Peixefauna
Bem-vindo(a) ao fórum PeixeFauna.
Para poder aceder livremente à nossa comunidade, terá que efectuar Login.
Se ainda não é membro registe-se agora.

InícioInício  Conectar-seConectar-se  Registrar-seRegistrar-se  
Aquoporto

Equipamento de Aquário

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo 
AutorMensagem

AsGSnak

Recém chegado
Recém chegado

Nome Real : Diogo
Gostos : 1

MensagemAssunto: Equipamento de Aquário   Qui 15 Ago 2013, 03:42Responder ao tópico

Boas pessoal.

Sou novo aqui no forum e decidi criar este tópico com o equipamento do meu novo aquário. O aquário em si já tem cerca de 20 anos, pois foi o meu pai que o comprou e lembro-me de adorar observar os peixes e a manutenção feita pelo meu pai, quando eu era miúdo.
Muitos anos depois, decidi voltar a pegar no aquário e dedicar-me à aquariofilia. Montei o aquário no dia 1 de Agosto (há 15 dias). Coloquei SERA Aquatan e SERA Bio Nitrivec nesse dia e voltei a adicionar o Bio Nitrivec dia 8 (1 semana depois). Comprei os primeiros peixes (e únicos que tenho ainda) no dia 12 - 3 Corydoras aeneus. Não estava muito dentro do assunto da ciclagem do aquário, e apenas fui lendo sobre isso à medida que os dias passaram. Não conseguia fazer o ciclo com a adição de amónia, porque não conseguia arranjar e estive fora de casa nessa 1ª semana. Portanto gostava de saber se o Nitrivec que usei durante essa 1ª semana foi em vão por as bactérias não terem alimento. De qualquer maneira voltei a usar o Nitrivec no dia 8 e pus os peixes no dia 12. Estou a pensar ir adicionando 3-4 peixes semanalmente.
Vou então indicar-vos o meu equipamento:

Aquário: 60x30x30cm = 54L, com tampa e calha com uma luz T8 de 15W incirporada. Sei que não é suficiente, e já vou falar disto mais à frente.

Filtro: Interior - Hydor Pico (350L/h). Colocado no canto esquerdo atrás. 
Este filtro era o que o meu pai usava nos últimos anos do aquário (primeiro era um daqueles filtros por baixo do substrato). Como este estava em bom funcionamento, decidi não comprar outro. Só vinha com a esponja filtrante, como na imagem. Coloquei lá dentro alguma lã filtrante da SERA e também 4 cilindros de Biomax da FLUVAL. Quanto à capacidade de filtração penso que está adequada. Gostava de saber a voossa opinião.

Aquecedor: 50w - Bem velhinho (o de origem) mas em excelente estado. Colocado no canto direito ao fundo. (faz mal ter plantas junto ao aquecedor???)

Iluminação: 1 Lâmpada T8 de 15W (a calha pré-existente só dá para este tamanho).
Aqui está outro dos meus dilemas. Para além das lâmpadas T8 estarem ultrapassadas, sei que os 15W não são suficientes numa lâmpada deste tipo. Para piorar as coisas, penso que o balastro está estragado. A lâmpada acende mas fica com pequenos flashes enquanto está acesa. Mal se nota, mas brilha com menos intensidade e com alguma intermitência. Não é da lâmpada em si (já experimentei com uma nova). Agora gostava da vossa opinião. O aquário vem com tampa e a calha que encaixa na mesma (a calha tem 50x12cm). Que luz aconselham para o meu aquário de 54L? Uma vez que tem 30cm de profundidade, não vai ser intensamente plantado, mas vai ter alguma vegetação (se o meu substrato o permitir). Estava a pensar em lâmpadas T5 (mais propriamente duas delas) mas não sei que número de Watts preciso no total e não sei se as vou conseguir colocar as duas nesta calha... Vou ter de mudar todo o sistema para acomodar o número diferente de Watts e o modelo diferente de lâmpada. Mas não sei se devo arranjar apenas uma T5 ou duas. E se forem duas, quais? Estou mesmo baralhado neste departamento Rolling Eyes 

Termómetro: Colocado no canto esquerdo à frente (com este calor a temperatura anda a rondar os 27-28º)

Substrato Fértil: Não coloquei. Só mais tarde me apercebi que era necessário.

Substrato Inerte: Seixos de rio arredondados com tamanhos entre 0,5 e 2cm (foram apanhados pelo meu pai, para o aquário inicial) e algum areão (muito pouco). Com este substrato consegui fazer uma altura de cerca de 3cm por todo o aquário. Juntei o areão todo no canto direito ao fundo, numa área triangular para aí colocar mais plantas.
Depois de ler vários livros e artigos/forums online apercebi-me que tinha feito asneira com o substrato. Como sempre tive em mente o aquário do meu pai, não fazia ideia que havia substrato fértil e que estes seixos pequenos eram muito maus para substrato inerte, por serem demasiado grandes. Agora sei que vai haver muito mais material a decompor-se porque o fundo é "esburacado", uma vez que as pedras são tão grandes. De qualquer maneira, já tinha montado o aquário e não quis voltar a fazer tudo de novo. Apenas tenho de ter mais atenção à aspiração do substrato.

Decoração: 

• 1 tronco (não sei se bogwood ou driftwood - parece uma raíz)
  • 3 rochas vulcânicas (ajudaram a manter o tronco no fundo, pois também não coloquei o tronco em água antes de o pôr no aquário; apenas o lavei bem)
  • rochas escuras (penso que basalto) para fazer grutas/esconderijos para os peixes
  • 1 ânfora de cerâmica (pensei em não a colocar, mas não ficou mal)

Flora: 

• Anubias barteri
  • Feto de Java (vários rizomas separados)
  • Echinodorus amazonicus

Como já viram, o meu substrato é uma porcaria. Por isso queria alguma informação acerca do tipo de plantas que posso colocar. Estava a pensar em pôr Musgo de Java atado no tronco com fio de algodão e algumas Anubias nana, visto que não me parece que me safe com qualquer outro tipo de planta pequena com este tipo de solo...
Que conselhos me dão? Gostava de um aquário com alguma vegetação, mas não sei se é possível...

Fauna:

• Corydoras aeneus (3) - OS ÚNICOS QUE TENHO ATÉ AGORA NO AQUÁRIO
  • Hemigrammus bleheri (6)
  • Ottocinclus spp. (3)
  • Outro peixe pequeno (2-5cm) para um cardume de 6-8 membros. Pensei em:

1. Barbo Cereja
  2. Hyphessobrycon amandae (Ember Tetra)
  3. Trigonostigma heteromorpha ou espei ou hengeli
  4. Guppy
  5. Tetra Neon

Estou a pensar adicionar 3-4 peixes semanalmente. Gostava de saber se este número de peixes é adequado (tendo em conta o seu tamanho adulto). No total seriam 18-20 peixes. Queria saber a vossa opinião acerca do número de peixes e das combinações que acharem melhor. Gosto dos Nariz Bêbado e quero tê-los. Gostava de outra espécie que combinasse bem com eles (de preferência uma das que citei em cima). Penso que será melhor ter 2 espécies de cardume com números acima de 6 em vez de várias espécies com poucos membros cada uma.
Sei que os Hemigrammus e os Otto são mais sensíveis à qualidade da água e portanto estou a pensar colocar o outro cardume primeiro (aos poucos). Precisava por isso de ajuda na escolha Surprised 

------------------------------------------------------------------------------------------

Precisava também de ajuda em relação à frequência das TPAs (ainda não reralizei nenhuma). Tenho as Corys no aquário há 3 dias. Estou a pensar em fazer uma TPA de 20% semanalmente e adicionar depois o Bio Nitrivec. O que dizem? A primeira é já feita hoje (5ª feira). Estou a pensar tirar 10L e pôr uns 15-20 (perdas de evaporação).

Por último, sei que os testes são de elevada importância, ainda mais nestas primeiras semanas. Mas são muito caros, e não pude arranjar todos os mais importantes. Comprei o de pH da SERA porque acho que é sempre bom ter. Para o resto resolvi comprar o SERA QuickTest que engloba tudo o que é mais importante excepto NH3/NH4.
Fiz testes após a primeira semana e o pH deu-me entre os 7.5 e os 8. Os nitratos abaixo de 10 e os nitritos a 0 (espero que o QuickTest seja de fiar). A KH deu-me cerca de 6ºd e a GH >6ºd (não sei bem ler a GH no QuickTest da SERA. Tem 3 quadradinhos e não percebo muito bem. Às vezes um deles fica meio azul-meio roxo...). Quando à amónia/amoníaco, não faço ideia... Nunca os medi. Não sei quais os níveis na água da torneira nem sei os níveis agora. Estou um bocado preocupado porque não tenho maneira de o medir entretanto a não ser comprar o teste de gotas... Não quero que as minhas Corys morram, mas elas parecem-me muito enérgicas. Adoram nadar contra a corrente do filtro e têm momentos de grande agitação onde nadam muito rápido em fracções de segundo Very Happy Também costumam ir à superfície para ingerir oxigénio. Nenhuma das 3 apresenta comportamento anormal.

Peço desculpa pelo post longo, mas são tantas as dúvidas em tão pouco tempo... Espero que me consigam responder à maior parte delas. Obrigado pelo vosso tempo. 

Vera Santos

PeixeFauna
 PeixeFauna

Gostos : 501

MensagemAssunto: Re: Equipamento de Aquário   Qui 15 Ago 2013, 19:13Responder ao tópico

[quote="AsGSnak"]Portanto gostava de saber se o Nitrivec que usei durante essa 1ª semana foi em vão por as bactérias não terem alimento. De qualquer maneira voltei a usar o Nitrivec no dia 8 e pus os peixes no dia 12. Estou a pensar ir adicionando 3-4 peixes semanalmente.

Podes usar acondicionadores e outros químicos para ajudar na ciclagem a estabilizar amónia e outros parâmetros mas para mim nada melhor do que ciclar um aqua de maneira natural e sem químicos nenhuns, gastas € desnecessariamente quando podes investir em equipamento, plantas e fauna. Para as tpa's há muita gente que usa o Aquatan e similares, se repousares a água num balde ou Jerrycan de um dia para o outro tens o assunto resolvido, o cloro evapora e é menos um químico no aqua.
Quantos ao adicionar peixes durante a ciclagem, bem como deitares pequenas quantidades de comida, podes fazê-lo, já colocas-te 3 corys, ajudam-te no ciclo. Agora é desaconselhável adicionares mais fauna, eu só o faço após 28 dias da iniciação do ciclo. É preciso ser paciente neste hobby, para não ter futuros dissabores.

Filtro: [/b]Interior - Hydor Pico (350L/h).

Sobre o filtro, dar dá, tens de fazer tpa's com mais frequência (semanalmente 20/30% e só depois do ciclo, na minha opinião, há também quem seja apologista de as fazer durante a ciclagem, eu nunca faço), é muito pequeno e não tem capacidade suficiente para as cerâmicas que ajudam a uma boa filtragem biológica.
Se tiveres possibilidade de comprar um com um cesto maior, melhor, a filtragem nunca é demais.

Aquecedor: 50w - ...(faz mal ter plantas junto ao aquecedor???)

Não, não há problema.

Iluminação: 1 Lâmpada T8 de 15W (a calha pré-existente só dá para este tamanho).

Uma calha T5 3x14 w, era uma boa! Não sei até que ponto é vantajoso aproveitares a que tens.
O João Rui faz calhas em acrílico (pelo que sei em conta) muito giras com led's, é uma questão de lhe perguntares por mp.

Termómetro: Colocado no canto esquerdo à frente (com este calor a temperatura anda a rondar os 27-28º)
Durante o Verão se calhar nem precisas de tê-lo ligado, é uma questão de veres. Eu tenho o meu desligado e tenho 27º.

Substrato Fértil: Não coloquei. Só mais tarde me apercebi que era necessário.

Pois tinhas o da JBL(fértil), o aquabasis, muito bom preço/qualidade.
Ainda estás a tempo! Acrescentas um inerte fino e ficava muito melhor para teres um semiplantado, como queres.

[*]1 ânfora de cerâmica (pensei em não a colocar, mas não ficou mal)

Sou contra qualquer decoração plástica ou outra nos aquas, retiram todo o ar natural que um aqua deve ter! Devemos tentar reproduzir os ambientes aquáticos da natureza.

[*]Hemigrammus bleheri (6)
[*]Ottocinclus spp. (3)

Cardume de 6-8 membros. Pensei em:

[left][*]Barbo Cereja
[*]Hyphessobrycon amandae (Ember Tetra)
[*]Trigonostigma heteromorpha ou espei ou hengeli
Tetra neons

Os narizes de bêbado podem atingir os 5cm (http://www.seriouslyfish.com/species/hemigrammus-bleheri/) , estou a alertar-te, tendo em conta o tamanho do aqua.

Os guppys não te aconselho vão-se multiplicar como coelhos.

Com 60cm de frente ficam sempre melhor peixes de pequenas dimensões.
Eu escolhia Trigonostigma espei por ser um dos que são mais pequenos. Danio margaritatus por exemplo.
Fazem dois cardumes bem coloridos e com que o aqua seja maior. Umas corys (mais uma ou duas) uns 4 ou cinco ottos e dois cardumes de 7 elementos cada, está feito!

Não acho os ottos assim tão sensíveis. Até os acho resistentes.

Fiz testes após a primeira semana e o pH deu-me entre os 7.5 e os 8. Não sei quais os níveis na água da torneira nem sei os níveis agora.

É bom ter o teste da amónia principalmente no inicio da montagem mas não é grave.
O ph está um pouco elevado, deverias ter entre os 6.5/7.5 no máximo. Faz um teste de ph á água da torneira e vê a quanto é que sai. Se for preciso adicionas um bocado de turfa granulada numa meia de senhora, metes num dos cantos do aqua e escondes com plantas.

Penso que não me esqueci de nada. Coloca aí umas fotos de como ele está actualmente.

AsGSnak

Recém chegado
Recém chegado

MensagemAssunto: Re: Equipamento de Aquário   Qui 15 Ago 2013, 22:12Responder ao tópico

[quote="Vera Santos"]
Concordo. Para fazer isso estás a dizer também sem amónia? Ciclo sem peixes? Apenas com um bocado de comida no aquário todos os dias?

Eu nem amónia costumo colocar. Sim, costumo não por peixes, apenas um bocadito de comida.

Elimina o cloro mas pode haver metais pesados ou outros elementos que o Aquatan ajuda a eliminar, não?

Sim os metais pesados elimina, podes usar, eu por acaso não uso.

E no caso de usar o Aquatan, ao fazer uma TPA adiciono o Aquatan na água que tenho no regador e vou deitar no aquário. Quanto tempo tenho de esperar até o Aquatan fazer efeito e poder despejar a água no aquário?

Podes adicionar o Aquatan e de seguida despejar no aqua.

Então é melhor esperar agora só com as minhas 3 Corys? Até quando?

É, até ao fim do ciclo (28 dias de ciclo).

Mas eu consegui acondicionar 4 cerâmicas lá dentro. E o filtro parece estar com uma corrente forte, nada se alterou depois de colocar as cerâmicas.

A questão é que 4 cerâmicas é muito pouco. e como tens só mais a esponja deves fazer as tpa's semanais de 20/30%.

Mas isso implica desmontar o aquário todo. E já tenho lá as Corys e a água... Não creio que vá fazer tudo de novo e esperar mais um mês :| 

Hehehehe, pois implica, mas se tiveres baldes para armazenar a água que tens, os peixes com o filtro provisóriamente num dos baldes, despachas isso numa tarde bem passada, e depois colhes os frutos de um aqua com as plantinhas que quiseres a crescerem muito melhor.

Adorei os D. margaritatus. Não conhecia a espécie. Também gosto muito dos T. espei. Mas não sei se consigo arranjar essas 2 espécies... Moro em Ourém e a minha loja local não é nada por aí além. Acho que só vou poder contentar-me com o que houver na loja :| 

Podes sempre trocar mp's com um dos melhores patrocinadores que temos, a "Aquoporto", eles mandam via transportadora até casa, muito bem acondicionados, com portes pagos por ti mas que compensam.Wink 

Ou há alguma maneira de arranjar qualquer peixe que queira?
E esses números que apontaste davam cerca de 22-24 peixes. Era bom num aquário de 54L?

Com 25 peixes ficas com o aqua lotado, mas como são peixes de pequena dimensões, não tens problema.

AsGSnak

Recém chegado
Recém chegado

MensagemAssunto: Re: Equipamento de Aquário   Seg 19 Ago 2013, 23:35Responder ao tópico

Obrigado pela resposta. Como editaste o meu post em vez de usares "quote" não tinha reparado que já tinhas respondido.

De qualquer maneira ando com um problema com o meu pH que ronda os 7.5 e os 8, não consigo diferenciar bem as cores no teste. É mesmo da água da torneira. Qual a melhor maneira para baixar isto para os 6.5-7? Posso fazer TPAs de 10L com 2 garrafões do supermercado cuja água tenha pH mais baixo? Isso resulta?

Outra coisa: Posso juntar Trigonostigma heteromorpha com espei para o cardume de 7-8 elementos? Elas juntam-se todas, apesar de serem de espécies diferentes? Ou isto não é aconselhável?

Vera Santos

PeixeFauna
 PeixeFauna

MensagemAssunto: Re: Equipamento de Aquário   Seg 19 Ago 2013, 23:49Responder ao tópico

AsGSnak escreveu:
De qualquer maneira ando com um problema com o meu pH que ronda os 7.5 e os 8, não consigo diferenciar bem as cores no teste. É mesmo da água da torneira. Qual a melhor maneira para baixar isto para os 6.5-7? Posso fazer TPAs de 10L com 2 garrafões do supermercado cuja água tenha pH mais baixo? Isso resulta?
Os garrafões com ph de 5.5/6 também resulta mas é mais trabalhoso. Coloca turfa granulada no filtro ou se não tiveres espaço pões numa meia de senhora e escondes num canto do aqua. Eficiente e comprovado por mim.Wink 

Vera Santos

PeixeFauna
 PeixeFauna

MensagemAssunto: Re: Equipamento de Aquário   Seg 19 Ago 2013, 23:59Responder ao tópico

AsGSnak escreveu:
Outra coisa: Posso juntar Trigonostigma heteromorpha com espei para o cardume de 7-8 elementos? Elas juntam-se todas, apesar de serem de espécies diferentes? Ou isto não é aconselhável?
Eles são muito parecidos, nunca os tive juntos, mas que em termos de compatibilidade não vais ter problemas nenhuns. Agora se eles se vão misturar uns com os outros, dá-me impressão que sim.

Vera Santos

PeixeFauna
 PeixeFauna

MensagemAssunto: Re: Equipamento de Aquário   Ter 20 Ago 2013, 00:01Responder ao tópico

Sempre vais colocar o Fértil(substrato)?

AsGSnak

Recém chegado
Recém chegado

MensagemAssunto: Re: Equipamento de Aquário   Ter 20 Ago 2013, 00:20Responder ao tópico

E como sei a quantidade de turfa necessária?

Ainda estou a ponderar o substrato, mas não sei se vou para a frente com isso. As minhas plantas estão a desenvolver-se, porque as que tenho não são exigentes. Talvez continue e ponha mais umas pouco exigentes e me safe com fertilizante líquido, não?

AsGSnak

Recém chegado
Recém chegado

MensagemAssunto: Re: Equipamento de Aquário   Seg 26 Ago 2013, 01:05Responder ao tópico

Vera Santos escreveu:
Coloca turfa granulada no filtro ou se não tiveres espaço pões numa meia de senhora e escondes num canto do aqua. Eficiente e comprovado por mim.Wink 
Boas. Comprei ontem Sera Super Peat (a turfa). Agora não sei que quantidade devo colocar no aquário com o método da meia como dizes. E como devo ir medindo os parâmetros para me certificar que está tudo em ordem e o pH não desce demais?

Conteúdo patrocinado

MensagemAssunto: Re: Equipamento de Aquário   Responder ao tópico

Equipamento de Aquário

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo 
Página 1 de 1

Permissão deste fórum:Você não pode responder aos tópicos neste fórum
Peixefauna :: Água Doce :: Equipamentos e Manutenção-