Peixefauna
Bem-vindo(a) ao fórum PeixeFauna.
Para poder aceder livremente à nossa comunidade, terá que efectuar Login.
Se ainda não é membro registe-se agora.

InícioInício  Conectar-seConectar-se  Registrar-seRegistrar-se  
Aquoporto

Começar de novo

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo 
Ir à página : 1, 2  Seguinte
AutorMensagem

anapaula

Recém chegado
Recém chegado

Nome Real : Paula
Gostos : 1

MensagemAssunto: Começar de novo    Seg 26 Ago 2013, 18:11Responder ao tópico

Olá Fernando.
Não imaginas o contente que fiquei por me teres respondido.
Então é assim:
O aquario tem capacidade de 200 ltr tem um filtro interno- Elite  jet flow 150 e um externo- Elite crystal flow 20. O interno tem espuma preta e uma caixinha com carvão e umas pedrinhas brancas. O externo tem duas gavetas uma com carvão e espuma preta e a outra com espuma branca e umas pedras brancas. O aquario tem duas lampadas, bomba de ar, um barco de decoração pedras e areão. As plantas que tentei introduzir vão aparecendo partidas, as folhas vão caindo e outras apodrecem .
O NO2 e o Nh3 estão bem ( nem amarelo, nem rosa) o PH está sempre calcario (8,3).
Tem muitas algas.
Fotografias dão jeito?!

João Rui

Old SchoolPeixeFaunaOld SchoolPeixeFauna

Nome Real : João Rui
Gostos : 32

MensagemAssunto: Re: Começar de novo    Ter 27 Ago 2013, 10:02Responder ao tópico

Ola AnaPaula.

Para começar deixa-me fazer uma correcção. Aquilo que encontras dentro dos filtros não são pedras brancas, mas sim cerâmicas. Depois a bomba de ar provávelmente não está aí a fazer nada, muito menos num aquário de 200 litros, e com dois filtros, que devem oxigenar a água o suficiente.

Quanto ao resto, falas em duas lâmpadas, mas não especificas, convém saber que tipo de lampada, t8, t5, compacta etc, e qual a potência das mesmas (poderá ser daí, já que com 200 litros apenas duas parecem pouco).

Já o Ph, parece-me exageradamente elevado, e como só tens areão e pedras, desconfio que algumas delas sejam calcárias, o que te está a fazer subir esse PH.
Poderá ser desse PH também a razão das plantas estarem a defenhar.

Já agora fazes alguma fertilização?

Cumps

anapaula

Recém chegado
Recém chegado

MensagemAssunto: Resposta à reposta   Ter 27 Ago 2013, 11:48Responder ao tópico

Olá Fernando.

O aquario está montado há 2 anos e nunca se efectuou limpeza dos cascalho. Pelo que sei já morreu muito peixinho naquela água. A fertilização é na mesma necessária?
Tenho um aquario pequeno que posso montar para por os peixes  se eventualmente a solução de começar do 0 for de ponderar (mantendo a água original poderia fazer uma limpeza valente, pôr substrato e voltar a por a água ?).
As lâmpadas são as que vieram com o aquario.Uma dá uma luz mais branca e outra mais amarela.
      : \
Bjk
Paula

Nuno Anjos

Membro
Membro

Nome Real : Nuno Anjos

MensagemAssunto: Re: Começar de novo    Ter 27 Ago 2013, 12:11Responder ao tópico

Será melhor especificares o tipo e a potência das lâmpadas que o teu aqua tem.

Exemplo: se são fluorescentes (T5 ou T8)...

Na própria lâmpada está inscrita a potência dela em wats (15W, 18W...)

João Rui

MensagemAssunto: Re: Começar de novo    Ter 27 Ago 2013, 14:36Responder ao tópico

Nuno Anjos escreveu:

Será melhor especificares o tipo e a potência das lâmpadas que o teu aqua tem.

Exemplo: se são fluorescentes (T5 ou T8)...

Na própria lâmpada está inscrita a potência dela em wats (15W, 18W...)
Nem mais, será o melhor para sabermos o tipo de iluminação.

E quanto às pedras? Não são calcárias?

Já agora quando falas que está assim à dois anos, ao menos fazem trocas de água? Alguma vez aspiraram o substrato?

Cumps

Sandra Costa

Moderador GeralPeixeFauna

Nome Real : Sandra Costa
Gostos : 89

MensagemAssunto: Re: Começar de novo    Ter 27 Ago 2013, 15:40Responder ao tópico

João, penso que nunca aspiraram o substracto pois a anapaula diz:

Citação :
nunca se efectuou limpeza dos cascalho
Citação :
A fertilização é na mesma necessária?
Sim a fertilização é sempre necessária para as plantas.

Como o ph está muito alto é melhor fazeres o teste do vinagre as pedras para ver se são calcárias..

Última edição por sandrass em Ter 27 Ago 2013, 16:31, editado 2 vez(es)

anapaula

Recém chegado
Recém chegado

MensagemAssunto: começar de novo   Ter 27 Ago 2013, 16:23Responder ao tópico

Olá João e Nuno
Obrigado por responderem
As Lâmpadas são fluorescentes ,uma é aqua-glo, 91cm, 30w, T8, a outra é Zoo Med - max plant grow-- flora Sun, 91,4 cm e não consigo ler mais nada nela.
acho que o areão nunca não foi limpo.
as trocas de água são feitas, 10% cada 15, 30 dias

anapaula

Recém chegado
Recém chegado

MensagemAssunto: Re: Começar de novo    Ter 27 Ago 2013, 16:49Responder ao tópico

Olá Sandra
fiz o teste ás pedras e não são calcarias.
Obrigada responderes.

Sandra Costa

MensagemAssunto: Re: Começar de novo    Ter 27 Ago 2013, 16:59Responder ao tópico

Tens outra decoração que possa ser calcária?
O ph está muito alto...

anapaula

Recém chegado
Recém chegado

MensagemAssunto: Re: Começar de novo    Ter 27 Ago 2013, 17:43Responder ao tópico

O areão foi comprado na loja. em principio não deve ser daí ?..... O resto da decoração são umas tristes plantas de plastico e um barco

João Rui

MensagemAssunto: Re: Começar de novo    Qua 28 Ago 2013, 09:54Responder ao tópico

Excluindo então a parte das pedras calcárias, não percebo o porque do PH estar tão alto. Seja como fôr, 10% de TPA de 15 ou de 30 em 30 dias é muito pouco.
Deverás fazer uma tpa de 20 pelo menos de 15 em 15 dias.
Da próxima vez experimenta arranjar algo para conseguires aspirar o areão (vai sair mais do que muito lixo de certeza). E desta vez faz uma tpa maior, 30 ou 40% de modo a baixares um pouco o PH.

Quanto à luz, apesar de não ser muita, não me parece que seja por aí. A não ser que essas lampadas também tenham dois anos. Deve-se substituir as lampadas mais regularmente, pelo menos de ano a ano, já que vão perdendo potência.

Depois se conseguires arranjar mais plantas, substitui as de plásticos por naturais, só irás beneficiar o ecossistema e como tal a qualidade da água.

Cumps

Vera Santos

Gostos : 499

MensagemAssunto: Re: Começar de novo    Qua 28 Ago 2013, 11:30Responder ao tópico

Já foi tudo dito, as plantas não se estão a dar como deviam por causa do PH muito alto e provavelmente por não teres nem substrato fértil nem fazeres a fertilização.

Uma coisa que ninguém se lembrou foi de te perguntar se alguma vez te lembraste de fazer testes á água da torneira? Já agora não custa nada e pode ajudar a perceber o que se passa com o PH.

Por outro lado, fiquei com uma dúvida, serás que tens mesmo cerâmicas, serão do mesmo tipo que estas:

É que como falaste em pedrinhas, pode ser que não seja a mesma coisa, pois á destas últimas para alcalinizar a água e ainda para outros efeitos, como evitar por exemplo excessos de amónia e outro componente qualquer que agora me está a falhar.

Qual é a fauna actualmente? Para além dos tubarões bala.

E por último aconselhava-te a colocares um fundo em vinil autocolante ou de cartolina de preferência preto, tapa-te as tubagens á mostra nas traseiras e dá-te maior contraste de cores, quer dos peixes quer das plantas que aí puseres!

Renato MS

Membro
Membro

Nome Real : Renato
Gostos : 3

MensagemAssunto: Re: Começar de novo    Qua 28 Ago 2013, 18:06Responder ao tópico

Reafirmando o assunto já publicado:

- As TPAs que vem realizando realmente não atende a necessidade. Sugiro que realize uma troca de 40% a cada 20 dias. Também indico o uso de Prime da seachem para melhor acondicionar a água do aquário seguindo as indicações do laboratório.

- Com relação as plantas, penso que deves pensar em trocar essa bomba de ar por um sistema de injeção de CO²; e como indicaram troque as lâmpadas, as que tem são bons modelos (marcas), na aquisição das novas lâmpadas escolha duas lâmpadas 24W / T5 / cor verde e amarelo; coloque uns 15Kg de substrato fértil de sua escolha embaixo desse seu areão e adote um kit de fertilização líquida.

- Como anda a temperatura da água?

anapaula

Recém chegado
Recém chegado

MensagemAssunto: Re: Começar de novo    Qua 28 Ago 2013, 21:41Responder ao tópico

Obrigada pelas dicas.
Assim... para colocar o substrrato a ideia de guardar 60% da água em garrrafões, limpar o aquario , colocar substrato e voltar a encher com a água dos garrafões (60%) mais os 40% dae água nova é viável?
As pedras não são de cerâmica. são pedrinhas mais amareladas (amónia ? interfere no PH?!)
A água da torneira está em 7,4 a do aquario já a consegui reduzir para 7,6 ( descobri um fonte de água que é ácida e misturei-a quando fiz a tpa.
A Fauna é:
2 balas, 2 tubarões azuis, 2 escalares, 1 peixe gato (GRANDE), 2 neons negros, 2 pinguins(?) e uma cobrinha que duram e duram e duram.
Quanto ás lâmpadas: compro uma verde e uma amarela , mas os w (24) não é pouco? Como é o calculo? e já agora porquê verde e amarela'
A tempª anda nos 28º.
Pesquisei sobre os sistema s caseiros de CO2. São fáceis de fazer, o que acham?

Bjnhs e bjks e obrigada

João Rui

MensagemAssunto: Re: Começar de novo    Qui 29 Ago 2013, 17:56Responder ao tópico

anapaula escreveu:
Obrigada pelas dicas.
Assim... para colocar o substrrato a ideia  de guardar 60% da água em garrrafões, limpar o aquario , colocar substrato e voltar a encher com a água dos garrafões (60%) mais os 40% dae água nova é viável?
As pedras não são de cerâmica. são pedrinhas mais amareladas (amónia ? interfere no PH?!)
A água da torneira está em 7,4 a do aquario já a consegui reduzir para 7,6 ( descobri um fonte de água que é ácida  e misturei-a quando fiz a tpa.
A Fauna é:
2 balas, 2 tubarões azuis, 2 escalares, 1 peixe gato (GRANDE), 2 neons negros, 2 pinguins(?) e uma cobrinha que duram e duram e duram.
Quanto ás lâmpadas: compro uma verde e uma amarela , mas os w (24) não é pouco? Como é o calculo? e já agora porquê verde e amarela'
A tempª anda nos 28º.
Pesquisei sobre os sistema s caseiros de CO2. São fáceis de fazer, o que acham?

Bjnhs e bjks  e obrigada
Bem, isto vão para aqui umas informações que eu não entendo, vou tentar explicar começando a responder às duvidas uma por uma:

Primeiro, colocar agora o substrato, mesmo que guardes 60% da água velha, e que o filtro continue a trabalhar sem parar noutro sitio, vai fazer com que percas a maioria da colónia das bactérias nitrificantes, o que significa que irias perder a estabilidade do aquário, e como tal e sem muita experiência provavelmente seria pior a emenda que o soneto, e os peixes iriam morrer por causa de picos de valores. Tens aqui se quiseres a explicação do ciclo do azoto onde irás perceber melhor do que falo.

Quanto às pedrinhas, seria bom pores aqui uma foto para podermos identificar, a parte de serem amarelas é normal, com o tempo todas as cerâmicas ficam amareladas ou até mesmo castanhas. Como dizes que é tipo areão, até pode ser algo melhor que as comuns cerâmicas como substract pro.

Quanto às lampadas, aqui vai uma grande confusão de conceitos. E sinceramente não sei o que o renato quer dizer com verde e amarela.
Mas tentando resumir, dentro de muitos factores, existem 3 que as lampadas têm que são importantes para aquariofilia. Watts, ou seja a potência da lâmpada, que nos indica quanto gasta, lumens que nos dá a quantidade de luz que é emitida, e os kelvins, que é a temperatura da luz (espectro de cores).
Na parte dos watts normalmente não consegues mudar, já que os watts são inseparáveis do tamanho, mas como ainda usas as antigas t8, e neste caso particular, consegues aumentar os watts porque existem as novas t5 com os tamanhos das t8, chamam-se t5L8.
Mas sinceramente com as plantas que tens acho que seria feitar dinheiro para o lixo, mais vale comprares T8 novas.
Quanto aos lumens, aí estás limitada, porque isso depende de lampada para lampada, e como usas t8, apesar de variar de fabricante, andam todas muito proximo.
Agora a parte importante, os kelvin, ou a temperatura da côr. As plantas gostam de qualquer luz entre os 6000k e os 10000k. Logo qualquer lampada dentro desses valores será boa. E isto porque? Certamente já todos viram um espectro de cores de uma lampada, e quando se diz por exemplo que uma lampada é de 6500k, não quer dizer que apenas emite luz dessa côr do espectro, quer sim dizer que o seu pico é nesse espectro, mas irá sempre emitir uma escala muito maior. Normalmente aconselha-se a usar uma de 6500k e outra um pouco superior, mas também podem ser as duas iguais dentro desse espectro.
Para se entender as antigas lampadas incandescentes rondavam por volta dos 2500k, ou seja uma luz muito amarela. enquanto as fluorescentes (que temos normalmente na cozinha) andam pelo 6000k, uma luz muito mais branca. e se subirmos até aos 10000k ainda mais branca fica a luz.

E depois deste testamento que se calhar é grande demais, apenas digo que deves trocar as lâmpadas mais regularmente porque perdem as suas caracteristicas com o passar do tempo, mas se procurares numa loja de aquariofilia, qualquer uma designada para aquários deve servir.

Finalmente, os sistemas caseiros de CO2, sim são muito fáceis de fazer. Tens aqui vários tópicos na secção de DIY que explicam como fazer, sendo que neste tópico
tens a explicação, bem como dúvidas e discussão sobre o mesmo, onde poderás ficar a perceber e fazer o teu próprio sistema.

Cumps

Júlio Maia

Membro Ouro
Membro Ouro

Nome Real : Júlio Maia SHARKman
Gostos : 35

MensagemAssunto: Re: Começar de novo    Qui 29 Ago 2013, 22:51Responder ao tópico

Bem dito João.

-- Assinatura --
Aquele Abraço
Júlio Maia SHARKman

www.nadaveiro.pt

Administrador do Núcleo Aquariofilia Distrito Aveiro

anapaula

Recém chegado
Recém chegado

MensagemAssunto: Re: Começar de novo    Sex 30 Ago 2013, 11:18Responder ao tópico

Olá João Rui
Obrigada pelas informações.

Eu queria conseguir ter um aquario plantado, por isso vou comprar uma T5 para já e quando puder compro outra e assim já fico co qualidade na iluminação.
Podes-me aconselhar um fertilizante?
E já agora outra questão. Podem os peixes que tenho serem os responsaveis (também) pela destruição das plantas?
Bjk

Sandra Costa

MensagemAssunto: Re: Começar de novo    Sex 30 Ago 2013, 12:02Responder ao tópico

Eu uso o fertilizante TPN+ da Tropica, tenho conseguido manter bem as plantas apesar de não ter substracto fertil.

Acho que os peixes que tens não te estão a destruir as plantas, é tudo fruto da falta da fertilização...

Antes de usar o TPN+ também me acontecia isso...
Embora agora tenho umas Espadas a comerem-me as plantas, mas eu sei que são elas pois as plantas têm mesmo "dentadas" lol! 

anapaula

Recém chegado
Recém chegado

MensagemAssunto: Re: Começar de novo    Sex 30 Ago 2013, 15:14Responder ao tópico

Como é que o posso comprar? Por aqui só tenho uma Agriloja com stocks muito básicos

João Rui

MensagemAssunto: Re: Começar de novo    Sex 30 Ago 2013, 16:26Responder ao tópico

O TPN+ é sem dúvida um excelente fertilizante. Mas não é obrigatório ser esse.
Tens de ter noção de uma coisa, as plantas precisam de nutrientes, e esses dividem-se em duas categorias, macro nutrientes (NPK nitrogénio fosforo e potássio) e micro nutrientes (zinco (Zn), cobre (Cu), ferro (Fe), manganês (Mn), molibdênio (Mo), boro (B) e cloro (Cl) entre outros menos importantes). Dividem-se em micro e macro, porque os macro são os que as plantas mais consomem, e os micro o que são precisos também mas que não em quantidades tão grandes. Desde que o fertilizantes que compres tenho micros e macro nutrientes, irá servir para ajudar nas tuas plantas. Senão encontrares tudo em 1, existem também frascos em separado, com macros e micros.

Cumps

anapaula

Recém chegado
Recém chegado

MensagemAssunto: Re: Começar de novo    Sex 30 Ago 2013, 18:04Responder ao tópico

Obrigadão . Agora já percebi.

Pedro Santos

Gostos : 251

MensagemAssunto: Re: Começar de novo    Seg 02 Set 2013, 09:52Responder ao tópico

Boas!

Desculpa só responder agora, mas tenho estado ausente! Very Happy

De qualquer maneira, tens sido bem aconselhada!

Eu apenas alterava alguns pormenores!

Ao fazer a sifonagem do areão, retirava cerca de 50% da água do aquário.

Isto porque vais libertar muita amónia que está acumulada lá e convém bastante água nova para não teres problemas.

Uma coisa que penso ninguém ainda referiu (li um pouco na diagonal porque tenho muita leitura para recuperar... Wink ) é o carvão que tens no filtro. Isso é para tirar!

O carvão só se usa em casos pontuais e só pode ficar no filtro durante 1 mês. Depois deste período começa a libertar toxinas para a água e em vez de ajudar prejudica!

Como a Vera te disse antes de fazeres a TPA verifica quais os valores da água da torneira. Atenção que se usares água com parâmetros muito diferentes as TPA devem ser mais frequentes e menores!

Em relação à fertilização tens alguns tópicos inamoviveis muito bons na secção dos plantados que te ajudam a perceber isso! E qualquer dúvida cá estaremos!

Abraço!

anapaula

Recém chegado
Recém chegado

MensagemAssunto: Re: Começar de novo    Seg 02 Set 2013, 10:33Responder ao tópico

Então e se eu...
1 - Estabilizar o PH
2 - Passar os peixes para um aquario pequeno (previamente cheio com a agua do aquario grande)
3 - Tirar a agua do aquario grande, mantendo-a com o filtro a trabalhar.
4 - Limpar o aquario
5- Voltar a montá-lo já com substrato por baixo do areão, plantinhas e resto da decoração
6- Introduzir a água no aquario até cerca de 60 ou 70%
7- repôr a restante água
8 - Recolocar os peixes

O que acham?

bjk
Paula Gaspar

anapaula

Recém chegado
Recém chegado

MensagemAssunto: Re: Começar de novo    Seg 02 Set 2013, 11:35Responder ao tópico

Olá
Então é assim:
As pedrinhas são para a amónia (vêm num saco preto de rede)
Tenho feito pequena TPA a cada 2 dias e o PH parece estar a ceder (a agua é de fonte e é ligeiramente ácida).
Vou comprar o fertilizante, mudar as lâmpadas e experimentar umas plantinhas para ver como reajem
Bjks
Paula

Pedro Santos

Gostos : 251

MensagemAssunto: Re: Começar de novo    Seg 02 Set 2013, 13:36Responder ao tópico

Boas!

A meu ver é trabalho escusado...

Vê o meu Wood Heaven! Já foi densamente plantado e nunca teve substrato fértil!

anapaula escreveu:
As pedrinhas são para a amónia (vêm num saco preto de rede)
Assim ficamos na mesma... O ideal era mesmo a marca e "modelo" ou, pelo menos, uma foto.

Se a tua água da torneira é ácida e tens isso acima dos 8,0, alguma coisa o fez subir!

Tiveste lá alguma coisa que tenhas colocado e tirado?

Abraço!

Conteúdo patrocinado

MensagemAssunto: Re: Começar de novo    Responder ao tópico

Começar de novo

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo 
Página 1 de 2Ir à página : 1, 2  Seguinte

Permissão deste fórum:Você não pode responder aos tópicos neste fórum
Peixefauna :: Água Doce ::  Iniciação à Água Doce-