Peixefauna
Bem-vindo(a) ao fórum PeixeFauna.
Para poder aceder livremente à nossa comunidade, terá que efectuar Login.
Se ainda não é membro registe-se agora.

InícioInício  Conectar-seConectar-se  Registrar-seRegistrar-se  
Aquoporto

Inicio Hobby com Fluval Edge 46L

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo 
Ir à página : 1, 2, 3  Seguinte
AutorMensagem

PhantomNorth

Recém chegado
Recém chegado

Gostos : 1

MensagemAssunto: Inicio Hobby com Fluval Edge 46L   Sab 28 Set 2013, 23:04Responder ao tópico

Olá a todos,

Vou-me iniciar neste hobby fantástico e que muito me gozo dá, por enquanto, ver os aquários dos outros utilizadores que muito tempo e dedicação dispendem para criar belos mundos.

Decidi comprar o Fluval Edge, porque foi o único aquário que convenceu a maria a ter um em casa. Fui para o de 46L por ter uma litragem maior e a sua manutenção ser um pouco mais fácil que o de 23L.

Posto isto deixo algumas fotos do aquário.

http://imageshack.us/photo/my-images/547/qxii.jpg/

http://imageshack.us/photo/my-images/62/yct1.jpg/

http://imageshack.us/photo/my-images/9/djts.jpg/

Como a curiosidade foi maior, enchi já o aquário e liguei já todos os acessórios que tenho até então, para ver se existe algum defeito nas peças

Encomendei também

http://uk.hagen.com/Aquatic/Decorative/Gravel/12685

e

http://uk.hagen.com/Aquatic/Heating/Heaters/A771

Neste momento faltam-me receber estes 2 items.

Relativamente ao substrato queria colocar uma questão. Posso colocar o substrato directamente no aquário sem colocar mais nada em cima(areão, etc)?

Quantos os peixes vou querer ocupar os 3 niveis do aquário. Optando por uns Red Cherry, Neons, e na parte superior ainda não sei o que colocar. Estou aberto a sugestões.

Quero também colocar um pequeno tronco e algumas plantas de fácil manutenção, para se as coisas começarem a correr mal, não desanimar logo.

Brasileiro

Membro
Membro

Nome Real : Vitor
Gostos : 2

MensagemAssunto: Re: Inicio Hobby com Fluval Edge 46L   Sab 28 Set 2013, 23:51Responder ao tópico

pode usar só o substrato. e deixar neons e alguns outros tetras com os red. no fundo, talvez umas coridoras.

Vera Santos

Old SchoolPeixeFaunaOld SchoolPeixeFauna

Gostos : 499

MensagemAssunto: Re: Inicio Hobby com Fluval Edge 46L   Sab 28 Set 2013, 23:54Responder ao tópico

Bem, primeiro que nada bem vindo! Abre um tópico nas "Apresentações" para te conhecermos melhor.Wink 

Á cerca do aqua, tudo material de qualidade, essa montagem promete!
O substrato que compraste é próprio para camarões e não precisa de areão por cima.

Quanto aos neons vão nadar a meia água e topo +-, vão predar uns camarõezitos, principalmente os mais jovens, eles quando nascem são minúsculos.

O tronco e plantas vão-te valorizar o layout, acrescenta também um bocado de musgo, eles gostam de se esconder por baixo dele e também lhes serve de alimento.

Lista de Plantas para Aquários Low Tech

Vera Santos

MensagemAssunto: Re: Inicio Hobby com Fluval Edge 46L   Sab 28 Set 2013, 23:58Responder ao tópico

Tópico movido para local adequado.

José Elias

Nome Real : Jose Elias Aka CyberJ
Gostos : 148

MensagemAssunto: Re: Inicio Hobby com Fluval Edge 46L   Dom 29 Set 2013, 11:39Responder ao tópico

Tem muito potgncial, quero ver essa evolução.

PhantomNorth

Recém chegado
Recém chegado

MensagemAssunto: Re: Inicio Hobby com Fluval Edge 46L   Dom 29 Set 2013, 19:59Responder ao tópico

Obrigado a todos pelas respostas.

Perdoem-me a minha ignorância, mas não estou a perceber o funcionamento do filtro de cascata, não percebo se está mal montado ou não.

http://img11.imageshack.us/img11/4990/s0o9.jpg

A agua quando é sugada não deveria passar pelas 3 etapas do filtro? É que dá ideia que é sugada e vai directamente para o aquario.

Vera Santos

MensagemAssunto: Re: Inicio Hobby com Fluval Edge 46L   Dom 29 Set 2013, 21:33Responder ao tópico

Qual é a marca (Fluval?) e modelo do filtro? Pela foto não se vê bem, mas em principio devia fazer o circuito completo, passar pelas cerâmicas, etc e sair finalmente para o aqua.

Tens possibilidade de fazer um video?

PhantomNorth

Recém chegado
Recém chegado

MensagemAssunto: Re: Inicio Hobby com Fluval Edge 46L   Dom 29 Set 2013, 21:55Responder ao tópico

Ola Vera, obrigado pela disponibilidade.

Entretanto estive a ver com mais atenção e já percebi como funciona. O filtro é este.

http://uk.hagen.com/File/ede567c9-42ac-4895-b81e-f032a71517e6

Mas penso que está tudo bem

Mara Silva

Moderador EspecificoPeixeFauna

Gostos : 137

MensagemAssunto: Re: Inicio Hobby com Fluval Edge 46L   Dom 29 Set 2013, 21:58Responder ao tópico

Boas. Belo filtro. O Aquaclear garante-te a filtragem adequada para esse aquário desde que mantenhas a população controlada. Qual o modelo que tens. Diz-me que não é abaixo do 50

-- Assinatura --
Cumpts.
Mara Silva

ModeradorEspecífico do Sub-Fórum Viviparos

PhantomNorth

Recém chegado
Recém chegado

MensagemAssunto: Re: Inicio Hobby com Fluval Edge 46L   Dom 29 Set 2013, 22:26Responder ao tópico

Sinceramente não sei.

Não encontro nenhuma referência no site, na caixa e no proprio filtro

Mara Silva

MensagemAssunto: Re: Inicio Hobby com Fluval Edge 46L   Dom 29 Set 2013, 22:28Responder ao tópico

Na caixa tem que ter o modelo no canto inferior direito. Esse é um dos últimos modelos.

-- Assinatura --
Cumpts.
Mara Silva

PhantomNorth

Recém chegado
Recém chegado

MensagemAssunto: Re: Inicio Hobby com Fluval Edge 46L   Dom 29 Set 2013, 22:40Responder ao tópico

Vi novamente e não diz nada. O Filtro já vinha incluido com o aquário. Mas não encontro qualquer tipo de referência.

Mas as criticas que tenho encontrado na net, dizem que o filtro faz bem o seu trabalho.

Vera Santos

MensagemAssunto: Re: Inicio Hobby com Fluval Edge 46L   Dom 29 Set 2013, 22:41Responder ao tópico

Por acaso achei o filtro porreiro, ainda tem algum espaço para as matérias filtrantes, o que é bom.

Mara Silva

MensagemAssunto: Re: Inicio Hobby com Fluval Edge 46L   Dom 29 Set 2013, 22:50Responder ao tópico

PhantomNorth escreveu:
Mas as criticas que tenho encontrado na net, dizem que o filtro faz bem o seu trabalho.
Depende do modelo, tens que ter em conta os l/h que faça para além da capacidade para matérias filtrantes. A fauna claro e o nº de plantas no aquário também são igualmente importantes.

Quando passares numa loja que os tenha compara o tamanho do teu com os da loja. Do modelo 20 para o 30, 50 e por aí fora já existe uma diferença de tamanho razoável, facilmente descobres qual o teu modelo.

-- Assinatura --
Cumpts.
Mara Silva

Mara Silva

MensagemAssunto: Re: Inicio Hobby com Fluval Edge 46L   Dom 29 Set 2013, 22:55Responder ao tópico

Esses filtro vêm equipados com carvão, não te esqueças de arrumar a saqueta que o carvão não te serve para nada.

-- Assinatura --
Cumpts.
Mara Silva

PhantomNorth

Recém chegado
Recém chegado

MensagemAssunto: Re: Inicio Hobby com Fluval Edge 46L   Dom 29 Set 2013, 23:26Responder ao tópico

Vou enviar um e-mail para a hagen. Já me tiraram uma dúvida uma vez, pode ser que me digam qual o modelo também.

Encontrei também uma loja em PT que comercializa esses filtros vou perguntar qual a medida do de 50 e se é compativel com fluval edge. Caso contrário para melhor filtragem, caso veja que é necessário depois, terei de optar por um externo pois não cabe na saliência em cima.

Não percebi o último post. Dizes para não colocar a saqueta do carvão?

Mara Silva

MensagemAssunto: Re: Inicio Hobby com Fluval Edge 46L   Seg 30 Set 2013, 00:00Responder ao tópico

O carvão basicamente pouco faz. Serve mais para ajudar a manter a água mais cristalina e retirar odores, ou seja se fizeres uma boa manutenção do aquário não serve para nada.
O carvão serve ainda, e aí sim, é muito útil, para retirar medicações após um tratamento contra doenças feito no aquário.
O mais importante é saber que o carvão só faz efeito durante um mês, passado esse tempo fica "sobrecarregado" e em vez de ajudar, piora, pois começa a libertar "porcaria" para o aquário.

-- Assinatura --
Cumpts.
Mara Silva

Rui Bacelar Oliveira

Nome Real : Rui Flipe Bacelar Oliveira
Gostos : 217

MensagemAssunto: Re: Inicio Hobby com Fluval Edge 46L   Seg 30 Set 2013, 00:25Responder ao tópico

O mal desses é aquários é que tem tanto de bonito como de pouco prático, mas dá uma vista de olhos na Marisqueira Zen do José Elias, também tem um aquário parecido com esse e penso que se está a dar bem.

Quanto ao carvão, a Mara disse tudo Wink Podes e deves, a título de precaução, usar carvão no 1º mes do aqua, para remover qualquer químico ou produto nocivo que possa ter escapado, tirando isso usa apenas após medicações.

José Elias

Nome Real : Jose Elias Aka CyberJ
Gostos : 148

MensagemAssunto: Re: Inicio Hobby com Fluval Edge 46L   Seg 30 Set 2013, 16:27Responder ao tópico

Esse filtro é bastante diferente do meu, pois o meu é uma treta...

PhantomNorth

Recém chegado
Recém chegado

MensagemAssunto: Re: Inicio Hobby com Fluval Edge 46L   Seg 30 Set 2013, 21:26Responder ao tópico

Boa noite,

Ok já percebi Mara obrigado pela dica. Eles no manual até aconselham a trocar o carvão todos os meses, deve ser pelo que dizes. Aconselhas a colocar o quê no seu lugar, mais cerâmica?

Rui, esse fui logo um dos meus primeiros medos. Vi este aquário no estrangeiro e ficou-me no olho. Para começar penso que está bom, no futuro se assim o entender, meto-me noutras aventuras.

Em relação ao aquário do José, já tinha explorado os seus tópicos pois o fluval chamou-me à atenção. Gosto especialmente daquela arvore que colocaste no aqua. Brutal Wink

No próximo fim de semana terei de ir a Lisboa, estava aqui a navegar pela net e encontrei a aquaeden que fica a caminho e parece que vale bastante a pena visitar. Aconselham outras na zona?

Mara Silva

MensagemAssunto: Re: Inicio Hobby com Fluval Edge 46L   Seg 30 Set 2013, 21:38Responder ao tópico

Bem, essa parte do colocar o quê agora depende principalmente da fauna que decidas ter no aquário, do nº de plantas, etc.
Eu sou um bocado supeita nessas coisas, porque geralmente gosto de ter os meus filtros tão atestados quanto possível de cerâmicas. Se calhar até abuso, mas olha, antes a mais que a menos.
Mas como disse vai depender das espécies que coloques, podes até ter que ter um ph ligeiramente inferior e ter que usar turfa no filtro, é ainda incerto, porque ainda não me pareces ter uma ideia concreta do que vais fazer.

-- Assinatura --
Cumpts.
Mara Silva

PhantomNorth

Recém chegado
Recém chegado

MensagemAssunto: Re: Inicio Hobby com Fluval Edge 46L   Ter 01 Out 2013, 21:00Responder ao tópico

Boas,

Hoje recebi a última encomenda.

http://img69.imageshack.us/img69/6979/adxx.jpg

Espero este fim de semana já começar a fazer alguma coisa.

Irei necessitar de uma bomba de ar ou o filtro cria agitação suficiente na água?

Mara Silva

MensagemAssunto: Re: Inicio Hobby com Fluval Edge 46L   Ter 01 Out 2013, 22:19Responder ao tópico

Boa noite

Boa escolha no substrato, gosto imenso. Não esqueças que esse subtrato tende a acidificar ligeiramente a água, vai apanhar ph mais baixo tipo 6.4, 6.6. Cuidado com as espécies que escolhas.
Quanto á circulação da água, se o filtro que tiveres for de modelo acima do 50, regulas o caudal, e á partida não terás problemas. Os problemas também dependem da fauna e do nº de plantas que tenhas

-- Assinatura --
Cumpts.
Mara Silva

PhantomNorth

Recém chegado
Recém chegado

MensagemAssunto: Re: Inicio Hobby com Fluval Edge 46L   Dom 06 Out 2013, 12:30Responder ao tópico

Boa tarde,

Ontem  fui ás compras e comprei algum material de hardscape e algumas plantas. Fiz a montagem ontem à noite, mas devido à poeira só hoje de manha consegui visualizar mais ou menos o aspecto final.

Uma das coisas que me apercebi foi que estou um pouco limitado na escolha das plantas relativamente à falta de CO2 principalmente. Daí estar a pensar adquirir este kit da fluval para aquários até 56litros.

CO2 20 KIT :http://uk.hagen.com/SearchProduct/ProductPageSearch?page=1&resultsPerPage=25&keyword=c02.

O que acham? Só acho que o difusor é grande demais. Não há hipótese de substituir por um copito de vidro que muito se vê?

Em relação ás fotos do aquário deixo algumas. Talvez tenha exagerado na quantidade de plantas. Mas como é o primeiro, espero aprender com os erros. Todas elas (entre outras) foram aconselhadas pela senhora da loja tendo em conta as caracteristicas do aquário. Neste momento estranho as plantas do fundo, talvez não fosse bem o que queria mas com o tempo logo se verá.

- Aponogeton
- Ludwigia SP
- Cryptocoryne
- Bacopa Compact

Neste momento estão a levar apenas com Florido k7 potassio. Acham que devo adquirir mais algum suplemento para as plantas?

Fico a aguardar as vossas criticas

Vera Santos

MensagemAssunto: Re: Inicio Hobby com Fluval Edge 46L   Dom 06 Out 2013, 22:06Responder ao tópico

Gostei bastante do layout escolhido e acho que as plantas ficam aí muito bem, não acho que esteja excessivamente plantado.

Quanto á fertilização que estás a fazer está incompleta, precisas das macros e micros para teres a fertilização equilibrada. Eu utilizo a gama da seachem, é muito boa mas sai cara em relação á utilização de fertilizantes "caseiros", se mandares vir de fora os pós, fazendo tu as misturas fica-te muito mais em conta.

Aguarda pela ajuda dos expert´s que eles explicam-te tudo direitinho.

Já agora esse dois kit's de CO2 ficam-te em quanto?

Conteúdo patrocinado

MensagemAssunto: Re: Inicio Hobby com Fluval Edge 46L   Responder ao tópico

Inicio Hobby com Fluval Edge 46L

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo 
Página 1 de 3Ir à página : 1, 2, 3  Seguinte

Permissão deste fórum:Você não pode responder aos tópicos neste fórum
Peixefauna :: Água Doce ::  Iniciação à Água Doce-