Peixefauna
Bem-vindo(a) ao fórum PeixeFauna.
Para poder aceder livremente à nossa comunidade, terá que efectuar Login.
Se ainda não é membro registe-se agora.

InícioInício  LoginLogin  Registrar-seRegistrar-se  
Aquoporto

Ajuda a iniciante

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo 
Ir à página : 1, 2, 3, 4, 5  Seguinte
AutorMensagem

david34

Membro
Membro

Nome Real : David
Gostos : 6

MensagemAssunto: Ajuda a iniciante   Dom 29 Set 2013, 22:59Responder ao tópico

Boa noite

Chamo-me David e estou a dar os primeiros passos neste mundo maravilhoso.

Hoje comprei musgo e anubia nana.
Também comprei um tronco para colocar no meio do aqua com o musgo, a minha duvida é se coloquei o musgo e a anubia bem...

O musgo já trazia uma rede que moldei á forma da madeira, depois atei com linha.
Será que esta bem colocado? o local também está certo ou devia colocar o musgo mais para cima?

A Anubia retirei do pequeno vaso e apertei na pedra, depois atei, esta bem assim?

Também medi o ph, 7.5

Um abraço a todos e espero resposta para me ajudarem neste inicio de vida de aqua

Vera Santos

Old SchoolPeixeFaunaOld SchoolPeixeFauna

Gostos : 499

MensagemAssunto: Re: Ajuda a iniciante   Dom 29 Set 2013, 23:04Responder ao tópico

O musgo está bem posto mas não precisavas de colocar a rede.

A anubia é que não está bem, tens de a retirar e com cuidado tirar esse espécie de algodão que tem á volta das raízes e depois é que colocas em cima de uma pedra ou tronco, cuidado que o rizoma tem de ficar á vista, se ficar enterrado a planta apodrece.

Mara Silva

Moderador EspecificoPeixeFauna

Gostos : 137

MensagemAssunto: Re: Ajuda a iniciante   Dom 29 Set 2013, 23:06Responder ao tópico

Olá boa noite

Para ficar tudo certinho conforme as regras, agradecia que passasses pelo fórum de apresentações e te apresentasses para que te possamos conhecer melhor.

Agora relativamente á tua dúvida, e para uma melhor ajuda, não queres colocar o setup do aquário?

P.S. Não leves a mal, mas esse areão vermelho, estragou o teu início. Essa cor não é lá muito favorável a determinadas espécies. Mas vamos ver o que anda por aí para além dos peixes das fotos.

-- Assinatura --
Cumpts.
Mara Silva

ModeradorEspecífico do Sub-Fórum Viviparos

Vera Santos

MensagemAssunto: Re: Ajuda a iniciante   Dom 29 Set 2013, 23:08Responder ao tópico

Olha este link:

http://www.youtube.com/watch?v=0xJT-HH2HMI

david34

Membro
Membro

MensagemAssunto: Re: Ajuda a iniciante   Dom 29 Set 2013, 23:31Responder ao tópico

Apresentação feita Very Happy 
Realmente o areão é um pouco excêntrico, mas como vinha com a prenda
decidi colocar.
E a anubia depois de retirar o tipo algodão fica deitada ou de pé?
A rede do musgo pode ficar?

Obrigado

Mara Silva

MensagemAssunto: Re: Ajuda a iniciante   Dom 29 Set 2013, 23:57Responder ao tópico

Tens um aquário com um tamanho razoável, mas já tens alguns Guppys, espero que tenhas feito a ciclagem do aquário, e deixa-me dizer-te que em breve, não terás mãos a medir com os Guppys, em breve tens o aquário com peixes a mais pois os Guppys são coelhos a reproduzir-se. Não é a espécie mais indicada para um aquário pequeno a não ser que comeces a dar Guppys de modo a manteres um nº de peixes que o teu aquáeio possa sustentar

Alerto-te em especial para a filtragem que tens, a biobox que esse aquário traz de origem deixa muito a desejar. E já agora, numa das gavetas há-de trazer carvão, cuidado com o carvão, não te serve de nada, e ao fim de um mês tens que trocar. Eu pessoalmente acho que com essa biobox mais tarde ou mais cedo, quando tiveres mais peixes, vai ser insuficiente. Por isso, não te esqueças de cumprir certinho e direitinho a manutenção do aquário, não descures as Tpas

Quanto á anúbia, retira bem o algodão e planta-a. Atenção que não podes enterrar a anúbia no areão, tem que ficar presa a um tronco ou pedra caso contrário apodrece

-- Assinatura --
Cumpts.
Mara Silva

Rui Bacelar Oliveira

Nome Real : Rui Flipe Bacelar Oliveira
Gostos : 217

MensagemAssunto: Re: Ajuda a iniciante   Seg 30 Set 2013, 00:31Responder ao tópico

Boa noite amigo, já te deram bons conselhos, deixo aqui apenas mais um vídeo, um guia da Tropica:

Relativamente ao areão....pensa se não o queres mudar...se não gostares muda-o antes que esteja tudo estável, depois custa bem mais, falo por experiencia própria.

Qualquer dúvida não hesites.

david34

Membro
Membro

MensagemAssunto: Re: Ajuda a iniciante   Seg 30 Set 2013, 11:44Responder ao tópico

Bom dia
Desde já obrigado a todos pela ajuda
A anubia já esta bem colocada, o que aconteceu foi que a agua ficou um pouco escura após a colocação do tronco, musgo e a anubia.
Medi o ph, 7.0
É normal a agua ficar assim?
E para trocar o areão, qual a melhor forma de o fazer?

Cumprimentos

David

Joao_Costa

Nome Real : João Costa
Gostos : 40

MensagemAssunto: Re: Ajuda a iniciante   Seg 30 Set 2013, 12:05Responder ao tópico

Ola David,

Tens ai um areão realmente mto engraçado ... antes vermelho que azul ou verde hahahaha

Problema do areão colorido, é que a cor por vezes não é natural. E com o tempo vai largando resíduos que podem vir a ser perigosos à fauna com o tempo. Envenenamentos podem acontecer e levam a morte dos peixes. Outra coisa é a mineralização que não fornece às plantas naturais que estás a colocar no aquário.

O musgo para mim não está bem colocado.
Normalmente o musgo colocado assim vai apodrecer porque a parte que está junta ao tronco não foi naturalmente agarrada e vai ter falta de luz para se fixar a tempo de não apodrecer.

O musgo para ser bem colocado, deve ser colocado com bocadinhos mínimos de musgo presos a várias partes do tronco com fio de pesca por exemplo. A seu tempo esses bocadinhos vão ficar agarrados por si e crescer naturalmente fazendo com que o tronco fique todo coberto por ele. Dá mais trabalho, mas depois o crescimento é bem mais rápido assim.

Já que pensas em mudar o areão, tira o tronco e faz isso.

-- Assinatura --
Abraço João

ModeradorEspecífico do Sub-Fórum Invertebrados

david34

Membro
Membro

MensagemAssunto: Re: Ajuda a iniciante   Seg 30 Set 2013, 18:44Responder ao tópico

Boas
E se mudar o areão, qual a melhor maneira de o fazer?
Tenho que aproveitar a agua que tenho no aqua?
A agua ficou um pouco escura depois de introduzir o tronco, musgo e a anubia.
Vinha de oferta com o aqua estes 2 produtos

Algum é bom para eu colocar na agua agora ou a agua por si vai ficando limpa?

Cumprimentos

David

Vera Santos

MensagemAssunto: Re: Ajuda a iniciante   Seg 30 Set 2013, 19:23Responder ao tópico

O aquasafe podes por na água das TPA's, retira-te o cloro, só serve para isso. Quando acabar podes reservar a água durante as primeiras 24h que o cloro desaparece.

O easy nunca usei, mas deixas-te o aqua fazer o ciclo do azoto?

Quanto á mudança do substrato, podes fazer o seguinte:

- Retiras os peixes para um recipiente limpo e enches com água do aqua, podes colocar o termoestato para manter a temperatura da água.

- Reservas a água do aqua em jerrycan ou outro devidamente limpo porque convem utilizares o maximo da água do aqua.

- Retiras o substrato e limpas o aqua como deve ser com água quente. E voilá!

-Colocas o substrato, decorações e plantas se houver, enches com a água reservada e adicionas os peixes.

david34

Membro
Membro

MensagemAssunto: Re: Ajuda a iniciante   Seg 30 Set 2013, 20:25Responder ao tópico

Sim, fez o ciclo de azoto.
A água estava limpa, só ficou um pouco turva depois de introduzir o tronco e as plantas.
Será que devia ter feito algum tratamento ao tronco antes de o introduzir?
Tenho comprado tudo na jardiland, é um unico local que conheço por cá, e tenho de fazer 80km para lá ir.
Amanha devo de lá ir procurar novo areão, depois vou trocar.
Não sei se coloque só areão se também coloque substrato...

Cumprimentos

David

Mara Silva

MensagemAssunto: Re: Ajuda a iniciante   Seg 30 Set 2013, 21:11Responder ao tópico

Boa noite

A água ficou turva ou escureceu?

-- Assinatura --
Cumpts.
Mara Silva

david34

Membro
Membro

MensagemAssunto: Re: Ajuda a iniciante   Seg 30 Set 2013, 21:25Responder ao tópico

Boa noite
Ficou turva
Penso mesmo que é do tronco...

Mers93

Membro
Membro

Gostos : 3

MensagemAssunto: Re: Ajuda a iniciante   Seg 30 Set 2013, 21:48Responder ao tópico

boas

antes de colocares sempre seja o que for no aquario deves ferver primeiro alem de limpar elimina todas as impurezas

faz tpas diárias de 10% ate desaparecer essa sujidade

Mara Silva

MensagemAssunto: Re: Ajuda a iniciante   Seg 30 Set 2013, 21:59Responder ao tópico

Os troncos devem ser tratados. O que eventualmente poderá acontecer quando não são tratados é serem portadores de micro organismos desfavoráveis. Daqui em diante tudo o que introduzires no aquário que possa ser fervido, ferve.
O tronco poderá ainda escurecer-te a água, mas isso não é mau, não te preocupes. Há quem goste do tom envelhecido da água, eu sou uma delas e muitos peixes gostam também.

-- Assinatura --
Cumpts.
Mara Silva

david34

Membro
Membro

MensagemAssunto: Re: Ajuda a iniciante   Seg 30 Set 2013, 22:17Responder ao tópico

Ok
Mas amanha como vou trocar o areão, aproveito para ferver o tronco.
Vai dar trabalho mas é melhor ser agora.
Depois também retiro a rede do musgo. quando atar coloco tudo no centro do tronco ou posso dividir o musgo por o tronco?
Depois de colocar tudo em ordem no aqua tenho de colocar algum produto na água?

Mers93

Membro
Membro

MensagemAssunto: Re: Ajuda a iniciante   Seg 30 Set 2013, 22:24Responder ao tópico

deixe a agua esta noite em repouso num balde

depois amanha pode ferver tudo o musgo se tiver o suficiente pode dividir da maneira que quiser

david34

Membro
Membro

MensagemAssunto: Re: Ajuda a iniciante   Seg 30 Set 2013, 22:29Responder ao tópico

Deixo em repouso a água nova que amanha vou colocar?
E depois de estar tudo pronto não adiciono nenhum produto?

Mers93

Membro
Membro

MensagemAssunto: Re: Ajuda a iniciante   Seg 30 Set 2013, 22:33Responder ao tópico

eu nunca usei qualquer tipo de produto e nunca tive problemas

deixas a agua num balde que nao tenha levado produtos antes e deixas a agua a repousar era bom 24h ou mais

compra umas plantas aqui pelo forum, arranjas um areao branco e metes por cima desse e mistura um pouco que fica engraçado eu depois mostro te fotos do meu que misturei manado com areao branco mas antes tenho substrato fertil para as plantas tambem tens?

Mara Silva

MensagemAssunto: Re: Ajuda a iniciante   Seg 30 Set 2013, 22:37Responder ao tópico

david34 escreveu:
Deixo em repouso a água nova que amanha vou colocar?
E depois de estar tudo pronto não adiciono nenhum produto?
Deixar a água em repouso 24 horas é o suficiente para retirar o cloro, mas uma vez que tens aí o produto da tetra usa-o para retirar eventuais vestigios de metais pesados. Antes a mais que a menos.
Não te esqueças de ferver o novo areão se fôr inerte

-- Assinatura --
Cumpts.
Mara Silva

david34

Membro
Membro

MensagemAssunto: Re: Ajuda a iniciante   Seg 30 Set 2013, 22:42Responder ao tópico

Mers93 escreveu:
eu nunca usei qualquer tipo de produto e nunca tive problemas

deixas a agua num balde que nao tenha levado produtos antes e deixas a agua a repousar era bom 24h ou mais

compra umas plantas aqui pelo forum, arranjas um areao branco e metes por cima desse e mistura um pouco que fica engraçado eu depois mostro te fotos do meu que misturei manado com areao branco mas antes tenho substrato fertil para as plantas tambem tens?
Não tenho substrato mers93
Depois envia as fotos sff

Obrigado

Mara Silva

MensagemAssunto: Re: Ajuda a iniciante   Seg 30 Set 2013, 22:48Responder ao tópico

Bem David

Olha, antes de fazeres o que quer que seja aconselho-te a pensar bem no que pretendes. É mais fácil ser-se paciente e fazer bem as coisas desde o inicio do que andar depois a compôr asneiras feitas.
Tens que definir o que queres nomeadamente a nível de plantas, pois podes ou não precisar de substrato fértil depende se queres plantas mais ou menos exigentes e também tens que ter em conta o facto iluminação e fertilização liquida

-- Assinatura --
Cumpts.
Mara Silva

david34

Membro
Membro

MensagemAssunto: Re: Ajuda a iniciante   Seg 30 Set 2013, 22:49Responder ao tópico

Ok, depois de tudo pronto coloco o tetra.
O melhor é ferver também o areão.
Também vou tentar comprar mais uma anubia, gostava de ter uma planta a rondar os 30 cm, não sei se é possível nas anubias.
Deixem lá ver como corre a operação, quando tiver tudo pronto vou colocar fotos.

Mers93

Membro
Membro

MensagemAssunto: Re: Ajuda a iniciante   Seg 30 Set 2013, 22:51Responder ao tópico

mas mete menos que o normal se deixares em repouso

qualquer duvida diz

Conteúdo patrocinado

MensagemAssunto: Re: Ajuda a iniciante   Responder ao tópico

Ajuda a iniciante

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo 
Página 1 de 5Ir à página : 1, 2, 3, 4, 5  Seguinte

Permissão deste fórum:Você não pode responder aos tópicos neste fórum
Peixefauna :: Água Doce ::  Iniciação à Água Doce-