de ar poderá ser útil em alguns casos em que seja necessário intervir com medicação pois muitos medicamentos tendem a consumir o oxigénio brutalmente. Se bem que, um tratamento só deve ser feito num aquário principal em último caso.

-- Assinatura --
Cumpts.
Mara Silva

CRISTIAN

Nome Real : Cristian Rat
Gostos : 128

MensagemAssunto: Re: Ajuda para Constituicao e inicio de aquario   Sab 26 Out 2013, 21:38Responder ao tópico

A Mara ja disse tudo, o que eu gostava de acrescentar e que tu ate podes comprar um filtro de mesma potencia que o JBL por um preço mais baixo mas tens que ver que o JBL vem todo equipado e com todas as matéria filtrantes e umas das melhores matérias do mercado.
Se comprares um filtro mais barato mas com matérias que não prestam(ex.cerâmicas de chineses) vais gastar quase metade do valor do filtro para abastecer com cerâmicas de boa qualidade.
So 1l de micromec de jbl custa quase 15 euros.
Aquecedores tens o de Eheim que são os melhore por 19 euros com potencia ate 150w que para ti chega e sobra Razz 
Para um bom filtro gastas um pouco mais e verdade mas alem de proporcionar uma agua de boa qualidade para os teus peixes vai dar a ti próprio menos trabalho.Com um filtro insuficiente ou de ma qualidade vais ter que fazer limpeza e manutenção ao filtro a cada 2 semanas ou a cada mês depende de fauna e flora mas com um bom filtro podes aumentar este tempo de entre manutenção  ate 3 ou ate mesmo 6 meses.

-- Assinatura --
ModeradorEspecífico do Sub-Fórum Iniciação à aquariófilia / Plantados

marcolanca

Recém chegado
Recém chegado

MensagemAssunto: Re: Ajuda para Constituicao e inicio de aquario   Sab 26 Out 2013, 23:53Responder ao tópico

E a nivel de flora o que recomendas?

CRISTIAN

MensagemAssunto: Re: Ajuda para Constituicao e inicio de aquario   Dom 27 Out 2013, 00:03Responder ao tópico

Primeiro explica assim por alto o que gostavas de fazer.Como pensaste fazer o layout?Vais por tronco ou pedras?Qual vai ser a iluminação?Vais utilizar co2 e fertilização?Vais colocar substrato fértil?Qual vai ser o substrato inerte?

-- Assinatura --

marcolanca

Recém chegado
Recém chegado

MensagemAssunto: Re: Ajuda para Constituicao e inicio de aquario   Dom 27 Out 2013, 00:17Responder ao tópico

Agora é que me lixaste.loool
Primeiro pensei em pedras, porque penso que os troncos e pelo que tenho lido, poderao dar problemas na agua porque sujam muito. A iluminacao gostava de LED devido ao consumo ser muito mais baixo. O resto ainda nao pesquisei sobre o que é.

Mara Silva

MensagemAssunto: Re: Ajuda para Constituicao e inicio de aquario   Dom 27 Out 2013, 00:23Responder ao tópico

Os troncos têm é que ser bem tratados, de resto nada de especial.
Podem escurecer-te ligeiramente a água durante uns tempos e acidificarem um pouco o ph, mas não estragam a água.

Queres um conselho, decide primeiro que espécies queres ter no aquário de modo a poderes escolher o lay-out mais apropriado para os peixes que escolhas.

-- Assinatura --
Cumpts.
Mara Silva

marcolanca

Recém chegado
Recém chegado

MensagemAssunto: Re: Ajuda para Constituicao e inicio de aquario   Dom 27 Out 2013, 00:34Responder ao tópico

Cristian, o aquario quase de certeza que ira ser de 8ox40x40

CRISTIAN

MensagemAssunto: Re: Ajuda para Constituicao e inicio de aquario   Dom 27 Out 2013, 00:35Responder ao tópico

Isto ja e um bom aquário mas como a Mara disse já pensaste em que tipo de peixes queres manter?

-- Assinatura --

Mara Silva

MensagemAssunto: Re: Ajuda para Constituicao e inicio de aquario   Dom 27 Out 2013, 00:46Responder ao tópico

Para além disso, Cristian, não achas que se ele alterar as medidas para 80x40x40 o JBL 701 não ficará muito no limite? Com a perda de caudal e por aí além não sei se terá as garantias necessárias a nível de filtragem. Eu por norma, gosto de abusar na filtragem, por isso aqui até fico na dúvida se o 701 é suficiente

-- Assinatura --
Cumpts.
Mara Silva

CRISTIAN

MensagemAssunto: Re: Ajuda para Constituicao e inicio de aquario   Dom 27 Out 2013, 00:50Responder ao tópico

Eu acho que e mais que suficiente porque mesmo com estas medidas o aquário nem aos 100l vai chegar e como os JBls são grandes maquinas aquenta bem Wink 

-- Assinatura --

José Elias

Old SchoolPeixeFaunaOld SchoolPeixeFauna

Nome Real : Jose Elias Aka CyberJ
Gostos : 148

MensagemAssunto: Re: Ajuda para Constituicao e inicio de aquario   Seg 28 Out 2013, 11:46Responder ao tópico

Por acaso concordo com a Mara, acho o 700 fraco, porque ao contrario do que tu dizes Cristian, os JBL's não são grandes Maquinas, muito pelo contrario, são os filtro que mais caudal perdem.

Posso garantir-te que o Meu Ehiem 2073 que faz 1050L/h passado duas semanas de utilização tem muito mais caudal do que um JBL 1501 que faz 1500L/h passado as mesmas duas semanas.

Eu gosto da JBL, mas acho que perdem muito caudal com o tempo, por isso acho que ele deveria ir para a Serie 900 da JBL.

Nuno Jesus

Nome Real : Nick - NGOD
Gostos : 49

MensagemAssunto: Re: Ajuda para Constituicao e inicio de aquario   Seg 28 Out 2013, 12:02Responder ao tópico

Yep por experiencia propria concordo com o Jose elias, e tenho um jbl 1501 gl para um aquario de 160 litros uteis.

-- Assinatura --
ModeradorEspecífico dos Sub-Fóruns de Iniciação à Água Doce/Dúvidas e Perguntas

Cneto

Membro ativo
Membro ativo

Gostos : 2

MensagemAssunto: Re: Ajuda para Constituicao e inicio de aquario   Seg 28 Out 2013, 12:09Responder ao tópico

José Elias escreveu:
Por acaso concordo com a Mara, acho o 700 fraco, porque ao contrario do que tu dizes Cristian, os JBL's não são grandes Maquinas, muito pelo contrario, são os filtro que mais caudal perdem.

Posso garantir-te que o Meu Ehiem 2073 que faz 1050L/h passado duas semanas de utilização tem muito mais caudal do que um JBL 1501 que faz 1500L/h passado as mesmas duas semanas.

Eu gosto da JBL, mas acho que perdem muito caudal com o tempo, por isso acho que ele deveria ir para a Serie 900 da JBL.
Começo a aperceber-me disso da pior maneira. Tenho há pouco mais de 2 meses o JBL 1501 que faz 1400l/h e não 1500l/h como é aqui dito e noto logo ao fim de 2 / 3 semanas uma forte diminuição no caudal.

José Elias

Old SchoolPeixeFaunaOld SchoolPeixeFauna

Nome Real : Jose Elias Aka CyberJ
Gostos : 148

MensagemAssunto: Re: Ajuda para Constituicao e inicio de aquario   Seg 28 Out 2013, 12:28Responder ao tópico

NGOD escreveu:
Yep por experiencia propria concordo com o Jose elias, e tenho um jbl 1501 gl para um aquario de 160 litros uteis.
A minha experiencia com JBL vem aqui do NGOD...

Qual não é o meu espanto quando o NGOD comprou o 1501 e o Ligou, que o caudal do filtro era tão grande que lhe deu um valente banho, pois a agua saia da fluta com tanta porça que passava o aquario e lhe caia em cima:lol: :lol: :lol: :lol: 

Passado 2 semanas, parecia um filtro completamente diferente..... Já o meu Eheim Pro 3, não consigo ver diferença significativa no caudal, mesmo passado um mês!

Mara Silva

MensagemAssunto: Re: Ajuda para Constituicao e inicio de aquario   Seg 28 Out 2013, 13:05Responder ao tópico

Também concordo com a perda de caudal.
Tenho um JBL 150a no aquário de água fria e outro de 1000 l/h .
O JBL é aquela máquina., realmente tem uma boa área para matérias filtrantes, fuciona muito bem, mas noto que a diferença de caudal entre o JBL e o de 1000l/h é quase imperceptível. O de 1000 l/h perde menos caudal.
Mas de uma fora geral acho os JBL muito bons, recomendo é mais l/h do que habitualmente seria recomendado

-- Assinatura --
Cumpts.
Mara Silva

Conteúdo patrocinado

MensagemAssunto: Re: Ajuda para Constituicao e inicio de aquario   Responder ao tópico

Ajuda para Constituicao e inicio de aquario

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo 
Página 2 de 2Ir à página : Anterior  1, 2

Permissão deste fórum:Você não pode responder aos tópicos neste fórum
Peixefauna :: Água Doce ::  Iniciação à Água Doce-