Peixefauna
Bem-vindo(a) ao fórum PeixeFauna.
Para poder aceder livremente à nossa comunidade, terá que efectuar Login.
Se ainda não é membro registe-se agora.

InícioInício  Conectar-seConectar-se  Registrar-seRegistrar-se  
Aquoporto

Luta desigual: baixar o Ph

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo 
AutorMensagem

nuno_gomes

Recém chegado
Recém chegado

Nome Real : Nuno Gomes
Gostos : 0

MensagemAssunto: Luta desigual: baixar o Ph   Ter 17 Set 2013, 17:02Responder ao tópico

Boas,

Tenho o meu aquário de 80L (bruto) montado com fauna (Guppys, caracóis e camarões) e flora (rabo de raposa e anubias anãs) desde meados de Junho. Tenho ainda 2 troncos (um grande e outro pequenito). Os Guppys crescem e são felizes; as plantas crescem e são verdes e felizes;
Tudo rola bem, exceto o Ph.

No início consegui baixar o Ph para +/- 7.2 com uso de químico (que já acabou).
Entretanto medi hoje, e o Ph está +/- 7.6.
Como gostaria de ter os espécies além do Guppys (espécies de Ph mais baixo) estive a ler montes de coisas e vou arriscar e fazer o seguinte:
O problema é o KH. Tem de estar necessariamente alto. Por isso, vou de forma natural baixar o KH e por consequência o Ph. Vou ferver água da torneira e arrefece-la. Isso vai fazer baixar o KH. Depois faço a TPA.

Qual a vossa opinião?

Outra coisa que me preocupa:
Além da água da torneira que tem Ph +/- 8, porque é que o Ph aumenta no meu aquário?
Não é suposto com troncos, restos de comida, o cócó e o chichi dos peixes acidificarem a água?

Obrigado.
Nuno Gomes

linus84

Membro ativo
Membro ativo

Nome Real : Adelino Santos
Gostos : 18

MensagemAssunto: Re: Luta desigual: baixar o Ph   Ter 17 Set 2013, 17:46Responder ao tópico

Boas

Pouco sei sobre o método que falas em ferver a agua mas dizes tu ter 80 brutos por isso seria mais coisa menos coisa um tpa de 30l. Ora bem os troncos vão ajudando a baixar o ph mas podes sempre adicionar pinhas de amieiro, folhas de amendoeira da índia, folhas de carvalho e mais umas quantas folhas que te ajudam a baixar o ph, mas como é lógico tens que ir controlando a situação. Podes também passar a usar agua de garrafão e vais fazendo uma mistura de aguas até ficares com o ph que desejas que deve ser algo como 6.8 a 7 penso eu.

Tim1988

Membro ativo
Membro ativo

Nome Real : Tiago Ferreira
Gostos : 4

MensagemAssunto: Re: Luta desigual: baixar o Ph   Ter 17 Set 2013, 20:58Responder ao tópico

Boas...como fazes as tpa`s?explica o metodo?que tipo de tronco é?que substrato é que usas tudo isso influencia?faz uma relação do que usas no aquario?

Cumprimentos
Tim

Vera Santos

PeixeFauna
 PeixeFauna

Gostos : 501

MensagemAssunto: Re: Luta desigual: baixar o Ph   Ter 17 Set 2013, 22:07Responder ao tópico

Também podes colocar turfa granulada no filtro. E ir trocando a turfa de dois em dois meses. Ela vai-te baixar também o ph.

Que filtro tens é externo?

Brasileiro

Membro
Membro

Nome Real : Vitor
Gostos : 2

MensagemAssunto: Re: Luta desigual: baixar o Ph   Qua 18 Set 2013, 14:25Responder ao tópico

qual é o seu substrato? ele pode estar barrando a baixa do ph.

até qt pretende baixar?  pq o guppie precisa de um ph alcalino. não faz sentido baixar ph pra receber novas espécies e acabar maltratando as antigas.

a turfa ajuda, mas pode demorar. e se vc fizer mts tpas, aí dependendo da turfa, não baixa.

geralmente o melhor é usar um tamponador. pq essas alterações de ph são ruins pra saúde dos peixes. e o tamponador ele só mantém. primeiro, vc precisa ter baixado o ph, pra depois manter.

para um tamponador caseiro, a galera usa fosfato monoácido e o fosfato diácido de sódio. num ph neutro por exemplo, que deve ser o menos ruim pro seu caso, vc pode misturar uns 60% do primeiro e 40% do segundo e usar 1g pra cada 45 litros.

mas eu nunca usei essa solução caseira, prefiro já montar o aquário no esquema que eu quero (cascalho, areia, troncos, rochas) para atingir o ph antes dos peixes.

Vera Santos

PeixeFauna
 PeixeFauna

MensagemAssunto: Re: Luta desigual: baixar o Ph   Qua 18 Set 2013, 14:28Responder ao tópico

Brasileiro escreveu:
...para um tamponador caseiro, a galera usa fosfato monoácido e o fosfato diácido de sódio. num ph neutro por exemplo, que deve ser o menos ruim pro seu caso, vc pode misturar uns 60% do primeiro e 40% do segundo e usar 1g pra cada 45 litros.
Não conhecia esta maneira para baixar o Ph. Hoje já aprendi alguma coisa! Obrigada pela partilha.

José Elias

PeixeFauna
 PeixeFauna

Nome Real : Jose Elias Aka CyberJ
Gostos : 148

MensagemAssunto: Re: Luta desigual: baixar o Ph   Qua 18 Set 2013, 14:30Responder ao tópico

Eu para baixar o PH do meu, apenas uso agua engarrafada com PH de 6.5, aos poucos, a agua do aqua estabilizou nos 6.6

nuno_gomes

Recém chegado
Recém chegado

MensagemAssunto: Re: Luta desigual: baixar o Ph   Qua 18 Set 2013, 14:52Responder ao tópico

Obrigado pelas respostas e pela ajuda.
O Ph da água da minha torneira é +/- 8.
Enquanto tive um aquário de 17L reais (isto durante cerca de 2 anos) fazia TPA de 15 em 15 dias de 5L e misturava metade água de garrafão (Ph +/- 6.5) com água da minha torneira. Neste caso o Ph estava estável nos 7.2
Agora, com um aquário de 72L reais não queria usar esta técnica. Pensava que embora o Ph da minha torneira sendo alto, neste aquário fazendo TPA de 30 em 30 dias de 12L ficaria estável também nos 7.2 - mas não está a acontecer.

Para os pedidos de alguns colegas, segue o meu aquário:
http://www.cianoaquarium.com/index.php?option=com_content&view=article&id=65&Itemid=111&lang=pt
Características:
Filtro biológico: com esponja, carvão ativado e cerâmica
Flora: Muitos pés de rabo de raposa e 2 anúbias anãs
Fauna: Muitos Guppys, 8 caracóis e 2 camarões
Outros: 2 troncos comprados (um grande outro pequeno). Fiz o necessário tratamento prévio. É não sei de que tipo são.
Substrato: Não tenho substrato fértil. Tenho areia diatomácea.
E é tudo.

Técnica em estudo: baixar o Ph por método de ferver a água. Hoje fervi a água. Amanhã vou controlar o Ph e depois digo alguma coisa ao fórum.

Vera Santos

PeixeFauna
 PeixeFauna

MensagemAssunto: Re: Luta desigual: baixar o Ph   Qua 18 Set 2013, 17:25Responder ao tópico

nuno_gomes escreveu:

Para os pedidos de alguns colegas, segue o meu aquário:
http://www.cianoaquarium.com/index.php?option=com_content&view=article&id=65&Itemid=111&lang=pt
...
Pois, mas a gente queria mesmo, era ver fotos do teu aqua! E não de um igual ao teu. Até parece que estás a fazer publicidade á marca e representante em Portugal.Razz  Tens comissão?lol! 

Tim1988

Membro ativo
Membro ativo

Nome Real : Tiago Ferreira
Gostos : 4

MensagemAssunto: Re: Luta desigual: baixar o Ph   Qua 18 Set 2013, 17:50Responder ao tópico

BOas...o carvao usa so durante mais ou menos 1 mês e tira...só se usa para tratamentos...pois...nos queremos e fotos???

Cumprimento
tim

nuno_gomes

Recém chegado
Recém chegado

MensagemAssunto: Re: Luta desigual: baixar o Ph   Qui 19 Set 2013, 15:16Responder ao tópico

Boa tarde,

Ora vamos ao resumo da técnica de baixar o Ph:
- Ontem fervi água da torneira (Ph8) durante 30seg
- Coloquei a água numa panela
- Quando chegou à temperatura ambiente (ou perto), verti para um garrafão de plástico e reservei
- Hoje, medi o Ph da água do garrafão e...
- e...
- e...
- tananana: Ph=9
O Ph subiu!
Ora bolas!
Bom, vou usar a técnica da água de garrafão comprada até estabilizar o meu Ph +/- 7.

Em relação ás imagens do meu aquário aí vão elas:

Cumprimentos,
Nuno Gomes

Joao_Costa

Moderador EspecificoPeixeFauna
Moderador EspecificoPeixeFauna

Nome Real : João Costa
Gostos : 40

MensagemAssunto: Re: Luta desigual: baixar o Ph   Qui 19 Set 2013, 20:33Responder ao tópico

Ola nuno

Já quase foi tudo dito aqui.

Para baixares esse PH o meu conselho é mesmo usares agua de garrafão.
A agua penocova ou vitalis são as que têm o ph mais baixo, mas tb a mineralização. Logo o teu KH não vai aumentar. Mas já agora qual o KH que procuras?

Outra técnica que uso é agua de osmose e dp usas buffers ou minerais proprios para te dar o KH necessário. Há minerais para peixes e camarões ... depende da fauna que tens.

Outra coisa importante é o substrato.
Antes de fazeres isto, tira um bocado de substrato e faz o teste do vinagre ou ácido cloridrico.
Apesar de usares areia de piscina algumas diatomáceas têm origem calcária logo o PH aumenta.

Miguel Figueiredo

Membro
Membro

Nome Real : Miguel Figueiredo

MensagemAssunto: Re: Luta desigual: baixar o Ph   Dom 22 Set 2013, 11:29Responder ao tópico

nuno_gomes escreveu:

Tudo rola bem, exceto o Ph.
Então para que raio pretendes baixar o pH?

Que espécies serão essas que não aguentam um pH entre 7 e 8?

Mesmo os discus aguentam pHs um pouco acima de 7 e já vi pessoal a criar escalares em pHs acima de 9.

Há um conceito básico da aquariofilia que diz precisamente:

"Nunca te ponhas a mudar o pH". (A não ser que saibas muito bem o que fazes).

Aumentar o pH para africanos, por exemplo, com areão de coral ou com brita calcária tudo bem, é algo que não exige mexer diretamente na água. Agora acidificá-la é um risco enorme... Começas a ter grandes altos e baixos de pH e isso dá cabo dos peixes. Quando se tenta fazer isto provocam-se frequentemente acidoses, mesmo em peixes como os discus: frequentemente vemos discus sem olhos, devido a quedras abruptas de pH.

Em teoria, poderás usar alguns vegetais, como folhas de carvalho ou pinhas de amieiro para baixares o pH mas terás então água cor de chá (o que não é necessariamente mau) e, se não souberes bem o que estás a fazer a água apodrece: terás estoiros de nitritos e nitratos: o que já é necessariamente mau...

Portanto, para acidificares bastante a água deves começar ANTES, com a água que colocas no aquário. Irás então precisar de um filtro de osmose inversa. Com 80% de RO facilmente consegues um pH de 6 ou mesmo mais baixo.

Mas o meu conselho é: não te metas nisso. Podes ter um aquário excelente, com pHs entre 7 e 8. Só mesmo os peixes exclusivamente de águas negras não irão gostar tanto mas mesmo assim muitos não terão problemas desde que faças mudanças de água regulares - isso sim é importante.

Entretanto vou colocar um tópico para desmitificar alguns conceitos incorretos sobre o pH.

Miguel Figueiredo

Membro
Membro

Nome Real : Miguel Figueiredo

MensagemAssunto: Re: Luta desigual: baixar o Ph   Dom 22 Set 2013, 12:03Responder ao tópico

Aqui está:

http://www.peixefauna.com/t14433-o-ph-e-um-mito-urbano

Miguel

Conteúdo patrocinado

MensagemAssunto: Re: Luta desigual: baixar o Ph   Responder ao tópico

Luta desigual: baixar o Ph

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo 
Página 1 de 1

Permissão deste fórum:Você não pode responder aos tópicos neste fórum
Peixefauna :: Água Doce :: Equipamentos e Manutenção-