Peixefauna
Bem-vindo(a) ao fórum PeixeFauna.
Para poder aceder livremente à nossa comunidade, terá que efectuar Login.
Se ainda não é membro registe-se agora.

InícioInício  Conectar-seConectar-se  Registrar-seRegistrar-se  
Aquoporto

Presente de Grego (kinguios doentes)

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo 
AutorMensagem

Thamyres Ederli

Membro
Membro

Gostos : 1

MensagemAssunto: Presente de Grego (kinguios doentes)   Seg 09 Set 2013, 01:06Responder ao tópico

Olá gente, venho aqui pedir a ajuda de vocês!
Uma amiga minha me ligou desesperada pois tinha ganhado um presente de grego (um aquário lotado de peixes, sendo que ela não cuida nem de urso de pelúcia) conclusão, me pediu que eu desse um olhada pois ela não sabia o que fazer.

o aquário tem 250 litros (não sei as medidas certas) e está abarrotados de peixes que não são compatíveis(detalhe que ela não comprou nada). Levei meus apetrechos básicos para lá (sifão, remédios, condicionadores...) sifonei o aquário dela que estava sem o filtro.... e condicionei a água pois ela colocou água direto da torneira. Fui olhar a fauna e fiquei apavorada:

3 kinguios (2 dele bem grandes quase adultos)
1 tricogaster
Uns 50 platys e espadas Shocked
2 cascudos enormes 20 cm
3 carpas :|
15 mato-grossos
2 acaras bandeira palhaço

expliquei para ela que do jeito que estava não dava para ficar, falei que a fauna não era compatível e que ela teria que escolher e que o aquário dela permitia fazer muitas coisas legais. Expliquei que as carpas são peixes de lago portanto ela não poderia ficar com elas...falei que os espadas e platys e mato-grossos iriam atormentar a vida dos kinguios e carpas e por fim ela escolheu ficar com os kinguios e doar todo o resto com exeção dos cascudos então vai ficar assim:

3 kinguios e 2 cascudos

Vamos agora aos problemas que me deixaram mais preocupada:
Os kinguios grandes estavam com veias na cauda, acho que doença ligada a má qualidade da água mas, eu não sabia como tratar então estou recorrendo aqui para tentar salvar os gordos.

o que falei para ela fazer:

comprar um termostato urgente pois a água estava a 20 º
dar legumes como : cenoura, pepino, abobrinha... para o cascudo e o kinguio
e comprar o mínimo indispensável bomba, mídias e o termostato já citado.
falei também para ela tirar as areias e pedrinhas coloridas e pedras artificiais

Alguém sabe o tratamento para esses kinguios? E uma maneira de tornar esse aquário num ambiente agradável? Very Happy Very Happy
Desde já obrigado!

Mara Silva

Moderador EspecificoPeixeFauna

Gostos : 137

MensagemAssunto: Re: Presente de Grego (kinguios doentes)   Seg 09 Set 2013, 01:21Responder ao tópico

Boa noite

Pois, que confusão que aí estava.

Mencionas "veias" avermelhadas. Só nas barbatanas caudais, ou também nas outras? E as barbatanas só têm isso, ou estão a querer "desfazer"? Mais alguma coisa para além das barbatanas, não notas mais nada estranho?

-- Assinatura --
Cumpts.
Mara Silva

ModeradorEspecífico do Sub-Fórum Viviparos

Thamyres Ederli

Membro
Membro

MensagemAssunto: Re: Presente de Grego (kinguios doentes)   Seg 09 Set 2013, 01:34Responder ao tópico

As veias só estão na cauda, e a cauda não está se desfazendo, eles estão ativos e comendo bem. Passei só algumas horas na casa dela olhei o que pude :/ . Os platys e espadas estão mordiscando os kinguios e as carpas, avisei para minha amiga que isso só debilitaria os peixes e que ela precisaria urgentemente retirar esses peixes do aquário para não piorar mais a qualidade da água pois o filtro que veio junto com o aquário pifou e o que ela comprou só tinha vazão de 600 l.

Ela só vai poder comprar outra bomba para o antigo filtro em outubro (mês que vem) pois ela não imaginava ganhar o aquário. Disse para ela fazer 2 tpas na semana para melhorar a qualidade da água que eu ia procurar um tratamento para doença.

Mara Silva

MensagemAssunto: Re: Presente de Grego (kinguios doentes)   Seg 09 Set 2013, 01:39Responder ao tópico

Enquanto estiverem peixes agrassivos no aquário os Kinguios não vão ter hipóteses de recuperar. Medicas agora, até resulta, passado 2 ou 3 dias estão iguais.

-- Assinatura --
Cumpts.
Mara Silva

Mara Silva

MensagemAssunto: Re: Presente de Grego (kinguios doentes)   Seg 09 Set 2013, 01:42Responder ao tópico

Quanto á qualidadade da água enquanto não tiver filtro com esses peixes todos acho que Tpa duas vezes por semana não vai ajudar o suficiente

-- Assinatura --
Cumpts.
Mara Silva

Thamyres Ederli

Membro
Membro

MensagemAssunto: Re: Presente de Grego (kinguios doentes)   Seg 09 Set 2013, 02:34Responder ao tópico

Vou ver se a loja de peixes aceitam esses peixinhos como doação senão vou dar um jeito de doá-los. Vou abarrotar esse filtro de 600l com cerâmicas e colocar um acelerador biológico.

Mara Silva

MensagemAssunto: Re: Presente de Grego (kinguios doentes)   Seg 09 Set 2013, 03:12Responder ao tópico

Pois, convém mesmo tirar os peixinhos que não são para ficar. Será mais fácil ciclar o aquário e os Kinguios estarão minimamente seguros. Quanto aos Kinguios, se fôr pela má qualidade da água, em princípio isso vai ao sítio, agora tens que convencer a tua amiga a manter os parametros da água impecáveis, e convém prestar atenção, porque se as barbatans começarem a dar sinais que se estão a desfazer ou mesmo que surjam outros problemas então convém aplicar um medicamento. Isso tinha uma solução fácil, se não fossem os cascudos, mas com eles no aquário não dá.

-- Assinatura --
Cumpts.
Mara Silva

Thamyres Ederli

Membro
Membro

MensagemAssunto: Re: Presente de Grego (kinguios doentes)   Ter 10 Set 2013, 03:51Responder ao tópico

Eu disse que eu poderia levar os cascudos para o meu aquário pois, eles eram compatíveis com minha fauna caso fosse necessário medicar os kinguios até que eles ficassem curados.

Mara Silva

MensagemAssunto: Re: Presente de Grego (kinguios doentes)   Ter 10 Set 2013, 10:25Responder ao tópico

Se puderes tirar os cascudos então podes fazer um tratamento com sal aos Kinguios como prevenção para evitar piores problemas. Mas só lá podem ficar os Kinguios, antes tem que sair o resto da fauna, caso contrário, não adiantará pois vão ser alvo constante de agressões.

-- Assinatura --
Cumpts.
Mara Silva

Thamyres Ederli

Membro
Membro

MensagemAssunto: Re: Presente de Grego (kinguios doentes)   Sab 21 Set 2013, 19:46Responder ao tópico

o quanto de sal eu uso quantos gramas por litro e que tipo de sal?

Mara Silva

MensagemAssunto: Re: Presente de Grego (kinguios doentes)   Sab 21 Set 2013, 20:15Responder ao tópico

Já tens os kinguios sozinhos?

-- Assinatura --
Cumpts.
Mara Silva

Thamyres Ederli

Membro
Membro

MensagemAssunto: Re: Presente de Grego (kinguios doentes)   Sab 21 Set 2013, 21:24Responder ao tópico

sim

Mara Silva

MensagemAssunto: Re: Presente de Grego (kinguios doentes)   Sab 21 Set 2013, 21:30Responder ao tópico

Então queres pôr sal porquê? As barbatanas continuam com problemas? A qualidade da água está em condições?

-- Assinatura --
Cumpts.
Mara Silva

Thamyres Ederli

Membro
Membro

MensagemAssunto: Re: Presente de Grego (kinguios doentes)   Dom 22 Set 2013, 06:41Responder ao tópico

Estão melhorando mas, quero saber por medida de prevenção!

Mara Silva

MensagemAssunto: Re: Presente de Grego (kinguios doentes)   Dom 22 Set 2013, 16:08Responder ao tópico

Boa tarde

Há quem use o sal permanentemente como modo de prevenção de doenças. Eu pessoalmente não gosto muito,mas isso sou eu.
Agora em caso de suspeita de problemas no aquário, concordo que se utilize o sal.

O melhor modo de prevenir doenças é manter a qualidade da água e não o uso de sal. A má utilização do sal, especialmente em aquários com fraca manutenção podem causar problemas.

Agora, se quiseres assegurar a recuperação dos Kinguios, podes durante umas 3 a 4 semanas aplicar sal no aquário, não podes é esquecer as Tpas e manutenções, e quando fazes a Tpa deves repôr a quantidade de sal apenas para a água nova a acrescentar. Cuidado também com a evaporação da água, se a água evaporar convém ires acrescentando, mas sem sal.
Para ajudar na recuperação podes então utilizar o sal (próprio) na dosagem de uma colher de sopa rasa para cada 10 litros de água previamente diluído antes de colocar no aquário, e não deve ser colocado todo de uma vez, deixa um espaçamento de 1 hora entre cada bocadinho que coloques. Ao fim do tempo decorrido, vais fazendo as tpas regularmente que a concentração de sal lá vai diminuindo

-- Assinatura --
Cumpts.
Mara Silva

Thamyres Ederli

Membro
Membro

MensagemAssunto: Re: Presente de Grego (kinguios doentes)   Dom 22 Set 2013, 17:02Responder ao tópico

Ok muito obrigado!

Conteúdo patrocinado

MensagemAssunto: Re: Presente de Grego (kinguios doentes)   Responder ao tópico

Presente de Grego (kinguios doentes)

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo 
Página 1 de 1

Permissão deste fórum:Você não pode responder aos tópicos neste fórum
Peixefauna :: Água Doce ::  Água Fria-Lagos-