Peixefauna
Bem-vindo(a) ao fórum PeixeFauna.
Para poder aceder livremente à nossa comunidade, terá que efectuar Login.
Se ainda não é membro registe-se agora.

InícioInício  Conectar-seConectar-se  Registrar-seRegistrar-se  
Aquoporto

Iluminação importante ou nao

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo 
AutorMensagem

Striden

Recém chegado
Recém chegado

Gostos : 1

MensagemAssunto: Iluminação importante ou nao    Dom 29 Set 2013, 01:12Responder ao tópico

Andei a ler quase tudo o que tinha a ver com iluminação aqui no site e pelo que deu pra entender e corrijam me s estiver errado se nao tiver plantas naturais no meu aquario posso ter qualquer tipo de iluminacao?

Ate hoje tinha 2 limpa vidros e 3 limpa fundos e andava a algum tempo para comprar mais peixes entao hoje comprei 10 neons 2 guppies machos e 4 femeas e nao tenho qualquer tipo de iluminacao porque a um tempo atras fundiram se e nunca me preocupei em substituir mas ao conversar com uma pessoa mais entendida no assunto disse me que teria de comprar rapidamente iluminacao pois sem ela os peixes iriam morrer rapido. queria ajuda se possivel para esclarecer as minhas duvidas.

Mara Silva

Moderador GeralPeixeFauna

Gostos : 141

MensagemAssunto: Re: Iluminação importante ou nao    Dom 29 Set 2013, 01:22Responder ao tópico

Boa noite

Humm ainda antes da parte da resposta acerca da iluminação, não queres colocar o setup do teu aquário para facilitar um pouco as coisas, até porque mencionas limpa vidros e limpa fundos, convém saber a que espécies te referes, até porque dependendo das espécies poderás não ter as condições adequadas para elas. Mss suponho que tenhas ideia disso uma vez que como disseste já não és novo nestas andanças.

-- Assinatura --
Cumpts.
Mara Silva

ModeradorEspecífico do Sub-Fórum Viviparos

Striden

Recém chegado
Recém chegado

MensagemAssunto: Re: Iluminação importante ou nao    Dom 29 Set 2013, 01:24Responder ao tópico

Foram me oferecidos dai nao te saber dar uma resposta. mas com esses nao tou preocupado que ja sao grandinhos e ate aqui sobreviveram sem iluminacao apenas com a luz natural. o que me preocupam sao os que adquiri hoje. nao tenho plantas naturais e o aquario tem as dimensoes 100x40x30

Mara Silva

MensagemAssunto: Re: Iluminação importante ou nao    Dom 29 Set 2013, 01:32Responder ao tópico

Já tens uma litragem razoável. Mas para peixes de fundo se forem plecos é complicado, e cuidado também com os limpa vidros, dependendo da espécie podem crescer imenso e até mesmo causar-te problemas aos novos inquilinos. Se forem os que habitualmente os lojistam chamam de limpa vidros aposto que são Caes ou Saes. Os Caes crescem imenso. Os Otocinclus é que são pequenos
Porque não colocas umas fotos para ajudar na identificação do que para aí tens?

-- Assinatura --
Cumpts.
Mara Silva

Striden

Recém chegado
Recém chegado

MensagemAssunto: Re: Iluminação importante ou nao    Dom 29 Set 2013, 01:37Responder ao tópico

Nesta foto tive sorte apanhei logo os 3

Mara Silva

MensagemAssunto: Re: Iluminação importante ou nao    Dom 29 Set 2013, 01:48Responder ao tópico

Obrigado pela foto. Entretanto quanto á espécie terás que aguardar pela resposta de outro membro. Eu estava " a abrir caminho" para obteres respostas mais facilmente, a identificação de peixes de fundo não é para mim, se fossem os de vidro ainda me safava, mas estes não,  é ancistrus ou pleco mas alguém te responderá qual deles.

Porque não queres ter plantas naturais no aquário? Fazem um bem enorme á qualidade da água e , em especial agora que tens nova fauna. Os Néons sentem-se mais inseguros sem plantas, para os Guppys serão muito úteis na reprodução.

Se colocares iluminação até convém teres mesmo plantas, os peixes de fundo não gostam muito de luz.

-- Assinatura --
Cumpts.
Mara Silva

Striden

Recém chegado
Recém chegado

MensagemAssunto: Re: Iluminação importante ou nao    Dom 29 Set 2013, 01:55Responder ao tópico

e que tipo de iluminação aconselharias?? para a nova fauna?

Mara Silva

MensagemAssunto: Re: Iluminação importante ou nao    Dom 29 Set 2013, 02:02Responder ao tópico

A iluminação depende se terás ou não plantas. Mais importante do que pensar em iluminação para a fauna, é pensar na iluminação para plantas se as quiseres ter, porque a iluminação para a fauna não precisa de nada de especial, só há que ter em conta que se não existirem plantas não se pode ter a iluminação ligada muito tempo por causa das algas e até mesmo porque se a luz fôr muito forte a fauna pode não gostar, sem terem onde se abrigar (plantas e esconderijos) os peixes pode stressar sob a influencia de luz forte e acabarem por adoecer
Se não tiveres plantas, até uns leds servem.

-- Assinatura --
Cumpts.
Mara Silva

Striden

Recém chegado
Recém chegado

MensagemAssunto: Re: Iluminação importante ou nao    Dom 29 Set 2013, 02:19Responder ao tópico

VI uns que o pessoal falou do ikea de 20€ nao tava a pensar em ter plantas pra ja e se isso faz o trabalho nao me preocuparia mais com isso
nao quero é que os neons morram

Mara Silva

MensagemAssunto: Re: Iluminação importante ou nao    Dom 29 Set 2013, 17:38Responder ao tópico

Eu, e aqui é a minha opinião pessoal, baseada também em alguma experiência com tetras, recomendo-te vivamente algumas plantas, existem as de fácil manutenção que não dão trabalho nenhum, precisam de pouca luz, pelo que qualquer iluminação serve. Isto porque os néons são peixes sensíveis e assustadiços, as plantas fariam-nos sentir mais seguros. Não esqueças que peixes sob "medo e insegurança" constantes facilmente stressam, e o stress, é uma das principais causas de doenças.

-- Assinatura --
Cumpts.
Mara Silva

Conteúdo patrocinado

MensagemAssunto: Re: Iluminação importante ou nao    Responder ao tópico

Iluminação importante ou nao

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo 
Página 1 de 1

Permissão deste fórum:Você não pode responder aos tópicos neste fórum
Peixefauna :: Água Doce :: Equipamentos e Manutenção-