Peixefauna
Bem-vindo(a) ao fórum PeixeFauna.
Para poder aceder livremente à nossa comunidade, terá que efectuar Login.
Se ainda não é membro registe-se agora.

InícioInício  LoginLogin  Registrar-seRegistrar-se  
Aquoporto

Aprendendo com meus erros... aceitando bons conselhos.

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo 
AutorMensagem

Alinedm

Recém chegado
Recém chegado

Nome Real : Aline
Gostos : 1

MensagemAssunto: Aprendendo com meus erros... aceitando bons conselhos.   Qui 03 Out 2013, 19:01Responder ao tópico

Bom dia!
Ganhei um aquário de 30x15x23, (parte da frente arredondada medindo 19), acho que cabem mais de 12 litros, muito empolgada logo enchi e não fiz a ciclagem, nem sabia disso, comprei um kinguio e um limpa fundos, e botei logo no aquário, por um milagre estão ainda vivos, não tenho termostado, nem termômetro, somente teste de ph (gotas), substrato de cascalho fino de rio, algumas pedrinhas de quartzo e uma bomba que solta bolhas... fiz TPA semanais de 40%, sem uso de produtos químicos, somente usei um saquinho de conchas para subir o ph. Alimento 2 vezes ao dia com flocos Tetramini (de manhã), e nutriballs (de tarde), também coloco um pequeno pedaço de batata ou abobrinha para o limpa fundo, que estava emagrecendo (o kinguio não deixa sobrar nada) também ofereço alface para o kinguio as vezes...
Devido a falta de espaço do aquário, comprei um novo aquário de 50x30x40, que está no aguardo para montagem, é para os 2 peixes que tenho, e gostaria de ter plantas naturais, adquiri um novo filtro (nice 288) o qual coloquei no aqua pequeno enquanto estava sem usar p o outro. O único problema que tive por enquanto com os peixes foi doença de pontos brancos, o qual curei com remédio indicado no pet-shop (íctio gotas).
Ando pesquisando muito, aprendi um pouco e o pior é que não posso fazer um grande investimento...
Estou aberta à críticas e sugestões...

Mara Silva

Moderador EspecificoPeixeFauna

Gostos : 137

MensagemAssunto: Re: Aprendendo com meus erros... aceitando bons conselhos.   Qui 03 Out 2013, 20:07Responder ao tópico

Olá boa noite

Só o facto de quereres melhorar, principalmente as condições dos teus peixes, já é muito bom da tua parte.

Já vi a foto do teu peixe na apresentação, nós cá em Portugal chamamos-lhe orandas.

Agora vou comentar a tua nova compra, não encares o que vou dizer como uma critica, mas sim como um alerta.

Ao comprares um aquário novo, deverias ter comprado um pouco maior, pelo menos 80 litros deveria ter. Isto porque os Kinguios são peixes que crescem imenso, e para crescerem precisam de muito espaço e muita água, caso contrário o crescimento deles pára e podem ter problemas. Para além disso, quanto mais água melhor porque os Kinguios pelo seu tamanho e outras características sujam muito a água , quanto mais água tiverem mais fácil é de manter a qualidade da água. Nesse aquário 1 kinguio já fica apertado, logo não te aconselho a pores mais, ainda para mais porque também tens um peixe de fundo e pelo que me pareceu na foto, não deu para ver muito bem e posso estar errada, é mais um peixe de tamanho enorme. Agora voltando á qualidade da água, lamento informar-te mas esse filtro é muito fraco para um aquário desse tamanho com 2 habitantes que crescem e um que suja imenso a água. Vais acabar por ter problemas, aconselho-te a teres sempre uma boa verificação da qualidade da água (amónia, nitritos, nitratos e ph) e nunca deixar as tpas por fazer. Se vires que a qualidade da água começa a baixar tens que aumentar o nº de tpas e a sua litragem pelo menos até poderes investir num bom filtro.
Outra coisa muito, mas mesmo muito importante. Tetramin é para peixes tropicais/água quente. Kinguios têm comidas comerciais próprias e sendo a sua alimentação com essa comida, deve única e exclusivamente para peixes de água fria. As comidas para peixes tropicais têm muitas proteínas, e as proteínas fazem mal aos peixes de água fria, por isso é que a comida deles tem menos proteínas.

-- Assinatura --
Cumpts.
Mara Silva

ModeradorEspecífico do Sub-Fórum Viviparos

Alinedm

Recém chegado
Recém chegado

MensagemAssunto: Re: Aprendendo com meus erros... aceitando bons conselhos.   Qui 03 Out 2013, 23:26Responder ao tópico

Mara eu lhe agradeço a atenção comigo, mas comprei o novo aquário no desespero mesmo, antes mesmo de aprender sobre os kinguios, eu adaptei as medidas para caber em meu móvel, foi o maior tamanho que caberia aqui... sobre o tetramin, ela me foi vendida junto com os peixes, quem indicou foi o vendedor, dizendo que aquela é a comida deste peixe. =( Agora sei que vendedor só quer vender mesmo... e sobre o novo aquário, encomendei pedrinhas pequenas de rio e mudas de cabomba.
Sobre o kinguio, li que ele não gosta de viver sozinho... é verdade?
No petshop se ofereceram a trocá-lo por outros peixinhos, morro de dó, mas se for melhor pra ele... prefiro que ele seja feliz do que ficar aqui solitário comigo. E meu limpa fundos é um ancistro, com bigodes estranhos... =)

Alinedm

Recém chegado
Recém chegado

MensagemAssunto: Re: Aprendendo com meus erros... aceitando bons conselhos.   Qui 03 Out 2013, 23:46Responder ao tópico

Fotos dos dois... imagem ruim, mas da pra identificar a espécie?

Mara Silva

MensagemAssunto: Re: Aprendendo com meus erros... aceitando bons conselhos.   Sex 04 Out 2013, 00:56Responder ao tópico

Boa noite

Espera lá que afinal eu estava equivocada.
Na foto da tua apresentação parecia uma oranda, mas afinal não é nada, nesta foto já dá para ver perfeitamente o peixe e é um cometa de véu (Sarasa) pois tem a barbatana enorme. Esse menino cresce ainda mais que as orandas, é muito mais activo e pode perfeitamente chegar aos 30 cm se tiver condições para tai, para isso o aquário teria que ser pelo menos de 80 litros. Quanto mais espaço mais ele crece. Mas 60 litros já não é mau de todo, não podes é pôr mais nenhum peixe, isso fora de questão se lhe quiseres dar condições minimas. Se não estou em erro o registo do maior peixe desta espécie mantido em cativeiro ( com muito espaço) foi de quase 50 cm.

-- Assinatura --
Cumpts.
Mara Silva

Alinedm

Recém chegado
Recém chegado

MensagemAssunto: Re: Aprendendo com meus erros... aceitando bons conselhos.   Sex 04 Out 2013, 01:51Responder ao tópico

Obrigada por identificá-lo, Mara. Vou tentar achar um lugar apropriado pra ele! Alguém que tenha um laguinho ou tanque grande... vou procurar aqui na minha cidade!

Mara Silva

MensagemAssunto: Re: Aprendendo com meus erros... aceitando bons conselhos.   Sex 04 Out 2013, 02:15Responder ao tópico

Vais dá-lo porque? Queres ter mais que um peixe, é isso? Ou porque o aquário não é muito grande?

-- Assinatura --
Cumpts.
Mara Silva

Alinedm

Recém chegado
Recém chegado

MensagemAssunto: Re: Aprendendo com meus erros... aceitando bons conselhos.   Sex 04 Out 2013, 02:41Responder ao tópico

Por que acho que ele não será feliz com pouco espaço e sem outros pra companhia. Ele já anda meio estressado... estou com muita pena dele. O petshop tem um aquário imenso acho que preciso tirar ele deste pequeno com urgência, nem eu nem ele estamos contentes, é triste de ver, e na verdade quem foi ao petshop comprar foi minha filha, eu achei que ela viria com um kinguio daqueles pequenos, disse p ela trazer o menor que tivesse, mas escolheu este enorme, e como já era de tardezinha não dava pra trocá-lo, então tive que por no aquário. E aqui essa loja não aceita trocas... apenas o outro petshop ofereceu trocar porque o dono é meu amigo e muito bondoso.

José Elias

Old SchoolPeixeFaunaOld SchoolPeixeFauna

Nome Real : Jose Elias Aka CyberJ
Gostos : 148

MensagemAssunto: Re: Aprendendo com meus erros... aceitando bons conselhos.   Sex 04 Out 2013, 16:37Responder ao tópico

Acho que para começar deverias comprar um filtro, nem que fosse interno...

Alinedm

Recém chegado
Recém chegado

MensagemAssunto: Re: Aprendendo com meus erros... aceitando bons conselhos.   Sex 04 Out 2013, 17:15Responder ao tópico

Olá José, eu ganhei um filtro externo Nice 288... e coloquei-o no aquário pequeno.

Alinedm

Recém chegado
Recém chegado

MensagemAssunto: Re: Aprendendo com meus erros... aceitando bons conselhos.   Sex 04 Out 2013, 17:55Responder ao tópico

Mara Silva

MensagemAssunto: Re: Aprendendo com meus erros... aceitando bons conselhos.   Sex 04 Out 2013, 21:05Responder ao tópico

Bem, agora por esta última foto deu para perceber que esse cometa já tem um tamanho bem grandinho.
Eu adoro Kinguios, e tenho imensa pena deles pois são uma espécie que geralmente sofre muito nas mãos dos humanos, pois a maioria das pessoas não faz a minima ideia das necessidades especificas que estes peixes têm.Tenho pena que não possas ficar com ele, acredita que são peixes que depois de estarem habituados aos donos são muito dóceis e sociáveis.
Quanto ao filtro, continuo a dizer que acho muito fraco, 2º as informações é um filtro que faz apenas 250 lt/h, o que não é muito além de que tem pouco espço para filtragem biológica. Na foto pareceu-me ver um cartucho de carvão. Cuidado com isso, o carvão ao fim de um mês tem que ser substituido

-- Assinatura --
Cumpts.
Mara Silva

Alinedm

Recém chegado
Recém chegado

MensagemAssunto: Re: Aprendendo com meus erros... aceitando bons conselhos.   Sex 04 Out 2013, 22:06Responder ao tópico

Ele me conhece e faz barulho pegando ar e fazendo bolha pra chamar minha atenção, eu converso com ele, mas tem hora que ele esta sozinho lá e fica como louco nadando de um lado pro outro, isso é triste, e em nenhum pet shop tem pedrinhas ainda, por isso não pude montar o novo espaço ainda, e como isso vai demorar, vou arrumar lugar melhor pra ele... Sad 
Sobre o carvão, coloquei na segunda-feira, porque eu estava colocando gotas de íctio (tratamento) e a água ficou esverdeada pra tirar pus o carvão que diz servir pra retirar os químicos, mas como já limpou bem vou retirar e deixar apenas a outra parte de trás, faço TPA todas as segunda-feiras e pretendia retirar na TPA.

Mara Silva

MensagemAssunto: Re: Aprendendo com meus erros... aceitando bons conselhos.   Sex 04 Out 2013, 22:19Responder ao tópico

Se fizeste medicação então deixa estar á tpa

-- Assinatura --
Cumpts.
Mara Silva

bruninhodino31@yahoo.com.

Recém chegado
Recém chegado

Nome Real : BRUNO

MensagemAssunto: aquário   Sex 04 Out 2013, 23:25Responder ao tópico

EU ESTOU QUERENDO COMPRAR UM AQUA DE 50CM DE COMPRIMENTO 30 DE ALTURA 30 DE PROFUNDIDADE E 30 DE LARGURA E EU QUERIA SABER QUANTOS PEIXES CABEM E SE EU POSSO BOTAR TELECÓPIOS COM NEONS?

Recém chegado
Recém chegado

MensagemAssunto: Re: Aprendendo com meus erros... aceitando bons conselhos.   Sex 04 Out 2013, 23:30Responder ao tópico

EU POSSO COLOCAR CHAPÉU VERMELHO COM NEON E COLISA:?: 

Recém chegado
Recém chegado

MensagemAssunto: Re: Aprendendo com meus erros... aceitando bons conselhos.   Sex 04 Out 2013, 23:43Responder ao tópico

:brasil2: 

Mara Silva

MensagemAssunto: Re: Aprendendo com meus erros... aceitando bons conselhos.   Sex 04 Out 2013, 23:59Responder ao tópico

bruninhodino31@yahoo.com. escreveu:
EU ESTOU QUERENDO COMPRAR UM AQUA DE 50CM DE COMPRIMENTO 30 DE ALTURA 30 DE PROFUNDIDADE E 30 DE LARGURA E EU QUERIA SABER QUANTOS PEIXES CABEM E SE EU POSSO BOTAR TELECÓPIOS COM NEONS?
Boa noite Bruno

Como és novo aqui pelo fórum e gostariamos de te conhecer e ajudar-te nas tuas duvidas agradecia que passasses pelo fórum de apresentação fazer a tua. Depois então, abre um tópico com as tuas dúvidas no fórum de iniciação á aquariofilia, lá poderás ver todas as tuas perguntas respondidas de uma só vez, porque se andares a fazer as tuas perguntas nos tópicos de outros membros, alguma vai acabar por passar despercebida.
E por último, por favor não escrevas os posts em letras maíusculas.

-- Assinatura --
Cumpts.
Mara Silva

José Elias

Old SchoolPeixeFaunaOld SchoolPeixeFauna

Nome Real : Jose Elias Aka CyberJ
Gostos : 148

MensagemAssunto: Re: Aprendendo com meus erros... aceitando bons conselhos.   Sab 05 Out 2013, 19:09Responder ao tópico

Boas Bruno, em primeiro lugar, não se escreve com letras maiúsculas, é falta de respeito, depois, o primeiro poste deverá ser a tua apresentação, terceiro, não uses os tópicos dos outros para colocar as tuas questões, cria um tópico novo para o pessoal te puder ajudar, e finalmente, não, não podes misturar essas espécies pois um é de água fria o outro de água quente.

Alinedm

Recém chegado
Recém chegado

MensagemAssunto: Re: Aprendendo com meus erros... aceitando bons conselhos.   Qua 16 Out 2013, 03:27Responder ao tópico

O meu peixão eu não dei... Surprised  gosto muito dele, é muito engraçadinho e um pidão, como o aquário maior trincou, e vai demorar mais do que calculei pra melhorar a "casa" nova pra ele... decidi comprar uma planta pra melhorar o ambiente dele... comprei uma muda de Ceratophyllum demersum 'Foxtail', e "plantei" lá... bem, ele está comendo a planta aos poucos...
Também ganhou um novo amiguinho, um caramujo phisa, que veio na planta, na verdade vieram vários pequenos e uns ovos, mas "sumiram", o único que sobreviveu foi esse um, ele tenta comê-lo, sempre vejo ele abocanhar, mascar e cuspir o caramujo... fazendo graça pra mim, parece que ele gosta de me ver em pânico!
Além da planta, comprei uma luminária com lâmpada fluorescente 9w... a dúvida sobre a lâmpada é se é muito forte para este aquário, e que distância da água devo deixar?

Mara Silva

MensagemAssunto: Re: Aprendendo com meus erros... aceitando bons conselhos.   Qua 16 Out 2013, 13:32Responder ao tópico

Boa tarde

Desde que faças uma boa manutenção do aquário e tenhas uma filtração em condições, consegues aguentá-lo mais uns tempos até adquirires a casa nova.
Quanto á planta, correu mal, peixes de água fria comem quase todas as plantas, é preciso saber escolhê-las e mesmo assim varia de peixe para peixe o tipo de plantas que eles comem. .

-- Assinatura --
Cumpts.
Mara Silva

rafael fernades

Membro
Membro

Gostos : 2

MensagemAssunto: Re: Aprendendo com meus erros... aceitando bons conselhos.   Qua 16 Out 2013, 15:24Responder ao tópico

vocé fez o certo,eu tambem nao daria o peixe,nos apegamos rapidamente com os bichinhos,invista mais na biologia e se puder compra um aquario maior e tenha uam boa filtragem e terás um prospero aquario!

Conteúdo patrocinado

MensagemAssunto: Re: Aprendendo com meus erros... aceitando bons conselhos.   Responder ao tópico

Aprendendo com meus erros... aceitando bons conselhos.

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo 
Página 1 de 1

Permissão deste fórum:Você não pode responder aos tópicos neste fórum
Peixefauna :: Água Doce ::  Iniciação à Água Doce-