Peixefauna
Bem-vindo(a) ao fórum PeixeFauna.
Para poder aceder livremente à nossa comunidade, terá que efectuar Login.
Se ainda não é membro registe-se agora.

InícioInício  LoginLogin  Registrar-seRegistrar-se  
Aquoporto

A luz do sol prejudica a fauna e flora do aquário?

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo 
AutorMensagem

lino_51

Membro
Membro

Nome Real : Lino
Gostos : 2

MensagemAssunto: A luz do sol prejudica a fauna e flora do aquário?   Ter 10 Set 2013, 15:50Responder ao tópico

Essa é minha primeira experiência com aquário comunitário e tenho grande duvida se a luz do SOL prejudica a fauna e a flora do aquário.
Já encomendei um filtro externo de 680 L/horas e um aquecedor de 200w e nesse momento estou a tratar o tronco, meu aquário tem 1,0 x 0,30 x 0,30  96 litros bruto
O local onde vai ficar o aquário tem luz natural 12 horas por dia e pega sol outras 5 horas
Alguém pode tirar minha duvida?
Ainda não tenho ideia nem dos peixes e nem se será possível ter plantas, a principio só colocarei musgo no tronco.
Grato!!!

João Marques

Membro
Membro

Gostos : 11

MensagemAssunto: Re: A luz do sol prejudica a fauna e flora do aquário?   Ter 10 Set 2013, 15:55Responder ao tópico

Boas, deves evitar a luz directa do sol no aquário, passado algum tempo aparecem-te algas verdes por todo o lado.

Abraço

João Rui

Old SchoolPeixeFaunaOld SchoolPeixeFauna

Nome Real : João Rui
Gostos : 32

MensagemAssunto: Re: A luz do sol prejudica a fauna e flora do aquário?   Ter 10 Set 2013, 16:32Responder ao tópico

Respondendo directamente à tua pergunta, a resposta teria de ser não. A luz solar não prejudica nem a fauna nem a flora. Basta pensar que tanta a fauna como a flora vêm do meio ambiente e como tal levam com sol no seu habitat natural. Por outro lado as lampadas que temos no nosso aquário tentam imitar o sol exactamente porque a fauna e flora precisam disso.

A diferença está no facto de que o rio tem um filtro poderosíssimo à disposição, que se chama subsolo, e onde todos os dias a água passa, é filtrada e tem uma corrente constante. No nosso aquário tentamos recriar isso, mas a escala nunca é a mesma, como tal, como o João Marques disse e bem, o que vai acontecer é que vais ter muitas algas. e não vais conseguir controlar isso.

Por isso apesar de a fauna e a flora precisarem de sol e não ser prejudicial, devemos evitar já que estamos a reproduzir as condições numa escala muito mais pequena.

Cumps

Bruno Cruz

Membro
Membro

Nome Real : Bruno Cruz
Gostos : 4

MensagemAssunto: Re: A luz do sol prejudica a fauna e flora do aquário?   Ter 10 Set 2013, 19:45Responder ao tópico

o meu aquário está junto á janela grande da varanda e de inicio deparava-me com as tais algas verdes. A solução que arranjei foi adicionar ao aquário uma colonia de reds e nunca mais tive algas

lino_51

Membro
Membro

MensagemAssunto: Re: A luz do sol prejudica a fauna e flora do aquário?   Ter 10 Set 2013, 21:05Responder ao tópico

Muito obrigado, vou colocar uma cortina para evitar o sol direto no aquário.
Valeu as dicas!!!

José Elias

Nome Real : Jose Elias Aka CyberJ
Gostos : 148

MensagemAssunto: Re: A luz do sol prejudica a fauna e flora do aquário?   Qua 11 Set 2013, 14:23Responder ao tópico

Pois.. .o problema é as algas...

Hugo Saldanha

Nome Real : Hugo Saldanha
Gostos : 285

MensagemAssunto: Re: A luz do sol prejudica a fauna e flora do aquário?   Qua 11 Set 2013, 15:26Responder ao tópico

Boas,

Inteiramente de acordo com a resposta do João Rui.

Contudo, se tiveres uma dose de cuidados extra, podes sempre tentar. Mas olha que não é nada fácil controlar.

Abraço

lino_51

Membro
Membro

MensagemAssunto: Re: A luz do sol prejudica a fauna e flora do aquário?   Qua 11 Set 2013, 15:46Responder ao tópico

Cortina na janela.
Obrigado pelas dicas!!!

Vera Santos

Gostos : 499

MensagemAssunto: Re: A luz do sol prejudica a fauna e flora do aquário?   Qui 12 Set 2013, 23:29Responder ao tópico

Tópico movido para local adequado.

João Rui

Nome Real : João Rui
Gostos : 32

MensagemAssunto: Re: A luz do sol prejudica a fauna e flora do aquário?   Sex 13 Set 2013, 09:40Responder ao tópico

Como o hugo disse podes sempre tentar. Mas com 96 litros vai ser dificil. Tens um cazo de sucesso, o aquario da casa do takashi amano funciona apenas e somentw com sol. E nao tem algas. MAS estamos a falar de mais de 2000 l um sistema de filtragem feito que deve custar bem mais que o meu carro e é somente sem duvixa um dos melhores aquascapera do mundo. Para alem disso a luz é difusa e nao directa a maior parte do dia.

Mas so prova que é possivel.

Conteúdo patrocinado

MensagemAssunto: Re: A luz do sol prejudica a fauna e flora do aquário?   Hoje à(s) 08:38Responder ao tópico

A luz do sol prejudica a fauna e flora do aquário?

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo 
Página 1 de 1

Permissão deste fórum:Você não pode responder aos tópicos neste fórum
Peixefauna :: Água Doce ::  Dúvidas e Perguntas-