Peixefauna
Bem-vindo(a) ao fórum PeixeFauna.
Para poder aceder livremente à nossa comunidade, terá que efectuar Login.
Se ainda não é membro registe-se agora.

InícioInício  LoginLogin  Registrar-seRegistrar-se  
Aquoporto

Ajuda para projeto de baixo custo 50x30x40 (60 litros)

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo 
AutorMensagem

Alinedm

Recém chegado
Recém chegado

Nome Real : Aline
Gostos : 1

MensagemAssunto: Ajuda para projeto de baixo custo 50x30x40 (60 litros)   Seg 07 Out 2013, 14:18Responder ao tópico

Desejo montar um aquário e preciso de ajuda e dicas para não gastar muito, pois não tenho muito dinheiro para investir por enquanto.
Possuo uma caixa de vidro de 50 de comprimento, 30 de largura e 40 de altura, tenho um filtro externo nice 288 até 250 l/h) e uma bomba submersa sarlo better mini-a (até 170 l/h).
Sei que a filtragem seria de baixa qualidade, mas será que tenho uma solução pra isso? Seria melhor eu construir um filtro caseiro?
Pra substrato vou coletar pedrinhas ou areia no rio próximo daqui, e será que dá certo pegar plantas do rio também? Eu havia feito uma encomenda de substrato e plantas fáceis como a cabomba na loja daqui, mas não foi pedida pelo vendedor, então pela loja pode demorar mais do que eu ir buscar no rio.
Não desejo usar CO2, mas caso precise posso usar o caseiro...
Me ajudem por favor! Rolling Eyes

Última edição por Alinedm em Seg 07 Out 2013, 16:58, editado 1 vez(es) (Razão : Arrumei a litragem do aquário.)

José Elias

Old SchoolPeixeFaunaOld SchoolPeixeFauna

Nome Real : Jose Elias Aka CyberJ
Gostos : 148

MensagemAssunto: Re: Ajuda para projeto de baixo custo 50x30x40 (60 litros)   Seg 07 Out 2013, 15:10Responder ao tópico

Bem, esse filtro é um bocado curto, mas à falta de melhor.... Não podes é sobre-lutar o aquário.

A área do rio serve, mas antes de colocares dentro do aquário convém ferver primeiro.

As plantas não convêm serem do rio, digo eu, pois nunca experimentei, mas que luz tens?

Se vai ser o teu 1 aquário, convém leres o manual do aquariofilista iniciante para ganhares umas luzes sobre este mundo.

João Rui

Nome Real : João Rui
Gostos : 32

MensagemAssunto: Re: Ajuda para projeto de baixo custo 50x30x40 (60 litros)   Seg 07 Out 2013, 15:19Responder ao tópico

Boa tarde. Como o José disse e bem essa filtragem não é das melhores, fica um pouco curta. Mas depois estive a ler melhor e é capaz de não ser assim tão mau. Isto porque tens um erro, um aqua com 50X30X40 tem 60 litro brutos e não 72. Nunca enches até ao topo, mais substrato, hardscape etc, deves por uns 50 litros, o que para um filtro com 250l/h já não é assim tão mau. E tendo uma bomba extra a circular, se (como o José disse) não tiveres excesso de população não será um problema.

Quanto às plantas, duvido que encontres alguma coisa decente nos rios, ainda para mais porque estamos a falar de plantas que deveriam ser tropicais. Mas podes sempre tentar.

Quanto à areia, desde que a trates como deve de ser podes ir buscar ao rio sem problemas.

Cumps

Alinedm

Recém chegado
Recém chegado

MensagemAssunto: Re: Ajuda para projeto de baixo custo 50x30x40 (60 litros)   Seg 07 Out 2013, 16:57Responder ao tópico

Very Happy  Obrigada por enquanto, quanto à iluminação, vou ver hoje o que tenho disponível aqui na cidade, luminárias (o que me recomendam?), sim eu lí todos os tópicos sobre iniciação e mais outros, sei que ainda tenho muito pra aprender... E aqui onde moro tem um riacho em meio a uma florestinha de mata atlântica, com muitas espécies, caso eu encontre alguma planta interessante devo trazê-la com o substrato natural e ver o ph da água? Preciso adaptar ao bolso, infelizmente, senão, terei que desistir por enquanto... Mas estou animada e confiante que pode dar certo. E tudo graças à este fórum e pessoas legais como vocês! Obrigada de novo!
Obs: Realmente errei na conta da litragem, talvez não zerei direito a calculadora, vou corrigir.

José Elias

MensagemAssunto: Re: Ajuda para projeto de baixo custo 50x30x40 (60 litros)   Seg 07 Out 2013, 17:26Responder ao tópico

Em relação às plantas, convem lavar bem as raizes para não trazer patogenicos que contaminem o aquario.

Mas sem luz, nem vale a pena pensares em plantas.

Se conseguires montar uma calha de leds ou com lampadas T5 era o ideal...

Alinedm

Recém chegado
Recém chegado

MensagemAssunto: Re: Ajuda para projeto de baixo custo 50x30x40 (60 litros)   Ter 08 Out 2013, 19:18Responder ao tópico

Após encher o aquário com água, deixei pela metade por cerca de 1 semana e esvaziar, vejam o que percebi...
Uploaded with ImageShack.us

Uploaded with ImageShack.us

=(

Alinedm

Recém chegado
Recém chegado

MensagemAssunto: Re: Ajuda para projeto de baixo custo 50x30x40 (60 litros)   Ter 08 Out 2013, 19:25Responder ao tópico

Vou lá devolver o aquário... e ver outro mais bem feito... porque este ta sem condições! Vejam como foi mal feito... achei que não daria problema... por isso, mesmo meio tortinho eu fiquei... mas agora quero um perfeito...
[IMG=http://img801.imageshack.us/img801/7055/1ryu.jpg][/IMG]

Vou lá na loja reclamar!

Última edição por Alinedm em Ter 08 Out 2013, 19:27, editado 1 vez(es)

Alinedm

Recém chegado
Recém chegado

MensagemAssunto: Re: Ajuda para projeto de baixo custo 50x30x40 (60 litros)   Ter 08 Out 2013, 19:26Responder ao tópico

Conclusão: o barato sai caro!

Vera Santos

Gostos : 499

MensagemAssunto: Re: Ajuda para projeto de baixo custo 50x30x40 (60 litros)   Ter 08 Out 2013, 20:25Responder ao tópico

Acho que fazes bem em reclamar e trocar por outro.

José Elias

MensagemAssunto: Re: Ajuda para projeto de baixo custo 50x30x40 (60 litros)   Ter 08 Out 2013, 20:35Responder ao tópico

Pois... Até porque é um rico enorme o aquário ter defeitos.

Alinedm

Recém chegado
Recém chegado

MensagemAssunto: Re: Ajuda para projeto de baixo custo 50x30x40 (60 litros)   Qua 16 Out 2013, 03:51Responder ao tópico

Bom, fui lá reclamar da trinca e ele vai trocar por outro na mesma medida com vidro 5mm, como era pra ter sido este que trincou, que segundo o vendedor veio com vidro errado (4mm)... aguardando pq ele ainda não veio buscar o trincado... vai demorar pelo jeito!
Quanto a minha ida no rio, eu ainda vou ter que ir lá... por que aqui na minha cidade não tem pedrinhas de rio nas lojas, só aquelas coloridas...

Conteúdo patrocinado

MensagemAssunto: Re: Ajuda para projeto de baixo custo 50x30x40 (60 litros)   Responder ao tópico

Ajuda para projeto de baixo custo 50x30x40 (60 litros)

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo 
Página 1 de 1

Permissão deste fórum:Você não pode responder aos tópicos neste fórum
Peixefauna :: Água Doce ::  Iniciação à Água Doce-