Peixefauna
Bem-vindo(a) ao fórum PeixeFauna.
Para poder aceder livremente à nossa comunidade, terá que efectuar Login.
Se ainda não é membro registe-se agora.

InícioInício  Conectar-seConectar-se  Registrar-seRegistrar-se  
Aquoporto

Água para bettas

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo 
AutorMensagem

MARCELO BETTA

Recém chegado
Recém chegado

Gostos : 1

MensagemAssunto: Água para bettas   Seg 05 Ago 2013, 02:38Responder ao tópico

___ Boa noite á todos ! Se for possivel gostaria muito de poder tirar algumas dúvidas que tenho á respeito de qual seria á melhor água para ser utilizado para os bettas ? Por quê ? Qual seria á frequência das trocas ? Muito obrigado á todos !

José Elias

PeixeFauna
 PeixeFauna

Nome Real : Jose Elias Aka CyberJ
Gostos : 148

MensagemAssunto: Re: Água para bettas   Seg 05 Ago 2013, 10:17Responder ao tópico

Boas;

antes de mais, convem passar pela area de apresentações e fazeres a tua apresentação.

Em relação à "Agua" para os Bettas, o meu betta está em agua com PH 7 e não se queixa...

As trocas de agua depende de muita coisa, principalmente da dimensão do aquario..

O meu Betta está num aquario de 10L, e troco 25% da agua 1 vez por semana..

BeatrizCosta

PeixeFauna
 PeixeFauna

Nome Real : Beatriz Costa
Gostos : 18

MensagemAssunto: Re: Água para bettas   Seg 05 Ago 2013, 16:31Responder ao tópico

Boa tarde,

Os bettas não são muito diferentes dos outros peixes. Convém que a água usada esteja livre de cloro e metais pesados. pH sempre entre os 6 e 7, nunca superior pois embora sejam peixes muito resistentes e aguentem, danifica as barbatanas. Quanto à temperatura é aconselhado os 27ºC como temperatura ideal, embora entre os 21 e os 32ºC (já em casos de tratamento) eles mantenham a sua actividade e metabolismo normais. E se puderes sempre folha de amendoeira no aquário. Para além de dar o efeito de black water que eles tanto gostam, ajuda a preservar as barbatanas e protege contra doenças. Para além de poder vir a ser uma boa caminha para eles descansarem (tenho alguns machos que se deitam em cima da folha completamente fora de água só para repousarem durante um bom bocado).

Quanto às trocas, tal como o José referiu depende do sítio onde os tens. No caso se existir um filtro no aquário as trocas devem ser feitas 1 vez por semana até 30% da água existente no aquário. Caso não tenhas filtro, deves fazer uma TPA de 2 em 2 dias no máximo, onde aspires completamente os restos de comida e as fezes do fundo. Esta TPA nunca deve ser superior a 50% e sempre com o cuidado da água introduzida ter os mesmos parâmetros que a retirada.

José Elias

PeixeFauna
 PeixeFauna

Nome Real : Jose Elias Aka CyberJ
Gostos : 148

MensagemAssunto: Re: Água para bettas   Ter 06 Ago 2013, 09:59Responder ao tópico

Beatriz, deixa-me só fazer um reparo ao que eu disse e ao que tu disses-te!

Em relação às TPA's quando falei em 25% por semana, nem equacionei a opção de não existir um Filtro.

Para mim, um filtro, é fundamental em qualquer circunstancia...

BeatrizCosta

PeixeFauna
 PeixeFauna

MensagemAssunto: Re: Água para bettas   Qua 07 Ago 2013, 19:17Responder ao tópico

Pois, eu nisso concordo plenamente. Mas também sei que há quem mantenha bettas sem filtro. Aliás, se formos ver vídeos de criadores de bettas internacionais é mesmo assim que os mantém... E como tal deixei essa informação.

MARCELO BETTA

Recém chegado
Recém chegado

MensagemAssunto: Re: Água para bettas   Qui 08 Ago 2013, 13:52Responder ao tópico

___ Bom dia á todos ! Muito obrigado á todos pela atenção !
___ Neste momento vou tentar passar melhor minhas dúvidas á respeito da água, para os pequeninos !
___ Vamos ter como exemplo um aquário que tenha 3 litros de água ! Sem filtro e sem aquecedor ! Eu acredito que deve ser um aquário mais usado pela maioria das pessoas, principalmente por ser iniciantes !
___ Agora vamos para a água ! Qual seria de melhor qualidade para os betas ?
___ Água da torneira ? Da torneira fervida e descansada ? Da torneira com anticloro ? Da torneira com condicionador ?
___ Água do filtro ? Do filtro descansada ? Do filtro com anticloro ? Do filtro com condicionador ? Qual deve ser á melhor para á melhor vida do pequeninos ?
___ De quanto em quanto tempo realizar ás trocas ?
___ Aproveitando gostaria de perguntar, onde poço encontrar as folhas de amendoeira ? Pelo que entendi está folha libera boas substancias na água !

___ Obrigado !

BeatrizCosta

PeixeFauna
 PeixeFauna

MensagemAssunto: Re: Água para bettas   Qui 08 Ago 2013, 16:12Responder ao tópico

Boa tarde,
Antes de responder às tua dúvidas gostaria de fazer algumas perguntas. Como é o aquário do teu betta? Redondo ou rectangular?

Tal como previa não usas filtro. Aquecedor na tua zona penso que não se justifica, pois consegues facilmente manter a água no intervalo de temperatura certa, o único mal é que vai sofrer mais variações de temperatura ao longo do dia, mas nada que no caso dos bettas seja preocupante, pois são bastante resistentes a isso. Eu própria durante os meses quentes aqui em Portugal não uso termostato nos bettas e consigo manter a temperatura da água nos 28ºC. Ainda assim, aconselho o uso de um termómetro para poderes controlar a temperatura, pois não é bom que seja inferior a 21ºC.

Quanto à água, não sei se por filtro queres dizer água proveniente de um poço que passa por um sistema de filtragem. Mas se assim for eu penso que seja indiferente. Em Aveiro uso água do poço, que nem passa por um filtro, directamente nos aquários dos bettas. Mas faço testes anuais que me dão a noção que a água está livre de bactérias e metais pesados. Em Lisboa uso água da companhia tratada com anti cloro. Se não quiseres usar anti cloro podes simplesmente deixar a água a descansar pelo menos 24h para que o cloro evapore. Nunca tive problemas com nenhuma das opções. Não vejo necessidade de ferveres a água, e até aconselho a não retirares água quente da torneira pois pode trazer vestígios de cobre dos canos.

Relativamente às TPA's como já tinha referido, se não possuis filtro o mínimo que te recomendo é de 2 em 2 dias até 50% da água, mas com o cuidado de aspirar muito bem o fundo. Se tiveres tempo e paciência o ideal nestes casos seria aspirares todos os dias após as refeições o restos de comida e fezes, sem retirar mais água do que a necessária para este efeito. Assim terias apenas que adicionar uma pequena quantidade de água diariamente, o que não iria fazer variar muito os parâmetros.

As folhas visto que és do Brasil não te posso ajudar muito. Ou tentas arranjar nas lojas de aquariofilia ou então terás que procurar pelo ebay. Há também uns condicionadores para água próprios para bettas, que o que têm lá é extracto destas folhas. Fica um pouco mais caro mas também serve. Conheço por exemplo um da ocian nutrition: atison's betta spa.

Mais uma dica, se não tens filtro pensa em arranjar um feto de java, por exemplo. Para além de eles adorarem descansar em cima das suas folhas, vai ajudar a manter a qualidade da água.

lino_51

Membro
Membro

Nome Real : Lino
Gostos : 2

MensagemAssunto: Re: Água para bettas   Ter 13 Ago 2013, 14:32Responder ao tópico

Boas perguntas e ótimas respostas!!!
Belo post.

MARCELO BETTA

Recém chegado
Recém chegado

MensagemAssunto: Re: Água para bettas   Dom 18 Ago 2013, 04:12Responder ao tópico

_____ Boa noite ! Obrigado á todos ! Bom tenho varios aquários, redondos e retangulares ! Não utilizo aquecedor ! Muito importante está informação á respeito dos 50 % no maximo, para á troca, para que não varei muito as caracteristicas da água ! Á respeito de retirar os alimentos e fezes do fundo todos os dias muito bom, neste ponto estou realizando sempre, bom saber que não estou errando ! Más, tenho grande preocupação em respeito do tipo e tratamento da água para os pequeninos ! Desculpem-me pela demora em respostas das perguntas !
___ Boa noite á todos ! Até breve !

Conteúdo patrocinado

MensagemAssunto: Re: Água para bettas   Responder ao tópico

Água para bettas

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo 
Página 1 de 1

Permissão deste fórum:Você não pode responder aos tópicos neste fórum
Peixefauna :: Água Doce :: Anabantideos :: Bettas-