Peixefauna
Bem-vindo(a) ao fórum PeixeFauna.
Para poder aceder livremente à nossa comunidade, terá que efectuar Login.
Se ainda não é membro registe-se agora.

InícioInício  Conectar-seConectar-se  Registrar-seRegistrar-se  
Aquoporto

Aquário de 45l - Dúvidas de iniciante

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo 
Ir à página : 1, 2, 3, 4, 5, 6  Seguinte
AutorMensagem

herivelton

Membro
Membro

Nome Real : Herivelton
Gostos : 2

MensagemAssunto: Aquário de 45l - Dúvidas de iniciante   Seg 07 Out 2013, 13:53Responder ao tópico

Ola galera seguinte , nao sei se Devo pergunta aqui neste tropico mais vamos la..

Comprei resentemente um aquario de 45 litros.. nao fui muito instruido e em 4 dias de montado ja fui logo colocando peixes.
colokei 1 casal de guppy , 2 casal de platy, 1 colisa azul...
mais com o decorrer das semanas percebi que estaavao morrendo..
principalmente os platy...
queria ajuda de voces o que posso fazer?
meu pH é de 7,5
tenho um termomentro digital e acusa 26° a agua..

todos me fala q devo aquacer para que meus peixes parem de morrer
se puder me ajudar fico grato..

Agora so estou com o colisa azul e 1 platy...

Vera Santos

Old SchoolPeixeFaunaOld SchoolPeixeFauna

Gostos : 499

MensagemAssunto: Re: Aquário de 45l - Dúvidas de iniciante   Seg 07 Out 2013, 14:08Responder ao tópico

Olá primeiro que nada, que sejas bem vindo, era simpático da tua parte se abrisses um tópico com o teu nome nas apresentações para te conhecermos melhor.

Criei-te um tópico só para discutirmos as tuas dúvidas, portante a partir deste momento podes bombardear-nos de perguntas, que nós respondemos assim que podermos.

Depois tens aqui um tópico para apresentares o teu aqua, é só clicar em cima: Como apresentar o meu aquário!

De seguida, tens vários manuais que devias ler com atenção do Capitulo I ao VIII logo no principio da página na área de "Iniciação á Água Doce"

Depois não percebi esta tua afirmação: "todos me fala q devo aquacer para que meus peixes parem de morrer"

Deves fazer o quê???? "aquacer"????

herivelton

Membro
Membro

MensagemAssunto: Re: Aquário de 45l - Dúvidas de iniciante   Seg 07 Out 2013, 14:33Responder ao tópico

Ola vera dos santos.. obrigado por me ajuda...
entao eu liguei em varias lojas e algumas manda eu aquecer a agua.. outras manda eu colocar um bactericida... , nao sei o que fazer!!!!

Vera Santos

MensagemAssunto: Re: Aquário de 45l - Dúvidas de iniciante   Seg 07 Out 2013, 14:53Responder ao tópico

Lê lá primeiro os manuais e coloca aqui a apresentação do teu aqua, é só clicar em cima de: Como apresentar o meu aquário! no meu post anterior.
Para se perceber do que estamos a falar. Desde quando é que o aqua está montado também é importante saber.

José Elias

Nome Real : Jose Elias Aka CyberJ
Gostos : 148

MensagemAssunto: Re: Aquário de 45l - Dúvidas de iniciante   Seg 07 Out 2013, 15:05Responder ao tópico

Essa d aquecer a água é tiro e queda, ficas com um belo peixe cozido.

Agora a serio, precisamos de mais informação, como por exemplo que filtro usas?

Para começar, faz uma Tpa de 50% da água para reduzir a amônia.

Cuidado com o cloro, usa um anti cloro.

herivelton

Membro
Membro

MensagemAssunto: Re: Aquário de 45l - Dúvidas de iniciante   Seg 07 Out 2013, 15:23Responder ao tópico

Pronto ja fiz!!

1 – Nome do Aquário
( nao tenho ainda )

2 – Data da montagem
20/09/2013

3 – Dimensões do aquário
50x 25x40

4 – Volume útil
45 litros

5 – Equipamentos Instalados
5.1 – Filtro ( sim Ataman 400
5.2 – Termostato( nao
5.3 – Iluminação/Fotoperíodo( lampada fluorencente 36w)
5.4 – Sistema de CO2( nao)

6 – Substratos & decorações
6.1 – Substrato fértil
6.2 – Substrato inerte
6.3 – Decorações (pedras, troncos, etc)
(pedras , e plantinhas artificial..)

7 – Fertilização (fertilizantes utilizados e plano de fertilização)

8 – Fauna
8.1 – Espécie A
8.2 – Espécie B

9 – Flora
9.1 – Espécie A
9.2 – Espécie B

10 – Observações

Nao tenho muito conheçimento sobre aquarios, por isso sou cheio de duvidas..
obrigado

João Rui

Nome Real : João Rui
Gostos : 32

MensagemAssunto: Re: Aquário de 45l - Dúvidas de iniciante   Seg 07 Out 2013, 15:28Responder ao tópico

Como a Vera e o José disseram e bem, deves ler o manual que temos aqui no forum, para perceberes o básico pelo menos sobre aquariofilia.

Segundo deverias ter deixado o aqua ciclar para a agua ficar em condições para o peixes. Falas no ph mas na fase inicial existem muitos mais parâmetros que são importantes, como amonia e nitritos.
Como tal é complicado dizer o porque de estarem a morrer, as hipoteses são muitas.

Quanto às lojas dizerem para aqueceres a água, suponho que saibas que esses peixes são tropicais (normalmente denominados de água quente) isto porque no seu habitat natural têm uma água que ronda os 26 graus, e sem um aquecedor, a água está bem a baixo desses valores. Ou seja não tendo aquecedor na água, é uma das hipoteses para eles estarem a morrer. Era o mesmo que te pusessem num quarto com a temperatura a 10 graus, ao fim de um tempo morrias de hipotermia.

Mais uma vez aconselho-te a ires ler os manuais de iniciação, está visto que não percebes do assunto, e antes de te abalançares a mais mudanças ou compras deverias te informar. Os peixes são seres vivos que precisam de certas condições para sobreviver.

Cumps

herivelton

Membro
Membro

MensagemAssunto: Re: Aquário de 45l - Dúvidas de iniciante   Seg 07 Out 2013, 15:54Responder ao tópico

Ok vou ler este manual..
hoje anoite e se nele nao conseguir as respostas amanha ja pergunto para voces ok!!

herivelton

Membro
Membro

MensagemAssunto: Re: Aquário de 45l - Dúvidas de iniciante   Seg 07 Out 2013, 22:59Responder ao tópico

Ola boa noite ,
gente li todo o manual..
percebi q fiz tudo errado.. tanto no periodo para ciclar o aquario..
queria ajuda de voces , o que fazer? tenho 3 semanas de aquario e so me resta 2 peixes..1platy e um colisa azul..

por favor me passa as estruçoes.. aqui esta uma imagem do meu aquario por favor me ajudem

obrigado

Vera Santos

MensagemAssunto: Re: Aquário de 45l - Dúvidas de iniciante   Seg 07 Out 2013, 23:46Responder ao tópico

Tenta arranjar os testes para verificares os parâmetros da água. Os mais importantes nesta fase são a amónia, nitritos, nitratos, gH e kH, por ordem de importância.

Faz uma TPA como te recomendou o José Elias, de 30 a 50%.

De momento enquanto o aqua não estiver estabilizado, não deves adicionar peixes.

A foto não se está a ver. Já a editei no teu post.

herivelton

Membro
Membro

MensagemAssunto: Re: Aquário de 45l - Dúvidas de iniciante   Ter 08 Out 2013, 12:28Responder ao tópico

Bom vera irei fazer a TPA hoje assim que chegar em casa...
mais so me tira uma informação,devo colocar água mineral ou posso colocar água da torneira normal e adicionar o anti cloro?

devo passa os testes depois de quanto tempo feito a TPA?

herivelton

Membro
Membro

MensagemAssunto: Re: Aquário de 45l - Dúvidas de iniciante   Ter 08 Out 2013, 13:04Responder ao tópico

Vera Santos aqui na minha cidade so tem o teste de amonia e nitritos? posso somente passa estes 2?

Vera Santos

MensagemAssunto: Re: Aquário de 45l - Dúvidas de iniciante   Ter 08 Out 2013, 13:37Responder ao tópico

Depois da TPA se repuseres a água da torneira, tens duas hipóteses, uma é deixar a água a repousar de um dia para o outro, aí o cloro evapora e desaparece, se usares logo adicionas o anticloro.

Qual é o pH da água da torneira? Dependendo disso usas ou não água mineral.

Os testes podes fazer antes e depois da TPA passadas umas horas. Para ser mais fiel.

Se não consegues encontrar os testes todos, compra esses dois, nesta fase são os mais importantes, porque a amónia e os nitritos em excesso são nocivos para os peixes levando-os rapidamente á morte.

José Elias

MensagemAssunto: Re: Aquário de 45l - Dúvidas de iniciante   Ter 08 Out 2013, 15:38Responder ao tópico

POis como a Vera disse, os testes mais importantes não os do NH4 (Amonia) e No2 (Nitritos) e PH

Antes da TPA faz os testes, para teres valores de referencia.

Depois faz testes de Ph à agua da torneira, se o PH da agua da Torneira vou igual ao PH do aquario podes usar agua da torneira sem problema.

Duas Horas depois da TPA faz os testes novamente e coloca os valores aqui para o pessoal te ajudar.

Abraço

herivelton

Membro
Membro

MensagemAssunto: Re: Aquário de 45l - Dúvidas de iniciante   Ter 08 Out 2013, 18:08Responder ao tópico

Vamos la gente nao aguentei ate anoite e ja fui la fazer os testes...
Antes da tpa..
Amonia ( o mmp)
Nitritos ( deu bem rozinha 2,00)
ph 7,5

fiz a tpa urgente com mais ou menos 20%

vou fazer as mediçoes daki umas 3 hs

ESTOU NO CAMINHO CERTO?

José Elias

MensagemAssunto: Re: Aquário de 45l - Dúvidas de iniciante   Ter 08 Out 2013, 20:36Responder ao tópico

Ou seja, estás a meio do ciclo, a amônia já está a zeros, agora tens excesso de nitritos...

Faz Tpa de 20% dia sim dia não! pelo menos mais duas semanas...

herivelton

Membro
Membro

MensagemAssunto: Re: Aquário de 45l - Dúvidas de iniciante   Ter 08 Out 2013, 20:45Responder ao tópico

Jose , outra coisa que ganhei na compra no amonia e do nitritos..
foi um bactericida o cara la da loja disse que é bom coloca tb , devo coloca isso ou espero normaliza minha agua primeiro?

e quinta feira vou fazer novamente o ciclo de TPA!!!

herivelton

Membro
Membro

MensagemAssunto: Re: Aquário de 45l - Dúvidas de iniciante   Qua 09 Out 2013, 00:26Responder ao tópico

Ola galera Boa noite tenho uma boa e ma noticia.. fiz novamente o teste de nitrito mais permanece auto =/
queria ver de você se na próxima tpa nao posso fazer ela em 70% do aquario?

lembrando que tenho 2 peixes dentro..
obrigado

aqui uma foto do teste

Mara Silva

Moderador EspecificoPeixeFauna

Gostos : 137

MensagemAssunto: Re: Aquário de 45l - Dúvidas de iniciante   Qua 09 Out 2013, 00:35Responder ao tópico

Boa noite

Esses nitritos vão-te dar cabo dos peixes num instantinho. Tens que fazer a Tpa, 70 % é mais adequado, guppys e platys aguentam, e também tens que aumentar a frequência das Tpas. Os viviparos pode até nem parecer mas são muito sensíveis aos nitritos.

-- Assinatura --
Cumpts.
Mara Silva

ModeradorEspecífico do Sub-Fórum Viviparos

herivelton

Membro
Membro

MensagemAssunto: Re: Aquário de 45l - Dúvidas de iniciante   Qua 09 Out 2013, 00:38Responder ao tópico

Entao mara.. eu fiz os teste de amonia antes da TPA esta O...
ai fiz o de nitritos. deu 2,8 fiz a tpa de mais ou menos 20% fiz o teste novamente depois de 4horas
e pelo que vi continua da mesma forma..
por isso to querendo fazer mais umas 3 a 4 vezes para ve se normaliza.. se nao to pensando em fazer o TPA de 70 %

Mara Silva

MensagemAssunto: Re: Aquário de 45l - Dúvidas de iniciante   Qua 09 Out 2013, 00:49Responder ao tópico

Com um valor tão alto, não é com falinhas mansas que baixas esses nitritos, ou quando os baixares já os Guppys estão gravemente afectados. 2.8 é muito mau.
Faz a Tpa grande e depois então fazes mais pequenas, mas em vez de fazeres dia sim dia não, fazes todos os dias se os nitritos subirem demasiado. Os viviparos toleram bem melhor mudanças de água desde que mantenhas o ph e a temperatura da água do que toleram esse valores de nitritos.
Não gosto nada de quimicos e esse bactericidada deve então ser um acelerador do processo de colonização de bactérias, se fôr, epá, já que o tens aí usa. Se não ajudar, mal também não faz.

-- Assinatura --
Cumpts.
Mara Silva

herivelton

Membro
Membro

MensagemAssunto: Re: Aquário de 45l - Dúvidas de iniciante   Qua 09 Out 2013, 00:53Responder ao tópico

entao mara , vou fazer o seguinte amanha fazer o TPA de 70% do aquario, logo depois de algum tempo ja coloco o bactericida , e faço o teste depois de umas horas... e vejo no que da..
os Peixes que tenho é ( 1 platy e 1 colisa azul)

tadinho estao firme e forte ainda... quero resolve isso o mais rapido possivel..

Se tiver mais alguma coisa para me recomenta me ajuda!!!

Mara Silva

MensagemAssunto: Re: Aquário de 45l - Dúvidas de iniciante   Qua 09 Out 2013, 01:03Responder ao tópico

Desculpa, tinha lido mal, pensei que ainda tinhas também os Guppys, agora que voltei atrás é que percebo que já só tens 2 peixes. A colisa não, mas o platy também é um viviparo, funciona do mesmo modo, os nitritos dão-te cabo dele.
O que te recomendo, aquilo que eu faria, não esperava pela Tpa para amanhã. Fá-la-ia assim que possível, para não dizer de imediato, essa espera pode trazer-te dissabores.

-- Assinatura --
Cumpts.
Mara Silva

herivelton

Membro
Membro

MensagemAssunto: Re: Aquário de 45l - Dúvidas de iniciante   Qua 09 Out 2013, 01:58Responder ao tópico

Pois bem vou fazer isso agora,e amanha faco os teste novamente.. pretendo fazer os 70% OK? Espero que resolva . Aço q vou fazer o teste de nitrito na agua q vou colocar só para ter certeza...

herivelton

Membro
Membro

MensagemAssunto: Re: Aquário de 45l - Dúvidas de iniciante   Qua 09 Out 2013, 02:06Responder ao tópico

Ow me fala se eu for mais drástico? Em eu fazer 80% de tpa? Colocaria os peixes num saco de transporte e faria a tpa? O que vcs me recomenda????

Conteúdo patrocinado

MensagemAssunto: Re: Aquário de 45l - Dúvidas de iniciante   Responder ao tópico

Aquário de 45l - Dúvidas de iniciante

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo 
Página 1 de 6Ir à página : 1, 2, 3, 4, 5, 6  Seguinte

Permissão deste fórum:Você não pode responder aos tópicos neste fórum
Peixefauna :: Água Doce ::  Iniciação à Água Doce-