Peixefauna
Bem-vindo(a) ao fórum PeixeFauna.
Para poder aceder livremente à nossa comunidade, terá que efectuar Login.
Se ainda não é membro registe-se agora.

InícioInício  Conectar-seConectar-se  Registrar-seRegistrar-se  
Aquoporto

Betta com mancha vermelha na nadadeira anal

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo 
AutorMensagem

Milunna

Recém chegado
Recém chegado

Nome Real : Milena
Gostos : 1

MensagemAssunto: Betta com mancha vermelha na nadadeira anal   Dom 13 Out 2013, 04:13Responder ao tópico

Boa noite amigos,

Tenho um betta que se chama Tuti, ele é  branquinho, levemente rosado, na verdade quase transparente, e de uns tempos pra cá, vem apresentando alguns problemas... Já pesquisei na internet sobre esses problemas, mas como sou inexperiente não consegui encontrar uma ajuda satisfatória.

O aquário dele é 30L x 18A, não possui filtro, nem bomba, tendo em vista que é só ele no aquário.
Uso água de torneira e a condiciono com BettaSafe ou Protect Plus, também uso Labcon Alacaline, porque minha água é extremamente ácida. Procuro deixar o PH da água  em 7, mas as vezes varia entre 6,8 e 7,2... A ração dele não é de bolinha, nem flocada (ele não gosta de ração flocada) é uma granulada Ração Inve P/ Bettas Guppy Acara 0,5.

Apareceram vários problemas, como uma mancha vermelha na nadadeira anal do betta. Uns meses atrás ela apareceu e sumiu, mas dessa vez ela não esta sumindo. Vejam as fotos...
Como precaução, coloquei ele no aquário hospital com aqualife.

Outro problema, foi umas pintinhas pretas na escama dele... Não sei se é assim mesmo, pois ele era baby quando o comprei e não tinha pinta nenhuma e agora já esta adulto e com pinta.

Outra coisa, é o fator dos olhos... Não sei se é normal, mas nunca fica igual aos outros peixes, com a bolinha preta dentro da branca.

Antes de aparecer a mancha vermelha na nadadeira anal...

Espero muito que vocês me ajudem.
Tenho em ksa medicação: Aqualife, Labcon Ictio, Bactericida e Fungicida Atlantys e Alcon Guard Allium.
Fora teste de PH,  Labcon Acid, Cristal e alcaline.

Obrigada pela atenção.

Mara Silva

Moderador EspecificoPeixeFauna

Gostos : 137

MensagemAssunto: Re: Betta com mancha vermelha na nadadeira anal   Dom 13 Out 2013, 13:14Responder ao tópico

Boa tarde

Falas em valores de PH, mas não em valores de amónia e nitritos. Tens um aquário sem qualquer filtragem, logo é necessário, mesmo sendo só um peixe, ter especial atenção a valores de amónia e nitritos e para isso fazer uma manutenção regular (Tpas). Para agravar a ausência de filtragem não tens quaisquer plantas que contribuam para a qualidade da água, pois não?
Como costumas fazer as Tpas?

-- Assinatura --
Cumpts.
Mara Silva

ModeradorEspecífico do Sub-Fórum Viviparos

Rui Bacelar Oliveira

Old SchoolPeixeFaunaOld SchoolPeixeFauna

Nome Real : Rui Flipe Bacelar Oliveira
Gostos : 217

MensagemAssunto: Re: Betta com mancha vermelha na nadadeira anal   Dom 13 Out 2013, 13:19Responder ao tópico

Boas, o que me vem à cabeça é isso ser uma espécie de fungos nas barbatanas.
Com que frequência e quantidade fazes as mudanças de água? TPA's?

Mara Silva

MensagemAssunto: Re: Betta com mancha vermelha na nadadeira anal   Dom 13 Out 2013, 13:28Responder ao tópico

Não são fungos quase de certeza. As manchas negras não são dele, mas sim sintomas de uma possível hemorragia interna causada por uma infecção bacteriana, a vermelhidão das barbatanas indica o mesmo. Pode ter começado por fungos, mas já avançou muito.
Faltam os restantes dados pedidos (tpas, amónia e nitritos), para confirmação que a má qualidade de água estão na origem do problema.

-- Assinatura --
Cumpts.
Mara Silva

Milunna

Recém chegado
Recém chegado

MensagemAssunto: Re: Betta com mancha vermelha na nadadeira anal   Seg 14 Out 2013, 04:04Responder ao tópico

Mara Silva escreveu:
Boa tarde

Falas em valores de PH, mas não em valores de amónia e nitritos. Tens um aquário sem qualquer filtragem, logo é necessário, mesmo sendo só um peixe, ter especial atenção a valores de amónia e nitritos e para isso fazer uma manutenção regular (Tpas). Para agravar a ausência de filtragem não tens quaisquer plantas que contribuam para a qualidade da água, pois não?
Como costumas fazer as Tpas?

Não sabia (até acessar esse fórum) que era necessário fazer esses outros testes (amonia e nitritos).

Na verdade Mara, nem tenho como medir esses valores, pq no local onde comprei o Tuti, falaram que era necessário fazer o teste de PH e condicionar a água apenas... =( pensava que usando o protect plus, ele resolveria todos esses problemas..

Na minha cidade, só tem um lugar onde tem medicamentos pra peixes... É onde comprei o Tuti. Acho que lá não tem esses materiais necessários para verificar esses valores.

Um tempo atrás, coloquei uma plantinha no aquário, mas fiquei com medo de dar algum problema no peixe, então decidi tirar. Estou fazendo as Tpas de 2 em 2 semanas.

Vou Hoje na loja ver se tem esses verificadores, mas se não tiver, o que faço?
Se eu pedir pelos correios, vai demorar 20 dias para chegar na minha cidade... Moro no norte do Brasil..

Citação :
Rui Bacelar Olivera

Boas, o que me vem à cabeça é isso ser uma espécie de fungos nas barbatanas.
Com que frequência e quantidade fazes as mudanças de água? TPA's?

De 2 em 2 semanas mais ou menos, mas as vezes de 3 em 3.
Na verdade, eu trocava toda a áqua de mês em mês.

Citação :
Mara Silva

Não são fungos quase de certeza. As manchas negras não são dele, mas sim sintomas de uma possível hemorragia interna causada por uma infecção bacteriana, a vermelhidão das barbatanas indica o mesmo. Pode ter começado por fungos, mas já avançou muito.
Faltam os restantes dados pedidos (tpas, amónia e nitritos), para confirmação que a má qualidade de água estão na origem do problema.

Poxa... Ele tem chance de ficar vivo, se for hemorragia? Foi meu primeiro betta... Gosto muito dele... =(
Ele esta no aquário hospital com aqualife e fez bolinhas de ar... Parece que esta bem...
Existe alguma receita caseira pra medir amonia e nitritos?
Até eu conseguir os verificadores que provavelmente comprarei pela net (demoram 20 dias pra chegar aqui).

Última edição por Milunna em Seg 14 Out 2013, 04:11, editado 1 vez(es)

Milunna

Recém chegado
Recém chegado

MensagemAssunto: Re: Betta com mancha vermelha na nadadeira anal   Seg 14 Out 2013, 04:06Responder ao tópico

O meu aquário é pequeno, será que tem filtro pra ele?
Cabe nele 6 litros de água.

Mara Silva

MensagemAssunto: Re: Betta com mancha vermelha na nadadeira anal   Seg 14 Out 2013, 08:43Responder ao tópico

Bom dia

Pois, tantas dúvidas e tantos erros.
Má qualidade da água é a causa da doença do teu peixinho.
A água tem que ser trocada todas as semanas, cerca de 2 litros se o aquário leva 6 litros.
Nunca se muda a água toda, no máximo 80% em situações de emergência.
Agora que ele está doente, tens que ter ainda mais cuidado com a água.

Para já o mais importante e na tentativa de salvar esse menino, precisas de um bom medicamento anti bacteriano, confirma se tens algum.
Entretanto a primeira coisa a fazeres é colocares sal na água do betta. O sal vai ajudar a travar um pouco a doença.

-- Assinatura --
Cumpts.
Mara Silva

Milunna

Recém chegado
Recém chegado

MensagemAssunto: Re: Betta com mancha vermelha na nadadeira anal   Seg 14 Out 2013, 13:11Responder ao tópico

Mara Silva escreveu:
Bom dia

Pois, tantas dúvidas e tantos erros.
Má qualidade da água é a causa da doença do teu peixinho.
A água tem que ser trocada todas as semanas, cerca de 2 litros se o aquário leva 6 litros.
Nunca se muda a água toda, no máximo 80% em situações de emergência.
Agora que ele está doente, tens que ter ainda mais cuidado com a água.

Para já o mais importante e na tentativa de salvar esse menino, precisas de um bom medicamento anti bacteriano, confirma se tens algum.
Entretanto a primeira coisa a fazeres é colocares sal na água do betta. O sal vai ajudar a travar um pouco a doença.
Ok! Vou fazer TPA toda semana, adicionando 2 litros de água.
Tenho o Bactericida e fungicida Atlantys. Serve esse? É uma gota para 3 litros, certo?
No caso, qual a dosagem de sal grosso para meu aquário de 6 litros?

Obrigada Mara ❤ ...

Mara Silva

MensagemAssunto: Re: Betta com mancha vermelha na nadadeira anal   Seg 14 Out 2013, 21:38Responder ao tópico

Boa noite

Não conheço esse medicamento logo não te posso dizer qual a quantidade a pôr, nem se é o ideal, mas como também é antibacteriano sempre deve dar para algo.
Vi na net a indicação de 20 gotas para 30 litros, não sei é se é o mesmo medicamento. Se fôr essa a dosagem que indicam, tem que ser 4 gotas para 6 litros de água.
Quanto ao sal como é um betta podes utilizar 4 gramas de sal por cada litro de água, logo tens que saber mesmo bem qual a quantidade de água que tens, e o sal tem que ser muito bem derretido.
Vais ter problemas em conseguir manter a qualidade da água, pelo que o ideal seria fazeres o tratamento em mais água, mas se não podes então aconselho-te a mudar a água na totalidade de 24 em 24 horas e repores medicamento e sal nas quantidades certas. Não é o ideal trocar a água toda, isso não é aconselhável, mas pior é a água ficar com valores elevados de amónia.
Para conseguires assegurar a recuperação do peixe, a  qualidade da água tem que estar impecável, caso contrário não consegues. Certifica-te que nas mudanças de água manténs a mesma temperatura e que o ph da água é o mesmo.
Geralmente os medicamentos antibacterianos estragam a oxigenação da água, logo convém teres uma bomba de ar, de preferência fraca, porque os bettas não gostam muito de água demasiado agitada.
Se tiveres que dar de comer dá pouco e fá-lo antes da mudança da água e depois então muda a água, assim evitas ainda mais poluição da água.

Na Mp que mandaste mencionaste um outro betta com problemas na barbatana. O tratamento podes fazer o mesmo.

Já agora, tens os bettas no mesmo aquário? Há quanto tempo os tens?

-- Assinatura --
Cumpts.
Mara Silva

Milunna

Recém chegado
Recém chegado

MensagemAssunto: Re: Betta com mancha vermelha na nadadeira anal   Ter 15 Out 2013, 03:32Responder ao tópico

Boa noite Mara,
Obrigada por responder minhas mensagens tão pacientemente...

Mara Silva escreveu:
Boa noite

Não conheço esse medicamento logo não te posso dizer qual a quantidade a pôr, nem se é o ideal, mas como também é antibacteriano sempre deve dar para algo.
Vi na net a indicação de 20 gotas para 30 litros, não sei é se é o mesmo medicamento. Se fôr essa a dosagem que indicam, tem que ser 4 gotas para 6 litros de água.

Ok... Já preparei a água e ele já esta dentro.
Só que percebi que depois de por a medicação, a nadadeira dele começou a se desfazer...

Citação :

Quanto ao sal como é um betta podes utilizar 4 gramas de sal por cada litro de água, logo tens que saber mesmo bem qual a quantidade de água que tens, e o sal tem que ser muito bem derretido.
Vais ter problemas em conseguir manter a qualidade da água, pelo que o ideal seria fazeres o tratamento em mais água, mas se não podes então aconselho-te a mudar a água na totalidade de 24 em 24 horas e repores medicamento e sal nas quantidades certas. Não é o ideal trocar a água toda, isso não é aconselhável, mas pior é a água ficar com valores elevados de amónia.
Já estou providenciando os testes para verificar amônia. Deve chegar com uns 20 dias.

Citação :

Para conseguires assegurar a recuperação do peixe, a  qualidade da água tem que estar impecável, caso contrário não consegues. Certifica-te que nas mudanças de água manténs a mesma temperatura e que o ph da água é o mesmo.
Geralmente os medicamentos antibacterianos estragam a oxigenação da água, logo convém teres uma bomba de ar, de preferência fraca, porque os bettas não gostam muito de água demasiado agitada.
Certo.
Se meu Tuti sobreviver, vou comprar um aquário maior e por uma bomba de oxigênio e filtro.

Citação :

Se tiveres que dar de comer dá pouco e fá-lo antes da mudança da água e depois então muda a água, assim evitas ainda mais poluição da água.
Ok.

Citação :

Na Mp que mandaste mencionaste um outro betta com problemas na barbatana. O tratamento podes fazer o mesmo.
Já agora, tens os bettas no mesmo aquário? Há quanto tempo os tens?
Tenho 4 bettas. Cada um em seu aquário.

observei uma coisa na barbatana...
tem esse aspecto: "A putrefacção por meio de fungos dá um aspecto de haver tufos de algodão nas barbatanas seguindo-se geralmente a uma lesão"
Na barbatana que esta se corroendo, no final dela, parece ter uns tufos de algodão.
_____
(macho) 2 brancos e 1 preto e vermelho
(femea) 1 branca com nadadeira negra.

O Tuti é o mais velho, ele tem quase um ano. Comprei na loja de peixes.
O Teo (preto e vermelho) faz 6 meses. Comprei na loja de peixes.

O Floquinho (outro branquinho) -> (foto de perfil), tenho a 2 semanas. Comprei ele de um vendedor ambulante...

A Princesa tenho a 2 semanas tbm... (ganhei ela na loja de peixes).

Sinceramente Mara, se esses meninos morrerem não sei se terei novamente peixes, porque fico muito triste de vê-los doentes.

Mara Silva

MensagemAssunto: Re: Betta com mancha vermelha na nadadeira anal   Ter 15 Out 2013, 08:43Responder ao tópico

Não podes pensar assim, as coisas podem correr mal, no teu caso, a tua falta de conhecimentos provocou alguns estragos.
Não é fácil travar as doenças. Fazer bem as coisas desde o inicio previne estas pequenas desgraças, começa agora a manter a qualidade da água dos que estão bem.

Quanto aos doentes, fiquei um pouco confusa.
Não podes colocar fotos, é que agora fiquei sem saber qual deles aparenta ter o tufo de algodão nas barbatanas.

-- Assinatura --
Cumpts.
Mara Silva

Milunna

Recém chegado
Recém chegado

MensagemAssunto: Re: Betta com mancha vermelha na nadadeira anal   Dom 20 Out 2013, 03:35Responder ao tópico

Mara Silva escreveu:
Não podes pensar assim, as coisas podem correr mal, no teu caso, a tua falta de conhecimentos provocou alguns estragos.
Não é fácil travar as doenças. Fazer bem as coisas desde o inicio previne estas pequenas desgraças, começa agora a manter a qualidade da água dos que estão bem.

Quanto aos doentes, fiquei um pouco confusa.
Não podes colocar fotos, é que agora fiquei sem saber qual deles aparenta ter o tufo de algodão nas barbatanas.
Obrigada pelo consolo.
Estou tentando agora manter a boa qualidade da água nos meus 4 aquários.

Então Mara, o que estava com tufo de algodão na cauda já esta bem. Coloquei remédio (5 dias seguidos) e ele já esta totalmente bem. Ele é o que esta na foto do meu perfil.

Quanto ao Tuti (os da foto acima) esta normal. Só que a mancha não quer mais sair... E parece que próxima à vermelhidão, as veias tem ficado vermelhas também. Não sei se isso é sinal de melhora ou de piora... Já faz 5 dias que tenho aplicado remédio de bactéria. Penso em dar uma folga para ele... O que você acha? Continuo o tratamento ou deixo o Tuti descansar um pouco?

Muito obrigada e te desejo um excelente domingo.

Mara Silva

MensagemAssunto: Re: Betta com mancha vermelha na nadadeira anal   Dom 20 Out 2013, 11:36Responder ao tópico

Bom dia

Tudo o que seja vermelhidão é mau sinal. Podes parar o tratamento por 3 dias e depois recomeçar. Já era para serem visíveis melhoras, o medicamento não deve ser o mais indicado ( não deve ter os ingredientes necessários).
Durante a pausa no tratamento e mesmo durante o tratamento não te esqueças é de pôr o sal, é muito importante.

-- Assinatura --
Cumpts.
Mara Silva

Milunna

Recém chegado
Recém chegado

MensagemAssunto: Re: Betta com mancha vermelha na nadadeira anal   Qua 23 Out 2013, 13:46Responder ao tópico

Ok.
Vou retomar a medicação hoje a noite.
Grata!

Mara Silva

MensagemAssunto: Re: Betta com mancha vermelha na nadadeira anal   Qua 23 Out 2013, 20:07Responder ao tópico

Espera lá. O que ainda está doente é o que aparece nas fotos certo? Depois do tratamento, notaste alguma diferença nele? Mantiveste sempre o sal?
E o que tinha o tufo de algodão, não voltou a aparecer?

Na altura esqueci-me de te dizer que a água era para trocar de 24 em 24 horas apenas durante o tratamento. Terminado o tratamento não deves mudar toda a água, nem com tanta frequência

-- Assinatura --
Cumpts.
Mara Silva

Milunna

Recém chegado
Recém chegado

MensagemAssunto: Re: Betta com mancha vermelha na nadadeira anal   Ter 29 Out 2013, 02:50Responder ao tópico

Mara Silva escreveu:
Espera lá. O que ainda está doente é o que aparece nas fotos certo? Depois do tratamento, notaste alguma diferença nele? Mantiveste sempre o sal?
E o que tinha o tufo de algodão, não voltou a aparecer?

Na altura esqueci-me de te dizer que a água era para trocar de 24 em 24 horas apenas durante o tratamento. Terminado o tratamento não deves mudar toda a água, nem com tanta frequência

Boa noite Mara ^^
Estou um pouco ausente do fórum, mas sempre estou lendo suas mensagens...
O que esta doente, é o das fotos acima (postadas).
Notei uma diferença, aumentou um pouco a mancha... os vasos ao lado estão vermelhinhos. Inclusive, nem iniciei novamente o tratamento. Pensei em deixar ele menos estressado...
Quando apliquei o fungicida, ele perdeu um lado da nadadeira....
Com relação ao sal, não coloquei... Fiquei com medo.

Uma coisa que notei também, é que a água dos dois (que estão em aquário hospital) tem aparecido umas coisas estranhas, um pouco verde.
Vou postar a foto pra você ver.

O que tinha tufo de algodão, esta ok! Não voltou mais... Devo continuar a aplicar o fungicida?

Mara Silva

MensagemAssunto: Re: Betta com mancha vermelha na nadadeira anal   Ter 29 Out 2013, 08:42Responder ao tópico

Olá

Antes de mais, se com o fungicida continuou a perder barbatana, o mais provável é ter uma infecçõ bacteriana e o teu medicamento não é o mais indicado.
Depois, nunca tires o sal. O sal é o mais importante nestes casos. Para além de servir como desinfectante, mata muitos organismos que provocam doenças e trava o desenvolvimento das doenças. Em peixes que toleram sal, este deve ser sempre usado como meio de combate ás doenças. No caso dos bettas o sal é para ser usado pois eles toleram perfeitamente o sal nas doses certas.
Mantém a qualidade da água porque se a água não tiver amónia e nitritos a zero, então não tens hipótese de recuperar o peixe.

-- Assinatura --
Cumpts.
Mara Silva

Conteúdo patrocinado

MensagemAssunto: Re: Betta com mancha vermelha na nadadeira anal   Responder ao tópico

Betta com mancha vermelha na nadadeira anal

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo 
Página 1 de 1

Permissão deste fórum:Você não pode responder aos tópicos neste fórum
Peixefauna :: Água Doce :: Doenças e Pragas-