Peixefauna
Bem-vindo(a) ao fórum PeixeFauna.
Para poder aceder livremente à nossa comunidade, terá que efectuar Login.
Se ainda não é membro registe-se agora.

InícioInício  Conectar-seConectar-se  Registrar-seRegistrar-se  
Aquoporto

"Primeiro" Aquário

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo 
Ir à página : 1, 2  Seguinte
AutorMensagem

Danyew

Recém chegado
Recém chegado

Gostos : 1

MensagemAssunto: "Primeiro" Aquário   Sab 17 Ago 2013, 23:59Responder ao tópico

Olá a todos os aquariofilistas
Sou o Daniel, tenho 19 anos e sou da zona de Sintra
Recentemente, recebi um aquariozinho de uns amigos dos meus pais que, como já não usufruiam dele decidiram oferecer-mo e como sempre fui doido por aquários decidi começar a montar o meu (e dar cabo da cabeça aos meus pais Razz ).
Em novo tive um aquário de uns 70L quadrado, com todos os equipamentos para àgua doce quente mas infelizmente, numa mudança o mesmo caiu e desde que teve de levar um vidro novo nunca mais ficou o mesmo e ofereci-o à minha irmã que tem lá umas quantas tartaruguitas.
Bem, este novo aquário até é castiço, tem uns 110L (não sei bem o volume já que a frente é arredondada e não lhe consigo tirar bem as medidas). Tem termostato e penso que tem sistema de filtragem já que tem um género de "caixa" embutida no vidro de trás onde esse meu amigo me disse para colocar uns saquinhos que ele me deu com carvão ativo (ou lá que raio é aquilo), fibra de vidro e umas pedrinhas em forma de forma arredondada. Na semana passada comprei areia de construção e tive a lavá-la quase até à exaustão (até com uma colher tirei umas pedrinhas pretas que tinha lol).
Agora (e feitas as apresentações e depois de vos deixar com um pouquinho da minha pequena história enquanto novo aquariofilista) tenho umas pequenas dúvidas e gostaria de saber se mas poderiam tirar.

Juntamente com o aquário veio uma série de kits e o que mais me intrigou foram dois produtos:
- Um para medição de nitritos (ou nitratos, não sei bem distinguir)
- Um produto que diz "pH/kH" e que diz manter "os níveis de pH e kH ótimos"
O pH eu sei o que é, e por curiosidade, tive a medir o valor que atualmente a àgua se encontra (ou seja, o da torneira, visto ele ainda se encontrar a ciclar, ou como se chama) e ronda os 6,5. Mas que raio é o kH?confused 

Outra dúvida, aquela caixinha no vidro traseiro o qual contém as bolsas com o carvão e as pedrinhas é mesmo um sistema de filtragem?confused confused 

Agora ainda vêm mais dúvidas:
- Para ciclar é necessário colocar alguma planta lá dentro? Estava a pensar colocar musgo de java e valisnerias, mas não consigo encontrar em lado nenhum
- Tenho 2 bombinhas lá dentro que puxam a àgua e a mandam outra vez para dentro de àgua, isso é necessário estar sempre ligado durante as duas semanas?
- Depois de passadas as duas semanas, devo retirar àgua antes de colocar lá os novos habitantes?

Fica aqui uma foto do meu novo aquário e espero sugestões para o embelezar ^^ (já agora, estava a pensar fazer algo do estilo malawi, o que acham?)

Bem, acho que basicamente é "só" isto Razz:P:P:P
Obrigado a todos (:

CRISTIAN

Moderador EspecificoPeixeFauna

Nome Real : Cristian Rat
Gostos : 128

MensagemAssunto: Re: "Primeiro" Aquário   Dom 18 Ago 2013, 00:36Responder ao tópico

boas e bem vindo!

reparei que ainda andas um pouco confuso neste mundo do aquários mas nao faz mal depois de ler o teu tópico eu também fiquei Razz Razz Razz 

agora falando a serio eu acho que primeiro devias ler os seguintes tópicos:

http://www.peixefauna.com/t12589-capitulo-ii-manual-do-aquariofilista-iniciante-o-que-preciso-comprar

http://www.peixefauna.com/t9786-capitulo-iv-manual-do-aquariofilista-iniciante-o-ciclo-do-azoto

http://www.peixefauna.com/t12546-ph-kh-gh-c02-nocoes-basicas

Em relaçao ao KH tens a resposta no ultimo link

Aquela coisa preta colada ao vidro de trás e um biobox mas não tem nenhum fio de electricidade?ele devia ter uma bomba e teria uq ser ligada ao electricidade :scratch: 

Citação :
Tenho 2 bombinhas lá dentro que puxam a agua e a mandam outra vez para dentro de agua, isso é necessário estar sempre ligado durante as duas semanas?
podias colocar um foto com estas bombinhas porque se não forem filtros interiores então desconfio que sejam as bombas do biobox

podias nos dar as medidas certas do aquário?

o malawi não e um estilo mas sim um biótopo e estes aquários alem de ter certas condições tem os seus próprios peixes do lago malawi mas para estes eu acho que o teu aquário e pequeno.

vai colocando mais algumas informações,tenta ler os tópicos que te indiquei e la encontraras mais alguns bem interessantes e depois que venham as outras perguntas Wink

-- Assinatura --
ModeradorEspecífico do Sub-Fórum Iniciação à aquariófilia / Plantados

Vera Santos

Old SchoolPeixeFaunaOld SchoolPeixeFauna

Gostos : 499

MensagemAssunto: Re: "Primeiro" Aquário   Dom 18 Ago 2013, 00:47Responder ao tópico

O Cristian já disse o essencial.

Danyew escreveu:
J... série de kits e o que mais me intrigou foram dois produtos:
- Um para medição de nitritos (ou nitratos, não sei bem distinguir)

Deve de ter esta informação, nos testes:
Nitratos - NO3-

Nitritos - NO2-

Fica aqui uma foto do meu novo aquário e espero sugestões para o embelezar ^^ (já agora, estava a pensar fazer algo do estilo malawi, o que acham?)

Podes esquecer os Malawis, precisavas de um aquário com um mínimo de 120cm de frente, e mesmo assim o que é aconselhado são 150cm!

Já um Tanganyika é possível, mas não vais poder ter mais de 2 espécies, uma de petriculas e outra de conchiculas.

Mara Silva

Gostos : 137

MensagemAssunto: Re: "Primeiro" Aquário   Dom 18 Ago 2013, 00:53Responder ao tópico

Boa noite

Bem, o essencial está dito.

Eu coloco apenas uma observação. Atenção á validade dos testes que te deram, se o aquário não era utilizado há muito tempo, pode ter passado a validade dos testes.

-- Assinatura --
Cumpts.
Mara Silva

ModeradorEspecífico do Sub-Fórum Viviparos

Danyew

Recém chegado
Recém chegado

MensagemAssunto: Re: "Primeiro" Aquário   Dom 18 Ago 2013, 01:03Responder ao tópico

Pois, até eu fiquei confuso depois de reler o que escrevi lolol

Sim, ele tem 3 compartimentos sendo que 1 deles tem uma bomba e o do meio, o mais largo tem os tais materiais que julgo (seguindo o ex-dono me disse) servem de filtração

Seguem aqui umas fotos então dos ditos cujos Razz
Desculpem a má resolução, não dá para fazer melhor com esta coisa lol
O material branco no fundo da caixinha é areia que eu nao consegui remover quando estive a colocá-la dentro do aquário

Danyew

Recém chegado
Recém chegado

MensagemAssunto: Re: "Primeiro" Aquário   Dom 18 Ago 2013, 01:07Responder ao tópico

Sim, tive o cuidado de ver a validade dos testes (: ainda estão todos dentro do prazo Very Happy

Quanto às medidas do aquário, esqueci-me de colocar no post anterior são:

80 cm do vidro de trás, 35cm de largura (mais ou menos, já que faz uma curvatura) e 45 cm de altura

cerca de 120L acho eu

Renato MS

Membro
Membro

Nome Real : Renato
Gostos : 3

MensagemAssunto: Re: "Primeiro" Aquário   Qua 21 Ago 2013, 22:52Responder ao tópico

Tens uma caixa com um potencial grande para montares um bonito aquário.

Não entendi que equipamento esta a mostrar na segunda foto que posto em baixo da foto panorâmica. O que é?

Danyew

Recém chegado
Recém chegado

MensagemAssunto: Re: "Primeiro" Aquário   Dom 25 Ago 2013, 21:32Responder ao tópico

Estava a tentar perceber para que servia o equipamento... Se era complemento da biobox ou se era apenas equipamento adquirido que nao tinha nada a ver com a bb... no entanto já me responderam noutro forum (:

Vera Santos

Gostos : 499

MensagemAssunto: Re: "Primeiro" Aquário   Dom 25 Ago 2013, 22:26Responder ao tópico

Então e novidades?

Danyew

Recém chegado
Recém chegado

MensagemAssunto: Re: "Primeiro" Aquário   Ter 27 Ago 2013, 15:05Responder ao tópico

Desculpem, não tenho vindo aqui... Este fórum é um pouquinho parado e vou-me esquecendo lol

Por agora parece estar tudo a correr bem... Neste momento já vai quase 2 semanas de aquário em que estão:

Flora:
3 Cabombas
2 Valisnérias
Eleocharis ( Creio que seja vivipara pelo tamanho em relação às fotos que tenho visto da parvula)
Musgo de java agarrado a um tronco

Fauna:
2 corydoras albinas que andam sempre de um lado para o outro

Se alguém souber de pessoas que vendam mudas de plantas por um preço acessível, não hesite em contactar-me... Ando a querer plantar ainda mais e tenho aproveitado as TPA's para plantar (:

Quanto aos testes químicos, parece andar tudo dentro do normal com o ph entre os 6,5 - 7 (Mesmo com um injector de CO2 caseiro que fiz) e os NO3/NO2 baixos...

Cumps (:

Renato MS

Membro
Membro

Nome Real : Renato
Gostos : 3

MensagemAssunto: Re: "Primeiro" Aquário   Qua 28 Ago 2013, 18:10Responder ao tópico

Agora faltou uma foto.

Já pensou em injetar aceleradores biológicos para adiantar a ciclagem e elevar qualidade da água???

Danyew

Recém chegado
Recém chegado

MensagemAssunto: Re: "Primeiro" Aquário   Qui 29 Ago 2013, 14:35Responder ao tópico

Bem, aqui ficam uma foto do aquario (sendo que ainda estou meio descontente com ele lol)

Sugestões agradecem-se Smile

Fica ainda uma pergunta:
Na biobox está um aparelho que faz circular a àgua e ele é um bocadinho forte... As corydoras estão sempre a nadar contra o turbilhão que ele faz, é normal? Acho engraçado elas a nadarem contra o turbilhão a tentar "medir forças" lol

Renato, já tinha pensando nisso, sim... Mas tendo fauna e flora será realmente necessário gastar dinheiro a acelerar um processo que se dará naturalmente?

João Rui

Nome Real : João Rui
Gostos : 32

MensagemAssunto: Re: "Primeiro" Aquário   Qui 29 Ago 2013, 14:48Responder ao tópico

Boa tarde.

A parte do descontente, deve-se a neste hobby estarmos sempre a querer melhorar, e isso é bom.
Quanto a sugestões, aqui vão algumas. Primeiro de tudo, arranjar um fundo preto para pôr na parte de trás do vidro do aquário. Não só te vai fazer realçar mais esses verdes como vai "esconder" ou pelo menos dar menos enfase a essa biobox.

Depois em termos de layout, eu sou fã de troncos, mas já que optaste por pedras, tenta fazee como na natureza, e por todas as pedras parecidas, tens uma de cada nação, e isso dá uma ideia de pouco natural. O xisto que tens do lado direito fica sempre bem, tenta arranjar mais (são fáceis de encontrar à borla) e retira as outras, colocando apenas um tipo de pedra.
Depois sendo as cabombas uma planta mais alta e de crescimento rápido, aconselho-te a mudares os pés que tens mais à direita, para o centro, assim vais criar uma "ilha" central que irá disfarçar essa biobox.
Por fim dá uma poda na eleocharis, corta metade da altura, assim irás estimular o seu crescimento, e vai formar um tapete muito mais depressa.

De resto só falta dizer que tenhas calma, que com o tempo as plantas crescem e reproduzem-se, e o aqua vai ficando com melhor aspecto e mais composto, mas é um bom começo.

Quanto à corrente, com o tempo ela vai diminuindo por causa de todo o lixo, e quando tiveres mais plantas, o aquario vai agradecer ter uma boa circulação.

Cumps

Danyew

Recém chegado
Recém chegado

MensagemAssunto: Re: "Primeiro" Aquário   Qui 29 Ago 2013, 14:59Responder ao tópico

Obrigado Very Happy Fico sempre contente com novas sugestões Very Happy
Eu bem que queria achar mais xistos mas nem à venda eu os encontro xD

Vou ver se quando fizer a TPA rearranjo as coisitas principalmente a poda na eleocharis e substituo a valisnéria pq parece estar a morrer...

Sandra Costa

Moderador GeralPeixeFauna

Nome Real : Sandra Costa
Gostos : 88

MensagemAssunto: Re: "Primeiro" Aquário   Qui 29 Ago 2013, 15:01Responder ao tópico

Citação :
. Acho engraçado elas a nadarem contra o turbilhão a tentar "medir forças" lol
As corys gostam de fazer isso, elas sao muito engraçadas... As minhas as vezes pareciam que estavam num parque aquatico a deslizar na corrente

Com o fundo preto e quando estiver mais verde ja vais gostar mais embora tal como disse o joao rui, queremos sempre mais :lol: 

Sandra Costa

MensagemAssunto: Re: "Primeiro" Aquário   Qui 29 Ago 2013, 15:02Responder ao tópico

Na serra de sintra nao encontras xistos?

Danyew

Recém chegado
Recém chegado

MensagemAssunto: Re: "Primeiro" Aquário   Qui 29 Ago 2013, 15:06Responder ao tópico

Sinceramente ainda não lá fui ver :X andei aqui por trás da minha casa à procura num pequeno mato e tal e nada... Até andei na serra de belas e esqueci-me da serra de sintra lol

Cada vez mais adoro as corydoras lol não as sabia uma espécie tão ativa (:

Danyew

Recém chegado
Recém chegado

MensagemAssunto: Re: "Primeiro" Aquário   Qui 29 Ago 2013, 15:25Responder ao tópico

Ah, já agora o fundo preto acham melhor fazer com o que? vinil, cartolina,...?

Sandra Costa

MensagemAssunto: Re: "Primeiro" Aquário   Qui 29 Ago 2013, 15:46Responder ao tópico

Tanto podes fazer num material como o outro.
O vinil deve ficar melhor...

Vai lá dar um passeio até a serra de sintra mas com cuidado que as serras andam perigosas Wink

Danyew

Recém chegado
Recém chegado

MensagemAssunto: Re: "Primeiro" Aquário   Qui 29 Ago 2013, 15:49Responder ao tópico

Pois... Hei-de ir, até faz bem apanhar o ar puro (:

João Rui

MensagemAssunto: Re: "Primeiro" Aquário   Qui 29 Ago 2013, 15:53Responder ao tópico

Na tua zona não faço ideia se existem xistos ou não, mas não é nada dificil de encontrar essa pedra em portugal.

Quanto ao fundo, o vinil será o melhor, podes por e tirar as vezes que quiseres, colando apenas com água. Mas é a opção mais cara. Em alternativa tens cartolina (que se molha e estraga facilmente) ou até mesmo papel autocolante, que não tem problemas com água, apenas o inconveniente de quando queres tirar.

Cumps

Danyew

Recém chegado
Recém chegado

MensagemAssunto: Re: "Primeiro" Aquário   Qui 29 Ago 2013, 23:57Responder ao tópico

Por agora ficou com cartolina preta Razz

A ver se amanha faço uma TPA e dou uma poda (: Acham que devo podar as valisnerias e as cabombas tambem? Elas nunca o foram desde que cá chegaram...

João Rui

MensagemAssunto: Re: "Primeiro" Aquário   Sex 30 Ago 2013, 10:24Responder ao tópico

Se já tem a cartolina preta, então ficou a faltar algo de muita importância, umas fotos para a malta ver Very Happy

Quanto às valisnérias, e as cabombas, qualquer planta quando é podada, estimula o crescimento, eu pessoalmente não gosto de valisnérias, já que com o tempo elas se tornam uma praga, mas seja como fôr, tem só em atenção que deves podar na diagonal, o corte não pode ser horizontal. Quanto às cabombas, se achares que já estão muito altas, podes podar e replantar a parte que cortas, assim consegues ir reproduzindo e tendo mais verde.

Cumps

Sandra Costa

MensagemAssunto: Re: "Primeiro" Aquário   Sex 30 Ago 2013, 11:04Responder ao tópico

O João Rui já disse tudo, eu só tenho a acrescentar : estamos a espera de fotos :lol: 

Danyew

Recém chegado
Recém chegado

MensagemAssunto: Re: "Primeiro" Aquário   Sex 30 Ago 2013, 16:42Responder ao tópico

Pois... esta valisneria acho que vai direitinha para o lixo... Esta amarelada e com as folhas "gastas", nao sei o que se passa :s

Conteúdo patrocinado

MensagemAssunto: Re: "Primeiro" Aquário   Responder ao tópico

"Primeiro" Aquário

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo 
Página 1 de 2Ir à página : 1, 2  Seguinte

Permissão deste fórum:Você não pode responder aos tópicos neste fórum
Peixefauna :: Água Doce ::  Iniciação à Água Doce-