Peixefauna
Bem-vindo(a) ao fórum PeixeFauna.
Para poder aceder livremente à nossa comunidade, terá que efectuar Login.
Se ainda não é membro registe-se agora.

InícioInício  LoginLogin  Registrar-seRegistrar-se  
Aquoporto

Peixes novos que morrem.

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo 
AutorMensagem

TaniaNini

Recém chegado
Recém chegado

Gostos : 0

MensagemAssunto: Peixes novos que morrem.   Ter 22 Out 2013, 19:20Responder ao tópico

Boa noite.

Tenho um aquário com cerca de 120L, e nos últimos tempos não tenho dedicado muito tempo à sua manutenção.
Acontece que os habitantes já "antigos" do aquário mantém-se de boa saúde, e já à bastante tempo que nenhum deles morre, no entanto, sempre que adquiro novos peixes nos primeiros 2/3 dias todos acabam por morrer. Hoje à tarde trouxe para casa 2 Guppys fêmeas, 1 Guppy macho e uma Corydora, o macho já morreu.

Desta vez ainda não consegui observar nenhuma alteração nos peixes, até porque os restantes 3 continuam aparentemente saudáveis, mas da última vez que trouxe peixes para o aquário reparei que as guelras se iram detriorando, ficando inicialmente muito vermelhas, e depois iam-se mesmo decompondo, quase desaparecendo...

Será algum tipo de infecção a que os antigos habitantes tenham já ganho resistência?

Obrigada Smile

Mara Silva

Moderador EspecificoPeixeFauna

Gostos : 137

MensagemAssunto: Re: Peixes novos que morrem.   Ter 22 Out 2013, 20:18Responder ao tópico

Boa noite

É precisamente para evitar essas situações desagradáveis que qualquer peixe adquirido deve passar por um período de quarentena, para ver se há problemas e tratá-los mais facilmente caso surjam.
Se analisarmos as estatisticas a quarentena é ainda mais imprescindivel no caso de viviparos como guppys, platys,espadas e molys, pois ão peixes que na maioria das vezes já vêm doentes para os nossos aquários. São peixes facilmente sensíveis a situações de stress, e quando entram em stress entram inevitavelmente em "colapso" e surgem problemas atrás de problemas. Em épocas quentes essa situação torna-se ainda mais grave.

-- Assinatura --
Cumpts.
Mara Silva

ModeradorEspecífico do Sub-Fórum Viviparos

rafael fernades

Membro
Membro

Gostos : 2

MensagemAssunto: Re: Peixes novos que morrem.   Ter 22 Out 2013, 22:24Responder ao tópico

quarentena a maioria não fazem isso!

TaniaNini

Recém chegado
Recém chegado

MensagemAssunto: Re: Peixes novos que morrem.   Ter 22 Out 2013, 22:40Responder ao tópico

A questão é que só tenho um aquário, por isso não tenho nenhum outro em que possa fazer quarentena, tenho de os inserir "normalmente". Os restantes peixes que inseri ainda estão aparentemente saudáveis.

Mara Silva

Gostos : 137

MensagemAssunto: Re: Peixes novos que morrem.   Ter 22 Out 2013, 23:01Responder ao tópico

É uma questão de prestares atenção, pode ser que os outros não venham a ter problemas. Mas se vieram do mesmo local e do mesmo aquário, convém teres atenção. Ao minimo sinal de alarme é retirá-los, e fazer um tartamento de prevenção nem que para tal arranjes um recipiente grande.

-- Assinatura --
Cumpts.
Mara Silva

ModeradorEspecífico do Sub-Fórum Viviparos

José Elias

Old SchoolPeixeFaunaOld SchoolPeixeFauna

Nome Real : Jose Elias Aka CyberJ
Gostos : 148

MensagemAssunto: Re: Peixes novos que morrem.   Qua 23 Out 2013, 15:06Responder ao tópico

Para mim é uma questão de habientação...

Podes explicar como colocas o peixes no teu aquario? fazes a OBRIGATORIA habientação?

1º Lavas bem o saco onde vem o peixes por fora só com agua corrente

2º introduzes o saco dentro do aquario devidamente fechado. (Deixa estar pelo menos 30m)

3º Abres o saco do peixe, e colocas dentro do saco cerca de meio copo de agua do aquario, e voltas a fechar o saco, sempre com o saco dentro do aquario.(Deixa estar pelo menos 30m)

4º Repetes a operação anterior até o saco ter 2 a 3 vezes o volume de agua original.

5º Com uma rede, retiras o peixe do saco e colocas dentro do aquario, nunca introduzas a agua do saco dentro do aquario.

Esta operação irá fazer com que os peixes se habituem à temperatura, PH, KH da agua do aquario, sem quasar nenhum choque.

TaniaNini

Recém chegado
Recém chegado

MensagemAssunto: Re: Peixes novos que morrem.   Qui 24 Out 2013, 16:44Responder ao tópico

José Elias, em relação à ambientação, faço tudo isso excepto lavar o saco por fora (por acaso nunca me lembrei desse pormenor, mas vou passar a fazê-lo.

Os restantes 3 peixes continuam saudáveis.

Obrigado a todos pela ajuda Smile

Night_wind

Recém chegado
Recém chegado

Nome Real : Pedro Bento
Gostos : 1

MensagemAssunto: Re: Peixes novos que morrem.   Qua 20 Nov 2013, 23:34Responder ao tópico

tambem me aconteçeu algo parecido pois para mim os peixes já vinham com doenças é sinceramente se fazes esse processo pelo pouco que sei é o que me parece.
Já tive um problema com peixes que comprei neste caso foram 5 peixes numa loja nao fiz processo algum de ambientação para ser sincero começei á pouco nisto e nao sabia ando agora a apreender.
Mas passado alguns dias os meus SAE's começaram a ficar com bastantes pintas mas mesmo imensas os peixes começeram.me a morrer comprei o esha exit fiz o tratamento como indicado e ficaram sem pintas os SAE apenas morrendo.me os 5 que comprei mais 2 meus que ja tinha no aquario..

Fernando Bagatelas

Administ.PeixeFauna
Administ.PeixeFauna

Nome Real : Fernando Bagatelas
Gostos : 509

MensagemAssunto: Re: Peixes novos que morrem.   Qui 21 Nov 2013, 09:00Responder ao tópico

Boas

E os parametros do teu aquario como estao?

É que o problema ate pode nao ser dos peixes novos mas sim do teu aquario.

Esplico: Se o teu aquario tiver algum parametro bem diferente do aquario de onde os peixes novos vem, eles ao chegarem recentem-se e morrem, os teus peixes porque devem de ser mais resistentes e porque se foram adaptando a esses parametros lentamente resistem e mntem-se saudaveis.

Um abraço

-- Assinatura --
FERNANDO BAGATELAS
BAGA
http://viviparos.org

AdminístradorPeixeFauna

TaniaNini

Recém chegado
Recém chegado

MensagemAssunto: Re: Peixes novos que morrem.   Qui 21 Nov 2013, 12:02Responder ao tópico

Obriagdo a todos pela ajuda.
Os restantes peixitos estão bem de saúde, não tive mais nenhuma baixa.
Visto que este aquário já está montado à cerca de 4/5 anos, e últimamente tenho-me descuidado bastante na sua manutenção, e estava bastante sujo, desmontei-o, lavei tudinho e voltei a montar. Depois de ter deixado algum tempo a ciclar já voltei a introduzir novos habitantes e tudo está bem Very Happy Very Happy

Rui Bacelar Oliveira

Old SchoolPeixeFaunaOld SchoolPeixeFauna

Nome Real : Rui Flipe Bacelar Oliveira
Gostos : 217

MensagemAssunto: Re: Peixes novos que morrem.   Qui 21 Nov 2013, 20:08Responder ao tópico

Após ler tudo o que foi dito concordo com o que o Fernando disse, provavelmente era a diferença de parâmetros entre o teu aquário e a água de onde eles vinham, quando é assim mais vale fazer uma quarentena ou ambientação de 2 ou 3 dias para se irem habituado aos parâmetros e mesmo a toda a fauna bacteriana que por vezes ataca um peixe que vem stressado e/ou debilitado.

Night_wind

Recém chegado
Recém chegado

Nome Real : Pedro Bento
Gostos : 1

MensagemAssunto: Re: Peixes novos que morrem.   Qui 21 Nov 2013, 22:30Responder ao tópico

pois sobre o meu caso tenho os parametros todos nos conformes pois ainda á pouco testei a agua mas apartir de agora novos peixes apenas com quarentena no aquario pois para alem dos 5 que comprei terem morrido fiquei com icitio no aquario e morreram.me mais dois. tive um descuido na ambientaçao isso sim.

Conteúdo patrocinado

MensagemAssunto: Re: Peixes novos que morrem.   Hoje à(s) 05:59Responder ao tópico

Peixes novos que morrem.

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo 
Página 1 de 1

Permissão deste fórum:Você não pode responder aos tópicos neste fórum
Peixefauna :: Água Doce ::  Doenças e Pragas-