Peixefauna
Bem-vindo(a) ao fórum PeixeFauna.
Para poder aceder livremente à nossa comunidade, terá que efectuar Login.
Se ainda não é membro registe-se agora.

InícioInício  Conectar-seConectar-se  Registrar-seRegistrar-se  
Aquoporto

Minha água ficou escura!!!

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo 
Ir à página : 1, 2  Seguinte
AutorMensagem

lino_51

Membro
Membro

Nome Real : Lino
Gostos : 2

MensagemAssunto: Minha água ficou escura!!!   Qui 12 Set 2013, 23:18Responder ao tópico

Boas amigos!!!
Mais uma vez estou a pedir ajuda, coloquei 4 kg de substrato fértil, 6 kg de basalto e 2 kg de leteria.
Montei o piso do aquário preparado para colocar algumas poucas planta, coloquei o tronco e algumas pedras em cima para manter o tronco no fundo, a princípio umas 2 horas passadas e a água ficou levemente amarelada, fui resolver uns problemas e 4 horas depois voltei para casa, a água estava completamente turva. É NORMAL???
O aqua tem 1,0 x 0,30 x 0,30, 96 litros bruto...filtro de 680 l/hora

Grato...Lino

Antes

Depois de 6 horas

Isso é normal???    HELPPPPPPP

Mara Silva

Moderador EspecificoPeixeFauna

Gostos : 137

MensagemAssunto: Re: Minha água ficou escura!!!   Qui 12 Set 2013, 23:34Responder ao tópico

Boa noite

Pela foto dá a sensação que tens só o substrato fértil. Que puseste acima do fértil?

-- Assinatura --
Cumpts.
Mara Silva

ModeradorEspecífico do Sub-Fórum Viviparos

Vera Santos

Old SchoolPeixeFaunaOld SchoolPeixeFauna

Gostos : 499

MensagemAssunto: Re: Minha água ficou escura!!!   Qui 12 Set 2013, 23:35Responder ao tópico

José Elias escreveu:
Em relação ao tratamento dos troncos, deverias ter fervido os troncos para garantir que todos os germes e bactérias morriam.

Mas como não tens ainda peixes, não é grave.

O meu conselho neste momento é deixares o tronco submerso durante uma semana com sal.

Depois, voltas a lavar com agua limpa e mais uma semana dentro de agua, desta vez sem sal.

Quando a agua não ficar castanha e o tronco não flutuar, então está OK.
Lino desde o dia 9 de Setembro, não tiveste tempo de fazer o que o José Elias te disse, no que respeita ao tratamento do tronco!

Daí, estares a ter problemas. Tira o tronco do aqua e trata-o primeiro, só depois é que o voltas a colocar no aqua!:scratch: 

lino_51

Membro
Membro

MensagemAssunto: Re: Minha água ficou escura!!!   Qui 12 Set 2013, 23:37Responder ao tópico

Mara Silva escreveu:
Boa noite

Pela foto dá a sensação que tens só o substrato fértil. Que puseste acima do fértil?
Coloquei 6 kg de Basalto sob o substrato fértil

Mara Silva

MensagemAssunto: Re: Minha água ficou escura!!!   Qui 12 Set 2013, 23:40Responder ao tópico

6 kg de basalto parece-me pouco. Por cima do substrato fértil tem que ficar substrato inerte que faça camada com uma altura que permita que o substrato fértil não entre directamente em contacto com a coluna do aquário. Pelo menos uns 3 cm de altura de inerte para garantir isso.Que altura tens?

-- Assinatura --
Cumpts.
Mara Silva

Vera Santos

MensagemAssunto: Re: Minha água ficou escura!!!   Qui 12 Set 2013, 23:42Responder ao tópico

Outra coisa, pelo que a Mara disse, estás com outro problema, apesar de teres colocado fértil e inerte por cima, ambas as camadas são muito finas. pelo menos foi essa a impressão com que fiquei ao ver as fotos.

A camada de fértil poderia ter sido mais generosa, 2/3cm. Por cima, mais 2/3cm de inerte, o fértil não deve passar de forma nenhuma para a coluna de água.

Já agora, o que é "2 kg de leteria"?? Será laterita, o que queres dizer?

lino_51

Membro
Membro

MensagemAssunto: Re: Minha água ficou escura!!!   Qui 12 Set 2013, 23:49Responder ao tópico

Vera Santos escreveu:
José Elias escreveu:
Em relação ao tratamento dos troncos, deverias ter fervido os troncos para garantir que todos os germes e bactérias morriam.

Mas como não tens ainda peixes, não é grave.

O meu conselho neste momento é deixares o tronco submerso durante uma semana com sal.

Depois, voltas a lavar com agua limpa e mais uma semana dentro de agua, desta vez sem sal.

Quando a agua não ficar castanha e o tronco não flutuar, então está OK.
Lino desde o dia 9 de Setembro, não tiveste tempo de fazer o que o José Elias te disse, no que respeita ao tratamento do tronco!

Daí, estares a ter problemas. Tira o tronco do aqua e trata-o primeiro, só depois é que o voltas a colocar no aqua!:scratch: 
Vera Santos...
O tronco ficou por 4 dias no sal e a água continuou completamente cristalina, hoje fervi por o tronco por mais 2 horas para garantir que está desinfectado, tenho 100% de certeza que a água turva não vem do tronco.

lino_51

Membro
Membro

MensagemAssunto: Re: Minha água ficou escura!!!   Qui 12 Set 2013, 23:52Responder ao tópico

Mara Silva escreveu:
6 kg de basalto parece-me pouco. Por cima do substrato fértil tem que ficar substrato inerte que faça camada com uma altura que permita que o substrato fértil não entre directamente em contacto com a coluna do aquário. Pelo menos uns 3 cm de altura de inerte para garantir isso.Que altura tens?
Mara Silva
Acho que deve ter mais ou menos uns 2 cm, mais pode ser que algumas partes ficarão menos

lino_51

Membro
Membro

MensagemAssunto: Re: Minha água ficou escura!!!   Sex 13 Set 2013, 00:00Responder ao tópico

Perdão...escrevi errado!!! LATERITA
Pelo visto pisei na bola na quantidade de substrato inerte, e agora???

Vera Santos

MensagemAssunto: Re: Minha água ficou escura!!!   Sex 13 Set 2013, 01:10Responder ao tópico

E agora há que colmatar essa falta. Se fosse eu, retirava 60/70% da água, adicionava mais uns Kg de inerte os necessários e enchia novamente de água!

Qual a marca e modelo do filtro que estás a usar?

lino_51

Membro
Membro

MensagemAssunto: Re: Minha água ficou escura!!!   Sex 13 Set 2013, 02:08Responder ao tópico

Vera Santos escreveu:
E agora há que colmatar essa falta. Se fosse eu, retirava 60/70% da água, adicionava mais uns Kg de inerte os necessários e enchia novamente de água!

Qual a marca e modelo do filtro que estás a usar?
Aleas xp-08
Se amanhã pela manhã não estiver mais limpa a água vou tirar tudo e vou fazer tudo de novo, só que agora vou colocar o dobro de inerte.

Mara Silva

MensagemAssunto: Re: Minha água ficou escura!!!   Sex 13 Set 2013, 02:55Responder ao tópico

Fazer tudo de novo para quê? Se desmontares vais misturar os substratos.
Só se pretenderes aumentar o substrato fértil. Caso contrário é preferível fazeres como a Vera te disse, retiras a água que puderes e acrescentas substrato inerte até fazeres uma altura adequada.
Quanto ao filtro, parece-me que estás mal servido. Para mim qualquer filtro fraco em filtragem biológica (parece-me o caso desse) não é suficiente para um aquário.

-- Assinatura --
Cumpts.
Mara Silva

Vera Santos

MensagemAssunto: Re: Minha água ficou escura!!!   Sex 13 Set 2013, 13:21Responder ao tópico

Não á necessidade de começares tudo de novo, pelos motivos que a Mara disse, vais misturar os substratos e depois vão para o lixo, gastas mais dinheiro sem necessidade.

Quanto ao filtro é deveras insuficiente para um aqua desse tamanho, devias comprar nem que fosse em segunda mão um filtro externo.

José Elias

Nome Real : Jose Elias Aka CyberJ
Gostos : 148

MensagemAssunto: Re: Minha água ficou escura!!!   Sex 13 Set 2013, 17:01Responder ao tópico

Para começar, e usando uma formula que já postei varias vezes, para fazer uma bela camada de inerte com 3cms à frente e 6cms a trás para dar ideia de porfundidade temos:

(100cm x (30cm/2) * 3cms) + (10cm x (30cm/2) * 6cms = 4,5L + 9L = 13,5L

Ou seja, no minimo precisas de 13,5L de basalto, cuidado, que 13,5L de basalto não é igual a 13,5Kg de basalto.

A maneira mais facil que perceberes a relação L/Kg é com um medidor de liquidos, daqueles que se usam na cozinha, encheres de basalto e veres o peso. depois fazer a regra de 3 simples...

lino_51

Membro
Membro

MensagemAssunto: Re: Minha água ficou escura!!!   Sex 13 Set 2013, 18:40Responder ao tópico

Boas amigos...
Vera Santos, fiz como falou!
Tirei toda água, toda mesmo! Depois de ter tirado a água coloquei um pano limpo e sequei bem direitinho, comprei mais 7 quilos basalto e coloquei bem direitinho.

Conclusão:
Coloquei água novamente já faz umas 3 horas e a água está completamente transparente...estou super feliz!!!

Quanto ao filtro, caiu a casa!!!
Achei que fazendo 680 l/hora seria o bastante para ter uma água adequada, e agora, alguém tem alguma sujestão???

Estou muito agradecido com todos vcs que postarão para me ajudar e cada dia que passa estou gostando mais do peixefauna e da aquáriofilia.
É um prazer passar horas e horas a admirar suas postagens, respostas e suas fotos e sempre deixo no mínimo um belo post.
De coração agradeço a todos vcs!!!

Água uma 30 min. depois que foi colocada

Nova camada

3 horas depois a água está muito mais limpa que na foto e eu muito FELIZ

Última edição por lino_51 em Sab 28 Set 2013, 20:30, editado 1 vez(es)

Mara Silva

MensagemAssunto: Re: Minha água ficou escura!!!   Sex 13 Set 2013, 19:33Responder ao tópico

Boa tarde

Vês, com calma e paciência tudo se faz e corre melhor. Ias desmanchar tudo para quê? Tanto trabalho! Ficou bem na mesma.
Quanto ao filtro, o ideal seria mesmo arranjares um filtro externo.

-- Assinatura --
Cumpts.
Mara Silva

lino_51

Membro
Membro

MensagemAssunto: Re: Minha água ficou escura!!!   Sex 13 Set 2013, 20:05Responder ao tópico

Você poderia me dar uma marca, modelo e qual a diferença desse meu?

Mara Silva

MensagemAssunto: Re: Minha água ficou escura!!!   Sex 13 Set 2013, 20:45Responder ao tópico

A escolha adequada seria um filtro externo. Quanto ao aconselhamento sobre o filtro não sou a pessoa mais indicada para te responder, é que eu gosto sempre de ter filtragem a mais do que o que seria de esperar.
Mas não tarda alguém te responde.

-- Assinatura --
Cumpts.
Mara Silva

lino_51

Membro
Membro

MensagemAssunto: Re: Minha água ficou escura!!!   Sex 13 Set 2013, 20:54Responder ao tópico

Mara Silva escreveu:
A escolha adequada seria um filtro externo. Quanto ao aconselhamento sobre o filtro não sou a pessoa mais indicada para te responder, é que eu gosto sempre de ter filtragem a mais do que o que seria de esperar.

lino_51

Membro
Membro

MensagemAssunto: Re: Minha água ficou escura!!!   Sex 13 Set 2013, 20:55Responder ao tópico

Mara Silva escreveu:
Muito obrigado e vou ficar a esperar alguma dica.

rafael bittencourt

Recém chegado
Recém chegado

Gostos : 3

MensagemAssunto: Re: Minha água ficou escura!!!   Sab 14 Set 2013, 00:17Responder ao tópico

olá, uma vez aconteceu comigo isso ao usar substrato, vai efetuando trocas parciais de água semanalmente, como não tem peixe, pode trocar uns 40% de água em cada troca. não coloque peixe nesse momento, podes colocar plantas a vontade. e de um jeito de tratar o tronco de madeira. abraços

lino_51

Membro
Membro

MensagemAssunto: Re: Minha água ficou escura!!!   Sab 14 Set 2013, 02:59Responder ao tópico

Valeu Rafael!!!
Minha água está bem clara e o tronco ficou 4 dias e a água ficou completamente transparente.

Vera Santos

MensagemAssunto: Re: Minha água ficou escura!!!   Sab 14 Set 2013, 05:03Responder ao tópico

lino_51 escreveu:
Mara Silva escreveu:
Muito obrigado e vou ficar a esperar alguma dica.
Lino, quanto ao filtro tu tens muitas marcas e para todos os bolsos.

Para mim as marcas mais conceituadas são a Fluval, A Eheim e a JBL. Cada uma com as suas vantagens e desvantagens.

Em relação a preço/qualidade, sei por experiência própria e por outros colegas que a linha Greenline da JBL é 5*!

Já ficavas bem servido com o JBL CRISTALPROFI E901 GREENLINE e melhor ainda porque dá para regular o caudal de saida o JBL CRISTALPROFI E1501 GREENLINE.

SE conseguires comprar em 2ª mão a linha antiga também dá, JBL CRISTALPROFI E900 e 1500.

José Elias

Nome Real : Jose Elias Aka CyberJ
Gostos : 148

MensagemAssunto: Re: Minha água ficou escura!!!   Seg 16 Set 2013, 12:03Responder ao tópico

Lino, o que a vera disse está correcto, infelizmente, pelo que tenho lido, as marcas europeias têm preços proibitivos no Brasil.

Mas vamos por partes.

Perguntas-te qual a diferença entre um filtro externo e o filtro que tens, e a resposta é muito simples, espaço para materias filtrantes, os filtros externos têm um "copo" muito maior, logo levam muito mais ceramicas, logo têm uma filtragem biologica muito melhor.

Em relação ao modelo que deves comprar, compra o melhor filtro externo que o teu dinheiro possa pagar.

Quando digo melhor, refiro-me a tamanho do copo e litros por hora que a bomba faça.

lino_51

Membro
Membro

MensagemAssunto: Re: Minha água ficou escura!!!   Ter 17 Set 2013, 00:51Responder ao tópico

José Elias escreveu:
Lino, o que a vera disse está correcto, infelizmente, pelo que tenho lido, as marcas europeias têm preços proibitivos no Brasil.

Mas vamos por partes.

Perguntas-te qual a diferença entre um filtro externo e o filtro que tens, e a resposta é muito simples, espaço para materias filtrantes, os filtros externos têm um "copo" muito maior, logo levam muito mais ceramicas, logo têm uma filtragem biologica muito melhor.

Em relação ao modelo que deves comprar, compra o melhor filtro externo que o teu dinheiro possa pagar.

Quando digo melhor, refiro-me a tamanho do copo e litros por hora que a bomba faça.
José Elias, vc deixou tudo muito claro!!!

Sou super fã dos teus aquários e dos seus posts e repostas, com certeza farei tudo como realmente deve ser feito.
Hoje comprei algumas plantas e um pouco de musgo, na verdade fui dar uma olhada em uma feira de peixes ornamentais e acabei por comprar as danadas para ajudar na qualidade da água...logo posto elas plantadas

Conteúdo patrocinado

MensagemAssunto: Re: Minha água ficou escura!!!   Responder ao tópico

Minha água ficou escura!!!

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo 
Página 1 de 2Ir à página : 1, 2  Seguinte

Permissão deste fórum:Você não pode responder aos tópicos neste fórum
Peixefauna :: Água Doce ::  Iniciação à Água Doce-