Peixefauna
Bem-vindo(a) ao fórum PeixeFauna.
Para poder aceder livremente à nossa comunidade, terá que efectuar Login.
Se ainda não é membro registe-se agora.

InícioInício  Conectar-seConectar-se  Registrar-seRegistrar-se  
Aquoporto

Parasitas externos em alevins

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo 
AutorMensagem

ricardo carvalho

Membro
Membro

Gostos : 7

MensagemAssunto: Parasitas externos em alevins   Ter 22 Out 2013, 16:57Responder ao tópico

Boas pessoal, preciso de ajuda para identificar isto affraid 

Tenho uma ninhada de bettas que estão agora com 13 dias e com tamanhos entre os 4 e os 6mm. Alguns deles têm o que penso ser vermes um pouco por todo o corpo, mas principalmente na zona da boca e cabeça. Pensei tratar-se do inicio de algum fungo ou doença do algodão, mas estes vermes têm movimento. Há uns dias vi o que julgo ser uma hidra, não sei se estraá relacionado com isto.

Apesar disso o comportamento deles está normalissimo, comem bem, estão activos e não os vejo a coçarem-se. A taxa de mortalidade não aumentou em relação às minhas antigas criações. Os pais deles e os peixes que estavam antes neste aquário não têm sinais nenhuns disto. Nos vidros não há vermes nenhuns, nem no fundo, só mesmo nos alevins.

Em todas as outras criações de bettas que já tive nunca vi nada semelhante, o setup e os metodos que estou a usar nesta são os mesmos que usei em todas as outras. Em adultos também nunca vi nada assim.

Não quero estar a iniciar um tratamento sem saber do que se trata. Nas pesquisas que tenho feito vi que nos discus é usado o Praziquantel para tratar os parasitas na pele e guelras. Serão estes parasitas do mesmo tipo?

Deixo aqui algumas fotos:

CRISTIAN

Moderador EspecificoPeixeFauna

Nome Real : Cristian Rat
Gostos : 128

MensagemAssunto: Re: Parasitas externos em alevins   Ter 22 Out 2013, 22:58Responder ao tópico

Que pena Ricardo.Estão tão engraçados os pequenotes.Sinceramente eu não sei muita coisa sobre doenças,vais ter que esperar que a Mara cá venha dar-te uma ajuda mas estes vermes parece que são muito semelhantes ao lerneose(vermes de ancora)

-- Assinatura --
ModeradorEspecífico do Sub-Fórum Iniciação à aquariófilia / Plantados

Mara Silva

Gostos : 137

MensagemAssunto: Re: Parasitas externos em alevins   Ter 22 Out 2013, 23:19Responder ao tópico

Humm muito estranho, Lernaea num aquário de alevins. É das mais fáceis de identificar devido ao formato dos parasitas. Olha lá bem para a terminação dos Et's e se não se nota nenhuma área hemorrágica/avermelhada na zona de entrada do parasita? Que alimentação dás aos alevins Ricardo?

-- Assinatura --
Cumpts.
Mara Silva

ModeradorEspecífico do Sub-Fórum Viviparos

ricardo carvalho

Membro
Membro

MensagemAssunto: Re: Parasitas externos em alevins   Qua 23 Out 2013, 01:06Responder ao tópico

A unica coisa visivel são mesmo minusculos filamentos a sair do corpo e que têm um movimento como um verme, mas não saindo do sitio onde estão fixados. Não consigo se há alguma marca, ainda só têm em media 5mm.
Dou artémia recem eclodida e microvermes, como sempre fiz.

As pesquisas que tenho feito têm levado a um nome: Gyrodactylus. Mas ainda não consigo ter certezas.

José Elias

Old SchoolPeixeFaunaOld SchoolPeixeFauna

Nome Real : Jose Elias Aka CyberJ
Gostos : 148

MensagemAssunto: Re: Parasitas externos em alevins   Qua 23 Out 2013, 15:00Responder ao tópico

Não conheço esse verme, mas tenho conseguido matar tudo o que é parasitas externos com o famoso Flagyl 250mg.

1 cumprimido por cada 50L de agua duas vezes ao dia...

ricardo carvalho

Membro
Membro

MensagemAssunto: Re: Parasitas externos em alevins   Qua 23 Out 2013, 15:26Responder ao tópico

Tenho flagyl mas só os usei para tratar parasitas intestinais em adultos. Será que os alevins aguentam o tratamento?

José Elias

MensagemAssunto: Re: Parasitas externos em alevins   Qua 23 Out 2013, 21:06Responder ao tópico

Ricardo, tens razão, o flagyl é para internos não externos, devo ter bebido..lol

Para parasitas externos usa o esha exit.

Mara Silva

MensagemAssunto: Re: Parasitas externos em alevins   Qua 23 Out 2013, 21:16Responder ao tópico

José Elias
Gyrodactylus = vermes da pele.

Quanto ao tratamento, se realmente fôr vermes da pele, Ricardo estavas a pensar bem. Praziquantel. O Flagyl é eficaz em parasitas internos, tal como usaste, já em externos uma das alternativas melhores é o Praziquantel.
Agora em adultos é uma coisa, em alevins, honestamente não tenho a certeza dos possíveis efeitos.
Talvez não fosse má ideia se optares pelo tratamento dares uma vista de olhos no Sera Professional Tremazol e se refere algo acerca do tratamento, acho que os invertebrados toleram, se eles toleram os alevins também. O tremazol é praziquantel.
P.S.: Isso não aparece sem mais nem menos. Já utilizaste muitas vezes as comidas que dás actualmente, mas não te surpreendas que a causa dos problemas seja proveniente da comida. E já agora eu duvido muito mas se isso fôr lernaea não vai lá nem com flagyl nem com praziquantel

-- Assinatura --
Cumpts.
Mara Silva

Mara Silva

MensagemAssunto: Re: Parasitas externos em alevins   Qua 23 Out 2013, 21:18Responder ao tópico

José Elias escreveu:
Ricardo, tens razão, o flagyl é para internos não externos, devo ter bebido..lol

José Elias, vou ser obrigada a discordar contigo. Esha exit é bom para outros parasitas externos, mas neste caso, só faz festinhas.

-- Assinatura --
Cumpts.
Mara Silva

ricardo carvalho

Membro
Membro

MensagemAssunto: Re: Parasitas externos em alevins   Qua 23 Out 2013, 23:07Responder ao tópico

Pelo que tenho lido o Tremazol pode provocar reacções na água e alterações nos peixes por isso estou inclinado a usar outro.
No manual das doenças da sera recomendam o Mycopur, e pela descrição o Omnipur tambem os combate.

Mycopur:
Tratamento contra fungos (Saprolegnia) e respectiva proliferação, vermes (trematódos), parasitas da pele e das guelras nos aquários de água doce.

Omnipur:
combate as doenças mais comuns dos peixes ornamentais nos aquários de água doce: infecções bacterianas, apodrecimento das barbatanas, fungos (Saprolegnia, Achlya), pele viscosa (Costia, Chilodonella), Trichodina, Oodinium, tremátodos das guelras e da pele (Daktylogyrus e Gyrodactylus), lesões cutâneas e feridas

Estou inclinado a usar um destes.

Mara Silva

MensagemAssunto: Re: Parasitas externos em alevins   Qua 23 Out 2013, 23:34Responder ao tópico

Boas

Como reacções na água calculo que te refiras a interferências com a colónia de bactérias. De resto, em termos de água não há mais nada no Tremazol que interfira com a mesma. Quanto á sua toxicidade, desde que utilizado correctamente não dá problemas. O omnipur afecta-te a água igualmente, porque um dos seus componentes dizima as bactérias. Relativamente ao omnipur, nenhum dos seus componentes é explicito para o tratamento de vermes da pele, o mycopur não comento que não sei a composição.

-- Assinatura --
Cumpts.
Mara Silva

José Elias

MensagemAssunto: Re: Parasitas externos em alevins   Qui 24 Out 2013, 19:04Responder ao tópico

Mara Silva escreveu:
José Elias escreveu:

José Elias, vou ser obrigada a discordar contigo. Esha exit é bom para outros parasitas externos, mas neste caso, só faz festinhas.
Boas Mara, nem vou discutir contigo, depois do que escreves- te parece mesmo que esse parasita é um osso duro de roer.

Vamos ver se ele salva os peixes.

Mara Silva

MensagemAssunto: Re: Parasitas externos em alevins   Qui 24 Out 2013, 21:35Responder ao tópico

José Elias

Não é uma questão de ser um osso duro de roer, deve é ser devidamente tratado.

De uma forma abreviada pode dizer-se o seguinte. Dentro dos parasitas existem os parasitas externos unicelulares e os externos multicelulares. O Esha exit tem eficácia sobre a maioria dos unicelulares, já sobre os multicelulares a sua composição não contém os ingredientes apropriados para um combate tão eficaz aos multicelulares ( vermes das guelras e vermes da pele). Para o combate aos vermes das guelras e da pele um dos melhores meios é o uso do praziquantel entre outros, se repares, alguns dos medicamentos explicitos para combate a estes parasitas ( Sera Tremazol, JBL Gyrodol, entre outros) têm na sua composição praziquantel.

-- Assinatura --
Cumpts.
Mara Silva

Mara Silva

MensagemAssunto: Re: Parasitas externos em alevins   Qui 24 Out 2013, 22:26Responder ao tópico

Ricardo

É compreensível que estejas preocupado com o uso do praziquantel, usado inadequadamente pode fazer sérios estragos.
Dou-te a minha opinião sobre o que eu faria se quisesse optar pelo método mais seguro. Combinava o Sera Omnipur com o Sera Ectopur. O Omnipur prevenia possíveis infecções baterianas e fúngicas que possam surgir dos vermes, e o Ectopur sendo um sal (apropriado) em combinação com o Omnipur penso que será suficiente para solucionar o teu problema, desde que não tenhas por aí algo que não seja Dactylogyrus.

-- Assinatura --
Cumpts.
Mara Silva

José Elias

MensagemAssunto: Re: Parasitas externos em alevins   Sex 25 Out 2013, 13:00Responder ao tópico

Por algum motivo és moderadora da area de doenças e pragas Smile

ricardo carvalho

Membro
Membro

MensagemAssunto: Re: Parasitas externos em alevins   Seg 28 Out 2013, 13:28Responder ao tópico

Bem, fiz o tratamento com mycopur de 3 dias como manda a bula. Depois disso fiz uma tpa de 50%, aumentei a temperatura para 30º e adicionei 1 colher de café de sal por litro.
Fiz isso ontem e hoje há uma boa melhoria, há alguns já limpos e outros com menos parasitas.

Mara Silva

MensagemAssunto: Re: Parasitas externos em alevins   Seg 28 Out 2013, 23:36Responder ao tópico

Mantém o sal por algum tempo, essa concentração não é muito elevada, mas já deve dar para fazer alguns estragos nos parasitas que saiam dos ovos que estejam para eclodir. E talvez não seja má ideia repetires o tratamento conforme indicado no medicamento.

-- Assinatura --
Cumpts.
Mara Silva

Conteúdo patrocinado

MensagemAssunto: Re: Parasitas externos em alevins   Responder ao tópico

Parasitas externos em alevins

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo 
Página 1 de 1

Permissão deste fórum:Você não pode responder aos tópicos neste fórum
Peixefauna :: Água Doce ::  Doenças e Pragas-