Peixefauna
Bem-vindo(a) ao fórum PeixeFauna.
Para poder aceder livremente à nossa comunidade, terá que efectuar Login.
Se ainda não é membro registe-se agora.

InícioInício  Conectar-seConectar-se  Registrar-seRegistrar-se  
Aquoporto

Peixe Pimpão com barriga inchada

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo 
Ir à página : 1, 2, 3, 4  Seguinte
AutorMensagem

Deolinda Pereira

Membro
Membro

Gostos : 1

MensagemAssunto: Peixe Pimpão com barriga inchada   Dom 01 Set 2013, 17:36Responder ao tópico

Tenho um peixinho de estimação que tem perto de 17 anos. Fui de férias e alguem veio sempre tratar dele dar-lhe comida acontece que quando cheguei ele estava com a bexiga dilatada e até tem dificuldade em virar-se o que posso fazer? quem me ajuda?
Muito obrigada

João Pereira

Old SchoolPeixeFaunaOld SchoolPeixeFauna

Nome Real : João
Gostos : 68

MensagemAssunto: Re: Peixe Pimpão com barriga inchada   Dom 01 Set 2013, 18:00Responder ao tópico

Boas,

Se conseguires meter umas fotos, será mais fácil chegar-se a uma conclusão mais precisa. Wink

Abraço

Deolinda Pereira

Membro
Membro

MensagemAssunto: Re: Peixe Pimpão com barriga inchada   Dom 01 Set 2013, 18:30Responder ao tópico

Mara Silva

Moderador EspecificoPeixeFauna

Gostos : 137

MensagemAssunto: Re: Peixe Pimpão com barriga inchada   Dom 01 Set 2013, 18:39Responder ao tópico

Boa tarde

Vamos por partes

1º Não puseste o setup do aquário, é sempre útil no diagnóstico
2ª MUITO IMPORTANTE: Que côr é essa da água? Puseste alguma medicação? Parametros da água: PH, Amónia e nitritos, como estão?

-- Assinatura --
Cumpts.
Mara Silva

ModeradorEspecífico do Sub-Fórum Viviparos

Deolinda Pereira

Membro
Membro

MensagemAssunto: Re: Peixe Pimpão com barriga inchada   Dom 01 Set 2013, 19:01Responder ao tópico

A água está um pouco suja pois regressei hoje de férias e não sabia se podia mudar agua ou seja mexer-lhe com ele assim. Então fui retirando agua e acrescentando limpa mas o fundo está um pouco sujo. Foi colocado na água Nutrafin aqua+plus que é um condicionador para a agua da torneira. Ele deve ter-nos conhecido pois quando cheguei estava muito quieto e agora já vem perto de nós e mexe-se muito. O que posso fazer?

Mara Silva

MensagemAssunto: Re: Peixe Pimpão com barriga inchada   Dom 01 Set 2013, 19:07Responder ao tópico

Isso está muito feio, não vou mentir.
Por favor responde-me ao seguinte, sem esquecer nenhuma.

Quantos litros tem o aquário?
Já vi que temum filtro interior, o que está lá dentro?
Não tem testes para fazer á água?
Essas manchas laranjas nas escamas da barriga, sempre existiram ou surgiram agora?
Escamas levantadas, tem?
Barbatanas a desfazer?
Come?
Qualquer outra coisa diferente no peixe mencione por favor.

-- Assinatura --
Cumpts.
Mara Silva

Deolinda Pereira

Membro
Membro

MensagemAssunto: Re: Peixe Pimpão com barriga inchada   Dom 01 Set 2013, 19:22Responder ao tópico

Não não tenho testes.
as manchas laranjas acho que surgiram agora ou então eram muito pequeninas e não nos apercebemos e só agora se veem porque está dilatado e estão maiores.
Escamas levantadas não se veem e as barbatanas também não estão a desfazer-se.
Não sei se come porque não lhe dei comer pensei que fosse gases.
Ele já esteve assim mas não tão dilatado não comia e depois passou-lhe disseram-me que era gases. Eu não sei se ele ficou assim hoje ou já estava à mais dias e como ele estava no fim do aquario (na lateral que fica junto à parede) a pessoa que vinha cá por a comida não se apercebeu. Quando cheguei hoje ele estava lá no fim agora é que já vem perto de nós.

Deolinda Pereira

Membro
Membro

MensagemAssunto: Re: Peixe Pimpão com barriga inchada   Dom 01 Set 2013, 19:25Responder ao tópico

o aquario é de 20 litros. Dentro do filtro tem carvão activado e espuma.

João Pereira

MensagemAssunto: Re: Peixe Pimpão com barriga inchada   Dom 01 Set 2013, 19:36Responder ao tópico

O Carvão activo nao pode ser usado em conjunto com a medicação, pois esta perde o efeito. Retira o carvão, (faz uma tpa e mete mais um pouco de medicação). Rolling Eyes

Mara Silva

MensagemAssunto: Re: Peixe Pimpão com barriga inchada   Dom 01 Set 2013, 19:38Responder ao tópico

Os peixes de água fra reconhecem os donos, é normal que ele se chegue a si.

A minha opinião é a seguinte:

20 litros é pouquinho para o peixe.
Em primeiro lugar, a pessoa que se assegurou de tratar do peixe deve ter dado comida a mais.
Em 2º lugar o excesso de comida degradou a qualidade da água. Estas duas coisas estão na origem do problema dessa oranda.

Agora é assim:
Como essa água deve estar mesmo tóxica e se quer salvar o peixe aconselho o seguinte:
-Em 1º lugar limpar esse aquário, esse fundo tem que ficar limpissimo, se não tiver aspirador, toca a desmontar o aquário e limpar isso tudo, porque enquanto houver sujidade no fundo o peixe não recupera. Se tiver que o desmontar, pode sempre colocar o peixe num balde onde não tenham sido utilizados detergentes e quimicos.
Da água do aquário vai aproveitar apenas 5 litros, os restantes  para o lixo. Tem também que lavar o filtro ( retire água do aquário e lave as esponjas). O carvão num aquário só dura aproximadamente um mês e depois tem que ser substituído, não sei se sabia disso. De qualquer maneira, enquanto ele estiver doente, tire o carvão do filtro.
- Em 2º  cortar a alimentação do peixe.
- Em 3º alimentar opeixe com ervilhas, dê-lhe uma cozidela e retire-lhe a casca, isso vai ajudar a libertar gases.
- Em 4º essas manchas são uma infecção, sem medicação o peixe não se safa. Tem alguns medicamentos por casa para ele?

-- Assinatura --
Cumpts.
Mara Silva

Última edição por Mara Silva em Qui 05 Set 2013, 03:13, editado 1 vez(es)

João Pereira

MensagemAssunto: Re: Peixe Pimpão com barriga inchada   Dom 01 Set 2013, 19:45Responder ao tópico

Sem querer estar a fazer figura de parvo, Mara, será que se podia tentar "massajar" a barriga inchada de modo a ajudar a Oranda? Isto é, se for obstipação intestinal, pode ser que ajude.
Já vi alguns vídeos por ai, em que eles fazem isso, quando as Orandas têm uma "barrigona" enorme. Rolling Eyes

Deolinda Pereira

Membro
Membro

MensagemAssunto: Re: Peixe Pimpão com barriga inchada   Dom 01 Set 2013, 19:46Responder ao tópico

Ou seja retiro o carvão e o que é que quer dizer: (faz uma tpa.........) desculpa mas não percebi.

pedromiguel

Membro
Membro

Nome Real : Pedro Miguel
Gostos : 7

MensagemAssunto: Re: Peixe Pimpão com barriga inchada   Dom 01 Set 2013, 19:47Responder ao tópico

tpa = troca parcial de agua =)

Mara Silva

MensagemAssunto: Re: Peixe Pimpão com barriga inchada   Dom 01 Set 2013, 19:48Responder ao tópico

Boa tarde

Não João. A barriga inchada do peixe é causada por uma infecção, daí as manchas laranjas. Massajar poderia ser fatal.

-- Assinatura --
Cumpts.
Mara Silva

Última edição por Mara Silva em Qui 05 Set 2013, 03:14, editado 1 vez(es)

Mara Silva

MensagemAssunto: Re: Peixe Pimpão com barriga inchada   Dom 01 Set 2013, 19:50Responder ao tópico

Deolinda Pereira escreveu:
Ou seja retiro o carvão e o que é que quer dizer: (faz uma tpa.........) desculpa mas não percebi.
Deolinda, esquece lá a TPA, que as Tpas são feitas em volumes parciais. No teu caso isso tem que ser practicamente toda a água. Tens ou não medicamentos?

-- Assinatura --
Cumpts.
Mara Silva

Deolinda Pereira

Membro
Membro

MensagemAssunto: Re: Peixe Pimpão com barriga inchada   Dom 01 Set 2013, 19:52Responder ao tópico

Não tenho medicamentos para ela. O que posso então comprar para a infecção dela?
obrigada pela a ajuda que me está a dar.

Mara Silva

MensagemAssunto: Re: Peixe Pimpão com barriga inchada   Dom 01 Set 2013, 19:55Responder ao tópico

Diga-me 1º o que vai fazer em relação ao aquário (vai limpar, ou desmontar e passar o peixe para outro local?). E já lhe indico o que fazer em seguida.

-- Assinatura --
Cumpts.
Mara Silva

Última edição por Mara Silva em Qui 05 Set 2013, 03:15, editado 1 vez(es)

Deolinda Pereira

Membro
Membro

MensagemAssunto: Re: Peixe Pimpão com barriga inchada   Dom 01 Set 2013, 19:57Responder ao tópico

Não não tenho medicamentos para ela. Nem sei o que lhe dar.

Deolinda Pereira

Membro
Membro

MensagemAssunto: Re: Peixe Pimpão com barriga inchada   Dom 01 Set 2013, 19:58Responder ao tópico

Vou desmontar o aquario e passá-la para outro local.

Deolinda Pereira

Membro
Membro

MensagemAssunto: Re: Peixe Pimpão com barriga inchada   Dom 01 Set 2013, 20:04Responder ao tópico

Não faz mal tocar-lhe para a mudar para outro lugar? Ela não vai ficar ainda mais nervosa?

Mara Silva

MensagemAssunto: Re: Peixe Pimpão com barriga inchada   Dom 01 Set 2013, 20:12Responder ao tópico

Ok. Então vamos lá.

Mudá-la não é muito bom, mas pior é deixá-la como está, não se preocupe, mais facilmente morre por causa da sujidade do aquário do que pela mudança de local.

O medicamento tem que ser dado o mais rápido possível. Convém ser o Sera Bactopur Direct ( é em pastilhas). Compra-se nas lojas de aquariofilia.

Agora quando mudar o peixe, meça os litros de água que colocar e memorize-os para poder fazer o tratamento.
Vai colocar na mesma o Aqua plus, mas em dobro do que é recomendado. Vai colocar ainda 4,5 gramas de sal por cada litro de água. O sal como é urgente pode utilizar mesmo o sal grosso de cozinha. Derreta o sal em água até desaparecer.

Quando comprar o medicamento vai ter que partir a pastilha para o volume de água que utilizar. Para facilitar no partir da pastilha convinha pôr o peixe em 12.5 lt ou em 25 lt, assim seria fácil calcular a quantidade de pastilha a colocar. Se não puder ser nesses litros depois calculamos.

Quando fizer o tratamento, vai substituir a água toda de 24 em 24 horas  e repôr toda a medicação ( sal e pastilha).

Enquanto utilizar o medicamento a água tem que ser bem oxiigenada. Tem alguma bomba de ar?

-- Assinatura --
Cumpts.
Mara Silva

Última edição por Mara Silva em Qui 05 Set 2013, 03:16, editado 1 vez(es)

Vera Santos

Gostos : 499

MensagemAssunto: Re: Peixe Pimpão com barriga inchada   Dom 01 Set 2013, 20:15Responder ao tópico

Tópico movido para local adequado.

Deolinda Pereira

Membro
Membro

MensagemAssunto: Re: Peixe Pimpão com barriga inchada   Dom 01 Set 2013, 21:53Responder ao tópico

Mara
Já desmontei o aquario, já está lavado já tem aqua plus no dobro e o sal e o doentinho já lá está na sua casa lavada. Amanhã vou comprar as pastilhas. o aquario leva 28 litros. Como faço com as pastilhas?
Não tenho bomba de ar. Tenho mesmo que comprar uma?
Retirei-lhe as pedras que tinha estou a ferve-las é melhor depois não as colocar não é?
Muito obrigada por tudo

ismenio

Gostos : 4

MensagemAssunto: Re: Peixe Pimpão com barriga inchada   Dom 01 Set 2013, 22:32Responder ao tópico

17 anos é fora do vulgar, faz o que o que Mara disse para tentar salvar esse peixe, na realidade não é uma oranda mas um peixe dourado normal e tem a barriga muito inchada, para a próxima se ela se safar "oxalá se safe" é preferível ficar sem comer do que pedir a alguém para dar de comer.

Mara Silva

MensagemAssunto: Re: Peixe Pimpão com barriga inchada   Dom 01 Set 2013, 23:06Responder ao tópico

Nem tinha reparado na idade. Esse peixinho tanto tempo num aquário de 20 e poucos litros é um guerreiro.
28 litros = Meia pastilha
O "oxalá se safe" referido diz tudo. Não vai ser fácil, mas pelo menos tenta.
Sem bomba de ar é mais complicado porque é preciso manter a água a circular contantemente por causa do medicamento.
Pode deixar o filtro (sem o carvão) para oxigenar mas aí vai ter que se deparar com a morte das bactérias todas. O que significa que o aquário vai destabilizar e será quase como montar um aquário de raiz. O ciclo terá que ser feito novamente.
Alguma dúvida disponha

-- Assinatura --
Cumpts.
Mara Silva

Conteúdo patrocinado

MensagemAssunto: Re: Peixe Pimpão com barriga inchada   Responder ao tópico

Peixe Pimpão com barriga inchada

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo 
Página 1 de 4Ir à página : 1, 2, 3, 4  Seguinte

Permissão deste fórum:Você não pode responder aos tópicos neste fórum
Peixefauna :: Água Doce ::  Doenças e Pragas-