Peixefauna
Bem-vindo(a) ao fórum PeixeFauna.
Para poder aceder livremente à nossa comunidade, terá que efectuar Login.
Se ainda não é membro registe-se agora.

InícioInício  Conectar-seConectar-se  Registrar-seRegistrar-se  
Aquoporto

Peixe Pimpão com barriga inchada

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo 
Ir à página : Anterior  1, 2, 3, 4  Seguinte
AutorMensagem

Mara Silva

Moderador EspecificoPeixeFauna

Gostos : 137

MensagemAssunto: Re: Peixe Pimpão com barriga inchada   Dom 01 Set 2013, 23:17Responder ao tópico

Sim, não ponha as pedras para já

-- Assinatura --
Cumpts.
Mara Silva

ModeradorEspecífico do Sub-Fórum Viviparos

Deolinda Pereira

Membro
Membro

Gostos : 1

MensagemAssunto: Re: Peixe Pimpão com barriga inchada   Dom 01 Set 2013, 23:30Responder ao tópico

Então é melhor ficar sem o carvão no filtro ou com o carvão. Eu tirei-lho agora quando tratei do aquario mas ainda não tenho as pastilhas só amanhã é que tenho hipotese de ir comprar.

Deolinda Pereira

Membro
Membro

MensagemAssunto: Re: Peixe Pimpão com barriga inchada   Dom 01 Set 2013, 23:32Responder ao tópico

Adoro este peixinho é a nossa companhia tenho que tentar salvá-lo.

Mara Silva

MensagemAssunto: Re: Peixe Pimpão com barriga inchada   Dom 01 Set 2013, 23:42Responder ao tópico

Sem carvão, o carvão elimina a medicação.
Se não quiser comprar a bomba (não são um grande investimento) e ficar com o filtro no aquário durante o tratamento, depois vai-se deparar com a parte complicada de repôr as bactérias do fitro, vai dar um bocadito de trabalho.

-- Assinatura --
Cumpts.
Mara Silva

Deolinda Pereira

Membro
Membro

MensagemAssunto: Re: Peixe Pimpão com barriga inchada   Dom 01 Set 2013, 23:59Responder ao tópico

Amanhã depois vejo como vou resolver. Se não comprar a bomba depois peço-lhe ajuda ok?
Muito obrigada por tudo.

Mara Silva

MensagemAssunto: Re: Peixe Pimpão com barriga inchada   Seg 02 Set 2013, 01:14Responder ao tópico

Sem problemas. No que puder ajudar.

-- Assinatura --
Cumpts.
Mara Silva

Deolinda Pereira

Membro
Membro

MensagemAssunto: Re: Peixe Pimpão com barriga inchada   Seg 02 Set 2013, 21:34Responder ao tópico

Boa noite
Primeiro que tudo quero aqui deixar o meu obrigado a todos os que me tem ajudado neste problema que o meu peixinho está a atravessar especialmente à Mara que tem sido 5 estrelas para me ajudar.
Já iniciei hoje o tratamento com meia pastilha,sal e aqua plus e foi colocada uma bomba de ar além do filtro (sem o carvão).Pelo que me parece ele já não tem tanta pinta laranja e pelo menos dá-me a ideia (pode ser só ideia) de que a bola já não está tão grande ou então o desejo de o ver bom é tão grande que me parece estar um pouco mais pequena. Ele pelo menos está mais activo.
A minhas dúvidas agora são:
quantos dias se faz o tratamento com a pastilha?
Quando lhe posso dar de comer? (pois ontem e hoje não lhe demos de comer)
Após o tratamento qual a melhor forma para fazer a filtragem da água?
Se for possivel darem-me uma ajuda eu agradeço.

Mara Silva

MensagemAssunto: Re: Peixe Pimpão com barriga inchada   Seg 02 Set 2013, 21:54Responder ao tópico

Pois, se tinhas bomba de ar não era preciso filtro. Lá se foram as bactérias. Agora vai dar um trabalhito. Mas tira o filtro, basta a bomba de ar. Coloca o filtro a trabalhar num balde lavadinho que nunca tenha levado detergentes ou quimicos. Se não perdeste já as bactérias todas é um milagre, mas também agora ao tirá-lo e colocar no balde com água nova vais ficar na mesma sem bactérias. Esse é outro assunto para depois dar trabalho se o peixe sobreviver

-- Assinatura --
Cumpts.
Mara Silva

Mara Silva

MensagemAssunto: Re: Peixe Pimpão com barriga inchada   Seg 02 Set 2013, 22:05Responder ao tópico

Bem, essa parte do tratamento no aquário é que vem estragar um bocadito o esquema. Como não tens testes da água é complicado detectar se a água está imprópria para o peixe, daí eu ter dito que era mais fácil tratar o peixe noutro local. Assim não seria dificil mudar a água de 24 em 24 horas e repôr a medicação. Durante a medicação não se faz filtragem, só a bomba para oxigenar a água.
É assim Deolinda. 17 anos é muita idade, o peixe deve ter um tamanho razoável, rapidamente a água vai ficar poluída. O tratamento tem que ser no minimo 3 dias, depois logo se vê se precisa mais tempo, mas a água não deve aguentar nem os 3 dias. Dar comida vai poluir a água, má ideia. Só ervilhas durante 3 dias.
A que horas aplicaste a pastilha no aquário?

-- Assinatura --
Cumpts.
Mara Silva

Deolinda Pereira

Membro
Membro

MensagemAssunto: Re: Peixe Pimpão com barriga inchada   Seg 02 Set 2013, 22:07Responder ao tópico

Podem dizer-me quantos dias se faz o tratamento com a pastilha? e quando lhe posso dar de comer? (pois ontem e hoje não lhe foi dado de comer ) Como posso saber se ele está a recuperar?
Após o tratamento qual a melhor forma para fazer a filtragem da água?

Deolinda Pereira

Membro
Membro

MensagemAssunto: Re: Peixe Pimpão com barriga inchada   Seg 02 Set 2013, 22:17Responder ao tópico

Coloquei a meia pastilha por volta do meio dia. Não lhe dei comer nenhum. Estava a pensar em desmanchar o aquario amanhã perto dessa hora lava-lo e colocar agua limpa, sal aqua plus e meia pastilha, ou acha que não mude a agua e coloque meia pastilha e o sal? a agua actualmente só está amarela da pastilha não se lhe tem dado comer não está suja.
Diga-me o que acha que deva fazer.
Obrigada

Deolinda Pereira

Membro
Membro

MensagemAssunto: Re: Peixe Pimpão com barriga inchada   Seg 02 Set 2013, 22:30Responder ao tópico

Em relação ás ervilhas cozidas quantas lhe posso dar? aos bocadinhos não é? e sem casca. quantas vezes ao dia?

Mara Silva

MensagemAssunto: Re: Peixe Pimpão com barriga inchada   Seg 02 Set 2013, 22:33Responder ao tópico

Não. Colocar mais medicação sem trocar a água está fora de questão.
O ideal é trocar a água toda de 24 em 24 horas e repôr o aqua plus, sal e meia pastilha, se tem possibilidade de fazer isso melhor. Fazer isto durante 3 dias pelo menos, depois dependendo se recupera ou não vê-se o que se segue. Vá colocando se puder umas fotos, para se ver se há progressos. Repare bem nas barbatanas, se notar barbatanas a desfazer avise.
Não esteja preocupada com o facto de ele não comer, que aguenta perfeitamente. Comer poderia fazer pior. O que pode fazer é durante estes 3 dias pô-lo a comer as ervilhas, fazem-lhe bem. A recuperação ainda demora um bocadinho, tudo leva o seu tempo. Ainda nem te 12 horas de tratamento. Eu sei que a ãnsia de o ver melhor é muita, mas tem que ser tudo feito com cautela.

-- Assinatura --
Cumpts.
Mara Silva

Mara Silva

MensagemAssunto: Re: Peixe Pimpão com barriga inchada   Seg 02 Set 2013, 22:35Responder ao tópico

Ora essa parte de quantas ervilhas tramou-me. Eu tive um peixe numa situação parecida, nessa altura dava-lhe 2 ervilhas descascadas e partidas em pedaços pequenos duas vezes por dia.

-- Assinatura --
Cumpts.
Mara Silva

Deolinda Pereira

Membro
Membro

MensagemAssunto: Re: Peixe Pimpão com barriga inchada   Seg 02 Set 2013, 22:52Responder ao tópico

Muito obrigada por tudo. Amanhã darei noticias e colocarei fotos.
Boa noite.

Mara Silva

MensagemAssunto: Re: Peixe Pimpão com barriga inchada   Seg 02 Set 2013, 22:55Responder ao tópico

Por mais difícil que me pareça vamos torcer para que o peixinho se recupere.
Ficamos então á espera das fotos e das novidades que esperoque sejam boas.

-- Assinatura --
Cumpts.
Mara Silva

Deolinda Pereira

Membro
Membro

MensagemAssunto: Re: Peixe Pimpão com barriga inchada   Seg 02 Set 2013, 23:01Responder ao tópico

obrigada. Boa noite

Deolinda Pereira

Membro
Membro

MensagemAssunto: Re: Peixe Pimpão com barriga inchada   Ter 03 Set 2013, 20:55Responder ao tópico

Boa noite.
Coloquei 3 fotos do meu peixinho para verem como ele se encontra e para me poderem ajudar se possivel.
O tamanho da barriga ainda não diminuiu, quanto ás pintas laranjas é que já desapareceram praticamente todas só se vê uma.
Dei-lhe ervilhas mas ele não come.
Hoje fiz-lhe novamente o tratamento conforme a Mara me indicou.

Precisava se possivel que me informassem quais os testes que devo adquirir para a água.
O sal a aplicar na água é sal de aquario ou posso continuar a pôr sal de cozinha? Se houver sal especifico que seja melhor para pôr na agua pedia o favor de me informarem.
Há mais alguma coisa que possa fazer por ele?

Deolinda Pereira

Membro
Membro

MensagemAssunto: Re: Peixe Pimpão com barriga inchada   Ter 03 Set 2013, 20:56Responder ao tópico

Boa noite.
Coloquei 3 fotos do meu peixinho para verem como ele se encontra e para me poderem ajudar se possivel.
O tamanho da barriga ainda não diminuiu, quanto ás pintas laranjas é que já desapareceram praticamente todas só se vê uma.
Dei-lhe ervilhas mas ele não come.
Hoje fiz-lhe novamente o tratamento conforme a Mara me indicou.

Precisava se possivel que me informassem quais os testes que devo adquirir para a água.
O sal a aplicar na água é sal de aquario ou posso continuar a pôr sal de cozinha? Se houver sal especifico que seja melhor para pôr na agua pedia o favor de me informarem.
Há mais alguma coisa que possa fazer por ele?

Mara Silva

MensagemAssunto: Re: Peixe Pimpão com barriga inchada   Ter 03 Set 2013, 21:43Responder ao tópico

Boa noite

Antes de mais deixe-me salientar que acho uma atitude muito correcta e bonita a sua preocupação com o peixinho. 17 anos é muito tempo, aliás, você é uma afortunada por ter conseguido manter esse peixinho durante tanto tempo, não é muito comum eles atingirem essa idade num aquário tão pequeno.

O facto das manchas laranjas terem aclarado já é um bom sinal, quanto ao inchaço, ainda passaram pouco mais de 24 horas desde o inicio do tratamento. O inchaço demora mais um bocadito se a medicação fizer efeito. Algum já está a fazer caso contrário as manchas não tinham melhorado, vamos a ver se é o suficiente, esperemos que sim. Esse tipo de problemas geralmente são de dificil cura e o peixe já não é propriamente um jovem. Para já não há muito mais que se possa fazer, é continuar o tratamento com a medicação e manter a água o mais limpinha possível, daí ter que se mudar completamente de 24 em 24 horas. O sal pode continuar a utilizar o de cozinha para já, tem é que o derreter bem derretidinho e cumprir a dosagem.
O facto de ele não comer não me agrada nada, mas pode ser esquisitice com as ervilhas. Faça o seguinte. Amanhã antes de lhe trocar a água toda novamente experimente dar-lhe 2 ou 3 floquitos, pouquinho, para ver se ele come. Ele não deve estar com grande equilibrio a nadar logo tente dar-lhos o mais perto possível da boquita.

Quanto aos testes, se o peixe sobreviver vai precisar pois o aquário após o tratamento vai dar uns problemazitos, convém tê-los. Se ele não sobreviver (esperemos que corra tudo bem) e quiser depois adquirir mais algum peixito convém ter na mesma os testes, são sempre úteis. Inicialmente são necessários os testes de PH, Amónia e Nitritos (NO2), depois posteriormente mais 2 ou 3.

Ontem já era tarde nem lhe respondi em condições.
Não me agradeça, estou apenas a fazer aquilo que acho correcto.
Há tempos também passei por uma situação complicada, infelizmente correu mal e perdi o meu peixinho.
Na altura tive a ajuda de uma pessoa á qual sou grata por me ter ajudado, e que admiro e respeito imenso pela sua humanidade para com os peixinhos.
Estou apenas a fazer o mesmo que fizeram por mim.
Não me agradeça a mim, mas sim a essa pessoa, porque se esse peixinho sobreviver vai ser graças aos ensinamentos que essa pessoa generosamente me transmitiu.

-- Assinatura --
Cumpts.
Mara Silva

Deolinda Pereira

Membro
Membro

MensagemAssunto: Re: Peixe Pimpão com barriga inchada   Ter 03 Set 2013, 22:22Responder ao tópico

Mara muito obrigada por tudo.
Eu acho que ele não come porque não consegue ficar direito no aquario nem ir ao fundo comer.
Amanhã vou tentar dar perto da boquita a ver se ele come.
Acha que ele só vai conseguir se equilibrar quando perder a barriga? Desculpe eu fazer estas perguntas mas desconhecia essa situação.
Mais uma vez muito obrigada.

Mara Silva

MensagemAssunto: Re: Peixe Pimpão com barriga inchada   Ter 03 Set 2013, 22:29Responder ao tópico

Enquanto o inchaço não passar não retoma o equilibrio. É complicado comer. Tem que lhe dar o comer o mais perto da boca. Mas antes de lhe trocar a água toda e pouca comida, só para testar a ver se ele come. Depois quando acabar o tratamento vê-se o que fazer

-- Assinatura --
Cumpts.
Mara Silva

Deolinda Pereira

Membro
Membro

MensagemAssunto: Re: Peixe Pimpão com barriga inchada   Ter 03 Set 2013, 22:34Responder ao tópico

muito obrigada Mara.
Amanhã darei mais noticias. Boa noite

Deolinda Pereira

Membro
Membro

MensagemAssunto: Re: Peixe Pimpão com barriga inchada   Qua 04 Set 2013, 21:21Responder ao tópico

Boa Noite.
Trago novas do meu peixinho ou seja ontem ainda tinha um pinta laranja hoje já não tem pinta nenhuma. Continua ainda com a barriga inchada. Já vai comer ervilha no fundo do aquario e limpa tudo. Já está com muita força, muito mais activo é só pena é que a barriga ainda não baixou. vou continuar a fazer o tratamento e torcer para que este membro da família recupere.
Obrigada Mara por tudo o que me ensinado e por me ajudar neste momento complicado.

Deolinda Pereira

Membro
Membro

MensagemAssunto: Re: Peixe Pimpão com barriga inchada   Qua 04 Set 2013, 21:31Responder ao tópico

Mara
Posso continuar a dar-lhe ervilhas (2 ou 3 ervilhas) 2 vezes ao dia?
obrigada

Peixe Pimpão com barriga inchada

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo 
Página 2 de 4Ir à página : Anterior  1, 2, 3, 4  Seguinte

Permissão deste fórum:Você não pode responder aos tópicos neste fórum
Peixefauna :: Água Doce ::  Doenças e Pragas-