Peixefauna
Bem-vindo(a) ao fórum PeixeFauna.
Para poder aceder livremente à nossa comunidade, terá que efectuar Login.
Se ainda não é membro registe-se agora.

InícioInício  Conectar-seConectar-se  Registrar-seRegistrar-se  
Aquoporto

O pH é um "mito urbano"

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo 
AutorMensagem

Miguel Figueiredo

Membro
Membro

Nome Real : Miguel Figueiredo
Gostos : 2

MensagemAssunto: O pH é um "mito urbano"   Dom 22 Set 2013, 12:02Responder ao tópico

Um dos maiores mitos da aquariofilia e especialmente frequente entre principantes é que é importante controlar o pH.

Eu costumo escandalizar esse pessoal dizendo que o pH do aquário é daquelas coisas com que não se devem preocupar e que sobretudo nunca o devem tentar alterar.

Admito que este não é conceito muito popular entre os comerciantes, habituados a impingir testes de pH e químicos para o alterar, nas primeiras coisas que vendem aos novatos.

Na verdade, um teste de nitritos é mil vezes mais útil porque nos permite conhecer a qualidade da água.

Existem, é claro, muitos milhares de espécies de peixes e, para certas espécies de águas negras, como discus e alguns caracideos ou para ciclideos do Tanganiyka, deve-se ter algum cuidado: não manter peixes de águas muito ácidas se a água for dura ou não manter peixes de águas muito duras e a água for ácida.

Excepto nestes casos e no tempo de adaptação inicial à água do aquário, o pH não é algo nos deva preocupar.

Um exemplo disso é o meu lago de jardim.

A água, nos últimos anos, tem rondado os 10.7 de pH, a tal ponto que eu pensava que os test kits estavam detriorados. Foi só no ano passado, quando finalmente arranjei um medidor elétrico que tive de me render à realidade: tenho um hiper PH no lago. Porque é que isto acontece é um mistério, o lago não tem elementos alcalinos, portanto suspeito do terreno que drena para o lago, provavelmente despejaram lá algum entulho há muitos anos atrás, talvez mesmo cal.

Inicialmente este valor de PH assustou-me, depois ponderei no assunto: ao longo dos anos tenho reproduzido inúmeros peixes no lago, incluindo killies, peixes arco-iris, ciclideos africanos e americanos, vivíparos, etc., etc. Tenho mesmo peixes, como os Gymnogeophagus meridionalis, com mais de seis anos de idade.

Além disso, as plantas proliferam, incluindo vallisnerias, sagitarias, nenúfares, salvinia, elodea, myriophillum, etc.

Portanto parece não ser assim tão mau ter um pH de quase 11. Quer plantas quer animais, espantosamente, aceitam-no.

Dado que é realmente um valor excepcional (nunca ouvi falar de ninguém que mantivesse um pH tão alto), acabei por tomar medidas para o fazer descer: o ano passasdo mergulhei no lago alguns troncos de árvore enormes. Assim aproveitei para os curar enquanto os ácidos resultantes reduziam o pH, até 9.8.

Porém este tipo de material orgânico deu um aspeto estranho à água, pressenti que estava mesmo no limite, quase a tornar-se choca, provavelmente só a grande quantidade de plantas conseguiu aguentar a enorme carga orgânica. Este ano desisti: nada de tentar mudar o pH, perfiro ter boa qualidade de água. mesmo com um pH muito alto.

O pH do meu lago de jardim constitui assim um exemplo de que a maioria das espécies de peixes pode viver, reproduzir-se e crescer em valores bastante diferentes do ideal, desde que a qualidade da água se mantenha.

Esse facto foi surpreendente, mesmo para mim. O pH não é realmente importante, excepto para certas espécies que vivem exclusivamente em valores extremos, ou de acidez ou de alcalinidade.

Entretanto, depois de refletir sobre o assunto lembrei-me que, apesar de manter o lago há cerca de 10 anos, nunca tive uma doença nos peixes... Quem sabe um pH destes até seja positivo.

O meu único problema com um pH tão elevado é que preciso de fazer uma longa adaptação aos peixes, frequentemente de um dia inteiro, quando os movo para aquário... mas posso bem viver com isso.

Miguel

O pH é um "mito urbano"

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo 
Página 1 de 1

Permissão deste fórum:Você não pode responder aos tópicos neste fórum
Peixefauna :: Água Doce :: Equipamentos e Manutenção-