Peixefauna
Bem-vindo(a) ao fórum PeixeFauna.
Para poder aceder livremente à nossa comunidade, terá que efectuar Login.
Se ainda não é membro registe-se agora.

InícioInício  Conectar-seConectar-se  Registrar-seRegistrar-se  
Aquoporto

Opiniões sobre possibilidade de gravidez de Guppys

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo 
AutorMensagem

Nuno Esteves

Recém chegado
Recém chegado

Nome Real : Nuno Esteves
Gostos : 2

MensagemAssunto: Opiniões sobre possibilidade de gravidez de Guppys   Ter 06 Ago 2013, 19:09Responder ao tópico

Boas malta,

Como sou novo nisto não sei se as minhas guppys estão grávidas ou não...

Será que alguém me pode ajudar?

Abraço

tiagojoaopintodias

Membro
Membro

Nome Real : Tiago Dias

MensagemAssunto: Re: Opiniões sobre possibilidade de gravidez de Guppys   Ter 06 Ago 2013, 19:17Responder ao tópico

Boas,

Sim tens as tuas guppys grávidas.
O que é mesmo difícil é tê-las não prenhas xd
E pelo aspecto mais 10-12 dias e elas têm os alevinos na minha opinião.
Já agora, fala-nos um pouco do aqua e como pretendes ter as crias se em maternidades se por seleção natural.
Abraço

Nuno Esteves

Recém chegado
Recém chegado

MensagemAssunto: Re: Opiniões sobre possibilidade de gravidez de Guppys   Ter 06 Ago 2013, 19:46Responder ao tópico

Olá Tiago!

Desde já obrigado pela tua ajuda.

O meu é um aqua de 60l plantado (1 anúbia, 3 echinodorus e 2 egerias) e tenho 8 néons, 4 ottos, 4 corydoras panda e 3 guppys (1 macho e 2 fêmeas).

Em relação às crias eu tenho uma maternidade mas ainda não decidi se a vou usar ou não. Não sei é se deixando a natureza tomar o seu curso, se vai safar alguma cria...

Abraço

tiagojoaopintodias

Membro
Membro

Nome Real : Tiago Dias

MensagemAssunto: Re: Opiniões sobre possibilidade de gravidez de Guppys   Ter 06 Ago 2013, 19:50Responder ao tópico

Pois com os neons vai ser difícil.
Se calhar era melhor a maternidade mesmo.

Abraço

Mara Silva

Moderador EspecificoPeixeFauna

Gostos : 137

MensagemAssunto: Re: Opiniões sobre possibilidade de gravidez de Guppys   Ter 06 Ago 2013, 20:14Responder ao tópico

Boa tarde

Ora cá vai a minha opinião pessoal. Dependendo das condições que tenhas no aquário podes ou não safar algumas crias.

Para começar, não queres partilhar um bocadinho mais de informação? Flora e fauna já mencionaste, mas falta algo muito importante. Que filtro tens?

-- Assinatura --
Cumpts.
Mara Silva

ModeradorEspecífico do Sub-Fórum Viviparos

Nuno Esteves

Recém chegado
Recém chegado

MensagemAssunto: Re: Opiniões sobre possibilidade de gravidez de Guppys   Ter 06 Ago 2013, 20:33Responder ao tópico

Olá Mara!

Filtro: Externo Aquael Unimax 150
Termostato: 100W
Iluminação: 3 lâmpadas T5 de 21W cada

Mara Silva

MensagemAssunto: Re: Opiniões sobre possibilidade de gravidez de Guppys   Ter 06 Ago 2013, 20:50Responder ao tópico

Olha, muito sinceramente eu sou daquelas pessoas que detesta maternidades. Acho que stressam demasiado as fêmeas podendo mesmo causar-lhes a morte. Ou se tem uma boa noção da altura correcta em que vão parir ou podem fazer estragos.
Tens um aquário jeitosinho, em termos de tamanho, e não tem muitos habitantes, e os néons nem são dos mais perigosos para as crias. Se optasses por deixar as fêmeas soltas poderias conseguir daí umas crias, seria deixá-las parir naturalmente e então remover as crias para uma maternidade. No entanto, falta-te algo essencial para que isso aconteça. Plantas. Seriam necessárias mais plantas. Ei por exemplo, no meu aquário de Guppys tenho muitas, imensas elódeas, todas amontoadas. Pela minha experiência e já tive muitos, mas mesmo muitos alevinos, uma boa mata compacta de elódea é dos melhores abrigos possíveis para alevins.

-- Assinatura --
Cumpts.
Mara Silva

Mara Silva

MensagemAssunto: Re: Opiniões sobre possibilidade de gravidez de Guppys   Ter 06 Ago 2013, 20:53Responder ao tópico

Já agora, essas fêmeas, ou é das fotos ou parece-me que ainda vão demorar um tempito a dar áluz. Não me parecem muito grávidas. Sabes identificar os sintomas de quando estão para ter os bébés?

-- Assinatura --
Cumpts.
Mara Silva

Paulo F Pereira

Membro
Membro

Nome Real : Paulo Pereira
Gostos : 4

MensagemAssunto: Re: Opiniões sobre possibilidade de gravidez de Guppys   Ter 06 Ago 2013, 21:11Responder ao tópico

Grávidas estáo, mas espera para aí num minimo 10/15 dias

-- Assinatura --
www.barbatana-azul.com
loja on-line de acessórios

Cpmts
Paulo Pereira

Nuno Esteves

Recém chegado
Recém chegado

MensagemAssunto: Re: Opiniões sobre possibilidade de gravidez de Guppys   Ter 06 Ago 2013, 21:54Responder ao tópico

Mara não sei identificar os sintomas. Podes-me ajudar?

Obrigado Paulo pela sua ajuda Smile

Mara Silva

MensagemAssunto: Re: Opiniões sobre possibilidade de gravidez de Guppys   Ter 06 Ago 2013, 22:21Responder ao tópico

As fêmeas parecem grávidas, mas não me parece que em menos de 2 semanas tenhas por aí bébés.

Próximo do parto essa mancha negra aumenta imenso.
Os mais fáceis de detectar passam pelo comportamento delas.
Geralmente nas horas que antecedem o parto elas têm tendência para se isolar num sítio mais resguardado e escuro e perto de plantas, tipo cantos do aquário, perto do aquecedor, ficam mais paradas, com a respiração mais acelerada tipo ofegante.
No entanto, é preciso estar atento porque estes mesmos sintomas podem ser sinal de doença.
Se optares por colocar a fêmea numa maternidade ( o que eu não gosto) aconselho-te a que seja uma maternidade bem grande e que coloques no interior umas plantas para a apaziguar mantendo-a mais calma e segura.

P.S. Não terás por aí uma iluminação excessiva? 3x 21 w parece-me um bocao puxado, vê bem quantas horas tens a luz ligada, porque com tanta luz se não tiveres um bom equilibrio entre luz, CO2 e fertilização, vais ter por aí problemas de algas.

E outra coisa, as fêmeas quando estão para parir não gostam de luz intensa, e se colocadas na maternidade pior ainda. E quando notares uma fêmea perto do parto se a deixares fora da maternidade não te esqueças de proteger a saída do filtro, caso contrário, xau alevins, vão parar ao filtro.
Os alevins de Guppys quando nascem se tiverem boas plantas de abrigo refugiam-se nelas, caso contrário podes facilmente vê-los ao cimo de água ou então junto ao areão, aí é complicado vê-los dependendo da cor da areia.

-- Assinatura --
Cumpts.
Mara Silva

Nuno Esteves

Recém chegado
Recém chegado

MensagemAssunto: Re: Opiniões sobre possibilidade de gravidez de Guppys   Ter 06 Ago 2013, 22:43Responder ao tópico

Mara muito obrigado pela ajuda Very Happy 

A iluminação está ligada 8 horas e vou ajudando as plantas com alguma fertilização e CO2.

Em relação a algas ainda não tive qualquer problema.

Vou tentar estar atento aos sinais que indicaste e provavelmente irei optar por colocar as fêmeas na maternidade (pelo menos nesta primeira experiência) para ver como corre, como são os alevins, comportamentos, etc..

Numa fase futura provavelmente irei optar por deixar a natureza encarregar-se do processo Wink

Dannyzinha'

Membro
Membro

Gostos : 0

MensagemAssunto: Re: Opiniões sobre possibilidade de gravidez de Guppys   Qua 07 Ago 2013, 09:30Responder ao tópico

Sim realmente estão gravidas e por experiência própria nunca usei maternidade e os gupys tem sobrevivido Smile também já me disseram para usar uma maternidade mas como não sou apologista de tal tento manter o aquário com algumas plantinhas e musgo para que se possam sentir mais seguros .

Nuno Esteves

Recém chegado
Recém chegado

MensagemAssunto: Re: Opiniões sobre possibilidade de gravidez de Guppys   Qua 07 Ago 2013, 09:58Responder ao tópico

Obrigado Dannyzinha Very Happy

O meu problema é não ter muitas plantas que os possam proteger...

Como ainda tenho uns dias, vou dormir sobre o assunto Very Happy

Dannyzinha'

Membro
Membro

Gostos : 0

MensagemAssunto: Re: Opiniões sobre possibilidade de gravidez de Guppys   Qua 07 Ago 2013, 19:54Responder ao tópico

Vela se arranjas alguém que te dê , há sempre excedentes Smile

Mara Silva

MensagemAssunto: Re: Opiniões sobre possibilidade de gravidez de Guppys   Sab 17 Ago 2013, 00:59Responder ao tópico

Título do tópico alterado para melhor identificação do conteúdo do mesmo

-- Assinatura --
Cumpts.
Mara Silva

Conteúdo patrocinado

MensagemAssunto: Re: Opiniões sobre possibilidade de gravidez de Guppys   Responder ao tópico

Opiniões sobre possibilidade de gravidez de Guppys

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo 
Página 1 de 1

Permissão deste fórum:Você não pode responder aos tópicos neste fórum
Peixefauna :: Água Doce ::  Viviparos :: Guppys-