Peixefauna
Bem-vindo(a) ao fórum PeixeFauna.
Para poder aceder livremente à nossa comunidade, terá que efectuar Login.
Se ainda não é membro registe-se agora.

InícioInício  Conectar-seConectar-se  Registrar-seRegistrar-se  
Aquoporto

Paradisum Squilla V2.0

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo 
Ir à página : 1, 2, 3, 4, 5  Seguinte
AutorMensagem

João Marujo

Membro Prata
Membro Prata

Nome Real : Nick : Domm
Gostos : 46

MensagemAssunto: Paradisum Squilla V2.0   Ter 03 Set 2013, 23:06Responder ao tópico

SETUP

Data de Montagem: 01/09/13

Aquário: 60x30x30 [cm] com vidro de 4mm de espessura - 54L brutos

Luminária: 2x24W T5 (Radium Bonalux - 6500K e Osram Lumilux Skywhite - 8000K )

Filtragem: EHEIM CLASSIC 2213 PLUS (materias filtrantes - 3 esponjas e cerâmicas JBL Micromec)

Aquecimento: Jager 50W

CO2: EasyCarbo

Hardscape: Dragon Stone

Substrato: ADA New Amazonia

Fertilização: DIY segundo o EI

Fauna: Red Cherry e Caridina Japonica

Flora: Blyxas, Staurogyne sp. e Rotala Rotundifolia

Breve descrição:

Esta montagem vem substituir a primeira versão do Paradisum Squilla muito por causa do aspecto com que o aquário ficou depois das férias...e também porque eu não consigo ficar quieto muito tempo!  lol

Praticamente todo o hardscape utilizado nesta aquário é proveniente da "desmontagem" da rocha grande que estava na montagem anterior. Isto deve-se ao facto de, apesar de ter gostado da colocação do harscape no anterior aquário, achar que usar pedras muito grandes num tanque com estas dimensões, fá-lo parecer ainda mais pequeno. Como tal, e tendo em conta que não tinha rochas muito pequenas, "desmontei a pedra grande que deu e ainda sobrou!  Very Happy

Em termos de layout e tendo em conta que é a primeira vez que me aventuro numa espécie de Nature Aquarium, resolvi ter por base uma colocação de substrato elevado nos cantos posteriores e criando uma especie de vale. Depois tentei "jogar" com a colocação das rochas de modo a que fosse o mais harmonioso possível (dentro das minhas limitações, é claro!  Razz

No que respeita à flora, foram usadas praticamente todas as plantas que sobreviveram às minhas férias, tendo sido "obrigado" a podar bastantes folhas da staurogyne por causa da presença de GSAs nas mesmas. Na parte posterior, atrás dos dois cantos rochosos, foram colocados os pés de rotala que tinha disponíveis, tendo a esperança que cresçam e possam ser replantados para criar moitas.

Relativamente à fauna, tudo o que "sobrou" da mortandade que tive nos ultimos 2 meses, foi colocada na nova casa. Para terem uma ideia, quando montei a primeira versão do Paradisum Squilla, foram colocados cerca de 250 reds e nesta, estão apenas 18!  Sad

Em termos de ciclo, não foi necessário pois usei cerca de 20 Litros de água da montagem anterior. De qualquer maneira, apenas ontem foram adicionados os bichos após ter feito testes à água.

pH - 6
NH4 - 0
NO2 - 0
NO3 - 25ppm
gH - 6º
kH - 3º

Agora, umas fotos!  Wink

E um pequeno video...

Fico a aguardar os vossos comentários,sugestões e/ou críticas pois é errando que se aprende!  ;: wink:

Abraço

Última edição por Domm em Qui 12 Set 2013, 22:46, editado 1 vez(es)

Pedro Santos

Old SchoolPeixeFaunaOld SchoolPeixeFauna

Gostos : 251

MensagemAssunto: Re: Paradisum Squilla V2.0   Qua 04 Set 2013, 08:24Responder ao tópico

Boas!

Excelente montagem como seria de esperar de ti...

Quando essa flora desenvolver acho que vai ficar muito bom!

Vai mostrando a evolução!

Abraço!

Joao_Costa

Moderador EspecificoPeixeFauna
Moderador EspecificoPeixeFauna

Nome Real : João Costa
Gostos : 40

MensagemAssunto: Re: Paradisum Squilla V2.0   Qua 04 Set 2013, 08:51Responder ao tópico

Boas,

João excelente mesmo.
Só de ver já me doi as costas hahahaha

Vamos aguardar Wink

-- Assinatura --
Abraço João

ModeradorEspecífico do Sub-Fórum Invertebrados

João Marujo

Membro Prata
Membro Prata

MensagemAssunto: Re: Paradisum Squilla V2.0   Qua 04 Set 2013, 09:56Responder ao tópico

Bom dia!

Obrigado pelas palavras! Embarassed 

João, desta vez fiz um esforço para não andar torto na montagem...e o resultado é que ainda me dói as pernas! lol

Abraço

Hugo Saldanha

Nome Real : Hugo Saldanha
Gostos : 285

MensagemAssunto: Re: Paradisum Squilla V2.0   Qua 04 Set 2013, 10:34Responder ao tópico

Boas,

Apesar da enorme trabalheira que dão, as remodelações são sempre uma excelente solução.
E aqui está um bom exemplo disso mesmo.

Grande montagem João, ficou mesmo muito porreira.
Gosto da disposição das pedras e de toda a flora. Agora é aguardar pelo seu crescimento.

Apenas uma nota, mas agora já não dá para alterar, se tivesses mais uma boa quantidade de substrato que desse para aumentar a altura das colinas ficavas com um layout fora de série.

Vou acompanhar Wink

Abraço

João Rui

Nome Real : João Rui
Gostos : 32

MensagemAssunto: Re: Paradisum Squilla V2.0   Qua 04 Set 2013, 11:39Responder ao tópico

Bom dia. Essa montagem ficou muito nice, está com muito bom aspecto. Acho que no futuro irás precisar de algumas plantas médias a fazer a transição da frente para trás, mas como não fui eu que idealizei o aqua posso estar enganado. De resto muito bom, é esperar para ver o desenvolvimento.

Cumps

João Marujo

Membro Prata
Membro Prata

MensagemAssunto: Re: Paradisum Squilla V2.0   Qua 04 Set 2013, 11:50Responder ao tópico

Boas!

Hugo, não havia mais substrato! Razz Coloquei os 9L do New Amazonia e teve de ficar assim, embora talvez, com as condições que tenho (estou a referir-me à tampa) não pudesse aumentar muito mais as colinas! É que o tubo de saída de água para o filtro tem de ficar lá atrás! Rolling Eyes 
Eu já ando a pensar em comprar uma luminária para este aquário pela limitação que a tampa me proporciona bem como o facto de apenas ter 15W T8 mas não tem sido possível...

João, para já, a ideia era mesmo usar apenas o que já tinha na montagem anterior. Em relação à transição entre a staurogyne a a rotala é feita pelas blyxas. Provavelmente tens razão em dois pontos específicos que é junto à parte traseira nas "fronteiras" do vale. De resto, penso que não será necessário mas tenho mesmo de esperar para ver como se desenvolve a flora.

Abraço

dariomgsilva

Membro
Membro

Nome Real : Dário Silva
Gostos : 1

MensagemAssunto: Re: Paradisum Squilla V2.0   Qua 04 Set 2013, 11:58Responder ao tópico

So por curiosidade é que tenho o mesmo filtro que tu tens e quase o mesmo aquario pelo menos em largura é igual (80 x 30 x 40 CM ) como tens colocada a entra de agua e a saida?

João Marujo

Membro Prata
Membro Prata

MensagemAssunto: Re: Paradisum Squilla V2.0   Qua 04 Set 2013, 13:09Responder ao tópico

Boas Dário.

Quase o mesmo aquário é como quem diz! :lol: O teu tem 96 litros brutos e o meu tem 54. Talvez tivesses ficado melhor servido com o 2215. Wink

Em termos de posicionamento da entrada e saída de água para o filtro tenho ambos do canto posterior esquerdo. Na saída de água do filtro para o aquário, retirei a flauta que vem com o filtro e coloquei um bocado de tubo com aproximadamente 10 cm com um curvo na ponta ligeiramente apontado para cima. Desta forma, tenho a entrada de água no aquário a ser feita praticamente a meio do mesmo e ao mesmo tempo agita um pouco a superficie de modo a facilitar as trocas gasosas.

dariomgsilva

Membro
Membro

MensagemAssunto: Re: Paradisum Squilla V2.0   Qua 04 Set 2013, 14:39Responder ao tópico

Achas que é pouco o 2213?? Eu penso que não coloco mais de 80L porque com o volume do areão e das pedras ainda tira muito a esses 96L brutos!

Consegues arranjar fotos disso para dar uma vista de olhos é que ontem coloquei a minha entrada de agua na diagonal no lado esquerdo do Aquario e andou a fazer muita movimentação nele....

João Marujo

Membro Prata
Membro Prata

MensagemAssunto: Re: Paradisum Squilla V2.0   Qua 04 Set 2013, 14:58Responder ao tópico

Eu dp meto umas fotos.

Relativamente à capacidade de filtragem, a "regra" diz que deves ter 5 a 10 vezes o volume bruto do aquário. Ora pelas minhas contas, tu tens 4,58x. Very Happy É óbvio que não deve ser problemático...

dariomgsilva

Membro
Membro

MensagemAssunto: Re: Paradisum Squilla V2.0   Qua 04 Set 2013, 15:03Responder ao tópico

Eu tenho o meu como esta na foto em anexo.... não sei o que posso fazer para haver uma melhor circulação de agua ...

Hugo Saldanha

MensagemAssunto: Re: Paradisum Squilla V2.0   Qua 04 Set 2013, 17:58Responder ao tópico

Boas,

Eheh, pois eu percebi logo que o substrato tinha acabado. E arranjar mais um saco só por causa de um "montinho" não compensa nada.
Ainda para mais tens a questão do filtro...

Olha, sobre a iluminação, enviei-te uma MP.
Pretendes tirar mesmo a tampa?

Abraço

Sandra Costa

Moderador GeralPeixeFauna
Moderador GeralPeixeFauna

Nome Real : Sandra Costa
Gostos : 89

MensagemAssunto: Re: Paradisum Squilla V2.0   Qua 04 Set 2013, 18:19Responder ao tópico

Very Happy Very Happy Very Happy  muito lindo.
Valeu a dor de pernas Razz 

João Marujo

Membro Prata
Membro Prata

MensagemAssunto: Re: Paradisum Squilla V2.0   Qua 04 Set 2013, 21:50Responder ao tópico

Obrigado Sandra! :DAinda não estou a 100%...tirar tudo, lavar substrato, aquário e voltar a montar deu um trabalho do caraças mas tb estou contente com o resultado final. Só espero que a flora colabore! Very Happy

Hugo, ja te respondi! Wink

Dário, vou responder no teu para nao fazer offtopic aqui, ok?

Fica uma foto em vista aérea... Razz

Abraço

Última edição por Domm em Qua 04 Set 2013, 22:12, editado 1 vez(es)

dariomgsilva

Membro
Membro

MensagemAssunto: Re: Paradisum Squilla V2.0   Qua 04 Set 2013, 21:54Responder ao tópico

na boa! Smile

Pedro Santos

MensagemAssunto: Re: Paradisum Squilla V2.0   Qua 04 Set 2013, 22:49Responder ao tópico

Boas!

Mais uma vez, muito bom! Very Happy

Só uma questão relativa ao filtro. Não te compensava colocares a flauta em vez dessa "ponteira"?

Não conseguirias melhor circulação? Mais uniforme?

Abraço!

João Marujo

Membro Prata
Membro Prata

MensagemAssunto: Re: Paradisum Squilla V2.0   Qui 05 Set 2013, 01:04Responder ao tópico

Boas Pedro.

Para poder usar a flauta, tenho de alargar os furos da mesma pois eu gosto de ter o filtro com as torneiras completamente abertas para não o esforçar e assim, os jactos de água têm força a mais, remexendo o substrato junto ao vidro oposto e, por consequência, levantando plantas.

Ontem, quando coloquei esta ponteira, adicionei o nitrivec e estive a ver como se movimentava a água. O que acontece é que a corrente vai mais concentrada ao centro e depois separa-se de um modo quase uniforme para a parte frontal e traseira do aquário sem causar qualquer movimentação no substrato.

Provavelmente, não será a melhor maneira de ter a água a entrar no aquário mas para já, não me parece que tenha zonas com falta de circulação.

Abraço

Pedro Santos

MensagemAssunto: Re: Paradisum Squilla V2.0   Qui 05 Set 2013, 07:43Responder ao tópico

Boas!

Melhor! Very Happy

Isto da teoria é uma coisa e por vezes na prática não é bem assim.

Tem sempre a ver, como sabes, com o layout e hardscape usado!

O importante é mesmo estar satisfeito com os resultados e, no teu caso, tens mais que razões para o estar!

Abraço!

Hugo Saldanha

MensagemAssunto: Re: Paradisum Squilla V2.0   Qui 05 Set 2013, 09:49Responder ao tópico

Boas,

Exacto, cada caso é um caso. E fizeste bem em teres testado a movimentação da água.

Hmm, este tópico está a ficar com muita qualidade. Agora até já temos direito a fotos de “helicóptero” Wink Muito bom mesmo.

Abraço

João Marujo

Membro Prata
Membro Prata

MensagemAssunto: Re: Paradisum Squilla V2.0   Qui 05 Set 2013, 11:19Responder ao tópico

Hugo Saldanha escreveu:
Boas,
Hmm, este tópico está a ficar com muita qualidade. Agora até já temos direito a fotos de “helicóptero” ;)Muito bom mesmo.

Abraço
lol! lol! lol! 

João Marujo

Membro Prata
Membro Prata

MensagemAssunto: Re: Paradisum Squilla V2.0   Qui 12 Set 2013, 22:42Responder ao tópico

Ora boas!

Como o aquário já está montado à 11 dias, tinha de haver alterações...

Pois bem, a rotala rotundifolia foi substituida por rotala macandra 'green' e a staurogyne sp deixou de estar espalhada para se concentrar junto às pedras. Para tapete, coloquei eleocharis sp mini. Depois disto tudo vem a "maior" alteração...a iluminação do aquário! Comprei uma luminaria que o Hugo Saldanha tinha "refundida" na arrecadação! lol É uma calha SunSun 2x24W T5. Como eu ja sabia que ela vinha com duas lâmpadas de 4200K, aproveitei a ida à aquaeden no sábado e trouxe duas lâmpadas para substituir: Osram Lumilux Skywhite de 8000K (1850 Lm) e uma Radium Bonalux de 6500 K (1900 Lm). Assim sendo, pelas minhas contas estou com quase 70 Lm/litro (teoricamente, é claro).

Tirei umas fotos à pressa que não ficaram nada de especial...

Venham de lá essas críticas! Smile

Abraço

dg12

Membro
Membro

Gostos : 2

MensagemAssunto: Re: Paradisum Squilla V2.0   Qui 12 Set 2013, 23:37Responder ao tópico

Viva Domm,

Críticas?! Nem há ponto por onde se lhes pegue! lol! 

Esse aquário está demais, tomara eu para mim. Agora é esperar que essa verdura se espalhe e cresça.

Daquilo que sei, mesmo sendo de marca Osram, esses valores são mesmo 'teóricos'... Mas mesmo assim são valores espectaculares para essas plantas e dão boa iluminação no fundo do aquário. Vê é só o comportamento das gambas que podem ficar 'tímidos' Smile

Mais uma vez, parabéns pelo projecto.

cumps, David

andre200

Membro
Membro

Nome Real : Fernando André Rodrigues Dos Santos
Gostos : 2

MensagemAssunto: Re: Paradisum Squilla V2.0   Sex 13 Set 2013, 01:02Responder ao tópico

Olá e muitos parabens pela montagem.
Para mim uma das melhores. Agora vamos esperar para ver o desenvolvimento das plantas mas de certeza que irá ficar espantoso.
Continua a publicar as novidades a malta vai gostar.
Abraço.

Pedro Santos

MensagemAssunto: Re: Paradisum Squilla V2.0   Sex 13 Set 2013, 07:47Responder ao tópico

Boas!

Tens aqui uma pequena obra de arte!

Com essa iluminação vais ver as plantas a desenvolver 5*!

Cuidado é com as algas!

Abraço!

Paradisum Squilla V2.0

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo 
Página 1 de 5Ir à página : 1, 2, 3, 4, 5  Seguinte

Permissão deste fórum:Você não pode responder aos tópicos neste fórum
Peixefauna :: Água Doce ::  As Nossas Montagens :: Plantados-