Peixefauna
Bem-vindo(a) ao fórum PeixeFauna.
Para poder aceder livremente à nossa comunidade, terá que efectuar Login.
Se ainda não é membro registe-se agora.

InícioInício  LoginLogin  Registrar-seRegistrar-se  
Aquoporto

Dizimação lenta...Nitratos e Gh altos!

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo 
Ir à página : 1, 2  Seguinte
AutorMensagem

Vera Santos

Old SchoolPeixeFaunaOld SchoolPeixeFauna

Gostos : 499

MensagemAssunto: Dizimação lenta...Nitratos e Gh altos!   Dom 25 Ago 2013, 01:04Responder ao tópico

O meu biótipo amazónico, está em vias de acabar. Sad 
De há um par de meses para cá, mais ou menos de 15 em 15 dias morre-me um neon.
Um casal de panduros, também foi no espaço de duas semanas, um e outro a seguir! Grande M%$#@!
Hoje morreu-me o primeiro ottocinclus, fiquei para morrer!:scratch: 

Fauna:
1 Casal de Apistogrammas Panduro
7 Neons Rosa
12 Neons negros
2 Corydora aeneus
2 ottocinclus

Actualmente:
4 Neons Rosa
3 Neons negros
2 Corydora aeneus
1 ottocinclus

Parâmetros da água, amónia e nitritos a zero.
NO3=100, deveria estar a 50.
PH= 6.8 ronda o normal também, sempre estável.
KH=3, podia estar um pouco mais alto, um ou dois pontos.
GH=16, alto, deveria no meu entender estar a 12/14.
CL2=0

Os sintomas não se notam, os peixes parecem de saúde e de um momento para o outro sucumbem!Shocked , Não noto qualquer alteração de comportamento.

No caso dos neons, já percebi que não se trata da famosa doença dos neons! Que é bastante contagiosa.

Concelhos precisam-se.
Tenho a impressão, que com a minha indecisão de efectuar ou não um tratamento, não vai sobrar nada!

Última edição por Vera Santos em Qua 04 Set 2013, 01:26, editado 4 vez(es)

Mara Silva

Moderador EspecificoPeixeFauna

Gostos : 137

MensagemAssunto: Re: Dizimação lenta...Nitratos e Gh altos!   Dom 25 Ago 2013, 01:31Responder ao tópico

Boa noite

Se os parametros do aquário estão dentro do normal, não há sintomas de doenças e as mortes são repentinas, podem ser parasitas internos: Os parasitas são os organismos que mais   mortes silenciosas ( repentinas e sem sintomas externos) provocam.

-- Assinatura --
Cumpts.
Mara Silva

ModeradorEspecífico do Sub-Fórum Viviparos

Última edição por Mara Silva em Dom 25 Ago 2013, 16:12, editado 1 vez(es)

Vera Santos

MensagemAssunto: Re: Dizimação lenta...Nitratos e Gh altos!   Dom 25 Ago 2013, 01:37Responder ao tópico

Ok, mas diz-me que tratamento faço no teu entender?

Mara Silva

MensagemAssunto: Re: Dizimação lenta...Nitratos e Gh altos!   Dom 25 Ago 2013, 02:07Responder ao tópico

Eu faria um tratamento generalista contra parasitas.

Existem produtos próprios á venda em lojas de aquariofilia (exemplo: Gama Profissional Da Sera) e existem os medicamentos utilizados em medicina humana, que podem ser adquiridos nas farmácias. Dentro dos medicamentos há vários, consoante a sua composição, mas o ideal é um que seja á base de Metronidazol, neste caso utiliza-se o Flagyl.

Aplicação de tratamento anti-parasitário com Flagyl no aquário principal:

* Embalagem de Flagyl de 250 mg

* Dosagem
1 comprimido de 250 mg para 100 litros - duas vezes por dia.
O comprimido tem que ser desfeito até ficar em pó.
Para uma maior eficácia o ideal seria a medicação ser adicionada na comida, por exemplo fazer uma papa caseira, ou juntar em comida congelada, no entanto se tal não poder ser efectuado, basta juntar o pó á comida habitual, de modo a que parte do pó seja ingerida pelos peixes e a restante se misture na água do aquário.

* Duração do tratamento:
7 dias

* Observações:
No final do tratamento efectuar uma TPA de 50 % do volume do aquário e colocar carvão no filtro para remoção da restante medicação. Após a finalização do tratamento semanalmente devem ser efectuadas Tpas semanais de 25 a 30 % durante 4 semanas.

OBSERVAÇÃO muito importante na utilização deste tratamento:
Um peixito falecer ocasionalmente é perfeitamente normal. Quando existem falecimentos frequentes e que seja diagnosticada uma suspeita de infecção parasitária, este é  procedimento adequado.
Saliento que um peixe morrer não é motivo para se aplicar este tratamento devido á sua agressividade. Confirmar sempre antes se não existem outras causas para o falecimento da fauna. Em caso de dúvidas/prevenção, poderá ser efectuado um tratamento menos agressivo com a mesma medicação, mas em dosagens apropriadas para prevenção, não para tratamento.

-- Assinatura --
Cumpts.
Mara Silva

Última edição por Mara Silva em Dom 25 Ago 2013, 04:03, editado 2 vez(es)

Vera Santos

MensagemAssunto: Re: Dizimação lenta...Nitratos e Gh altos!   Dom 25 Ago 2013, 02:10Responder ao tópico

Olha uma coisa, descreve lá a papa caseira de que estás a falar! Pode ser que a consiga fazer.

Mara Silva

MensagemAssunto: Re: Dizimação lenta...Nitratos e Gh altos!   Dom 25 Ago 2013, 03:42Responder ao tópico

Existem receitas de muitas papas caseiras que se podem fazer consoante as necessidades dos peixes em questão.

Após várias tentativas lá acabei por encontrar uma que os meus gostam, que isso depende dos peixes. Mas, saliento que por não ser uma papa de valor nutricional completo, serve como um complemento á alimentação deles, não como refeição diária, mas em caso de tratamentos a doenças pode substituir a refeição principal durante uns dias por conter os flocos deles.

A minha papa faço com:

* 5 cenouras
* 100 gr de espinafres
* 10 feijões verdes
* 30 ervilhas (sem pele)
* 1/2 filete de pescada
* 12 miolos de camarão ( ás vezes nem ponho)
* 1 ovo
* 1 colher de sopa dos flocos habituais deles * Gelatina sem sabor

Para preparar a receita utilizo sempre água engarrafada.

Eu cozo tudo, excepto o ovo, esse bato-o como se fosse para uma omelete, e os flocos só no finalzinho é que ponho.

Depois de tudo cozido para ficar mais grosso trituro os ingredientes na menor quantidade possível de água da que serviu para a cozedura. Junto o ovo e mexo bem. Entetanto preparo a gelatina. Na preparação da gelatina a água quente para a preparar vou buscar á panela onde cozi os ingredientes ( para um melhor aproveitamento de vitaminas). Junto a mistura á gelatina, deixo arrefecer 5 minutos e junto os flocos.

Se a papa fôr para alimentar normalmente, deixo arrefecer mais um pouco, depois de fria, ponho no frigorifico até ficar bem sólida e depois é só congelar.

Quando a papa é para tratamento, costumo utilizar aquelas caixinhas de gelo, para colocar a comida já na dose correcta para o tratamento.

Ou seja, calculo o que eles comem por dia, coloco a quantidade prevista e adiciono o medicamento desfeito em pó na dosagem correcto.

Exemplo: Tenho um aquário de 100 litros, vou precisar de duas refeições diárias cada uma com 1 comprimido. Então num quadradinho coloco a quantidade de comida toda que eles comem num dia e junto-lhe 2 comprimidos. Assim quando fôr para os alimentar, retiro o cubo de comida congelada, divido ao meio sem descongelar, dou uma metade do cubo de manhã e outra á noite.

-- Assinatura --
Cumpts.
Mara Silva

Bruno Dias

Membro
Membro

Nome Real : Bruno Dias
Gostos : 16

MensagemAssunto: Re: Dizimação lenta...Nitratos e Gh altos!   Dom 25 Ago 2013, 10:03Responder ao tópico

o Wormer plus já usaram ? este aqui?

http://crystalred.eu/produto/2286/wormer-plus-5-gr/

Mara Silva

MensagemAssunto: Re: Dizimação lenta...Nitratos e Gh altos!   Dom 25 Ago 2013, 15:32Responder ao tópico

Antes de efectuares qualquer tratamento, revê os parametros da água, baixa os nitratos e o Gh. As mortes podem ter sido provocadas pelos valores elevados. Se entretanto depois de os baixares as mortes continuarem, aí sim acho que vale a pena fazeres a desparasitação.

-- Assinatura --
Cumpts.
Mara Silva

Mara Silva

MensagemAssunto: Re: Dizimação lenta...Nitratos e Gh altos!   Dom 25 Ago 2013, 15:55Responder ao tópico

Tpas diárias 2 vezes por dia de aproximadamente 15% cada, até os valores de GH e NO3 baixarem sem ser repentinamente. Quando estiverem normalizados, se as mortes continuarem desparasitação. Isto é o que eu faria.

-- Assinatura --
Cumpts.
Mara Silva

Vera Santos

MensagemAssunto: Re: Dizimação lenta...Nitratos e Gh altos!   Ter 27 Ago 2013, 13:17Responder ao tópico

Dia 1

Testes com tiras:
NO3 - Entre os 25 e os 50
NO2 - 0
GH - 14/16
PH - 6.6

Testes a gotas:
NO3 - 0.25
NO2 - 0
PH - 7

Luiji

Membro
Membro

Nome Real : Luís
Gostos : 10

MensagemAssunto: Re: Dizimação lenta...Nitratos e Gh altos!   Ter 27 Ago 2013, 18:28Responder ao tópico

Todos os peixes que morreram são afetados pelo NO3, e se for elevado pode mata-los!
Neste caso NO3 a 100 daria para matar neons, otocinclus e maioritariamente os Apistogrammas!
Digo isto porque todas as espécies que tens eu tenho, à exceção dos Apistogrammas que em vez deles tenho ramirezis azuis e todas elas são sensíveis ao NO3, embora os neons negros devessem ter aguentado a maior parte.
Pode ser parasita interno, embora duvide, porque os parasitas, geralmente, matam mais depressa e em maior quantidade os peixes.
Por último quem melhor do que as corys para aguentar o NO3 alto.

Vera Santos

MensagemAssunto: Re: Dizimação lenta...Nitratos e Gh altos!   Qua 28 Ago 2013, 02:19Responder ao tópico

Aeneus desaparecido e outro em mau estado!

Vera Santos

MensagemAssunto: Re: Dizimação lenta...Nitratos e Gh altos!   Qua 28 Ago 2013, 02:29Responder ao tópico

Vera Santos escreveu:
Aeneus desaparecido e outro em mau estado!
É um fungo bocal e barbatanas a desfazer, vou usar agora o Exit e o 2000.

Mas não tenho esperanças. Isto aconteceu mesmo com uma climatização redobrada de cuidados no aqua de camarões! Demorei hora e meia a introduzi-los no aqua, com reposições de água de 15 em 15 minutos.confused 

Mara Silva

MensagemAssunto: Re: Dizimação lenta...Nitratos e Gh altos!   Qua 28 Ago 2013, 10:47Responder ao tópico

Bom dia Vera

Corys não são fáceis de tratar.

A infecção localiza-se apenas na boca, ou também a outras partes do corpo (sem incluior barbatanas)?

-- Assinatura --
Cumpts.
Mara Silva

Vera Santos

MensagemAssunto: Re: Dizimação lenta...Nitratos e Gh altos!   Qua 28 Ago 2013, 10:57Responder ao tópico

Mara Silva escreveu:
Bom dia Vera

Corys não são fáceis de tratar.

A infecção localiza-se apenas na boca, ou também a outras partes do corpo (sem incluior barbatanas)?
A cory desaparecida, já deu ares da sua graça, está perfeita até ao momento. A doente é na boca e barbatana caudal, apenas.

Ontem estive mesmo para lhe por betadine na barbatana caudal, mas já era muito tarde.

Puz o exit e o 2000, concentrados na maternidade (meia dose, por causa dos alevins e camarões bébés!) onde ela está de momento para a conseguir tratar e não estar tão em contacto com os guppys e demais.

Última edição por Vera Santos em Qui 29 Ago 2013, 07:23, editado 1 vez(es)

Mara Silva

MensagemAssunto: Re: Dizimação lenta...Nitratos e Gh altos!   Qua 28 Ago 2013, 11:30Responder ao tópico

Boas Vera

A boca é realmente um fungo, mas esses fungos são infecções secundárias, logo houve aí alguma coisa que o despoletou. Como as barbatanas estão afectadas eu apostava numa infecção bacteriana causada pela água de valores altos e posterior mudança.
A medicação que estás a usar vai deitar o fungo abaixo, quanto á infecção que o causou se fôr de origem bacteriana, o Esha não é por aí além, mas pode ser que impeça.

Estás á espera do quê para pôr o betadine? E não só nas barbatnas, mas também de volta da boca que também afecta o fungo

-- Assinatura --
Cumpts.
Mara Silva

Vera Santos

MensagemAssunto: Re: Dizimação lenta...Nitratos e Gh altos!   Qua 28 Ago 2013, 11:38Responder ao tópico

Mara Silva escreveu:

Estás á espera do quê para pôr o betadine? E não só nas barbatnas, mas também de volta da boca que também afecta o fungo
Já eram 2 da manhã, não via nada para por o betadine, pois foi a essa hora que o apanhei doente e o pus na maternidade!confused 

Vou por agora, ele está estável não piorou, agora a betadidine na boca não é perigoso?????

Mara Silva

MensagemAssunto: Re: Dizimação lenta...Nitratos e Gh altos!   Qua 28 Ago 2013, 11:41Responder ao tópico

De volta na área circundante. Agarras num cotonete e com alguma genica aplicas de volta da boca. Mas se vires que não te sentes segura para o fazer, sem stress que os Eshas tratam disso.

-- Assinatura --
Cumpts.
Mara Silva

Vera Santos

MensagemAssunto: Re: Dizimação lenta...Nitratos e Gh altos!   Qua 28 Ago 2013, 12:42Responder ao tópico

Mara Silva escreveu:
De volta na área circundante. Agarras num cotonete e com alguma genica aplicas de volta da boca. Mas se vires que não te sentes segura para o fazer, sem stress que os Eshas tratam disso.
Pois o cotonete já tinha pensado nisso, mas como eu tenho sorte e com as corys agitadas como são, se calhar não fica quieta na minha mão, mas vou tentar!

Dizes com genica????affraid 

Mara Silva

MensagemAssunto: Re: Dizimação lenta...Nitratos e Gh altos!   Qua 28 Ago 2013, 12:52Responder ao tópico

Vera Santos escreveu:

Dizes com genica????affraid 
Shocked  Havias então de experimentar em peixes da água fria, isso sim é uma luta.

-- Assinatura --
Cumpts.
Mara Silva

Vera Santos

MensagemAssunto: Re: Dizimação lenta...Nitratos e Gh altos!   Qua 28 Ago 2013, 13:01Responder ao tópico

Já te digo como correu a operação delicada!:scratch: 

Vera Santos

MensagemAssunto: Re: Dizimação lenta...Nitratos e Gh altos!   Qua 28 Ago 2013, 13:10Responder ao tópico

Eu, aqui armada em Drª de luva cirúrgica na mão, o bicho até se aguentou mais ou menos quieto, claro que quando lhe pus na boca não ficou muito satisfeito.

Mas para primeira experiência, até que correu bem!

Então e agora, é quantas vezes por dia a betadine???

Mara Silva

MensagemAssunto: Re: Dizimação lenta...Nitratos e Gh altos!   Qua 28 Ago 2013, 13:27Responder ao tópico

O Betadine basta uma vez por dia.

Está atenta á degradação das barbatanas e a um possível aumento do fungo da boca.
Se o fungo aumentar ou se as barbatanas continuarem a degenerar e ficarem muito esbranquiçadas provavelmente esse fungo na boca é uma infecção secundária causada por uma infecção bacteriana,e aí o Esha pode ou não funcionar. Se a infecção bacteriana tiver origem em Aeromonas ou Chondrococcus é fraquito. Muitas vezes esses fungos bocais provêm de uma infecção causada por um destes dois, os peixes morrem, não do fungo, mas sim das bactérias, porque os anti-fungos contra este género de bactéria são fraquitos.

P.S.: Linda menina, luvinhas. Alguns géneros de aeromonas, embora pouco provável podem ser transmissíveis aos seres humanos

-- Assinatura --
Cumpts.
Mara Silva

Joao_Costa

Nome Real : João Costa
Gostos : 40

MensagemAssunto: Re: Dizimação lenta...Nitratos e Gh altos!   Qua 28 Ago 2013, 15:05Responder ao tópico

Mara Silva escreveu:
P.S.: Linda menina, luvinhas. Alguns géneros de aeromonas, embora pouco provável podem ser transmissíveis aos seres humanos

hehehe por acaso foi um habito que aprendi a ter quando mexo nos meus aquas.
Não pela possibilidade de apanhar a doença em si, mas porque não quero arriscar a ter as mãos com algo que possa vir a dar dissabores.
Até porque como tenho cães ... pipetas etc etc nunca é de mais prevenir Wink

Boa sorte com isso Vera.
Drª Mara que acha de aumentar a parada e pedirmos umas fotos à Dr. Vera dela em acção durante o tratamento aos peixinhos? Razz 

-- Assinatura --
Abraço João

ModeradorEspecífico do Sub-Fórum Invertebrados

Mara Silva

MensagemAssunto: Re: Dizimação lenta...Nitratos e Gh altos!   Qua 28 Ago 2013, 15:25Responder ao tópico

Joao_Costa escreveu:
que acha de aumentar a parada e pedirmos umas fotos à Dr. Vera dela em acção durante o tratamento aos peixinhos? Razz 
Isso sim era uma bela ideia. Fotos não, mas um "bideozitoooo" para aprendermos alguma coisa e claro para nos Razz  com a luta de aplicar betadine a um peixe.

-- Assinatura --
Cumpts.
Mara Silva

Conteúdo patrocinado

MensagemAssunto: Re: Dizimação lenta...Nitratos e Gh altos!   Responder ao tópico

Dizimação lenta...Nitratos e Gh altos!

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo 
Página 1 de 2Ir à página : 1, 2  Seguinte

Permissão deste fórum:Você não pode responder aos tópicos neste fórum
Peixefauna :: Água Doce ::  Doenças e Pragas-