Peixefauna
Bem-vindo(a) ao fórum PeixeFauna.
Para poder aceder livremente à nossa comunidade, terá que efectuar Login.
Se ainda não é membro registe-se agora.

InícioInício  LoginLogin  Registrar-seRegistrar-se  
Aquoporto

Mudança de aquario

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo 
AutorMensagem

pedromiguel

Membro
Membro

Nome Real : Pedro Miguel
Gostos : 7

MensagemAssunto: Mudança de aquario    Seg 21 Out 2013, 12:55Responder ao tópico

A minha duvida é a seguinte:

Neste momento tenho um aqua com 60 litro a funcionar ja ha um ano, filtro ja ciclado, agora estavel, plantas a crescer, enfim tudo normal. nas proximas semanas vou passar para um aquario de 200 litros brutos, a minha questao é usando tudo o que está no aqua de 60 litros (filtro, substrato, plantas, água) é seguro passar logo tambem os peixes para o de 200 deixando o filtro do de 60 litros (350 l/h) e o filtro do de 200 ligados ao mesmo tempo, ou vou ter problemas com amonia e nitritos?

Mara Silva

Moderador EspecificoPeixeFauna
Moderador EspecificoPeixeFauna

Gostos : 137

MensagemAssunto: Re: Mudança de aquario    Seg 21 Out 2013, 13:02Responder ao tópico

Em principio não uma vez que já transportas muitas bactérias para o aquário novo, também depende do nº de peixes a transportar, no entanto, é uma questão de fazeres os testes com regularidade. Também convém ter especial atenção á temperatura e pH da água nova a adicionar no novo aquário, convém ser igual. Uma mudança de aquário, por si só, já é o suficiente para causar algum stress aos peixes, se os parametros forem diferentes, aí podes desencadear muito stress e originar um surto de alguma doença.

-- Assinatura --
Cumpts.
Mara Silva

ModeradorEspecífico do Sub-Fórum Viviparos

pedromiguel

Membro
Membro

MensagemAssunto: Re: Mudança de aquario    Seg 21 Out 2013, 13:12Responder ao tópico

os parametros vao ser iguais, a agua vem do mesmo sitio, tem a mesma dureza o mesmo ph logo nisso nao ha problema, a temperatura vou tentar por agua para dentro do aqua a 26 graus para igualar a temperatura a que eles ja estao (mais grau menos grau)

Cumprimentos

José Elias

Old SchoolPeixeFaunaOld SchoolPeixeFauna

Nome Real : Jose Elias Aka CyberJ
Gostos : 148

MensagemAssunto: Re: Mudança de aquario    Seg 21 Out 2013, 14:48Responder ao tópico

Alem dos cuidados que a Mara referio, tens de ter só em atençao em não colocar peixes novos no espaço de uma semana, para dar tempo ao filtro novo tambem se colonizar de bacterias.

Depois esperas cerca de 3 semanas e retiras o filtro velho...

Fernando Bagatelas

Administ.PeixeFauna
Administ.PeixeFauna

Nome Real : Fernando Bagatelas
Gostos : 509

MensagemAssunto: Re: Mudança de aquario    Seg 21 Out 2013, 15:48Responder ao tópico

Boas

Acho que nao teras problemas, eu quando monto um aquario de novo nunca faço a ciclagem do mesmo, pois vou sempre buscar a agua a outros aquarios ja ciclados, para alem de trazer tambem plantas ou alguma pedro ou tronco.
O que podes fazer é meteres o filtro novo a trabalhar no aquario de 60 durante 2/3 dias para ciclar e depois quando montas o aquario novo metesd os 2 filtros a trabalhar mais 2/3 dias e depois retiras o outro.
Quanto a temperatura, podes baixar para 21º/22º uns dias antes da mudança, que é praticamente as temperaturas que os aquaios agoras tem sem aquecimento e assim nao teras grandes diferenças de temperatura.
Alem disso 26º é uma temperatura muito alta, 23º chega perfeitamente, olha a conta da luz.

Um abraço

-- Assinatura --
FERNANDO BAGATELAS
BAGA
http://viviparos.org

AdminístradorPeixeFauna

Rute Oliveira Pereira

Membro
Membro

Nome Real : Rute
Gostos : 0

MensagemAssunto: Re: Mudança de aquario    Ter 22 Out 2013, 10:18Responder ao tópico

Quando mudei o meu layout todo inclusivé substratos o que fiz foi guardar o máximo de água que consegui em garrafoes de 5L e depois coloquei esta agua depos de tudo arranjadinho e nao tive problemas nem perdi nenhum peixe

pedromiguel

Membro
Membro

MensagemAssunto: Re: Mudança de aquario    Ter 22 Out 2013, 10:35Responder ao tópico

se eu em vez de meter os dois filtros a funcionar meter as materias filtrantes do antigo junto com as do novo o efeito é o mesmo de deixar os dois filtros a trabalhar?

Fernando Bagatelas

Administ.PeixeFauna
Administ.PeixeFauna

Nome Real : Fernando Bagatelas
Gostos : 509

MensagemAssunto: Re: Mudança de aquario    Ter 22 Out 2013, 10:46Responder ao tópico

pedromiguel escreveu:
se eu em vez de meter os dois filtros a funcionar meter as materias filtrantes do antigo junto com as do novo o efeito é o mesmo de deixar os dois filtros a trabalhar?
1

Boas

Acho a melhor maneira é meteres o filtro novo 2/3 dias a funcionar no aquario velho e depois passar para o novo, ele assim vai ganhar as bacterias necessarias e nao precisas de mais nada.

Um abraço

-- Assinatura --
FERNANDO BAGATELAS
BAGA
http://viviparos.org

AdminístradorPeixeFauna

Conteúdo patrocinado

MensagemAssunto: Re: Mudança de aquario    Hoje à(s) 11:08Responder ao tópico

Mudança de aquario

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo 
Página 1 de 1

Permissão deste fórum:Você não pode responder aos tópicos neste fórum