Peixefauna
Bem-vindo(a) ao fórum PeixeFauna.
Para poder aceder livremente à nossa comunidade, terá que efectuar Login.
Se ainda não é membro registe-se agora.

InícioInício  Conectar-seConectar-se  Registrar-seRegistrar-se  
Aquoporto

Plantas para lago

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo 
Ir à página : 1, 2  Seguinte
AutorMensagem

rgarcia

Membro
Membro

Nome Real : Rui Garcia
Gostos : 1

MensagemAssunto: Plantas para lago   Qui 26 Set 2013, 22:11Responder ao tópico

Boas,
Que plantas posso usar no meu lago para melhorar a qualidade da água?
Obg

rafael fernades

Membro
Membro

Gostos : 2

MensagemAssunto: Re: Plantas para lago   Qui 26 Set 2013, 22:28Responder ao tópico

no meu lago uso essas:AMAZONENSES

possuem folhas grandes e são bem bonitas.

e tem essas,rabo de raposa tem um rapido crescimento e pode usar tanto flutuante como plantada no fundo

boa escolha!

rgarcia

Membro
Membro

MensagemAssunto: Re: Plantas para lago   Qui 26 Set 2013, 22:30Responder ao tópico

Mas aqui em portugal as águas sao frias no inverno.
será que se aguentam?

rafael fernades

Membro
Membro

MensagemAssunto: Re: Plantas para lago   Qui 26 Set 2013, 22:40Responder ao tópico

E agora vocé me pegou pois onde moro nunca faz frio,a minima é de 20°c,agora mesmo está fazendo 38°c,mas algum membro de Portugual vai lhe orientar.

Mara Silva

Moderador EspecificoPeixeFauna

Gostos : 137

MensagemAssunto: Re: Plantas para lago   Qui 26 Set 2013, 22:46Responder ao tópico

Não, não se aguentam

-- Assinatura --
Cumpts.
Mara Silva

ModeradorEspecífico do Sub-Fórum Viviparos

rgarcia

Membro
Membro

MensagemAssunto: Re: Plantas para lago   Qui 26 Set 2013, 22:47Responder ao tópico

e sabes de algumas que se aguentem?

Mara Silva

MensagemAssunto: Re: Plantas para lago   Qui 26 Set 2013, 22:54Responder ao tópico

A maioria das plantas, convém ser retirada quando começa a temperatura a baixar.

Diz-me uma coisa, tens o lago há quanto tempo?

-- Assinatura --
Cumpts.
Mara Silva

rgarcia

Membro
Membro

MensagemAssunto: Re: Plantas para lago   Qui 26 Set 2013, 22:55Responder ao tópico

ainda estou para o construir

Mara Silva

MensagemAssunto: Re: Plantas para lago   Qui 26 Set 2013, 23:02Responder ao tópico

Humm. Está bem. Mas não te esqueças que esta não é a melhor altura para o fazeres. Agora é a altura de começar a preparar os lagos para o Inverno.
Tens ideia de como essas coisas funcionam?

-- Assinatura --
Cumpts.
Mara Silva

rgarcia

Membro
Membro

MensagemAssunto: Re: Plantas para lago   Qui 26 Set 2013, 23:04Responder ao tópico

Sim, tenho andado a pesquisar!
só o irei construir no inicio da primavera

Mara Silva

MensagemAssunto: Re: Plantas para lago   Qui 26 Set 2013, 23:09Responder ao tópico

Quanto ás plantas podes começar por flutuantes. Pistia Stratiotes, Salvinia Auriculata, Nymphaeas...

Os nenúfares são muito usados, bem como lírios, alguns Crinum, Acorus e Juncus. Há mais, mas agora não me recordo.

-- Assinatura --
Cumpts.
Mara Silva

Última edição por Mara Silva em Qui 26 Set 2013, 23:44, editado 1 vez(es)

rgarcia

Membro
Membro

MensagemAssunto: Re: Plantas para lago   Qui 26 Set 2013, 23:10Responder ao tópico

e plantas para submergir?

Mara Silva

MensagemAssunto: Re: Plantas para lago   Qui 26 Set 2013, 23:21Responder ao tópico

Crinum, Acorus e Juncus, é claro que com o crescimento vÊm á superfície

-- Assinatura --
Cumpts.
Mara Silva

Mara Silva

MensagemAssunto: Re: Plantas para lago   Qui 26 Set 2013, 23:58Responder ao tópico

A Sagitaria subulata, a Valisneria americana e a Egeria densa atingem muita altura, são fáceis de arranjar e dão-se bem em lagos, para além de que são plantas parcialmente oxigenadoras

-- Assinatura --
Cumpts.
Mara Silva

CRISTIAN

Nome Real : Cristian Rat
Gostos : 128

MensagemAssunto: Re: Plantas para lago   Sex 27 Set 2013, 10:24Responder ao tópico

Boas.Se souberes alguma coisa de francês no link seguinte encontras uma grande variedade de plantas para lagos com alguma descrição e também possibilidade de compra e preço.Os portes não são assim tão caras mas.Aqui vai o LINK

-- Assinatura --
ModeradorEspecífico do Sub-Fórum Iniciação à aquariófilia / Plantados

Miguel Figueiredo

Membro
Membro

Nome Real : Miguel Figueiredo

MensagemAssunto: Re: Plantas para lago   Sex 27 Set 2013, 14:33Responder ao tópico

Inúmeras plantas dão-se bem no exterior em Portugal, pelo menos em regiões amenas, como Lisboa.

(Ou seja, o que vou dizer não é necessariamente válido para cidades muto frias, como a Guarda).

Muitas Echinodorus, curiosamente dão-se bem. Talvez não todas as espécies mas a maior parte delas, incluindo mesmo a Echinodorus tenellus.

As sagitarias dão-se todas bem e as vallisnerias dão-se quase todas bem, incluindo a spiralis e a gigantea.

As Elodeas, as Lagarosiphon e as Najas guadalupensis também aguentam bem.

As bacopas dão-se bem e até mesmo algumas Cryptocorines suportam o frio.

As C. demersum, algumas Myriophyllum, a Riccia e muitos musgos aguentam bem.

As Anubias não gostam de frio, embora possam tolerar um minimo de 16-17º C, dentro de casa.

As Hydrophiila geralmente não resistem ao frio.

Finalmente, a Ceratopteris, uma planta com uma das maiores taxas de crescimento que conheço em aquário, detesta o frio e morre em poucos dias, mesmo dentro de casa.

Miguel

Mara Silva

MensagemAssunto: Re: Plantas para lago   Sex 27 Set 2013, 18:02Responder ao tópico

Boa tarde

Miguel, estou completamente de acordo contigo quanto á resistência das plantas.

Mas agora, saliento que da enorme lista que deste, poucas se vão manter intactas, assim que os peixes atingirem os 15 cm viram comida.

Carpas e descendentes adoram plantas, há que ter isso em conta na escolha das plantas. É precisamente por isso que existem plantas próprias para lagos, pois geralmente são resistente4s aos ataques esfomeados dos peixes de água fria

-- Assinatura --
Cumpts.
Mara Silva

Miguel Figueiredo

Membro
Membro

MensagemAssunto: Re: Plantas para lago   Sex 27 Set 2013, 23:03Responder ao tópico

Mara,

Indiquei plantas resistentes ao frio, não a determinados peixes cuja manutenção nem sequer aconselho.

As carpas koi comem tudo quanto são plantas, especialmente se forem GRANDES. Uma carpa de 70 cm destroi tudo o que for verde, seja qual for a espécie. Frequentemente apenas em zonas separadas por redes se conseguem manter plantas.

Eu diria que se deve escolher os peixes para o lago que se pretende ter e, caso se queira um lago bem plantado, as koi não serão boas opções.

Na minha opinião, as koi nunca são boas opções. Não passam de uma variedade artificial e ultra-selecionada que pouco tem a ver com natureza, embora gere grandes paixões no oriente (o Gordzilla também). Se vamos criar um ambiente tão natural quanto possivel então o ideal é termos peixes também naturais, não selecionados e contudo capazes de comportamentos muito mais interessantes. Por exemplo, os ciclideos.

E como bónus, poderás ter plantas com estes peixes, inclusivamente com grandes devoradores de vegetais, como o Ciclideo do Texas ou o Austroherus: é que as plantas em lago acabam sempre por crescer muito mais que o apetite destes peixes.

Miguel

Mara Silva

MensagemAssunto: Re: Plantas para lago   Sex 27 Set 2013, 23:18Responder ao tópico

Boa noite Miguel

Pois, tal como eu já tinha dito anteriormente, concordava contigo na resistência das plantas.

Quanto á fauna escolhida, como estamos no sub-fórum de água fria, suponho que a questão tenha sido colocada para plantas para um lago de peixes vermelhos, que é o mais habitual. Claro que com Kois é diferente, mas com peixes vermelhos podem perfeitamente manter algumas plantas.

Já vi que ao contrário de mim não és apologista de kois e descendência, sinceramente estou em desacordo com a afirmação que usaste, artificial, quem te ouvisse falar pensava que eram ratos de laboratório, mas isso são outros assuntos e não vou comentar. Apenas acho que não deverias criticar tão directamente a espécie. As pessoas têm os seus gostos, tu não gostas, mas há quem goste. Quanto ao comportamento, cada espécie tem o seu, kois e descendência não são excepção, há que saber valorizá-lo.

-- Assinatura --
Cumpts.
Mara Silva

Miguel Figueiredo

Membro
Membro

MensagemAssunto: Re: Plantas para lago   Sab 28 Set 2013, 00:02Responder ao tópico

Mara,

Em termos de definição científica, as carpas koi são realmente uma variedade artificial da Cyprinus carpio, a conhecida carpa comum.

É considerada uma variedade artificial porque não existe na natureza, foi criada pelo homem precisamente para dar nas vistas, com a sua coloração altamente berrante, incluindo vermelho vivo, amarelo e branco.

Na verdade, para apurarem ainda mais essas cores, alguns criadores de kois cegam os peixes: segundo eles os peixes cegos desenvolvem as tonalidades mais interessantes.

Este é o extremo a que se chega quando se valorizam coisas vistosas, em vez de autenticidade.

Quando vejo aquelas grandes manchas vermelhas e brancas a passear num lago lembro-me sempre de um anúncio da coca-cola: tal como o logotipo, estes peixes foram coloridos precisamente para darem nas vistas.

Eu perfiro não manter simbolos da cola-cola a nadar no lago.

Na verdade estes peixes não duram muitas gerações na natureza. Quando libertados num meio natural, se conseguirem sobreviver, então acabam por regredir para a coloração discreta da Cyprinus carpio. Os mais vistosos são rapidamente predados pelas aves e pelos outros peixes.

Ou seja, uma carpa koi como estamos habituados a ver, destoa por completo num meio natural, foi tristemente criada pelos humanos, incapazes de compreendem a beleza da espécie. A Cyprinus carpio é um peixe extraordinário, resistente, altamente adaptável, digno de admiração, não merecia que o pintassem.

Miguel

Mara Silva

MensagemAssunto: Re: Plantas para lago   Sab 28 Set 2013, 01:01Responder ao tópico

Não deixo de achar que tens toda a razão, e compreendo perfeitamente aquilo que dizes.
As alterações genéticas introduzidas aos peixes são das coisas mais horríveis que se podem fazer, na realidade quem as faz, deveria sofrer exactamente do mesmo modo.
Se fosse só nesta espécie, o problema é que é em imensas.

Só que é assim. As que chegam até nós, maioritariamente já são descendência das desgraçadas que sofreram, ao desprezarmo-las estaríamos igualmente a ser cruéis. Não deixam de ser um ser vivo. O minimo que podemos fazer é tentar dar-lhes uma qualidade de vida tão boa quanto nos seja possível. O que raramente acontece infelizmente.
Elas não têm culpa, é certo que não deveriam existir nestes formatos e cores, mas a culpa não é delas, é de quem origina os ascendentes. O erro é humano, esse sim deveria ser punido, não as pobres kois.

Provavelmente vais dizer que estou errada em pensar assim, mas é uma questão de humanidade, a culpa é do Homem, é na humanidade que deveriam ser tomadas as devidas atitudes para inviabilizar estas situações, não nas pobrezinhas. É lógico, que se elas não tivessem procura, os "criminosos" as deixariam sossegadas com a sua natureza, o problema é que eles são incentivados pelo interesse financeiro em manter as espécies mais atractivas. Mas isso é algo que meia dúzia de gatos pingados não podem mudar, teria que se mudar toda uma mentalidade, e isso é impossível.

Desculpa ter sido talvez demasiado frontal há pouco, até porque tens razão, mas vá-se lá fazer o quê, eu gosto imenso destas espécies, a "natural" é fabulosa, a descendência "artificial" inocente.

-- Assinatura --
Cumpts.
Mara Silva

Miguel Figueiredo

Membro
Membro

MensagemAssunto: Re: Plantas para lago   Dom 29 Set 2013, 03:50Responder ao tópico

Mara,

Optar por peixes tanto quanto possível naturais, é uma preferência que tento defender evitando extremos.

Pode haver um meio termo entre os interesses decorativos e a mantenção de peixes 100% genuínos.

Na minha opinião, esse equilibrio deixa completamente de existir quando se destroiem caraterísticas fundamentais da espécie, como a capacidade de natação (como no caso de muitos fancy guppies ou dos cometas caudas-de-véu), a visão (como no caso dos olhos de telescópio), a reprodução, etc ,etc.

No caso dos kois, penso que, embora a coloração destoe quando tentamos recriar um ambiente natural, existem aspetos fundamentais das carpas que se mantêm inalterados.

Se bem que não fosse um peixe que eu mantivesse, a maior parte das kois acabam por estar dentro desse tal equilibrio, ao contrário do que acontece com algumas outras estirpes de cativeiro.

Porém, é também um peixe que se torna GRANDE, exigindo enormes espaços aquáticos para que possamos manter uma boa proporção entre a carga vegetal e animal, requerendo portanto sistemas mecânicos de filtragem.

Uma carpa koi adulta pode atingir um metro de comprimento (o seu tamanho máximo ronda os 120 cm). Não é num lago de 10 mil litros ou mesmo num lago de 20 mil litros que se mantém um animal destes. Eu diria que um espaço mínimo é de pelo menos 50 mil litros mas idealmente de 100 mil litros ou mais, se pretendermos um grupo de kois.  

Daí que o Cyprinus carpio, mesmo na variedade koi, é um peixe que se torna demasiado grande para muitos dos lagos de jardim.

A dificuldade é que muitas pessoas desconhecem que tem outras opções de povoamento: este é um trabalho de divulgação lento.

Nos últimos 4 ou 5 anos tenho até compilado uma lista de espécies "tropicais" que se dão perfeitamente no exterior:

Dos corydoras aos ciclídeos, passando pelos barbos, pelos anabantideos, pelos killies, pelos vivíparos e por camarões, como os red cherry, podemos manter uma vasta e diversificada comunidade no lago, sem precisarmos de nos focarmos numa única espécie.

Miguel

Última edição por Miguel Figueiredo em Seg 30 Set 2013, 10:53, editado 1 vez(es)

Mara Silva

MensagemAssunto: Re: Plantas para lago   Dom 29 Set 2013, 17:33Responder ao tópico

Boas

Eu sou contra as Kois em lagos, por mais interessantes que sejam. É muito difícil dar-lhes as condições adequadas devido ao seu tamanho e á litragem que requerem. Já os descendentes, peixes vermelhos, podem perfeitamente ficar num laguinho com uma boa filtragem desde que com litragem adequada e aí é uma questão de controlar o nº de peixes no lago, se bem que depois há o factor reprodução que em pouco tempo origina uma sobrepopulação no lago.

Agora, tu tens os conhecimentos para tornares um lado exterior uma verdadeira atracção com espécies naturais e tropicais, mas infelizmente se fôrmos a ver bem, isso requer experiência e sabedoria, o que não é muito comum de encontrar, se até em aquários se fazem asneiras que fará em lagos.

-- Assinatura --
Cumpts.
Mara Silva

rgarcia

Membro
Membro

MensagemAssunto: Re: Plantas para lago   Dom 29 Set 2013, 23:27Responder ao tópico

Boas Miguel,
Quando falas de viviparos em lagos, a que especies te referes?
abraço

Miguel Figueiredo

Membro
Membro

MensagemAssunto: Re: Plantas para lago   Seg 30 Set 2013, 10:41Responder ao tópico

rgarcia escreveu:
Boas Miguel,
Quando falas de  viviparos em lagos, a que especies te referes?
abraço
Xenotoca eiseni
Skiffia multipuntacta
Ameca splendens
Poecilia latipinna
Gambusia sp. "black"
Phalloceros caudimaculatus
Heterandria formosa

Estes são os peixes em que tenho experiencia pessoal mas existem diversas outras espécies de vivíparos que suportam bem o frio, em particular no grupo dos goodeideos mas haverá também alguns poecilideos incluindo provavelmente determinadas espécies de Xiphophorus (espadas e platies) das zonas montanhosas do México.

Sobre a Poecilia latipinna encontras informação detalhada aqui:

http://www.keepbase.org/fish/vip/forum/viewtopic.php?f=3&t=97

Miguel

Plantas para lago

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo 
Página 1 de 2Ir à página : 1, 2  Seguinte

Permissão deste fórum:Você não pode responder aos tópicos neste fórum
Peixefauna :: Água Doce ::  Água Fria-Lagos-