Peixefauna
Bem-vindo(a) ao fórum PeixeFauna.
Para poder aceder livremente à nossa comunidade, terá que efectuar Login.
Se ainda não é membro registe-se agora.

InícioInício  Conectar-seConectar-se  Registrar-seRegistrar-se  
Aquoporto

Platy - Gravidez ou doença?

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo 
Ir à página : 1, 2  Seguinte
AutorMensagem

pedromiguel

Membro
Membro

Nome Real : Pedro Miguel
Gostos : 7

MensagemAssunto: Platy - Gravidez ou doença?   Ter 10 Set 2013, 13:03Responder ao tópico

Boa tarde

Tenho uma platy que apresenta os seguintes sintomas:

-mais quieta que o normal;
-encostada a superficie com a respiração acelarada;
-parece me que o anus "desceu" e se encontra mais dilatado;
-tem vindo a perder o apetite nos ultimos 2 dias.

Isto parecem me tudo sinais de parto. coloqueia na maternidade temporariamente para tirar as fotos.Peço a vossa opiniao para ver se ainda falta muito ou se sou eu que estou a ver coisas onde nao há :p

Mara Silva

Moderador EspecificoPeixeFauna

Gostos : 137

MensagemAssunto: Re: Platy - Gravidez ou doença?   Ter 10 Set 2013, 13:11Responder ao tópico

Tens a certeza que é uma fêmea? Por instantes era capaz de jurar que vi aí um gonopódio, mas pode ser das fotos até porque como o peixe está tão quieto tem as barbatans meio fechadas

-- Assinatura --
Cumpts.
Mara Silva

ModeradorEspecífico do Sub-Fórum Viviparos

pedromiguel

Membro
Membro

MensagemAssunto: Re: Platy - Gravidez ou doença?   Ter 10 Set 2013, 13:19Responder ao tópico

sim é uma femea sem sombra de duvidas :p

pedromiguel

Membro
Membro

MensagemAssunto: Re: Platy - Gravidez ou doença?   Ter 10 Set 2013, 13:21Responder ao tópico

a prova de que é uma femea Very Happy 

Mara Silva

MensagemAssunto: Re: Platy - Gravidez ou doença?   Ter 10 Set 2013, 13:48Responder ao tópico

Assim já dá para ver. Fêmea, bem fêmea sim senhor.

Realmente isso podem ser sintomas de estar para ter filhotes, mas tu não tens o aquário plantado?

-- Assinatura --
Cumpts.
Mara Silva

pedromiguel

Membro
Membro

MensagemAssunto: Re: Platy - Gravidez ou doença?   Ter 10 Set 2013, 13:54Responder ao tópico

Sim tenho... as vezes ate acho que esta plantado de mais... ela anda pelo aqua so a meti na maternidade para conseguir tirar as fotos... normalmente elas parem e so depois mudo os pequenos para a maternidade... a mim parece me que esta para perto, e como e lua por estes dias pode ser que sim... mas va le semper a pena pedir novas opinioes :p

Mara Silva

MensagemAssunto: Re: Platy - Gravidez ou doença?   Ter 10 Set 2013, 14:05Responder ao tópico

Ok, melhor. Já estava a achar estranho a teres na maternidade tendo um aquário plantado.
Sim, lua factor infuente, a mudança é dentro de dois dias, se ela já está assim há 2 dias antes da mudança deve ter.
Não me agrada é o facto de não se alimentar, espero que isso não seja doença. De qualquer maneira, ter deixado de comer não é lá muito bom, está a enfraquecer antes do parto, e isso pode causar baixas imunitárias que posteriormente podem afectar-lhe a saúde. Uma comidita congelada para abrir o apetite ou spirulina iam fazer-lhe bem, duvido que isso ela não "atacasse"

-- Assinatura --
Cumpts.
Mara Silva

pedromiguel

Membro
Membro

MensagemAssunto: Re: Platy - Gravidez ou doença?   Ter 10 Set 2013, 14:11Responder ao tópico

Vou passar logo a tarde numa loja que vende comida viva... costumam so comer vivos aos sabados mas vou dar mais uma vez esta semana... ela provavelmente deve comer o que vai para o meio do matagal... como nao anda tao activa eu ė que nao a devo ver a comer... vamos esperar pelos proximos dias e vou me mantendo atento

pedromiguel

Membro
Membro

MensagemAssunto: Re: Platy - Gravidez ou doença?   Qua 11 Set 2013, 18:26Responder ao tópico

Mara tenho uma duvida. Cheguei agora a casa e a platy mantem se igual, sossegadinha e a comer qualquer coisita. Mas notei que tem uma especie de fio transparente a sair do anus. Isto nao me parece sinal de parto. Estarei a confundir parto com doenca?

Mara Silva

MensagemAssunto: Re: Platy - Gravidez ou doença?   Qua 11 Set 2013, 20:34Responder ao tópico

Boa tarde

Nos vivíparos, por vezes aquilo que parecem sintomas de parto, podem ser de facto doenças, ou muitas vezes até acabam por ser abortos.
Com o tempo e experiência acabamos por, na maioria das vezes, conseguir "destacar" outros pormenores que ajudem na confirmação. Mas isso é aprendendo a conhecer os comportamentos deles e estando frente a frente com eles. Aqui deste lado, torna-se ainda mais difícil conseguir dar uma opinião concreta sobre o que se possa estar a passar.
Esse fio do anus pode até nem ser nada, mas também pode significar parasitas. Mas normalmente se um peixe tem, muitos dos outros também têm. Vai dando uma especial atenção ás fezes dos restantes.
Esta situação é daqueles casos bicudos em que se agimos podemos fazer asneira, se não agirmos ficamos a pensar que se tivéssemos agido teríamos feito melhor.
Eu tenho vivíparos há algum tempo, mas muito antes disso já eu passava muito tempo enfiada numa loja de volta deles. Em todo este tempo, cheguei á conclusão que preocupação mesmo preocupação nas fêmeas devemos ter quando 4 sintomas se juntam. Barbatanas fechadas, coladas ou a desfazer, nado irregular (tipo de lado ou ficar de cabeça para baixo), inchaço abdominal (não derivado de gravidez) e falta de apetite. Quando estes 4 se juntam, muito pouco se pode fazer.
Vê lá se ela só está assim paradita ou se vês mais alguma coisa estranha. Já agora vê a respiração e se notas alguma vermelhidão forte nas guelras.

-- Assinatura --
Cumpts.
Mara Silva

pedromiguel

Membro
Membro

MensagemAssunto: Re: Platy - Gravidez ou doença?   Qua 11 Set 2013, 20:40Responder ao tópico

Nada do que descreves te so mesmo o mais sossegada e com esse fio. Provavelmente ė nada... vou ficando atento. As vezes le se tanta coisa que uma pessoa fica a pensar de mais...

Mara Silva

MensagemAssunto: Re: Platy - Gravidez ou doença?   Qua 11 Set 2013, 20:48Responder ao tópico

Pois, ás vezes ler muito alarma-nos, e sem necessidade.
Se ela não aparenta mais nada estranho e vai comendo, deixa-a estar. É como te disse ás vezes agirmos pode ser pior. Percebes? Medicar o quê? Não existem mais sinais indicativos de que realmente exista uma doença. As fezes até poderiam ser um sintoma, mas isso era se fossem constantemente cristalinas, não uma vez por acaso. Va tentando ver essa parte

-- Assinatura --
Cumpts.
Mara Silva

rafael bittencourt

Recém chegado
Recém chegado

Gostos : 3

MensagemAssunto: Re: Platy - Gravidez ou doença?   Sab 14 Set 2013, 01:22Responder ao tópico

olá, coloque o peixe em criadeira própria de preferencia no mesmo aquário. com certeza ela está grávida. mas perder o apetite não é normal. tente dar outras variedades de comida, e não deixe ela passar por estres, já perdi uma fêmea grávida que morreu e não deu a luz aos avelinos.

pedromiguel

Membro
Membro

MensagemAssunto: Re: Platy - Gravidez ou doença?   Dom 15 Set 2013, 10:48Responder ao tópico

Descobri o que ela tem Mara. Hoje de manha fui dar comida e reparei que tinha uns fios brancos a sair das guelras... mediquei logo com mycopur. Agora isto ė de facil resolucao ou ė alguma coisa chata que vai demorar muito temoo a sair?

Mara Silva

MensagemAssunto: Re: Platy - Gravidez ou doença?   Dom 15 Set 2013, 13:00Responder ao tópico

Bolas. Fios brancos?! Ora, diz-me uma coisa. Qual é o aspecto mesmo deles? Observa bem. Procura na net por fotos de parasitas nas guelras e confirma-me se encontras alguma foto com "bichos" semelhantes. Quase de certeza que isso são parasitas, mas preciso da confirmação. Se fôr esse tipo de parasitas podem ser parasitas da pele (Gyrodactylidea) ou das guelras (Dactylogyridea). Estou mais inclinada para os das guelras. Entretanto, os parasitas das guelras pôem ovos, esses ovos são imunes aos tratamentos, por isso o tratamento tem que ser repetido para matar as larvas recém eclodidas.

P.S.: Um dos tratamentos adequados é o Mycopur, estás no caminho certo, provavelmente terás é que fazer tratamento ao aquário todo,(por causados parasitas das guelras se se confirmar que são esses) pelo menos duas vezes.

-- Assinatura --
Cumpts.
Mara Silva

pedromiguel

Membro
Membro

MensagemAssunto: Re: Platy - Gravidez ou doença?   Dom 15 Set 2013, 15:54Responder ao tópico

Ora bem na net nao consegui encontrar fotos... eles tem um aspecto branco claro quase transparente... mas so estao nas guelras. Conforme ela respira eles abanam a corrente da agua... de manha via mais a sairem... agora nao sei se devido a ja ter posto o medicamento se ja sairam porque ja nao os vejo. Por isso ela andava sempre a superficie...

Mara Silva

MensagemAssunto: Re: Platy - Gravidez ou doença?   Dom 15 Set 2013, 16:11Responder ao tópico

Isso de certeza que são parasitas das guelras. Os outros não têm? Vê bem. A propósito onde aplicaste o Mycopur? Aquário de quarentena ou principal?

-- Assinatura --
Cumpts.
Mara Silva

pedromiguel

Membro
Membro

MensagemAssunto: Re: Platy - Gravidez ou doença?   Dom 15 Set 2013, 16:16Responder ao tópico

Os outros nao tem nada.. pelo menos a primeira vista.... apliquei no aquario todo que se sao parasitas ja andam para aqui ovos com fartura... isto tem taxa de recuperacao boa ou nem por isso?

Mara Silva

MensagemAssunto: Re: Platy - Gravidez ou doença?   Dom 15 Set 2013, 16:18Responder ao tópico

A taxa de sucesso é elevada desde que o tratamento seja bem feito. Qual a temperatura do aquário? Que espécies tens no aquário?

-- Assinatura --
Cumpts.
Mara Silva

pedromiguel

Membro
Membro

MensagemAssunto: Re: Platy - Gravidez ou doença?   Dom 15 Set 2013, 16:26Responder ao tópico

A temperatura anda pelos 27. Corys e barbos e rasboras e khulis... logo nao posso por sal... so se a tirar para um recipiente durante um pouco... mas tambem nao sei como vou pesar uma quantidade tao pequena de sal

Mara Silva

MensagemAssunto: Re: Platy - Gravidez ou doença?   Dom 15 Set 2013, 16:30Responder ao tópico

Bããã. Acabaste de me estragar o esquema. Pelos vistos tens lido o que tenho escrito. Já deste conta que eu sou adepta incondicional do uso de sal. Smile 
Não conheço a bula do Mycopur. Explica-me lá como é que eles mandam fazer o tratamento, que é para vermos se é necessário ajustar a temperatura do aquário de modo a apanharmos os vermes após a sua eclosão e antes de chegarem aos peixes.

-- Assinatura --
Cumpts.
Mara Silva

pedromiguel

Membro
Membro

MensagemAssunto: Re: Platy - Gravidez ou doença?   Dom 15 Set 2013, 16:35Responder ao tópico

Sim. Pelo que tenho lido o sal afecta bastante mais os parasitas do que os peixes... na bula diz para fazer o tratamento durante 3 dias adicionanto sempre uma gota por cada litro de agua e no final fazer tpa... na loja na altura quando compre o rapaz ainda me disse para passado uma semana voltar a fazer o tratamento de novo...

Mara Silva

MensagemAssunto: Re: Platy - Gravidez ou doença?   Dom 15 Set 2013, 16:59Responder ao tópico

Ora vejamos

Então é assim, o desenvolvimento das larvas depende da temperatura do aquário. A uma temperatura de 28º em 3 dias tens vermes recém eclodidos espalhados pelo aquário, a menos de 28º pode demorar até uma semana dependendo da temperatura. A repetição do tratamento tem que ter esse factor em conta, pois o ideal é impedir que as novas larvas voltem a pôr ovos já que o tratamento não afecta os ovos. Uma semana á temperatura que tens parece-me demasiado tempo.

-- Assinatura --
Cumpts.
Mara Silva

Mara Silva

MensagemAssunto: Re: Platy - Gravidez ou doença?   Dom 15 Set 2013, 17:04Responder ao tópico

Já agora, vou mover este tópico para o sub-fórum Doenças e Pragas e alterar o título para Platy - Gravidez ou Doença?
Como temos aqui uma doença  parece-me mais adequado estar nesse sub-fórum. Espero que não te importes.

-- Assinatura --
Cumpts.
Mara Silva

Última edição por Mara Silva em Dom 15 Set 2013, 17:10, editado 1 vez(es)

Mara Silva

MensagemAssunto: Re: Platy - Gravidez ou doença?   Dom 15 Set 2013, 17:06Responder ao tópico

Tópico movido para local adequado (Sub-Fórum Doenças e Pragas)
Título do tópico alterado para melhor identificação do conteúdo do mesmo.
15/09/2013

-- Assinatura --
Cumpts.
Mara Silva

Conteúdo patrocinado

MensagemAssunto: Re: Platy - Gravidez ou doença?   Responder ao tópico

Platy - Gravidez ou doença?

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo 
Página 1 de 2Ir à página : 1, 2  Seguinte

Permissão deste fórum:Você não pode responder aos tópicos neste fórum
Peixefauna :: Água Doce ::  Doenças e Pragas-