Peixefauna
Bem-vindo(a) ao fórum PeixeFauna.
Para poder aceder livremente à nossa comunidade, terá que efectuar Login.
Se ainda não é membro registe-se agora.

InícioInício  LoginLogin  Registrar-seRegistrar-se  
Aquoporto

Dúvida com alevins de Kinguios (Não desenvolvem e estão a morrer)

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo 
Ir à página : 1, 2  Seguinte
AutorMensagem

Sofia OD

Membro
Membro

Gostos : 1

MensagemAssunto: Dúvida com alevins de Kinguios (Não desenvolvem e estão a morrer)   Ter 27 Ago 2013, 10:41Responder ao tópico

Boas,

No dia 14 de Agosto eclodiram centenas de pequenos peixinhos no meu lago.. Antes que os pais os comessem tratei de separar tudo como já referi aqui.
Como eram tantos admito que fui um pouco descuidada, e ao mudar plantas com ovos de local acabei por espalhar peixes por todo o lado! O que por um lado deu para notar algumas diferenças no seu desenvolvimento.

No lago (que está dividido) todos os dias me aparecem peixes mortos(poucos mas vão aparecendo)..
No lago das tartarugas também lá foram parar uns 5 (ou menos) e estão sempre no cantinho deles e estão ligeiramente maiores que os do lago dos peixes (mas pouco se nota). Pensava eu que fosse por terem mais espaço e mais "bicharada" para comer, visto que as minhas tartarugas (como eu costumo brincar) são vegetarianas, só querem é verdurinhas, por isso nem incomodam os peixes nem larvas que andem por lá.

O estranho é quando hoje fui ver como estava a minha salvinia (que tenho numa bacia de roupa) vejo lá dois peixinhos "gigantes"! Pelo menos comparando com os outros são enormes! Enquanto a maioria deve ter cerca de 1mm aqueles dois devem ter 2mm.. O que em bichinhos pequenos nota-se uma grande diferença! Não só no comprimento, mas enquanto a maioria são fininhos e transparentes parecendo larvas de mosquito, estes já são "compostos", já têm cor e são cheiinhos! (Assim que possa coloco fotos)

Apesar de serem só dois estavam num espaço menor, ao não apanharem tanto sol a água não criou algas e o fundo está cheio de minúsculas minhoquinhas vermelhas, que penso que um até tem uma na barriga.
Será disso?! Mais alimentação?

Durante o dia +- de 2h em 2h dou um pó verde da Sera próprio para alevins de ovivíparos, aqueles 2 como nem sabia que existiam não lhes dava comer e estão com aquele tamanho todo e não encontrei nenhum morto lá..

Que acham que possa ter ocorrido?

Última edição por Sofia OD em Sex 18 Jul 2014, 10:16, editado 1 vez(es)

rafael fernades

Membro
Membro

Gostos : 2

MensagemAssunto: Re: Dúvida com alevins de Kinguios (Não desenvolvem e estão a morrer)   Qua 28 Ago 2013, 21:11Responder ao tópico

separei um kinguio que estava doente e na agua que retirei do lago veio junto 1 alevino,separei o em uma bacia e na bacia coloquei umas plantinhas;para minha supresa as plantinhas estavam cheias de ovos e nasceram uns 15 alevinos,mas morreram todos e sobrou apenas 1 que ja esta bem grandinho agora,e em breve ele vai morrar no lago.no inicio apesar de ser errado eu colocavar raçao mesmo mas esfarelada,e agora já alimento com raçao normal.

Mara Silva

Moderador EspecificoPeixeFauna

Gostos : 137

MensagemAssunto: Re: Dúvida com alevins de Kinguios (Não desenvolvem e estão a morrer)   Qua 28 Ago 2013, 23:25Responder ao tópico

A parte dos peixes da bacia é fácil. Não alimentaste com ração, tens plantas na bacia. O que achas que pode ter acontecido? Fácil. Ao não alimentares não poluiste a água, os peixes também produziram menos fezes e o pouco de poluição da água ( como poluição refiro-me a amónia, nitritos e nitratos) foi absorvida pela salvinia que é uma óptima consumidora de poluentes. Logo os peixes crescem por estarem mais saudáveis, mesmo não sendo num espaço muito grande, mas também eles são miniaturas.

-- Assinatura --
Cumpts.
Mara Silva

ModeradorEspecífico do Sub-Fórum Viviparos

Sofia OD

Membro
Membro

MensagemAssunto: Re: Dúvida com alevins de Kinguios (Não desenvolvem e estão a morrer)   Qui 29 Ago 2013, 09:42Responder ao tópico

Realmente faz sentido..
Tanto que os que foram parar ao lago das tartarugas com as plantas, estão maiores mas não muito, pois apesar de terem muito mais espaço as tartarugas poluem mais a água..
E pronto, os da bacia tiveram de se alimentar na mesma, mas de "minhocas" e talvez daqueles caramujos pequeninos que vieram com a salvinia..
Verdade se diga também ainda não vi os restantes alevinos alimentarem-se do pó (apesar de supostamente ser indicado para eles).
Vou ver se compro artemia a ver se se alimentam melhor.
Por agora o que fiz foi colocar em bacias e afins 1 peixe por um litro de água (num balde de 5 litros ter 5 peixes) dividi por esses baldes salvinia e jacintos de água e tentei aproveitar ao máximo as tais minhoquinhas (mas lá está, elas eventualmente também acabam).
Só não tenho é capacidade para todos que não é facil arranjar tanto sitio e colocar poucos peixinhos de cada vez, mas a ver se resulta melhor assim..

Obrigada pela ajuda Smile

Vera Santos

Old SchoolPeixeFaunaOld SchoolPeixeFauna

Gostos : 499

MensagemAssunto: Re: Dúvida com alevins de Kinguios (Não desenvolvem e estão a morrer)   Qui 29 Ago 2013, 09:53Responder ao tópico

Tópico movido para local adequado.

Sofia OD

Membro
Membro

MensagemAssunto: Re: Dúvida com alevins de Kinguios (Não desenvolvem e estão a morrer)   Qui 29 Ago 2013, 16:20Responder ao tópico

Desculpa Vera, estou sempre a colocar no sítio errado Embarassed 
Ainda estou muito "verdinha" aqui no fórum..

Sofia OD

Membro
Membro

MensagemAssunto: Re: Dúvida com alevins de Kinguios (Não desenvolvem e estão a morrer)   Sex 30 Ago 2013, 09:32Responder ao tópico

Bem, estive a falar com uma funcionária de uma loja de animais e cheguei à conclusão (não tão brilhante quanto isso) que talvez o melhor seja eu abrir o lago e deixar a natureza fazer o resto...
O lago já é pequeno para os adultos, separado ainda pior..
Vou tentar "salvar" o máximo que puder em caixas de arrumação e em vez de pensar tanto em salvar futuras gerações, pensar em melhorar o espaço para os peixes adultos..

Muito obrigada pela ajuda!

Joao_Costa

Nome Real : João Costa
Gostos : 40

MensagemAssunto: Re: Dúvida com alevins de Kinguios (Não desenvolvem e estão a morrer)   Sex 30 Ago 2013, 10:00Responder ao tópico

Boas,

Sofia gostei bastante do lago.
Peixinhos não é mesmo o meu assunto, mas sobre a separação de animais para criação ou selecção, penso que as regras se apliquem as mesmas para quase todas as situações.

O Lago não é grande e com a separação ainda mais reduzido ficou.
Obriga a um controle quase diário dos parâmetros da água e com este calor ... menos água mais temperatura ganha pela pouca litragem que tem. Normalmente quando separamos animais em tanques pequenos ou com pouca litragem, tentamos fazer a separação por rede, para que a litragem seja sempre a mesma e haja uma maior circulação.

Concordo com as caixas de arrumação como salvação, até porque tiveste bons resultados.
À medida que fores tendo peixes com tamanho vais colocando os mesmos no lago.

Nos camarões é utilizada a mesma técnica. Filhotes numa maternidade até terem tamanho e dp siga para o aqua principal.

Boa sorte.

-- Assinatura --
Abraço João

ModeradorEspecífico do Sub-Fórum Invertebrados

Sofia OD

Membro
Membro

MensagemAssunto: Re: Dúvida com alevins de Kinguios (Não desenvolvem e estão a morrer)   Sex 30 Ago 2013, 10:21Responder ao tópico

Olá João Smile

Ali não sei se conseguiria colocar rede, foi uma separação feita à pressa, com telhas, pedras e uma piscina de criança que utilizava para a quarentena das minhas tartarugas..

Mas de qualquer forma, não pensei no "depois": Onde colocar os peixes quando começarem a crescer.
Pois o lago, mesmo aberto, está pequeno para os adultos, quanto mais para novos peixes.. (E admito que nunca pensei serem tantos "mini-peixes"!)

Tenho de ver a melhor maneira, se ainda consigo este ano (ou para o próximo ano) aumentar o lago, fazer um filtro e arranjar a bomba.. Pôr o lago a funcionar correctamente!

A ver vamos como corre.. Obrigada Smile

Joao_Costa

Nome Real : João Costa
Gostos : 40

MensagemAssunto: Re: Dúvida com alevins de Kinguios (Não desenvolvem e estão a morrer)   Sex 30 Ago 2013, 10:28Responder ao tópico

Boas,

Ok Sofia.
Vai dando novidades então sobre como está a correr a coisa.

Desculpa o offtopic mas "utilizava para a quarentena das minhas tartarugas" que tinham elas?
Estou a perguntar porque tenho uma tartaruga com problemas.

-- Assinatura --
Abraço João

ModeradorEspecífico do Sub-Fórum Invertebrados

Mara Silva

MensagemAssunto: Re: Dúvida com alevins de Kinguios (Não desenvolvem e estão a morrer)   Sex 30 Ago 2013, 13:05Responder ao tópico

João: Tartarugas, não capisco nada, gostaria de ajudar mas deixo isso para quem saiba.

Sofia: Peixes de água fria quando reproduzem é ás centenas, e geralmente a maioria dos ovos ecledem como já verificaste.

Estamos em pleno Verão, a situação mais complicada que podes enfrentar agora são as altas temperaturas da água. Ou seja quanto maior a temperatura da água, menos oxigénio disponível. Os peixes de água fria consomem muito oxigénio, e para agravar libertam muito dióxido de carbono, por isso quanto mais plantas conseguires ter melhor. A água estagnada é uma má ideia, com a falta de oxigénio e excesso de CO2, e tantos peixinhos em tão pouca litragem, os parametros da água vão destabilizar por completo se a água não tiver uma boa circulação. Teres dividido o lago agrava ainda mais esse facto.
Deixo apenas mais uma observação: 550 litros/16 peixes= aproximadamente 35 lt/peixe. É muito pouco.

-- Assinatura --
Cumpts.
Mara Silva

Sofia OD

Membro
Membro

MensagemAssunto: Re: Dúvida com alevins de Kinguios (Não desenvolvem e estão a morrer)   Sex 30 Ago 2013, 13:51Responder ao tópico

Joao_Costa escreveu:
Desculpa o offtopic mas "utilizava para a quarentena das minhas tartarugas" que tinham elas?
Estou a perguntar porque tenho uma tartaruga com problemas.
Se achas que está doente (nada de lado, não consegue ir ao fundo, olhos inchados, etc) o melhor é levá-la a um vet de exóticos!
De qualquer forma, (espero que não me levem a mal a "publicidade") um bom fórum português sobre tartarugas é este: http://mundodastartarugas.forumpratodos.com/
Passa por lá que serás bem recebido! Smile

Quanto à piscina: Eu sou um pouco contra a compra de algumas espécies de tartarugas, havendo tantas para adopção, por isso as minhas 3 tartarugas (e outra que dei a um amigo) foram adoptadas adultas! De qualquer forma antes de as colocar no lago deixava-as na piscina cerca de 1 mês para ver se estava tudo bem com elas, a nível de doenças e afins.

Boa sorte com a bichinha e qualquer coisa dispõe Smile

Sofia OD

Membro
Membro

MensagemAssunto: Re: Dúvida com alevins de Kinguios (Não desenvolvem e estão a morrer)   Sex 30 Ago 2013, 15:43Responder ao tópico

Mara: Sei que nada tem a ver com o tópico, mas já que falaste sobre a falta de oxigénio, será que ajuda fazer tpa's com mais frequência?!.. (pelo menos enquanto não tiver filtro, bomba arranjada, etc)

Quanto às plantas, quero ver se arranjo mais, pelo menos pinheirinha devo ir buscar este fim de semana, só não sei muito bem é como colocar esse tipo de plantas dentro do lago, o material que se usa e afins.. Um colega do fórum das tartarugas mete com lodo que arranja nos rios, mas não sei até que ponto seja bom :/

Já me disseram o mesmo quanto à quantidade de peixes.. E são menos litros ainda, são só 500+- :s

Custa-me um pouco mas estou a pensar ir a uma loja de animais e tentar trocar alguns dos que têm dois anos por comida para animais ou algo do género e ficar só com 10 peixes..

Mara Silva

MensagemAssunto: Re: Dúvida com alevins de Kinguios (Não desenvolvem e estão a morrer)   Sex 30 Ago 2013, 20:18Responder ao tópico

Boa tarde

Não sei ao certo com que frequência fazes as Tpas.
Quanto ás plantas, humm, eu sou um bocado "paranoica" com a utilização dessas coisas captadas na natureza sem ser feita um desinfecção. Para as tartarugas, é um assunto, para os peixes é outro. Lodo retirado dos rios era coisa que eu não punha num lago meu. Era preferivel arranjar uns vasos grandes, plantar lá as plantas, colocar-lhe um pouco de substrato fértil ( se necessitarem de fertilização) e depois uma camada de areão. Sem substrato fértil também se aguentam geralmente, umas pastilhazitas fertilizantes para as raízes e problema resolvido.
O grande contra do teu lago actualmente é a falta de circulação da água. A nível da filtragem pode perfeitamente manter-se um lago sem filtro se o volume estiver adequado para a fauna, tem é que ter mais manutenção, mais Tpas, circulação e acima de tudo muitas plantas.
Quanto aos peixes. 10 peixes é o máximo. Tens uns peixitos a mais sim, ainda são pequenos, mas vão crescer, e aí sim precisam de mais água para o crescimento não parar e os orgãos não atrofiarem causando doenças e posterior morte. É sempre chato termos que dar os nossos peixitos. Mas não vais conseguir mantê-los todos nessa litragem e então se ficares com os recém nascidos pior. A solução passa por dá-los ou um novo lago:D . Novo lago, isso sim era assunto...

-- Assinatura --
Cumpts.
Mara Silva

Sofia OD

Membro
Membro

MensagemAssunto: Re: Dúvida com alevins de Kinguios (Não desenvolvem e estão a morrer)   Sab 31 Ago 2013, 09:43Responder ao tópico

Pelo que tenho pesquisado faço poucas Embarassed 
Mais ou menos 2x por mês, retiro cerca de metade da água (desde que tive ovos não o fiz pois os alevins sairiam pelo ralo) e volto a colocar directamente água da companhia ou do motor.. (que pelo que tenho andado a pesquisar também é mau pois deveria deixar a água repousar..)

Quanto às plantas, eu não "desinfectei" as minhas, deixei foi os jacintos em baldes e durante uma ou duas semanas mudava a água e lavava com a mangueira de pressão.. O papiro ainda não tive coragem de colocar em nenhum dos lagos (está num balde com água também) por causa dessa situação do lodo.. Pois esse meu amigo é que me deu (fazemos muitas trocas de plantas e afins) e veio em lodo e eu não estava a gostar muito da ideia, principalmente quanto ao que poderá vir dentro do lodo.. Já a salvinia (também dada por ele) pensei eu que tivesse bem e veio carregada daqueles caracois pequeninos que aparecem nos aquários...
A vantagem dele é que tem 4 Trachemys, que são "praga" também e devoram tudo o que é animal.. Por isso é que ele nem dá pelos caracóis ou outros bichos que aparecam no lago!

Sobre o substrato, é do normal que se vende nas lojas para plantas?! Desculpa a ignorância, é que por muito triste que seja "este mundo" ainda é todo novidade para mim...

Quanto à circulação eu vou abrir outro tópico com fotos da minha bomba, das "peças" em falta e afins para ver se me conseguem ajudar.. Tenho uma cadela que quando era mais pequena tinha acesso ao lago, mas entretanto começou a deitar-se lá dentro no verão, a caçar peixes para os trazer para brincar cá fora e também tentou trazer a bomba e partiu tudo.. Arranjámos outra solução para a cadela sair daquele espaço mas fomos adiando a situação da bomba..

Novo lago era bom.. Mas se nem de um sei cuidar (neste momento, que quero aprender Wink ) quanto mais de outro :s
Sem contar que este ano já fiz o das tartarugas e ando em obras em casa, e neste momento só o meu pai a trabalhar não é fácil fazer tudo de uma vez.. Por isso acho que a atitude mais sensata é retirar peixes do lago..
Para o ano convenço o meu pai a aumentar o lago para cima (não é o ideal, mas sempre é melhor Smile )

Há um lago em casa da minha avó, de um material estilo pvc mas mais resistente (que é de um tio meu que está emigrado). O lago é super porreiro, tem 1000l pelo menos e ele só lá tem uns 10 peixes.. Por um lado eu podia pôr lá os meus e voltar a buscá-los quando tivesse o meu lago melhorado, mas se nem aqueles estão cuidados (que a única coisa que fazem é mandar comida todos os dias lá para dentro e quando é todos os dias), prefiro levá-los a uma loja que irem para condições piores do que as que estão!

Já que fiz tanta asneira para trás em relação aos peixes quero ver se daqui para a frente lhes começo a dar uma vida melhor Smile

Mara Silva

MensagemAssunto: Re: Dúvida com alevins de Kinguios (Não desenvolvem e estão a morrer)   Sab 31 Ago 2013, 13:13Responder ao tópico

Olá Sofia

No inicio muitos de nós entusiasmados acabamos por meter os pés pelas mãos.
Agora é assim. Os teus peixes ainda não são muito grandes, tens uma média de 30 a 35 litros para cada um. Se pretendes aumentar o lago, podes perfeitamente mantê-los mais uns meses em 500 litros, não é daí que virão problemas. Desde que a água mantenha bons parametros, ou seja, tens que aumentar a frequencia dessas Tpas. 25% todas as semanas chega perfeitamente. O ideal então é aumentar a circulação da água em especial no verão por causa da oxigenação da água.
Esse lago do teu tio está na litragem ideal para os peixes, ainda dava para colocar lá mais uns 4 na boa. Mas se dizes que não fazem manutenção do lago, é um bocadito chato. Levá-los a uma loja, é uma opção, tenho pena dos pobrezinhos, estão habituados ao bem bom, se forem para a loja, o mais provável é irem parar a um globo de 5 lt ou menos e durarem 1 mês se tanto. Se pretendes aumentar o lago daqui a uns tempos podes perfeitamente mantê-los mais uns meses. Já os recém-nascidos é outro assunto. Esses já não tens hipóteses de ficar com eles. Onde os colocarias? A desinfecção das plantas é sempre conveniente para não haver introdução de parasitas e bactérias no lago. Quanto ao substrato, há o próprio de aquariofilia, esses das lojas de plantas não são tão puros, mas conheço quem os utilize e não teve problemas.
Quanto á água da companhia, não convém ir directa para o aquário por causa do cloro. O cloro faz mal ás guelras dos peixes. O ideal é mesmo deixar a água repousar.

-- Assinatura --
Cumpts.
Mara Silva

Sofia OD

Membro
Membro

MensagemAssunto: Re: Dúvida com alevins de Kinguios (Não desenvolvem e estão a morrer)   Sab 31 Ago 2013, 17:05Responder ao tópico

Olá Mara,

Vou tentar então fazer mais tpa's, mas vou aproveitar para ir a uma loja e deixar lá um dos peixes maiores que tenho.. Foi outra asneira antiga...
Há 2 ou 3 anos um amigo do meu pai andava a pesca e pescou kinguios. Como sabia que tinha-mos um lago perguntou se queriamos, foi um "sim" sem pensar muito!
Eram 3, um foi o que a minha cadela tirou e quando o encontrá-mos já estava morto, outro acabou por morrer do nada (talvez pelas condições completamente diferentes que no habitat natural) e o 3º ficou, mas nota-se que é agressivo com os outros, é o que cria mais problemas, que anda sempre "agitado".. Para um globo duvido que vá (ou espero eu que ninguém se lembre de uma barbaridade dessas!) mas pode ser que vá para um lago maior que o meu..

Os recém nascidos é mesmo algo a ponderar.. Ainda vão demorar um tempo a crescer, e os cerca de 200 que coloquei de parte de certo não vão chegar nem a um ano, pois já vi os maiorzinhos comerem os mais pequenos. Se entretanto o meu pai resolver aumentar o espaço depois vejo se tenho condições para os manter Smile

Sobre desinfectar plantas ainda é algo que tenho de pesquisar, e sobre o substrato só procurando então por aqui nas lojas ou então há algum site online que possas indicar que venda?

Quanto à água vou fazer isso e arranjar algo que dê para deixar a água repousar Wink Já agora, por quanto tempo +-?!

Mara Silva

MensagemAssunto: Re: Dúvida com alevins de Kinguios (Não desenvolvem e estão a morrer)   Sab 31 Ago 2013, 17:18Responder ao tópico

Boa tarde

Repouso da água eu costumo deixa 36 horas, mas isso sou eu. Acho que 24 horas chega.
Sites de venda tens aqui pelo fórum, é só consultares.
Ainda há pouco me lembrei de ti. Fui comprar umas coisas e vi um filtro para lagos porreiro. Era um alívio teres uma coisa daquelas. Já dava e sobrava para o teu lago. Mas aquela porra ainda custa 115 €, nem é muito se compararmos com os filtros de aquário.

-- Assinatura --
Cumpts.
Mara Silva

ismenio

Gostos : 4

MensagemAssunto: Re: Dúvida com alevins de Kinguios (Não desenvolvem e estão a morrer)   Sab 31 Ago 2013, 23:42Responder ao tópico

Sofia OD escreveu:

Durante o dia +- de 2h em 2h dou um pó verde da Sera próprio para alevins de ovivíparos, aqueles 2 como nem sabia que existiam não lhes dava comer e estão com aquele tamanho todo e não encontrei nenhum morto lá..

Que acham que possa ter ocoriddo?
Das de comer de 2 em 2 horas ? No lago onde estão os pequenos ?

PS: Se nasceram a 14 de Agosto so devias começar a alimentar passado uma semana.

Sofia OD

Membro
Membro

MensagemAssunto: Re: Dúvida com alevins de Kinguios (Não desenvolvem e estão a morrer)   Dom 01 Set 2013, 00:36Responder ao tópico

Ismenio, agora já não dou de 2h em 2h, só coloco um pouquinho de pó de vez em quando e entretanto como já referi tem-se comido uns aos outros (lei da natureza).

No lago neste momento os que sobreviveram (se é que está lá algum vivo) estão juntamente com os adultos, pois para tentar salvar alevins que nem sei se teria sucesso estava a prejudicar os adultos.

Quanto à alimentação foi isso que fiz, só dei depois de ficarem sem o saco vitelino.

ismenio

Gostos : 4

MensagemAssunto: Re: Dúvida com alevins de Kinguios (Não desenvolvem e estão a morrer)   Dom 01 Set 2013, 01:14Responder ao tópico

Bem, se queres que seja a natureza a tratar do assunto não faças nada, se houver espaço no lago os mais fortes vão vingar.

Sofia OD

Membro
Membro

MensagemAssunto: Re: Dúvida com alevins de Kinguios (Não desenvolvem e estão a morrer)   Seg 02 Set 2013, 12:08Responder ao tópico

Mara: Tenho de ver quanto ao filtro, o meu pai está com ideias de fazer ele um filtro, a ver vamos como vai ser...
E os peixes não param de pôr ovos, pensei que fosse só uma vez, mas ao levantar uma das plantas vi que estava cheia de ovinhos.. Pelo menos a alimentação deles variou de forma radical nestes últimos tempos...

Mas já agora, se for água do motor será que também tenho de deixar repousar?! Obrigada Smile

Mara Silva

MensagemAssunto: Re: Dúvida com alevins de Kinguios (Não desenvolvem e estão a morrer)   Seg 02 Set 2013, 13:44Responder ao tópico

Filtro feito em casa sai sempre mais barato.
A água do motor vem de onde? Rede pública?

-- Assinatura --
Cumpts.
Mara Silva

Sofia OD

Membro
Membro

MensagemAssunto: Re: Dúvida com alevins de Kinguios (Não desenvolvem e estão a morrer)   Seg 02 Set 2013, 13:56Responder ao tópico

Sai mais barato mas não sei até que ponto se consiga fazer bem feito.. A ver como corre.
A água do motor vem de um furo que temos no nosso terreno.

Mara Silva

MensagemAssunto: Re: Dúvida com alevins de Kinguios (Não desenvolvem e estão a morrer)   Seg 02 Set 2013, 19:42Responder ao tópico

Se a água vem do poço não contém cloro, nã há necessidade de repouso.

-- Assinatura --
Cumpts.
Mara Silva

Conteúdo patrocinado

MensagemAssunto: Re: Dúvida com alevins de Kinguios (Não desenvolvem e estão a morrer)   Hoje à(s) 23:01Responder ao tópico

Dúvida com alevins de Kinguios (Não desenvolvem e estão a morrer)

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo 
Página 1 de 2Ir à página : 1, 2  Seguinte

Permissão deste fórum:Você não pode responder aos tópicos neste fórum
Peixefauna :: Água Doce ::  Doenças e Pragas-