Peixefauna
Bem-vindo(a) ao fórum PeixeFauna.
Para poder aceder livremente à nossa comunidade, terá que efectuar Login.
Se ainda não é membro registe-se agora.

InícioInício  Conectar-seConectar-se  Registrar-seRegistrar-se  
Aquoporto

Começar de novo

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo 
Ir à página : Anterior  1, 2
AutorMensagem

José Elias

Old SchoolPeixeFaunaOld SchoolPeixeFauna

Nome Real : Jose Elias Aka CyberJ
Gostos : 148

MensagemAssunto: Re: Começar de novo    Seg 02 Set 2013, 16:11Responder ao tópico

Ana, eu optava pela tua ideia, desmontar e começar do zero, tendo em atenção os passos referidos...

Mas isso ou eu que gosto de ter trabalho Smile

Acho que primeiro tens de perceber o que faz o teu PH subir, isso é fundamental, só depois irás tratar do resto.

Em relação ao carvão, como o Pedro disse e muito bem, está a mais, até te pode estar a provocar alguns problemas, pois ao final de um mês submerso, começa a libertar toxinas para a agua.

Subtitui o carvão por ceramicas, pois assim aumentas a capacidade de filtração biologica do aquario.

Em relação à fertilização, já está tudo dito.

Para causar alguma confusão, em relação às TPA's, acho que são sobre-valorizadas, eu não faço grandes TPA's, apenas cerca de 20L por Mês num aquario de quase 400L. (Quando limpo o filtro externo mudo-lhe a agua lol) e não tenho baixas e os peixes andam felizes.

É obvio que os meus nitratos andam sempre baixos, pois as plantas tratam deles, só para teres uma ideia, tive uma semana de ferias, e quando voltei, como não fertilizei, os Nitratos estavam a Zeros.

Pedro Santos

Gostos : 251

MensagemAssunto: Re: Começar de novo    Seg 02 Set 2013, 17:28Responder ao tópico

Boas!

Eu não sou contra uma mudança radical de layout! Aliás tenho feito várias! lol! 

O que disse é que se é apenas por causa das plantas que ela pretende adicionar, acho que é trabalho desnecessário!

Abraço!

Sandra Costa

Moderador GeralPeixeFauna
Moderador GeralPeixeFauna

Nome Real : Sandra Costa
Gostos : 89

MensagemAssunto: Re: Começar de novo    Seg 02 Set 2013, 17:31Responder ao tópico

Citação :
Já foi densamente plantado e nunca teve substrato fértil!
Não tens substrato mas usas o Co2, nao é?

anapaula

Recém chegado
Recém chegado

Nome Real : Paula
Gostos : 1

MensagemAssunto: Começar de novo    Seg 02 Set 2013, 17:39Responder ao tópico

New layout
essa é a ideia. agora com um pouquinho de experiencia e ajuda do pessoal do forum .
Primeiro, como disse, é conseguir estabilizar o PH.
Baby steps

Hugo Saldanha

Nome Real : Hugo Saldanha
Gostos : 285

MensagemAssunto: Re: Começar de novo    Seg 02 Set 2013, 20:25Responder ao tópico

Boas,

Já que estás com tanta vontade de trabalhar, então que venha de lá esse novo layout Wink
Aproveita e tira muitas fotos para poderes fazer um tópico novo com o passo a passo.

E claro, aproveitando a experiência já ganha vais ver que as coisas correrão de uma maneira muito diferente.

Força nisso.
Do que precisares, já sabes.

Abraço

anapaula

Recém chegado
Recém chegado

MensagemAssunto: Re: Começar de novo    Seg 02 Set 2013, 21:25Responder ao tópico

Obrigada pela força. Vou dando noticias
Beijinhos

anapaula

Recém chegado
Recém chegado

MensagemAssunto: Re: Começar de novo    Ter 03 Set 2013, 12:05Responder ao tópico

Olá. Venho outra vez pedir ajuda
Há uma mensagem que eu já abri uma vez e que não consigo encontrar com a identificação das plantas, o grau de dificuldade de manutenção, e as suas caracteristicas e necessidades, mas não o consigo encontrar.
Alguém sabe onde está,
será um link?
Estava espectacular
bjks Paula

João Rui

Nome Real : João Rui
Gostos : 32

MensagemAssunto: Re: Começar de novo    Ter 03 Set 2013, 12:26Responder ao tópico

Tens muito sitios onde podes ver isso. Eu considero que um dos melhores é de um dos maiores criadores de plantas para aquariofilia. www.tropica.com

Podes consultar as plantas or grau de dificuldade, por nome, por sitio do aquário etc..

Cumps

anapaula

Recém chegado
Recém chegado

MensagemAssunto: Re: Começar de novo    Ter 03 Set 2013, 14:13Responder ao tópico

Sim, mas... Há alguém que colocou essa informação toda agrupada.
Lembro-me de uma mensagem de resposta a dizerem que merecia estar nos amoviveis.
Mas obrigada vou ver no tropica
Bjnh
Paula

Vera Santos

Gostos : 499

MensagemAssunto: Re: Começar de novo    Ter 03 Set 2013, 15:40Responder ao tópico

anapaula escreveu:
Sim, mas... Há alguém que colocou essa informação toda agrupada.
Lembro-me de uma mensagem de resposta a dizerem que merecia estar nos amoviveis.
Mas obrigada vou ver no tropica
Bjnh
Paula
Será isto que estás á procura??

Sub-fórum de fichas técnicas de flora

Nuno Anjos

Membro
Membro

Nome Real : Nuno Anjos

MensagemAssunto: Re: Começar de novo    Ter 03 Set 2013, 16:11Responder ao tópico

Penso que talvez te estejas a referir à resposta do Pedro Santos, na página dois deste teu tópico...

Talvez seja a lista de plantas aquáticas

Se eu não estiver a ajudar grande coisa, sempre podes seguir a sugestão do Pedro Santos em ires à secção dos plantados

Em relação ao site da tropica, eu também o utilizo e acho-o muito bom Smile

anapaula

Recém chegado
Recém chegado

MensagemAssunto: Re: Começar de novo    Ter 03 Set 2013, 19:09Responder ao tópico

aí só estão 5 plantas...
a secção dos plantados tambem não é
aquilo era como um manual, tinha tudo : nome, caract., localização no aquario, dificuldade de manutenção...

Vou tentar a tropica

Nuno Anjos

Membro
Membro

MensagemAssunto: Re: Começar de novo    Ter 03 Set 2013, 23:35Responder ao tópico

E a secção que a Vera Santos indicou: Sub-fórum de fichas técnicas de flora

viste se era o que procuravas Question Exclamation

Pedro Santos

Gostos : 251

MensagemAssunto: Re: Começar de novo    Qua 04 Set 2013, 08:13Responder ao tópico

Boas!

Penso que será mesmo a tropica!

Eles têm umas listas que dividem as plantas consoante o seu uso no layout e outras com as dificuldades de manutenção!

Abraço!

Renato MS

Membro
Membro

Nome Real : Renato
Gostos : 3

MensagemAssunto: Re: Começar de novo    Qua 04 Set 2013, 21:27Responder ao tópico

Legal que esteja planejando reiniciar seu aquário.

Acho que deveria esquematizar o perfil da água de acordo com a fauna que possui, depois, com estes dados em mãos estabelecer uma lista de espécies de plantas aquáticas que apresente características que se enquadre.

Não sei o que os outros acham, mas considero que para teres um aquário plantado trabalhando devias estabilizar o pH na faixa de levemente ácido a neutro (6,85 a 7,00), podendo atingir pH levemente alcalino 7,1.

E falando das pedrinhas, que mencionaste e que não era porcelana, será que não são zeolita ou similar, talvez um acondicionador da seachem, da sera ???

anapaula

Recém chegado
Recém chegado

MensagemAssunto: pedrinhas   Qui 05 Set 2013, 08:43Responder ao tópico

Olá
São neutralizador de amonia da "elite".
em relação à restruturação do meu aqua a flora.....é nenhuma. O meu problema tem sido esse, não consigo manter plantas a não ser uma anubia que após perder as folhas todas começou a rebentar e agora tem umas folhinhas , pequeninas mas tem.
Já agora, como o planeamento vai durar tempo , se me pudessem aconselhar sobre que plantas por e já agora dicas para layauts

Nuno Anjos

Membro
Membro

MensagemAssunto: Re: Começar de novo    Qui 05 Set 2013, 09:42Responder ao tópico

Posso dar-te o meu exemplo.

Utilizo o site da tropica.com (o mesmo de que já falámos) para tirar ideias sobre o layout e sobre as plantas do mesmo.

Procuro saber se essas plantas se encontram facilmente cá em Portugal e pronto, o resto é ao gosto de cada um.

Tenho adoptado sempre o critério de selecção com base na iluminação necessária e na dificuldade de manutenção das plantas (fácil, média ou difícil), ou seja, no fundo temos de adquirir plantas que se adeqúem às condições que temos no nosso aquário: iluminação, fertilização, etc., para não termos problemas com o seu desenvolvimento Sad

Esta é apenas uma ideia Idea

lino_51

Membro
Membro

Nome Real : Lino
Gostos : 2

MensagemAssunto: Re: Começar de novo    Qua 11 Set 2013, 15:40Responder ao tópico

Ótimo post e ótimas respostas

Renato MS

Membro
Membro

Nome Real : Renato
Gostos : 3

MensagemAssunto: Re: Começar de novo    Qua 11 Set 2013, 17:40Responder ao tópico

Penso que devas ter em mãos os parâmetros da água de seu aquário sem nenhuma planta ou peixe, só com o filtro (com mídias dentro da validade (vida média)), faça os testes de pH, cloro, amônia, e se possível de ferro e oxigênio; então, indico começar a escolher espécie para formar seu plano baixo {(L. brasilienses; Eochoeris spp., etc.)}, conjunte com algumas mudas de anúbias. E dê um tempo para as plantas se assentarem e o ciclo de azoto se completar, vai fazendo a fertilização líquida e monitore fazendo teste de pH, e amônia. como estará em vigília pelo condicionamento da água, use desde de já um condicionador de de água (eliminador de amônia, cloro e cloremina mais metais pesados); por fim, não esqueça que a injeção de CO² ajudará a qualificar o ambiente para vida vegetal de seu aquário.

Quando as anúbias e as espécies baixas tiverem se adaptado a seu aquário e o ciclo de azoto tiver já entrado em equilíbrio, já tendo os seus peixes no aquário, comece a escolher algumas plantas altas e médias (umas poucas mudas), fazendo a inserção aos poucos, indico que seja espécies primeiramente de baixas exigências e de talos [tipo variedades de cabombas spp.].

Depois da adaptação de toda flora (no ciclo), pode finalizar com as espécies dentro do grupo das já inseridas, outras espécies altas - médias - baixas - musgos, com mesmo nível de exigência ou umas com mais exigência de luz - nutrição.

Acho que pode ser notório para muitos mais tive que me conscientizar, que como a fauna, a flora tem um limite de densidade populacional para o aquário. E como você tem uma fauna boa em quantidade, não deves deixar de balancear para equilibrar o seu sistema de filtragem e de relação ecológica (equilíbrio). Pois trabalhar bem com uma densidade baixa traz mais felicidade do que o trabalho com uma densidade alta.

Acho que escrevi muito. Mais espero ter ajudado de alguma forma.

anapaula

Recém chegado
Recém chegado

MensagemAssunto: Re: Começar de novo    Qui 12 Set 2013, 13:11Responder ao tópico

Obrigada por teres respondido.
A minha questão é a poupança de tempo .
O meu problema- os peixes que tenho actualmente são grandes demais para aguentarem no aquario pequeno para onde os vou ter que mudar o tempo extritamente necessario para limpar o aquario e plantá-lo. por isso a ideia de reutilizar a agua que está actualmente no aquario .

João Marques

Membro
Membro

Gostos : 11

MensagemAssunto: Re: Começar de novo    Qui 12 Set 2013, 14:56Responder ao tópico

Boas,
Se quiseres dá também uma vista de olhos por aqui.

http://www.dennerle.eu/global/index.php?option=com_pflanzendatenbank&Itemid=211&lang=en

Nuno Anjos

Membro
Membro

MensagemAssunto: Re: Começar de novo    Qui 12 Set 2013, 16:44Responder ao tópico

Gostei do site, boa ajuda Exclamation Exclamation Exclamation 

Conteúdo patrocinado

MensagemAssunto: Re: Começar de novo    Responder ao tópico

Começar de novo

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo 
Página 2 de 2Ir à página : Anterior  1, 2

Permissão deste fórum:Você não pode responder aos tópicos neste fórum
Peixefauna :: Água Doce ::  Iniciação à Água Doce-