Peixefauna
Bem-vindo(a) ao fórum PeixeFauna.
Para poder aceder livremente à nossa comunidade, terá que efectuar Login.
Se ainda não é membro registe-se agora.

InícioInício  Conectar-seConectar-se  Registrar-seRegistrar-se  
Aquoporto

A Escala de PH da água.

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo 
AutorMensagem

rafael bittencourt

Recém chegado
Recém chegado

Gostos : 3

MensagemAssunto: A Escala de PH da água.   Ter 27 Ago 2013, 23:19Responder ao tópico

A escala pH significa concentração de hidrogeniontes e deriva do latim pondus Hidrogénio, que traduzido significa peso dos iões de hidrogénio.

Se na água estabelece-se uma água é acida ou alcalina. Se na água estão dissolvidos muitos ácidos e poucas substancias básicas, temos uma água ácida, um valor de pH 0 a 6.9 indica acidez, uma valor 7.0 é básico e de 7.1 a 14 é alcalino.

Até aqui a teoria na prática da aquariófilia, deve-se levar em conta que todos os organismos aquáticos, independente que se trate de peixes, plantas ou microorganismos estão acostumados a viver num preciso valor de pH.

Por exemplo um valor 6.0 de água é dez vezes mais ácida que 7.0. Para o aquarismo de água doce é preciso levar em conta o seguinte. Um valor de pH entre 6.8 e 7.5 é indicado para a  criação da maioria dos peixes e plantas, excluindo os cíclideos africanos e peixes e invertebrados marinhos que pertence a uma faixa de pH entre 8.0 e 8.4.
Temos que levar em conta também a quantidade de dióxido de carbono CO2 presente na água esse ácido atua no pH e reduz seu valor, caso não seja primeiro consumido ou expelido por plantas e peixes de água doce.
Um valor de pH abaixo de 5.5 é extremamente prejudicial para todos os peixes. Com um valor de pH de 7.5 e mais a maioria das plantas sofre falta de CO2 e não cresce.

No mercado de aquarismo existem vários testes de pH existentes. O ideal é calcular o pH pelo menos uma vez a cada 15 dias ou em trocas parciais de água.

Vera Santos

Old SchoolPeixeFaunaOld SchoolPeixeFauna

Gostos : 499

MensagemAssunto: Re: A Escala de PH da água.   Qua 28 Ago 2013, 01:51Responder ao tópico

Bem explicado, obrigada Rafael.Wink 

anapaula

Recém chegado
Recém chegado

Nome Real : Paula
Gostos : 1

MensagemAssunto: Re: A Escala de PH da água.   Qua 28 Ago 2013, 11:03Responder ao tópico

obrigada pela explicação Rafael.
já agora... a bomba de ar pode estar a produzir oxigenação em demasia e daí não permitir o crescimento das plantas?

Vera Santos

MensagemAssunto: Re: A Escala de PH da água.   Qua 28 Ago 2013, 11:44Responder ao tópico

A bomba de ar não é necessária se houver uma filtragem eficiente e boa circulação de água pela superfície do aqua, a movimentação da água só por si já oxigena a água! POrtanto bem podes desfazer-te da bomba, só te consome energia.

Joao_Costa

Moderador EspecificoPeixeFauna

Nome Real : João Costa
Gostos : 40

MensagemAssunto: Re: A Escala de PH da água.   Qua 28 Ago 2013, 15:14Responder ao tópico

Boas,

Eu tive que voltar a colocar as minhas bombas novamente nos aquas.
Comecei a ter baixas nos camarões e parecia tudo estar bem ... agua com movimentação etc, até que o Cláudio Cabral quando lá foi a casa teve a feliz ideia de olhar para a água do aqua debaixo para cima e viu que tinha a tal "película maravilha" que não se notava olhando de cima para baixo.

E eu a pensar que a movimentação era suficiente.

@Anapaula será essa película de gordura que deve ter em atenção nos teus aquários, pois a mesma não permite a troca de gases entre a água e a atmosfera. Logo o O2 tende a diminuir com o tempo sendo mortal para os vivos por envenenamento da água. Já agora olha para a água debaixo para cima LOLOL

Manter flautas acima do nível da água ou uma boa movimentação da água à superfície ajuda a eliminar essa película garantidamente como a Vera disse.

-- Assinatura --
Abraço João

ModeradorEspecífico do Sub-Fórum Invertebrados

Renato MS

Membro
Membro

Nome Real : Renato
Gostos : 3

MensagemAssunto: Re: A Escala de PH da água.   Qua 28 Ago 2013, 17:36Responder ao tópico

Gostei da iniciativa de publicar essas informações.

Tenho duas questões a partir do que foi publicado neste tópico:

1-) O que seria "Película Maravilha? e como ela se forma? e é só preciso movimentação superficial para combatê-la?

2-) os padrões de injeção de oxigênio e dióxido de carbono em relação ao pH: como se obteria a concentração gasosa ideal deles mantendo o pH ideal? *deixe pelo menos uma sugestão

Joao_Costa

Nome Real : João Costa
Gostos : 40

MensagemAssunto: Re: A Escala de PH da água.   Qua 28 Ago 2013, 18:37Responder ao tópico

Ola Renato

Respondendo ao tópico 1.

Vou colocar fotos da tal pelicula que falo.
As fotos não são minhas, mas dá para teres umas ideia.
Para mim as fotos estão até numa fase bastante avançada da pelicula de gordura.

O que penso que possa formar esta pelicula vai desde o facto de não haver ou haver pouca circulação da água no aquario ao excesso de alimento.
Como é natural fazer, todos nós temos que depositar comida no aquário. Comida essa que liberta sempre gordura e nutrientes para a água.
Com o tempo e pouca circulação, essa gordura tende a aumentar e a criar a tal pelicula que falamos.
Além dos compostos organicos acredito que ela se forme também por acção bacteriana que é criada pelo excesso de nutrientes na superficie do aquário.
Ela não é prejudicial na sua composição, tornar-se prejudicial porque pode ser de tal modo grossa que não permite as trocas gasosas no aquario, ficando assim cada vez menos O2 dentro dele.

Sobre o 2º tópico não vou responder porque não é a minha praia.
Eu nunca usei CO2 nos meus aquas e o O2 que meto é a olho.
Tento meter cerca de 2 a 3 bolhas por segundo.
Vamos aguardar pela malta os plantados e dos CO2 para te explicar melhor isso.

-- Assinatura --
Abraço João

ModeradorEspecífico do Sub-Fórum Invertebrados

Última edição por Joao_Costa em Qui 29 Ago 2013, 08:54, editado 1 vez(es)

anapaula

Recém chegado
Recém chegado

MensagemAssunto: Re: A Escala de PH da água.   Qua 28 Ago 2013, 21:55Responder ao tópico

Cheia de orgulho respondo.... não tenho pelicula na água.
Calculo que flautas sejam os tubinhos que saem do filtro e que ficam quase á superficie da água ?! Se for isso tenho-os , tanto o filtro interno como o externo. Estou a pensar que se calhar é mesmo a falta de substrato ... Tenho tendência a deixar as lãmpadas ligadas 8 ou 10 horas mas isso é mau é para as algas e não para as plantas ou não??
bjks

Vera Santos

MensagemAssunto: Re: A Escala de PH da água.   Qua 28 Ago 2013, 22:59Responder ao tópico

sim, as flautas são isso mesmo.
Sim, 8h de fotoperiodo é suficiente. Iluminação em demasia também provoca o aparecimento de algas.

Sobre o substrato não percebi a tua dúvida.

ismenio

Gostos : 4

MensagemAssunto: Re: A Escala de PH da água.   Qua 28 Ago 2013, 23:32Responder ao tópico

João Costa

Acho que dizes-te tudo

O bio filme é gerado por excesso de carga orgânica e pode gerar problemas de oxigenação no aquário.
Acontece normalmente em aquário novos com pouca circulação ou que tenham abusado das baterias do ciclo ou com excesso de detritos no fundo ou excesso de comida.

Júlio Maia

Membro Ouro
Membro Ouro

Nome Real : Júlio Maia SHARKman
Gostos : 35

MensagemAssunto: Re: A Escala de PH da água.   Qui 29 Ago 2013, 01:04Responder ao tópico

Eu ó tive esse problema uma vez e resolvi-o com um filtro de esponja dos cubos dos discos, desapareceu em sias ficou amontoada as bordas do aquario e foi fácil retirar com uma espátula.

-- Assinatura --
Aquele Abraço
Júlio Maia SHARKman

www.nadaveiro.pt

Administrador do Núcleo Aquariofilia Distrito Aveiro

anapaula

Recém chegado
Recém chegado

MensagemAssunto: Re: A Escala de PH da água.   Qui 29 Ago 2013, 08:57Responder ao tópico

O aquario foi montado sem terem colocado substrato (deve ficar por baixo do areão, certo?). seria aí que as plantas iriam buscar parte dos nutrientes para alimentação, certo? Será então a razão principal para que as plantas não crescam. Mas há a questão dos peixes. Já me disseram que os peixes comem as plantas e que o peixe gato pode desenterrar e partir as raizes, e como os meus peixes são grandes....

Vera Santos

MensagemAssunto: Re: A Escala de PH da água.   Qui 29 Ago 2013, 09:57Responder ao tópico

Ana, não desperces informação, é mais difícil acompanhar-te e ajudar-te nas tuas dúvidas, não te esqueças do teu tópico, esta pergunta podes fazer lá vais ver que se o pessoal souber te ajuda na mesma.

anapaula

Recém chegado
Recém chegado

MensagemAssunto: Re: A Escala de PH da água.   Qui 29 Ago 2013, 10:57Responder ao tópico

OKai. Sigo o conselho
Desculpem mas sou novata nestas coisas dos foruns.
Obrigada a quem me aturou
BJK
Paula

Sandra Costa

Moderador GeralPeixeFauna
Moderador GeralPeixeFauna

Nome Real : Sandra Costa
Gostos : 88

MensagemAssunto: Re: A Escala de PH da água.   Qui 29 Ago 2013, 11:56Responder ao tópico

Citação :
Obrigada a quem me aturou
:lol:  estamos aqui para isso Wink
Se colocares esse tipo de perguntas no teu topico torna-se mais fácil ajudar-te pois lá já temos toda a informação do teu aquario Wink

Conteúdo patrocinado

MensagemAssunto: Re: A Escala de PH da água.   Responder ao tópico

A Escala de PH da água.

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo 
Página 1 de 1

Permissão deste fórum:Você não pode responder aos tópicos neste fórum
Peixefauna :: Água Doce ::  Iniciação à Água Doce-