Peixefauna
Bem-vindo(a) ao fórum PeixeFauna.
Para poder aceder livremente à nossa comunidade, terá que efectuar Login.
Se ainda não é membro registe-se agora.

InícioInício  Conectar-seConectar-se  Registrar-seRegistrar-se  
Aquoporto

Ajuda! Peixe dourado "deitado" de lado

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo 
AutorMensagem

joaopedr0

Recém chegado
Recém chegado

Gostos : 1

MensagemAssunto: Ajuda! Peixe dourado "deitado" de lado   Ter 17 Set 2013, 19:51Responder ao tópico

Olá a todos!

Tenho um peixe dourado desde Maio num aquário tipo Globo (bem sei que não é o ideal), sem qualquer tipo de filtragem.

Desde o final da semana passada que reparei que o peixe está sempre deitado no fundo do aquário, por vezes de lado. Também ja o encontrei por diversas vezes a fazer movimentos tipo pirueta, como se não se conseguisse equilibrar. No entanto, por vezes, o peixe consegue nadar normalmente, como se não tivesse nenhum problema.

Tenho estado a fazer diversas pesquisas em fóruns e pensei que pudesse ser da bexiga natatória, mas tenho medo de fazer um tratamento que não seja o adequado.

O peixe não aparenta ter qualquer lesão nas barbatanas ou no corpo e, quando consegue vir a tona, alimenta-se normalmente.

Sabem-me dizer o que será e o que posso fazer?
Muito obrigado!

Mara Silva

Moderador EspecificoPeixeFauna

Gostos : 137

MensagemAssunto: Re: Ajuda! Peixe dourado "deitado" de lado   Ter 17 Set 2013, 21:00Responder ao tópico

Boa noite

Bem, já temos um ponto de partida, sabes que as condições não são as melhores e que a causa do problema poderá ser da água ( não ter a melhor qualidade).

Algumas informações podem ser essenciais.
Importas-te de responder ao seguinte por favor.

Que peixe tens? Cometa, oranda, telescópio...? Qual o tamanho dele aproximadamente? Se pudesses pôr uma foto do peixe actualizada dava jeito.
Quantos litros leva o globo?
Não tens filtração, com que frequência mudas a água, quantos litros e que tipo de água usas (torneira ou engarrafada)
Parametros da água ( pH, amónia...)? Fazes algum teste?
Usas algum produto na água?
Que alimentação dás, quantas vezes por dia e que quantidade mais ou menos?
Dizes que não tem lesões aparentes. Mas a nível de coloração, está igual, não aparenta estar inchado? Notas alguma alteração a nível respiratório?

-- Assinatura --
Cumpts.
Mara Silva

ModeradorEspecífico do Sub-Fórum Viviparos

joaopedr0

Recém chegado
Recém chegado

MensagemAssunto: Re: Ajuda! Peixe dourado "deitado" de lado   Ter 17 Set 2013, 21:27Responder ao tópico

Olá Mara!

Bem, antes de mais, não posso deixar de agradecer a tua prontidão e ajuda. Com a tua resposta, fiquei a perceber que devo estar a fazer várias coisas mal, mas nada como aprender.

Respondo-te abaixo:
- Não tenho a certeza, uma vez que sou pouco entendido no assunto, mas pela pesquisa que fiz na net é um "cometa". O corpo é alongado e é de cor laranja e tem cerca de 7cm. Envio imagem no final desta resposta
- Não sei quantos litros leva o globo, mas é bem grande, maior do que os maiores que costumam haver nas lojas de animais
- Desde que tenho este peixe (maio), mudei a água 3 vezes. Usei agua da torneira e mantive cerca de metade da água antiga
- Não fiz nenhum teste de PH, etc
- Não uso nenhum produto na água
- Alimento-o com aqueles flocos/folhas de diversas cores. A marca que estou a usar é SERA Goldy
- A nível de coloração não houve qualquer alteração nem aparenta estar inchado. Está, sim, torto, como se tivesse a cauda partida. A nível respiratório também parece estar normal.

O que acho mais estranho é que por vezes o peixe nada normalmente no aquário, como se não tivesse nada.

Se precisares de mais algum dado, pergunta-me pf!
Muito obrigado Smile

http://imageshack.us/photo/my-images/841/7trh.jpg/
http://imageshack.us/photo/my-images/31/tf52.jpg/

Mara Silva

MensagemAssunto: Re: Ajuda! Peixe dourado "deitado" de lado   Ter 17 Set 2013, 21:59Responder ao tópico

Olha vou ser sincera, não vou estar a passar paninhos quentes, porque tens aí um grande sarilho. Isso está mesmo muito feio, e não vai ser fácil, para não dizer que muito, mas mesmo muito difícil.

Vamos lá então por partes.

1º já sabes que um globo não é o adequado.
2º um filtro é o "pulmão" de um aquário, sem ele dificilmente corre bem.
3º Num aquário com filtração, litragem adequada, e tudo certinho, direitinho, é recomendado fazer uma Tpa semanal. Por isso imagina quantas não seriam precisas no teu pequeno globo.
Tens aí a causa da doença do teu peixe. Má qualidade da água.  
Os peixes de água fria até podem ser considerados bastantes resistentes, mas tal como os outros precisam de água com qualidade, ou seja, água sem amónia e nitritos, entre outas coisas.
O que te aconteceu foi que a tua água, tão certo como o sol brilhar, está tóxica, e afectou o peixe. Quando existe má qualidade de água os peixes adoecem. No teu caso não é um mero distúrbio de bexiga natatória, é mesmo uma doença que se ainda fôr a tempo, só pode ser resolvida se daqui em diante tratares de manter o peixe em água bem cuidada.

Agora "chuta", que precisas de saber mais?

-- Assinatura --
Cumpts.
Mara Silva

joaopedr0

Recém chegado
Recém chegado

MensagemAssunto: Re: Ajuda! Peixe dourado "deitado" de lado   Ter 17 Set 2013, 22:03Responder ao tópico

Estou a ver que tenho de mudar algumas coisas entao. Assim sendo, pergunto-te:
- o que posso fazer pelo peixe estando ele neste estado?
- é possível comprar filtros para este tipo de aquários?
- o que é um TPA? (desculpa, sei q isto deve ser básico)

Mara Silva

MensagemAssunto: Re: Ajuda! Peixe dourado "deitado" de lado   Ter 17 Set 2013, 22:09Responder ao tópico

Pois tens que mudar imensas coisas, e aprender as coisas mais básicas para já, depois com o tempo, vem o resto.

Uma pergunta, não pensas adquirir um aquário? Vais querer manter o peixe no globo?

-- Assinatura --
Cumpts.
Mara Silva

joaopedr0

Recém chegado
Recém chegado

MensagemAssunto: Re: Ajuda! Peixe dourado "deitado" de lado   Ter 17 Set 2013, 22:12Responder ao tópico

Sim, pondero a hipótese de comprar um aquário. Mas pensei que, uma vez que o Globo é bastante grande, e dado que so tenho um peixe no aquário, o espaço fosse suficiente para ele.

Mas o meu dilema é outro. Não tendo possibilidade de investir agora num aquário, não queria deixar o peixe morrer. Não ha nada a fazer para que ele recupere?

Mara Silva

MensagemAssunto: Re: Ajuda! Peixe dourado "deitado" de lado   Ter 17 Set 2013, 22:34Responder ao tópico

Poder podes, não sei é se será a tempo. Queres medicar o peixe é isso?

-- Assinatura --
Cumpts.
Mara Silva

joaopedr0

Recém chegado
Recém chegado

MensagemAssunto: Re: Ajuda! Peixe dourado "deitado" de lado   Ter 17 Set 2013, 22:39Responder ao tópico

Se for o aconselhado, sim. Custa me deixá-lo a morrer.
Li sobre a técnica de retirar a maior parte da agua do aquário durante os dias (a propósito do problema na bexiga natatória). Achas aconselhável?

Mara Silva

MensagemAssunto: Re: Ajuda! Peixe dourado "deitado" de lado   Ter 17 Set 2013, 22:50Responder ao tópico

Uma Tpa é uma mudança parcial da água. Ou seja mudas uma percentagem da água, normalmente para manter a boa qualidade da água, para que não se acumulem detritos, não haja excessos orgânicos, etc.
Foi isso que faltou fazer no teu globo durante este tempo. Sinceramente nem sei como tens o peixe há tanto tempo sem fazer as Tpas e não te deu problemas antes.
Tu dizes que o globo é grande, e eu digo-te que para a espécie de peixe em questão é pequeno, no minimo dos minimos e mesmo assim é pouco, terias que ter 50 litros, uma boa filtragem e manutenção do aquário.
Agora quanto a medicar, uma vez que o peixe não tem nenhum sintoma externo, nãoacho que seja o melhor caminho.
Mais importante do que qualquer medicação é garantires uma boa qualidade da água.
Não tens pelo menos uma noção minima de quantos litros leva o globo?

-- Assinatura --
Cumpts.
Mara Silva

ismenio

Old SchoolPeixeFaunaOld SchoolPeixeFauna

Gostos : 4

MensagemAssunto: Re: Ajuda! Peixe dourado "deitado" de lado   Ter 17 Set 2013, 22:55Responder ao tópico

Vai ao Ikea aos Chineses ao Jumbo onde der mais jeito e compras um recipiente plástico de 40 L

Olha que bom e barato, mil vezes melhor que o globo

http://www.ikea.com/pt/pt/catalog/products/S09850874/

Colocas agua nova e condicionador, esquece as pedrinhas e pode ser que o peixe melhore sem fazeres mais nada.

joaopedr0

Recém chegado
Recém chegado

MensagemAssunto: Re: Ajuda! Peixe dourado "deitado" de lado   Ter 17 Set 2013, 23:02Responder ao tópico

Eu diria que o aquário tem uma capacidade de 10 litros, mas sem certeza.
Nunca pensei que para um peixe tão pequeno fossem necessários 50 litros! Mas há outra espécie de peixes que sobreviva em aquários do tamanho do meu? Ou as lojas de animais andam a enganar toda a gente?

ismenio

Old SchoolPeixeFaunaOld SchoolPeixeFauna

Gostos : 4

MensagemAssunto: Re: Ajuda! Peixe dourado "deitado" de lado   Ter 17 Set 2013, 23:09Responder ao tópico

É proibido por lei manter peixes vermelhos em globos.

Podes procurar o decreto lei na internet

Mara Silva

MensagemAssunto: Re: Ajuda! Peixe dourado "deitado" de lado   Ter 17 Set 2013, 23:27Responder ao tópico

Os globos são péssimos para os peixes. Aproveita o globo e oferece-o alguém para lá colocar umas plantinhas.

Faz o que o Isménio te disse.

E mais importante ainda, arranja um fltro, se não quiseres investir muito dinheiro opta por um filtro cascata que dê para fazer uma filtração mecânica e biológica. Sempre são mais baratos. Filtro interno é que não.

E depois cumpre a manutenção, que se o fizeres consegues manter bem um peixinho, só um.

Provavelmente não percebeste nada daquilo que falei do filtro, mas para isso, tens aqui imensos tópicos para te ajudar. Passa no sub-fórum de iniciação á aquariofilia. Tens lá nos inamovíveis o Manual do aquariofilsta iniciante, lê com atenção e depois então, coloca todas as tuas dúvidas.

-- Assinatura --
Cumpts.
Mara Silva

joaopedr0

Recém chegado
Recém chegado

MensagemAssunto: Re: Ajuda! Peixe dourado "deitado" de lado   Ter 17 Set 2013, 23:32Responder ao tópico

Ok! Vou fazer isso então.
Obg Mara e Isménio

Mara Silva

MensagemAssunto: Re: Ajuda! Peixe dourado "deitado" de lado   Ter 17 Set 2013, 23:44Responder ao tópico

Atenção a uma coisa.

Arranjares um sitio onde o colocar que leve uns litros valentes e um filtro, não vai ser a solução imediata para o teu problema.
Tens que ter em conta que a qualidade da água vai continuar a ser má. Enquanto o ciclo não estiver concluído ( para aí 1 mês) tens que fazer muitas Tpas para garantires que a água não fica novamente tóxica. E enquanto tiveres a água de má qualidade não tens qualquer hipótese de safar o peixe, nem esse nem outros que venham posteriormente caso esse faleça

-- Assinatura --
Cumpts.
Mara Silva

Ajuda! Peixe dourado "deitado" de lado

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo 
Página 1 de 1

Permissão deste fórum:Você não pode responder aos tópicos neste fórum
Peixefauna :: Água Doce ::  Doenças e Pragas-